TURISTAS ESTRANGEIROS NO BRASIL
Números de turistas estrangeiros no Brasil vem caindo desde 2019. Sem duvidas, é ínfimo, é nada, principalmente em relação, por exemplo, a Ilha da Capri (Itália), destino badalado de veraneio na Europa, na disputada Costa Amalfitana, que é um pouco maior que a metade de Fernando de Noronha: são apenas 6 km de extensão e 2 km de largura e com apenas 12 mil habitantes, recebeu 2 milhões de turistas somente em 2020. Sem dúvidas isso se chama infraestrutura turística. Já o Brasil recebeu a a visita de apenas 6,3 milhões de turistas internacionais em 2019.
A saber, mais da metade desses visitantes (3,6 milhões) veio dos países vizinhos. Naturalmente, os argentinos seguem liderando a lista dos principais emissores (1,9 milhão), seguido dos Estados Unidos (590 mil) e Paraguai (406 mil). Atualmente, os dados são da 2ª edição do Anuário Estatístico de Turismo 2020, desenvolvido pela Coordenação-Geral de Dados e Informações do Ministério do Turismo. Além disso, o número é menor ainda que em 2018, com uma redução de 4%. Ainda, segundo o documento produzido pelo Ministério do Turismo, os meses mais procurados pelos turistas internacionais foram janeiro e fevereiro, meses de alta temporada.
De acordo com Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, “A queda nos números pode ser explicada pela redução dos visitantes do nosso principal emissor, a Argentina, que viveu um ano de muitas mudanças políticas em razão da eleição presidencial. De fato, acredito que temos trabalho em todas as frentes para desenvolver todo o potencial turístico do nosso país no período pós-pandemia. Sem dúvidas o Brasil reúne todas as condições para atender o novo perfil de viajante: foco na biossegurança e destinos de natureza”, comentou. Certamente temos todas as potencialidades. Só nos falta infraestrutura, conectividade, segurança e explorarmos o turismo de fato e não o turista. Assim, ir de um destino a outro no Brasil demanda pagar muito caro, encarar conexões absurdas e demoradas. Temos belezas naturais? Naturalmente que sim! Chegar lá é que é o grande problema.
GUARULHOS AIRPORT
Por outro lado, A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou em fevereiro a movimentação de mais de 1,56 milhões de passageiros. Naturalmente, a crise decorrente da pandemia do novo coronavírus, que completou um ano neste mês de março, resultou na redução de 55,2% quando comparado com os números contabilizados no mesmo período de 2020 no qual a concessionária registrou 3,56 milhões de passageiros e 23.993 pousos e decolagens (nacionais e internacionais). Todavia, o Terminal de Cargas, Teca, por sua vez, se tornou o maior importador do Brasil (em volume de cargas) e consolidou-se como líder na exportação nacional e referência no transporte de fármacos, incluindo as vacinas.
Por conta da manutenção das fortes restrições de movimentação e fechamentos de países e cidades impostas pela pandemia da Covid-19, o tráfego doméstico ainda continua sendo o mais representativo, registrando cerca de 89,6% do total de passageiros processados. Por sua vez, o tráfego internacional representou apenas 10,4% do volume de passageiros total que passaram pelo aeroporto, totalizando cerca de 5.895 passageiros por dia. Conquanto, quando comparado com o mesmo período de 2020, apresenta uma queda de 85,2%, quando foram transportados cerca de 38.570 passageiros por dia.
NOVAS REGRAS PARA USO DE MÁSCARAS NA AVIAÇÃO
Atenção você que vai levantar voo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alterou a regra que define quais máscaras devem ser utilizadas nos aeroportos e aeronaves durante a pandemia do coronavírus. As novas regras entraram em vigor nesta quinta-feira (25). Portanto, não será permitida a: Utilização de máscaras de acrílico ou de plástico; máscaras dotadas de válvulas de expiração; Lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção de uso profissional ou de uso não profissional; Protetor facial (face shield) isoladamente; Máscaras de proteção de uso não profissional confeccionadas com apenas uma camada. Além disso, recomenda-se a troca a cada três horas de uso. Todavia, ficam liberadas de usar máscara apenas crianças menores de três anos e pessoas com deficiências que impeçam o uso adequado da proteção. A saber, em viagens nacionais, só se pode tirar a máscara no avião para hidratação ou para alimentar crianças menores de 12 anos, idosos e pessoas com necessidades especiais.
FESTIVAL DAS CATARATAS
Em virtude do atual momento, os organizadores do Festival das Cataratas anunciaram que a 16ª edição do evento – agendada inicialmente para ser realizada em junho – será adiada para os dias 1º, 2 e 3 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR). Com isso a medida tem como objetivo preservar a saúde e bem-estar dos participantes do encontro. De acordo com Mayara Angeli, diretora do evento, a decisão antecipada surgiu pela responsabilidade que o momento exige, e garante: “De fato estamos otimistas com a evolução do processo de imunização dos brasileiros, o que deve contribuir para o aquecimento do turismo e da economia como um todo”.
Com efeito, em relação aos principais eventos paralelos e complementares do Festival, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu – principal evento técnico científico do turismo nacional – também será adiado para dezembro. Entretanto, já o tradicional Hackatour Cataratas, ocorre de forma on-line nos dias 7, 8 e 9 de maio. Assim, como aquecimento para o evento, nos dias 9, 10 e 11 de junho será realizado on-line o Meet Up Festival das Cataratas. “De fato, é a maneira que encontramos de nos mantermos conectados com os nossos participantes, e nos ‘aquecermos’ para o nosso encontro presencial em dezembro”, ressalta Mayara.
De antemão, em 2020, o Festival das Cataratas foi considerado um case de sucesso em relação aos rigorosos protocolos sanitários adotados, como distanciamento, aferição de temperatura, uso de álcool gel e a utilização de inovações para evitar aglomerações. Além disso, a tecnologia foi uma importante aliada, com o uso de robôs para a desinfecção dos ambientes do evento, com base na radiação ultravioleta do tipo C (UVC). Definitivamente a inovação é resultado de um projeto executado em parceria pela Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com apoio da Receita Federal.
Concomitantemente, para que participantes e expositores pudessem compartilhar seus materiais de divulgação de forma digital, o festival disponibilizou uma ferramenta virtual. Dessa forma, os participantes tinham acesso aos materiais por meio de um QRCODE impresso no verso da credencial de cada expositor. Da mesma forma, todos os contratos firmados para as datas originais serão válidos para as datas remarcadas. Informações sobre valores e condições de pagamento podem ser obtidas pelo e-mail comercial@festivaldascataratas.com ou pelos telefones (45) 3029-6603 e (45) 9 9958-0025.
PASSAPORTE DIGITAL
Enquanto isso, está tramitando na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL 959/21) que cria o Passaporte Digital de Imunização, documento eletrônico que ateste a vacinação do portador contra doenças infecciosas. A princípio, o novo documento seria homologado pelo Ministério da Saúde e emitido pelo Ministério da Economia ou por empresas e entidades credenciadas. Em vista disso, o Passaporte Digital poderá ser usado para autorizar a entrada do portador em eventos e locais públicos, meios de transporte ou qualquer local onde haja aglomeração de pessoas. Além disso, para preservar o direito de não compartilhar informações pessoais, o texto impede que o passaporte seja visualizado sem a concordância do portador. Do mesmo modo, quando a emissão do Passaporte Digital de Imunização não for viável, o documento digital poderá ser substituído pelo Atestado de Vacinação impresso.
ACADEMIA DE EXCELÊNCIA BRAZTOA
A principio, com o objetivo de compartilhar conhecimento e contribuir para o processo de transformação dos negócios e de destinos turísticos do Brasil, a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) lançou a Academia de Excelência Braztoa, iniciativa de cursos online em turismo e hospitalidade. Agora, no portifólio, cursos ágeis e pragmáticos, estruturados com base em conhecimentos de mercado.
Antes de mais nada, os conteúdos são desenvolvidos a partir de melhores práticas globais, e abrangem tendências, cenários futuros, inovação, sustentabilidade, criatividade e soluções financeiramente viáveis. A saber, a Academia de Excelência Braztoa foi idealizada a partir de três frentes: Cursos de curta duração; Programas de Aprendizagem e Projetos para parcerias público-privadas.
“Definitivamente, diante de um período que nos desafiou tanto como instituição e como profissionais, escolhemos olhar para o turismo com novas perspectivas. Assim, a Academia de Excelência Braztoa é resultado das nossas convicções: estamos diante de uma janela de oportunidades e o futuro tem tudo para ser desafiadoramente promissor. Diante disso, nessa primeira etapa da Academia, vamos usar a expertise que os operadores acumularam ao longo de anos, desenvolvendo roteiros mundo afora para ajudar a desvendar as experiências incríveis que estão espalhadas pelos quatro cantos do Brasil. Portanto, chegou a hora de (re)descobrirmos o Brasil, em toda sua beleza e diversidade!” afirma Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.
Portanto, para se inscrever na Academia de Excelência Braztoa, basta acessar a página www.academiadeexcelencia.com.br/experiencias. A priori, as vagas estão abertas a todos os interessados, dos setores público e privado. A saber, A BRAZTOA reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.
FESTURIS CONECTION
Então, é possível crescer durante a crise? O Festuris Connection vai apresentar o case de quem conseguiu alavancar globalmente o seu negócio mesmo no período de pandemia! Dessa maneira, Gabriel Engel, fundador e CEO da Rocket.Chat. irá das as dicas. Em outras palavras, a startup brasileira é uma das empresas mais internacionalizadas do Brasil, dona de uma plataforma de comunicação. Nesse sentido, o produto é usado em mais de 170 países e conta com mais de 16 milhões de usuários ao redor do planeta. Ou seja, neste universo de usuários estão corporações do porte do Credit Suisse, na Ásia, e da Marinha dos Estados Unidos. Em 2021, a Rocket.Chat deu o seu mais ousado passo para bancar sua ambição global, captando R$ 100 milhões. A priori, o Festuris Connection vai acontecer nos dias 6 e 7 de maio, no Hotel Master Gramado. Inscreva-se!
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Fontes: Assessorias de Imprensa
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