ITB Berlim, importante evento do mercado europeu, conta com a participação de 33 empresas e destinos brasileiros
Estande do Brasil teve grande movimentação no primeiro dia da ITB Berlim – Foto: M&E
Berlim, capital da Alemanha, é palco da maior feira de turismo internacional, a ITB, que começou nesta quarta-feira (06) e acontece até o próximo dia 10 de março. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) representa o Brasil neste importante evento, em parceria com 33 coexpositores que representam 12 destinos do Brasil, 21 empresas e operadores de viagens. No estande brasileiro, o público encontrará oportunidades de negócios e conhecerá os atrativos do país voltados para o mercado europeu. Nesta edição, os segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura, além do tradicional Sol e Praia, ganham destaque.
As agendas de encontros com companhias aéreas, que voam do velho continente em direção ao Brasil, estão marcadas com os representantes do instituto que enxergam a ampliação das rotas internacionais e o crescimento do número de voos como pauta fundamental para o desenvolvimento do turismo internacional no Brasil.
“A ITB é um ambiente plural, onde os maiores operadores e empresários do Turismo vão às compras. Para o nosso País, é indispensável estar próximo ao foco das tomadas de decisões que ocorrem neste grande encontro anual de negócios do Turismo”, reflete a presidente da Embratur, Teté Bezerra. “Estamos muito orgulhosos desta participação e deste estande muito bonito. A Alemanha tem um mercado grande e crescente no turismo”, declarou o Embaixador Brasileiro na Alemanha, Roberto Jaguaribe. “Além disso, a Alemanha é referência em diversas áreas e vamos trabalhar sempre em busca de parcerias com as empresas locais, ampliando também os investimentos para o Brasil”, completa o Embaixador.
O secretário-adjunto de Turismo do Pará, André Dias reforça “a importância de tratar o segmento do turismo como fonte de renda e gerador de empregos e negócios”. “Sabemos do potencial do nosso estado com sua biodiversidade e riqueza cultural, tendo a gastronomia como um ponto alto para atração dos turistas europeus”, completa Dias.
Naiara Santana, gerente de promoção internacional da Emprotur, empresa da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte, acrescenta que a ITB “é uma das mais importantes feiras para o estado, para estabelecer um relacionamento com operadoras e agências e fazer contato com empresas aéreas para voltar a atrair voos charters e regulares”, diz.
A gerente complementa que “em contrapartida, nós trabalhamos a promoção do estado nestes mercados. O forte desta feira é o contato profissional, fundamental para fechar negócios. O Rio Grande do Norte tem um leque de opções para mostrar os diferenciais de atrativos, como aventura, gastronômico, além do carro-chefe que são os 400 km de praias”.