EMBRATUR PARTICIPA DE DEBATES ATENTA AO MOVIMENTO DE TURISTAS CHINESES
O país asiático é responsável pelo maior número de turistas internacionais do mundo

Embratur participou de seminários e debates promovidos pela OMT e WTTC, durante a Fitur, focados no mercado Asiático
O mercado chinês e a sua capacidade em promover o desenvolvimento turismo no mundo foi um dos grandes temas da 39ª Feira Internacional de Turismo de Madri, Espanha, que se encerrou no último domingo (27). Foram realizados seminários específicos para discutir o tema, mas o que se observa é que de forma direta ou indireta o impacto das ações no mercado chinês norteou dezenas de outras reuniões, seminários, workshops e fóruns que estão sendo realizados no evento.
A Embratur discutiu oportunidades na China em debates com a OMT e WTTC. O tema também integrou a agenda de reuniões do Instituto, incluindo encontro com a executiva Jennifer Zhang, representante da operadora chinesa Ctrip, a maior operadora de turismo online do país, detentora de 70% de compras online de viagens do turista chinês. A Embratur vem estreitando laços com operadoras e agentes deste mercado, para que os destinos brasileiros entrem de vez na rota dos chineses. “Estamos avançando para ampliar as oportunidades de negócios para o trade brasileiro. O interesse dos chineses realmente existe”, diz Alisson Andrade.
“A Ásia e o Pacífico, especialmente a China, desempenham um papel vital no turismo global. Cada vez mais os chineses viajam para o exterior e o Brasil possui vantagem competitiva para esse mercado, em particular por conta de nossa exuberante natureza e povo acolhedor”, explica Alisson Andrade, assessor técnico da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e que participou dos debates na Fitur.
“Quando se fala em China, com seus mais de 1,3 bilhão de habitantes, com um crescimento econômico constante, qualquer setor da economia mundial pode ser afetado. E o turismo, definitivamente, está nesse radar”, complementa o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção da Embratur, Gilson Lira, que também acompanha o tema em Madri.
A presidente da Embratur, Teté Bezerra, lembra que o Instituto incluiu a China, em 2018, na lista de mercados considerados estratégicos para a promoção dos produtos e destinos turísticos brasileiros no exterior. “Temos promovido ações para estimular a vinda de mais turistas chineses ao país, o que proporciona entrada de divisas e geração de empregos”, avalia a presidente, lembrando também que, recentemente, foi ampliada para cinco anos a validade do visto para o turista chinês que deseja visitar o Brasil e o procedimento para solicitação do documento foi simplificado.
Todas as novas ferramentas digitais lançadas no exterior, também, trazem versões em mandarim, português, espanhol e inglês. A Visit Brasil Academy é um exemplo disso. A plataforma busca treinar operadores e agentes de turismo sobre os mais diversos destinos existentes no Brasil.
130 milhões viajam