RETOMADA DO TURISMO
Em um período marcado por restrições e lockdowns, fica claro que viajar é mais do que um momento de lazer, mas algo essencial na vida de muitos. Com diversos destinos reabrindo para o turismo, a possibilidade de cruzar fronteiras se torna mais real, e o wanderlust (desejo de viajar) começa a dar lugar ao wandermust, a incansável necessidade de viajar.
Segundo pesquisa do For Seasons, sem poder viajar, muitos começaram a listar os destinos dos sonhos que ainda não conhecem. Para 66% dos seguidores, a próxima viagem será focada em conhecer novos lugares. O desejo de simplesmente poder viajar é o que motiva 80% dos pesquisados, enquanto os outros 20% disseram que pretendem embarcar para celebrar uma ocasião especial. Com estresse e ansiedade afetando muitos durante a pandemia, os viajantes buscam roteiros para descansar. Questionados sobre o tipo de viagem que esperam, 69% escolheram viagens tranquilas versus aventuras.
Para 44%, um momento no spa é o ideal. Como as viagens internacionais ainda não são uma realidade para todos, 33% irão pegar a estrada para viagens mais curtas. Por outro lado, 67% querem embarcar em viagens mais longas, buscando conhecer os segredos de cada recanto. As experiências gastronômicas continuam sendo um grande motivador para viajar e 56% responderam que estão prontos para saborear um roteiro culinário. Não importa qual seja o motivo para viajar, novas experiências é que não faltam para cada um, no momento ideal.
Todavia e, sem dúvidas, devido as altas e baixas dos governos municipais e estaduais, perdidos feito baratas-tontas, continuam a gerar crises e mais crises nos bares e restaurantes e turismo de eventos do nosso país que estão literalmente colapsando. Apesar de ser algo duro de admitir, não podemos ignorar o fato de que esses setores enfrentam dificuldades sérias e que precisam ser sanadas o quanto antes. Segundo a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), chegamos a junho deste ano registrando 71% de bares e restaurantes endividados por conta da pandemia. Além disso, logo no começo de 2021, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicou que, dentro do turismo, foram eliminados 397,1 mil postos formais de trabalho apenas em 2020. Deste valor, 221,1 mil correspondiam ao serviço de alimentação.
Esse tema sem uma decisão definitiva, atinge em cheio os empreendimentos do trade de turismo. É fácil assimilar: estes espaços buscam vender os seus produtos. Para isso, é necessário adquirir insumos para abastecer o mercado local. Com a dificuldade de encontrar valores mais baixos, principalmente em relação aos alimentos, muitos empresários ficam no prejuízo, pois não conseguem suprir os preços das compras. Além disso, ainda podemos acrescentar à situação a baixa circulação de clientes, o que também enfraquece ainda mais o retorno financeiro para esses ambientes, afirma Alexandre Sampaio, Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).
Segundo a reportagem publicada pela Agência Brasil, a inflação desacelerou para 0,53% em junho, depois de chegar a 0,83% em maio. Entretanto, este é o maior resultado para o mês desde 2018, quando os valores ficaram em 1,26%. Com isso, o indicador acumula alta de 3,77% no ano e 8,35% nos últimos doze meses. Quem costuma ir as compras percebe que esses percentuais são ridículos diante da realidade que é muito mais cruel e os percentuais são no mínimo o dobro. O trabalhador sabe muito bem que essa conta não fecha.
De acordo com o levantamento, as perdas do segmento caíram pelo segundo mês consecutivo e, felizmente, tendem a se reduzir de acordo com o avanço do processo de vacinação. Mesmo assim, ainda se registra o volume de receitas 34,7% abaixo. É um valor delicado e que destaca a necessidade da diminuição de restrições tão intensas nos nossos meios de hospedagem e alimentação. A economia possui altos e baixos. Nesse momento, ela busca a sua recuperação. Todavia, o seguimento de turismo, que corresponde somente em Santa Catarina, 13% do seu PIB, o segmento ainda se encontra num movimento de retração graças justamente ao desgoverno e acima de tudo com a proibição dos grandes eventos. Portanto, campanhas para a retomada precisam ser adotadas. O futuro do setor de alimentação fora do lar e de eventos não devem caminhar em direção ao desemprego e ao fechamento dos estabelecimentos.
PROMOÇÃO INTEGRADA DO TURISMO
O Fórum de Turismo da Grande Florianópolis (Fortur), em parceria com os principais agentes do setor, lançou ontem, quinta-feira o Plano de Promoção Integrada do Turismo de Florianópolis e Região, em evento híbrido (presencial e online), no Terraço Panorâmico do Floripa Airport. Na ocasião, foi apresentado ao mercado um planejamento com cerca de 50 ações, em três frentes de trabalho: Marketing Digital com foco no público final e perfil do viajante, relacionamento com os principais distribuidores dos destinos turísticos e eventos do setor. Todas as ações buscam a retomada segura e organizada do turismo, um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19. O evento também marcou a chegada a Santa Catarina da mais nova cia aérea do Brasil, a ITA Transportes Aéreos, com a presença dos principais executivos da empresa. O voo inaugural da ITA para Santa Catarina ocorre neste domingo (dia 1º), com a rota Guarulhos-Florianópolis.
FESTIVAL DAS CATARATAS
Com o processo de vacinação acelerado em Foz do Iguaçu – que deve ser o primeiro destino turístico do País a vacinar 100% da população adulta – os organizadores do Festival das Cataratas estão otimistas para a tradicional Feira de Turismo e Negócios, que será realizada nos dias 1, 2 e 3 de dezembro. O evento já tem 85% dos estandes comercializados e cogita ampliar o espaço da exposição para mais um pavilhão, mantendo os protocolos de biossegurança e distanciamento. No espaço, o público poderá conferir o que há de melhor em produtos e serviços nos diversos segmentos do turismo.
“Foz do Iguaçu vem apresentando vacinação acelerada e queda significativa na quantidade de casos, internações e mortes em consequência da covid-19. Isso nos enche de otimismo para celebrar no Festival esse novo momento do turismo”, destacou Mayara Angeli, diretora do Festival das Cataratas. Ainda há espaços disponíveis para o evento. Informações sobre valores e condições de pagamento podem ser obtidas pelo e-mail comercial@ festivaldascataratas.com ou pelos telefones (45) 3029-6603 e (45) 99958-0025.
TURISMO EM ALTA
Como estratégia de controle da circulação de novas variantes, como a delta (indiana), Foz do Iguaçu e outras cidades de fronteira receberam um lote extra de imunizantes. Com isso, 79% da população adulta da cidade já foi vacinada com a primeira dose. A faixa atual está em moradores com 26 anos ou mais. As doses extras devem acelerar a retomada do turismo, principal atividade econômica da cidade. O setor já demonstrava recuperação no fechamento do primeiro semestre, quando mais de 345 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram pelo aeroporto de Foz. O fluxo foi 42,7% superior ao registrado no semestre anterior (entre julho e dezembro de 2020). No último sábado (24) e domingo (25), as Cataratas do Iguaçu registraram o terceiro melhor final de semana do ano. Em números, 8.869 pessoas visitaram o atrativo.
VEM PRA FOZ
De fato as férias escolares impulsionam a visitação e trouxeram um total de 20.808 pessoas à usina de Itaipu, neste mês, informa comunicado da imprensa da Itaipu Binacional. Segundo a nota, de 1º a 26 de julho, 19.651 turistas passaram pelos atrativos da hidrelétrica, como a Visita Panorâmica e os roteiros no Ecomuseu e no Refúgio Biológico Bela Vista. Movimento é reflexo da campanha Vem para Foz, da Itaipu e parceiros, e da vacinação em massa da covid-19 no município.
O cenário de 2021 é muito diferente do ano passado. Como grande parte dos atrativos de Foz, a usina só voltou a receber turistas em 22 de julho, tendo permanecido fechada para visitação devido a um decreto estadual. Na ocasião, foram 579 visitantes entre os dias 22 e 31 de julho. A recuperação também é sentida em outros atrativos de Foz, como no Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas, carro-chefe do turismo local. Em junho, foram 27.739 visitantes. O Parque permaneceu fechado de 1º de julho a 3 de agosto de 2020, também em função da pandemia.
A campanha incentiva a volta dos turistas ao Destino Iguaçu, um dos mais bonitos de todo o mundo e que foi bastante impactado pela crise provocada pelo novo coronavírus. A iniciativa tem o turismo como principal atividade econômica da região de Foz do Iguaçu, cidade-sede da usina de Itaipu. O turismo é um dos pilares da missão da binacional. Pesquisas apontam que a preferência do brasileiro, no pós-pandemia, é por destinos turísticos próximos de casa e, por isso, os atrativos de Foz do Iguaçu já figuram entre os mais procurados. A cidade também tem três grandes eventos marcados até início de dezembro e que devem atrair 12 mil participantes. Para informações sobre os atrativos da Itaipu, acesse https://www.turismoitaipu.com.br. Moradores de Foz do Iguaçu a municípios lindeiros ao lago de Itaipu não pagam (confira o regulamento no site).
CONECTION EXPERIENCE
Não tem como negar que a Cascata do Caracol é uma das mais belas atrações naturais de Canela e é visitada anualmente por milhares de turistas de todo o Brasil. mas já pensou em ver essa grande atração de um ângulo diferente? O novo passeio Pé da Cascata (promovido pela Brocker) te permite conhecer mais de perto a cascata em um lindo passeio com muita conexão com a natureza. Uma trilha te leva até o local de queda da água, uma experiência sem igual na Serra Gaúcha. Vivencie isso agora em setembro, durante o evento Connection Experience. Serão dois dias repletos de conteúdos turísticos com especialistas nacionais e internacionais, além de muitas experiências em atrações de Canela. Os ingressos são limitados e o primeiro lote que está com um preço mega especial encerra neste sábado, dia 31/07. Garanta o teu aqui!
FESTURIS CONECTION
A saber, a partir de agosto, as inscrições terão novo valor. No evento serão abordados os temas turismo de natureza, turismo rural e gastronomia serão o foco do evento que ocorre em Canela, em setembro. A 5ª edição do Connection Experience, terá troca de lote de ingressos neste sábado, dia 31 de julho. Ainda é possível realizar a inscrição on-line pelo valor de R$ 199,90. No Garfo e Bombacha serão apresentadas as perspectivas de futuro e as tendências para o turismo de natureza, o turismo rural e a gastronomia com palestrantes da Itália, Chile, Costa Rica e Argentina, além de cases brasileiros.
O Connection Experience acontece de 9 a 10 de setembro – no mês em que se comemora a Revolução Farroupilha para os gaúchos. Essa será mais uma experiência vivida, já que as palestras ocorrerão no Garfo e Bombacha – espaço temático referência na gastronomia cultural e possui um acervo que conta parte da história do povo gaúcho. O evento é apresentado pela Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, conta com o patrocínio de Sicredi e Garfo e Bombacha, a transportadora terrestre oficial é a Brocker Turismo e a bebida oficial do evento é da Vitivinícola Jolimont e ACIC. Mais informações e toda a programação do Connection Experience você encontra no site www.festurisgramado.com/connection.
DESGOVERNO PERONISTA
O desgoverno argentino está prejudicando seu povo absurdamente. Não é à toa que está acontecendo um êxodo para o Brasil e demais países. Desta vez resolveu taxar em até 30% de seus cidadãos que visitam o Brasil. Em contra partida, os ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e da Economia, Paulo Guedes, estudam a adoção da reciprocidade. As medidas podem ser adotadas já nos próximos meses como uma das ações do governo federal para a retomada das atividades turísticas. Atualmente, a entrada de estrangeiros está proibida na Argentina.
Para se ter uma ideia, em 2019, o intercâmbio anual de turistas entres as duas nações foi expressivo: 1,95 milhão de argentinos visitaram o Brasil e 1,4 milhão de brasileiros estiveram no país vizinho. Os gastos médios também são importantes: enquanto o cidadão da Argentina gasta, por dia, quase US$ 72 em turismo de negócio e US$ 42 em viagens de lazer, os turistas do Brasil gastam US$ 102 em férias e US$ 126 por dia em turismo de negócios na Argentina.
O ministro Gilson Machado Neto explicou o planejamento do MTur para fomentar o turismo no pós-pandemia e detalhou alguns estudos em andamento para diminuir o “peso do Estado” no setor e, com isso, baratear as passagens aéreas e atrair mais visitantes para o Brasil. Para o ministro, a taxação do governo argentino é totalmente contrária aos preceitos do Mercosul. “A cobrança adotada pelo governo argentino não vai de encontro aos objetivos do Mercosul, que surgiu exatamente para facilitar esse tipo de relação. Essa taxa é muito prejudicial”, disse o ministro. “A adoção da reciprocidade na cobrança desse imposto vai abrir espaço para que turistas brasileiros viajem pelo Brasil e, também, conheçam outros países como o Chile, o Paraguai, o Uruguai e toda a América do Sul”, completou.
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