O inverno chegou em Santa Catarina com cara de verão.
Finalmente, o inverno de 2020 começou oficialmente no último dia 20/06, às 18h44min. Porém, bem ao contrário do que se esperava. Portanto, o inverno começou sem muito frio e inclusive com temperaturas próximas de 30 ºC em regiões como o oeste catarinense. Assim, embora o outono deste ano tenha sido marcado por temperaturas negativas, geadas e frequentes atuações de massas frias, nos primeiros dias do inverno não há indicativo de frio intenso. Dessa forma, vai dar praia no litoral. Assim sendo, a primeira massa de ar frio da estação está prevista somente para o final de junho e chega um pouco tímida, com poucas chances de temperatura negativa.
FRENTE FRIA
Além disso, segundo a Epagri/Ciram, se a primeira quinzena de junho tenha sido favorável para uma boa distribuição da chuva no estado, (eu não vi isso, muito pelo contrário, seca total), nos primeiros dias do inverno a precipitação ficará concentrada em um curto período. Portanto, segundo eles, até o final do mês, apenas uma única frente fria é esperada para o nosso estado, provocando chuva entre os dias 25 e 27/06.
GUIAS DE TURISMO
A princípio, para orientar a gradual retomada das atividades turísticas no estado, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) lançou, nesta última sexta-feira (19), um manual com o detalhamento das regras sanitárias aplicadas aos serviços presenciais de guiamento e excursões turísticas. Sendo assim, o material compila resoluções já publicadas e orienta sobre as práticas de proteção adequadas para evitar a disseminação da Covid-19, como higienização, distanciamento e outras regras que visam preservar a saúde de trabalhadores e visitantes.
Dessa forma, os prestadores de serviços dessas atividades também devem observar as normas sanitárias relacionadas a alojamentos, alimentação, atividades esportivas ao ar livre, parques e praças de entretenimento, zoológicos, entre outras. – De fato, a Santur tem trabalhado na elaboração dos guias com recomendações de segurança para diferentes segmentos do turismo para facilitar o acesso às informações, sempre tendo em vista que o mais relevante é preservar a saúde das pessoas. Definitivamente, é importante que essas normas sanitárias sejam seguidas para que a retomada do turismo seja viável e avance – enfatiza o presidente da Santur, Mané Ferrari. Acesse o “Manual com recomendações para guias e excursões”, em Santa Catarina
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
A princípio, cerca de 2 mil pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu nos últimos sete dias, desde sua reabertura, dia 10 de junho. De fato, a maior parte dos visitantes são moradores de Foz do Iguaçu e cidades vizinhas ao parque. Sendo assim, nesta primeira fase de reabertura, a unidade atende de terça-feira a domingo, das 9 às 16 horas. Com isso, todas as segundas-feiras o atrativo é fechado para visitação turística. Definitivamente, o parque está passando por um minucioso trabalho de sanitização de todo o passeio, oferecendo ainda mais proteção e tranquilidade aos visitantes. Deszsa maneira, o Parque Nacional do Iguaçu realiza o controle individual de acesso de todos os visitantes com uma barreira sanitária instalada no Centro de Visitantes
CONECTADOS
Além disso, os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu são vendidos exclusivamente on-line no site www.cataratasdoiguacu.com.br. Portanto, o visitante precisa realizar a compra do ingresso e agendar o dia e o horário da visita. Diante disso, a compra esta sujeita à disponibilidade de vagas. Em vista disso, o parque oferece 350 vagas de ingressos por hora, nesta primeira fase da reabertura.
De fato, a venda on-line e a limitação de público por horário foram planejadas para manter o controle e o distanciamento entre as pessoas. Enquanto isso, moradores de Foz do Iguaçu e das outras 13 cidades vizinhas possuem 90% de desconto para visitar o Parque Nacional do Iguaçu com o Passe Comunidade. Logo, essa categoria de ingresso não é disponibilizada on-line. Então, esse visitante precisa comprovar residência em uma dessas cidades, conforme regulamento do Passe Comunidade, disponível no site www.cataratasdoiguacu.com.br, e apresentar o comprovante presencialmente na aquisição do ingresso no parque.
TURISMO ARGENTINO DEBATE RETOMADA
Embora o mundo esteja se reabrindo para o turismo, a Argentina, finalmente, ensaia os primeiros passos para a retomada. Assim, cerca de 250 municípios turísticos daquele país se reuniram na última sexta-feira, 19, virtualmente, denominada “mesa federal”. Dessa forma, os líderes provinciais colaboram com a rede para promover a participação dos municípios neste espaço. Portanto, o encontro foi gratuito e implementado com o apoio da Universidade Blas Pascal e do Instituto de Pesquisa em Turismo. Igualmente, com participação ativa dos municípios, instância federal e formado por gerentes locais de turismo de todo o país.
VISÕES E REALIDADES
Assim sendo, as diferentes visões e realidades dos municípios sobre a situação atual foram compartilhadas e com uma agenda que incluiu: reativação progressiva, destino turístico seguro, contenção por teletrabalho e marketing de destino. Da mesma forma, houve apresentações de programas educacionais relacionados ao serviço turístico seguro e ao turismo sustentável, que compartilham a visão acadêmica e territorial.
REFERÊNCIAS DO TRADE
De fato, tardiamente, pois o país continua completamente fechado para o turismo. Logo, participaram os principais expositores que serão referências da cidade de Salta e; Purmamarca, Jujuy; Villa La Angostura e San Martín de los Andes, na província de Neuquén; Puerto Madryn, província de Chubut; Mar del Plata, Villa Gesell e Pinamar da província de Buenos Aires e El Calafate, da província de Santa Cruz. Do mesmo modo Villa Carlos Paz, de Córdoba, Puerto Iguazú, de Misiones e cidades como Rosario, Buenos Aires, entre outros da Argentina. Ao mesmo tempo, contou com a participação especial de Punta del Este.
ALTA TEMPORADA ARGENTINA
Rigorosamente falando, o turismo é uma forte atração na Argentina, principalmente agora, com as grandes nevadas que estão acontecendo nas estações de esqui, a exemplo de Ushuaia e El Calafate, que estão cobertas de neve. Entretanto, fechados e sem conectividade com o mundo por conta da decadente Aerolineas Argentinas, inimigo número um do turismo naquele país. Sob o mesmo ponto de vista, nós brasileiros costumamos invadir a espetacular Argentina e suas regiões invernais, que já estão sentindo o forte impacto negativo com a falta do turista número um, os Brasileiros. A falta de turistas põe por terra todo o trabalho desenvolvido pelo trade de turismo deles nas centenas de capacitações e feiras de turismo ao redor do mundo, lamentavelmente.
LATAM AIRLINES ARGENTINA
Além disso, a LATAM Airlines Argentina encerrou operações tanto de passageiros quanto de cargas, por um período indeterminado e transfere trechos à subsidiárias. O encerramento acontece principalmente pela dificuldade de construir acordos estruturais com os responsáveis da indústria local, não sendo possível visualizar um projeto viável e sustentável a longo prazo. A regulamentação argentina é catastrófica que sempre os discriminava a Latam em relação a decadente Aerolineas Argentinas. Além disso, a luta histórica com os sindicatos, que apenas recentemente diminuiu de intensidade. Sendo assim, os planos da Latam no Brasil são amplos. Portanto, foi anunciado um grande acordo de compartilhamento de código com a Azul que incluirá inicialmente 50 rotas nacionais não sobrepostas de e para as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Campinas e São Paulo.
Sendo assim, a LATAM Airlines Argentina deixará de voar de/para 12 destinos domésticos, enquanto os quatro destinos internacionais da subsidiária para os Estados Unidos, Brasil, Chile e Peru continuarão sendo operados pelas outras subsidiárias do Grupo, assim que as restrições impostas pelas autoridades locais em função da pandemia sejam encerradas. Finalmente, o sonho de monopólio da péssima Aerolineas Argentinas estará muito mais próximo.
Poucos Flybondi e JetSmart serão deixados na estrada, duas low costs que certamente irão capturar um pouco mais de participação de mercado. Além disso, certamente a Austral desaparecerá em alguns meses quando for absorvido por sua irmã mais velha, e os Andes poderá não voar novamente quando a pandemia passar. Mas quando os 12 aviões da Latam se aposentarem, pelo menos 80% do mercado estará em suas mãos. Lamentavelmente a Argentina seguira sem conectividade, sem turismo, sem concorrência e cobrando o que bem entender.
BRASIL COM MAIS CONECTIVIDADE AÉREA
A princípio, o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, revelou que a empresa prevê a a operação de 200 a 250 voos diário em julho. Sendo assim, a companhia marcará presença em 45 de suas 59 bases, e em 103 dos seus 154 mercados. Segundo o cronograma da Gol, as cidades que estarão na malha de voos regulares da companhia em Julho são: Aracaju, Belém, Porto Seguro, Brasília, Boa Vista, Cascavel, Cuiabá, São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Campo Grande, Confins, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Goiânia, Foz do Iguaçu, Ilhéus, Juazeiro do Norte, Joinville, João Pessoa, Manaus, Macapá, Maceió, Maringá, Natal, Navegantes, Sinop, Passo Fundo, Palmas, Petrolina, Porto Alegre, Porto Velho, Rio Branco, Recife, São Luís, Salvador, Santarém, Teresina, Uberlândia, Viracopos, Vitória da Conquista, Vitória e Chapecó.
Além destes, a Gol retomou, na semana passada, a comercialização de voos regionais para Rio Verde (GO), DouradoS (MS), Araçatuba (SP), São José do Rio Preto (SP), Barreiras (BA) e Araguaína (TO), todos operados pela parceira VoePass e com viagens a partir de 12 julho. Igualmente, para o final do ano, a companhia aérea deverá chegar a 70% da malha pré-crise.
IBÉRIA RETORNA AO BRASIL
A priori, mais uma companhia aérea retorna ao Brasil. Desta vez é a Iberia que já tem data marcada para o seu retorno. Portanto, a partir de 2 de agosto a companhia aérea espanhola retornará, inicialmente, com três frequências semanais, ligando São Paulo (GRU) a Madri. Dessa forma, o voo IB 6827 decolará do Brasil às 17h25 aos domingos e às 17h35 às segundas e quartas-feiras. Dessa forma, o Airbus 330-300 será o equipamento responsável pelo serviço, com 26 assentos em executiva, 21 em econômica premium e 242 na econômica.
NORWEGIAN AIR
Igualmente, a Norwegian Air voltará a operar já a partir do dia 1º de julho com voos de Londres (Gatwick) e Edimburgo para Oslo e Copenhague, segundo o Breaking Travel News. Nesse sentido, o CEO da aérea, Jacob Schram, afirmou que obteve um feedback dos clientes mostrando um desejo de retomar suas viagens com a low cost norueguesa. Igualmente, outros destinos e aumentos de frequência serão anunciados oportunamente, sujeitos à demanda de passageiros e a restrições de viagens do governo. Além disso, os próximos destinos da Norwegian seriam Espanha, Grécia e as principais cidades europeias.
SEGURO VIAGEM É ESSENCIAL
Frequentemente a Travel Ace Assistance, líder em seguro aos viajantes na América Latina, analisa o mercado mundial. Em vista disso, realizou pesquisa com os clientes em seis países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. A priori, o intuito era saber mais sobre os viajantes e entender como são as perspectivas de futuro diante do novo cenário. Dessa forma, a pesquisa foi realizada no período de 27 de maio a 8 de junho, com 2.147 clientes com idades a partir de dezoito anos. Assim, a visão é bastante positiva sobre a retomada do turismo, 50% acreditam que vão realizar a próxima viagem entre 4 e 8 meses e 85%, pretendem fazer um roteiro internacional.
Nesse ínterim, outros pontos que chamam a atenção é que 74% garantem que suas viagens serão de férias e em família, 43% por um período mínimo de 15 dias e 84%, pretendem se deslocar ao destino escolhido de avião. Além disso, a pesquisa constatou também, que 88% dos viajantes consideram item fundamental no planejamento do próximo destino: ter um seguro viagem. “Portanto, estar mais próximo neste momento se faz necessário e a pesquisa contribui para nortear o nosso trabalho ao longo da retomada do setor, na elaboração de estratégia, criação de novos produtos e, principalmente, no atendimento das expectativas dos nossos clientes. O viajante é o propósito da nossa existência”, afirma Federico Siri presidente da Travel Ace.
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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Arquivos pessoais
Fonte:
Assessorias de Imprensa
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