JPA Travel Market - Turismo on line

COMEÇOU JPA TRAVEL MARKET, O MAIOR FESTIVAL DE TURISMO DO NORTE-NORDESTE DO BRASIL

 

JPA TRAVEL MARKET

 

Teve início no dia de hoje, 19/10, no Centro de Convenções de João Pessoa, a 8ª edição do Festival JPA, o maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, com uma grande expectativa de superar os 3,5 mil visitantes previstos e isso já era claro por quem circulava os corredores do festival. Entre agentes de viagens de 25 estados brasileiros e até buyers provenientes da Argentina. A cerimônia de abertura contou com a participação de diversos líderes do setor, como os próprios diretores da feira, Claudio Junior, Breno e Bruno Mesquita, o secretário executivo do MTur, Alberto Alves, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, o secretário de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, o secretário adjunto de Turismo de João Pessoa, Graco Terceiro, o diretor de Promoção e Inteligência Turística da Embratur, Gilson Lira, o cônsul-geral da Argentina em Recife, Alejandro Lastra, o cônsul-geral dos EUA em Recife, John Barrett, e a cônsul-geral da China no Recife, Yan Yuqing.

 

Bruno |Mesquita - Turismo on line

 

O diretor Operacional do Festival JPA, Bruno Mesquita, revelou o esforço para se tornar o maior e melhor evento de turismo do Nordeste. Segundo ele: “Estamos aqui para tornar o evento mais internacional possível. E a internacionalização começou há dois anos com o redirecionamento da marca. Por conta disso é que chegamos ao JPA Travel Market, que será ainda mais internacional a partir do ano que vem. O Nordeste mostra sua força com este evento. Agora temos a missão de ser não só o maior, mas o melhor evento da região”, finaliZou.

 

Claudio Jr - Turismo on Line

 

Já o diretor Claudio agradeceu o apoio e destacou o número de pré-inscrições para treinamento que até ontem chegou aos 2,7 mil inscritos. “Recebemos 1.200 agentes no ano passado e para esta edição acredito que o número será ainda maior. Tudo isto graças aos 21 líderes, como a Trend e a Masterop, que nos ajudam a trazer os agentes via caravanas. Este ano teremos 12 salas de capacitação, com treinamentos sobre turismo de luxo, EUA, entre outros. Para o executivo, existe uma “carência” de negócios na região nordestina, muito porque as principais empresas nacionais de Turismo se baseiem mais nas regiões de maior emissão de Turistas – Sudeste, principalmente -, o que torna no mínimo “pouco prático” para as milhares de agências locais conseguirem bons negócios com as grandes operadoras nacionais.

 

Claudio Jr - Turismo On Line

 

“Por isso tantas agências daqui têm se beneficiado com o JPA Travel Market. A gente têm suprido essa falta de negócios que tem aqui”, argumentou Júnior, que explica: “embora seja comum em São Paulo, por exemplo, é extremamente difícil para agentes do Norte e Nordeste conseguir acesso às grandes do Turismo nacional que estão aqui, como a Teresa Perez, a Trend com as demais empresas da CVC Corp, a Expedia… E até com os destinos e aéreas que vieram, como Visit Flórida e Tap Portugal”, resumiu o diretor da feira de João Pessoa.

 

Jpa - Travel Market

 

A maior presença de expositores internacionais ajuda nisso. Em dois anos, o número de empresas estrangeiras no evento subiu 62%, e a expectativa é que essa ascensão no mercado internacional continue, principalmente com o apoio do Ministério do Turismo e da Embratur na promoção e atração de empresas.

 

Claudio Jr. - Turismo On line

 

“A conectividade também ajuda. Os novos voos para Estados Unidos, Argentina e Europapartindo de Recife e Fortaleza atrai muito as aéreas internacionais para expor para as agências nordestinas. E elas, por sua vez, querem cada vez mais vir fazer negócios e acordos com essas empresas, muitas delas aparecendo pela primeira vez por aqui”, finaliza Cláudio Júnior.

 

Fernando Milanez - Turismo on Line

 

Por sua vez, o secretário de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, afirmou que o momento do estado é o melhor possível para o Turismo. “Essa é a nova Paraíba que gostaríamos de ver. João Pessoa tem 433 anos de história, praias, entre outros atrativos, e hoje é uma realidade latente no Nordeste. Sempre de portas abertas, João Pessoa começou a resgatar sua história de 433 anos. Não são só praias, mas a cultura é fundamental para o desenvolvimento do setor por que vivem lado a lado”, afirmou.

 

Graco Terceiro - Turismo on line

 

Para o Secretário Adjunto de Turismo de João Pessoa, Graco Terceiro, a importância de receber 3.500 profissionais em dois dias de evento e “Uma forma de dialogar para que possam conhecer o avanço em infraestrutura, as belezas naturais e como somos receptivos para fazermos negócios e receber cada um de seus turistas. João Pessoa está no seu melhor momento. Este já é o melhor evento em termos de qualidade para profissionais de turismo aqui do Nordeste”, declarou.

 

Gilson Lira - Turismo on line

 

Gilson Lira, diretor de Promoção e Inteligência Turística da Embratur, se comprometeu em trazer mais buyers para a edição de 2019. “Hoje já temos a representatividade de 10 países aqui na feira. E me comprometo em trazer mais buyers já no ano que vem. Digo isso porque este belo estado estar brilhando muito mais lá fora”, disse.

 

Jpa Travel Market - Turismo on line

 

Já consolidado no cenário do turismo nacional, o evento tem crescido de forma significativa no mercado internacional, aumentando a cada ano a participação de empresas e destinos do exterior. E a partir de 2019, o Festival JPA passa a ser conhecido como JPA Travel Market, como já anunciado, de olho na internacionalização da marca e na expansão do evento. A mudança faz parte da estratégia desenvolvida para os próximos cinco anos.

 

Ricardo Coutinho - Turismo on line

 

Para o Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, caso dependesse somente dele, o Nordeste estaria totalmente unificado para se promover, como já acontece com diversos países e regiões que compõem o Caribe, por exemplo. Sua volúpia de unir os estados da região e, consequentemente, extinguir a alta concorrência: “O Nordeste precisa se unir e criar um produto como o Caribe, onde as fronteiras de países não faz tanto sentido. E a Paraíba tem estes produtos para interagir. O Nordeste é uma região com características em comum e excelentes para oferta ao mundo. Digo isto porque acredito que o Turismo é uma indústria fundamental, que movimenta 52 cadeias produtivas justamente por dialogar com o consumo”. Para ele, o Mercosul também precisa ter uma relação ainda maior com o Nordeste, já que se trata de um importante mercado consumidor por tudo aquilo que representa para o Turismo. “Quase metade dos turistas que chegam a Paraíba são argentinos. Ao mesmo tempo, nossa infraestrutura hoteleira cresce para acomodá-los. Em 2011, por exemplo eram 8 mil leitos em João Pessoa. Hoje já são 12 mil leitos, aumento de 50% em oito anos. Já a Paraíba passou de 17 para 24 mil leitos, mesmo com os quatro anos de crise que passamos no Brasil”, concluiu.

Mobility e Amadeus juntas no Festival do Turismo de João Pessoa

 

Amadeus e Mobily - Turismo on line

 

Parceiras há mais de oito anos, a aliança tem auxiliado mais de 10 mil agentes de turismo na performance de locação de veículos Atendimento e serviços personalizados fazem parte do DNA da Mobility – plataforma inteligente e referência internacional de pesquisa, comparação de preço e reserva de locação de veículos para o mercado B2B. E é com base nesta metodologia que a empresa participa do Encontro dos Profissionais do Turismo, que acontece paralelamente a 8º edição do Festival do Turismo de João Pessoa (JPA), em parceria com a Amadeus – pioneira em soluções para a indústria de viagens. Presente em mais de 190 países e com 18 anos de atuação, a Mobility atua com aluguel de carros, por meio de sua plataforma aliada ao sistema Amadeus. Além disso, conta com uma equipe exclusiva, para o atendimento de serviços de locação de carros de luxo, motos, motorhomes e transporte executivo de alto padrão, que acompanha e orienta o cliente da consulta até o pós-venda.

 

JPA Travel Market - Turismo on line

 

Mais que disponibilizar serviços de alto padrão, a empresa tem como estratégia de negócios: a valorização dos profissionais do setor, com compartilhamento de experiências e informação. E entre as ações, realizadas este ano, esta a Campanha do Futuro do Rent a Car. Com duração de cinco meses, os agentes de turismo, de todo o Brasil, tiveram acesso a diversos conteúdos, por meio de quizzes, para se atualizarem e concorrerem a uma viagem ao Vale do Silício. E um dos seis vencedores foi à promotora de viagens Elaine Feitosa, da Lea Tur – de Recife. E para reconhecer o atendimento das agências, a Mobility criou o Agente Satturno – clube de fidelidade e benefícios que visa reconhecer a atuação das operadoras que se destacam no mercado de turismo de luxo.

 

JPA Travel Market - Turismo on line

 

Foi um dia intenso do conversas, negociações, capacitações e corredores completamente cheios. A Argentina, principalmente a Patagônia Fantástica (Ushuaia, El Calafate e Puerto Madrym), juntamente com a Inprotur, Consulado Argentino em Recife, tiveram seu estande completamente lotado o dia todo com diversas capacitações desse destino e, segundo o Secretário de Turismo de Ushuaia, José Luis Recchia, a cidade é fantástica, com um produto fantástico que é o verão o ano todo e um povo extremamente hospitaleiro.

JPA Travel Market - Turismo on line
José Luis Recchia, Cristiane Cavalli, Ana Lucia Kuhlen e o cônsul-geral da Argentina em Recife, Alejandro Lastra

 

“Fomos muito bem recepcionados por onde andamos as as belezas naturais da cidade realmente atraem o público argentino, principalmente os da nossa região, onde a neve é nossa parceira que atrai milhares de turistas brasileiros. No ano passado, na 7ª Edição do Festival JPA, foi assinado um acordo, unindo as cidades de Ushuaia e João Pessoa e isso tem gerado muitos frutos. Ano que vem estaremos de volta, com mais força e com mais empresários, a fim de que mostrem as nossas potencialidades e conheçam as potencialidades dessa fantástica região que é o Nordeste do Brasil”.

JPA Travel Market
Estande da Argentina sempre lotado

PARA VER TODAS AS FOTOS DESSE PRIMEIRO DIA CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *