RECUPERAÇÃO DO TURISMO INTERNACIONAL
Novo Barômetro do Turismo mundial foi divulgado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) , destacando-se a forte recuperação do turismo internacional nos primeiros cinco meses de 2022, com quase 250 milhões de chegadas internacionais registradas. Esse número, se comparado aos 77 milhões de chegadas registradas entre janeiro e maio de 2021, mostra que o setor recuperou quase metade (46%) do nível pré-pandemia de 2019. Nas Américas, as chegadas mais que dobraram em relação a 2021 (+112%). No entanto, em relação a 2019, permanecem 40% abaixo dos níveis de 2019, respectivamente.
De acordo com a OMT, o turismo internacional continua dando sinais de uma recuperação forte e constante do impacto da pandemia, apesar dos desafios econômicos e geopolíticos significativos e crescentes. A recuperação do turismo se acelerou em muitas partes do mundo, superando os desafios que se colocam em seu caminho. O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, aconselha, ao mesmo tempo, cautela diante dos “ventos econômicos em contra e os desafios geopolíticos que podem afetar o setor no restante de 2022 e além. A Europa mais do que quadruplicou as chegadas internacionais em relação aos primeiros cinco meses de 2021 (+350%), impulsionadas pela forte demanda intra-regional e pelo fim de todas as restrições de viagem em diversos países. A região apresentou resultados particularmente fortes em abril (+458%), refletindo um período de Páscoa muito movimentado.
A recuperação do turismo se acelerou em muitas partes do mundo. Os gastos com turismo também estão em alta. O aumento da despesa turística nos principais mercados emissores é consistente com a recuperação observada, segundo a OMT. Os gastos internacionais de turistas da França, Alemanha, Itália e Estados Unidos estão agora entre 70% e 85% dos níveis pré-pandemia, enquanto os gastos da Índia, Arábia Saudita e Catar já superaram os níveis de 2019. Em termos de receitas de turismo internacional obtidas nos destinos, um número crescente de países – República da Moldávia, Sérvia, Seychelles, Romênia, Macedônia do Norte, Santa Lúcia, Bósnia e Herzegovina, Albânia, Paquistão, Sudão, Türkiye, Bangladesh, El Salvador, México , Croácia e Portugal – já recuperaram totalmente os níveis pré-pandemia.
Já segundo a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), a redução global da capacidade aérea internacional em 2022 será limitada a 20% ou 25% dos assentos oferecidos em relação a 2019. A resiliência do setor também se reflete na ocupação hoteleira cotações. De acordo com dados da empresa de referência do setor STR, as taxas de ocupação global subiram para 66% em junho de 2022, em relação aos 43% em janeiro. No entanto, a demanda mais forte do que o esperado criou desafios operacionais e de força de trabalho significativos, enquanto a guerra na Ucrânia, o aumento da inflação e das taxas de juros, bem como os temores de uma desaceleração econômica, continuam a representar um risco para a recuperação.
QUEDA DOS PREÇOS DOS BILHETES AÉREOS INTERNACIONAIS
Tudo é uma questão de oferta e procura. Existe logicamente a margem de lucros em todo negócio, mas a ganância em esfolar o turista não dá certo, principalmente quando TODOS fomos afetados. Viajar de avião pelo Brasil está absurdamente caro. Destinos estão sendo cancelados pela falta de passageiros. A GOL é a campeã de cancelamentos. Só eu tive três cancelamentos. Aqui as aéreas cancelam os voos enquanto no no exterior as aéreas baixam os preços. Dessa forma, os destinos europeus mais buscados pelos brasileiros para viagens no terceiro trimestre de 2022 tiveram queda no valor das passagens após a temporada do mês de julho. É o que mostra uma nova pesquisa do Kayak. No topo do ranking de destinos europeus mais buscados está Lisboa, em Portugal, com valor médio mais baixo em setembro,queda de -16% em relação a julho.
Outra queda significativa foi nos valores das passagens para Porto, também em Portugal, com o valor médio para viagens em setembro com queda de -31% na comparação com julho, a maior variação negativa no período. No top 10 dos destinos mais buscados ainda houve queda significativa do preço das passagens para Paris, na França, com menor preço médio em setembro e segunda maior queda na comparação com julho (-25%). No ranking ainda há Londres, Frankfurt e Amsterdã, todas com queda no valor das passagens, com destaque para a cidade holandesa, que tem o menor preço médio de passagem para quem quer viajar para a Europa em setembro. Barcelona e Frankfurt também apresentam preço médio abaixo dos cinco mil reais para viagens no mesmo período.Para quem quer viajar em agosto, Madri, na Espanha, e Milão, na Itália, têm preço médio mais interessante que em setembro, sendo as duas únicas cidades do ranking que apresentam variação negativa de preço médio maior em agosto do que em setembro.
EMBRATUR
Por sua vez, à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) fez um balanço de suas ações no primeiro trimestre para fortalecer a promoção do turismo brasileiro no exterior. Somente a participação nas principais feiras internacionais podem render negócios superiores a R$ 16,5 milhões. Além disso, foi registrado um incremento de mais de R$ 48,5 milhões em pacotes de viagens ao Brasil e hospedagens no país, compradas em OTAs. Destaque também para ações de relações públicas com imprensa estrangeira que registram um Retorno Sobre Investimento (ROI) da ordem de R$ 7,7 milhões. As diversas ações da Embratur pelo mundo tiveram grande importância para a retomada do turismo internacional no Brasil em 2022. Em apenas seis meses, mais do que dobramos o número de visitantes estrangeiros em relação a todo o ano de 2021, superando 1,2 milhão de estrangeiros ainda em junho (1 milhão até maio), afirmou Silvio Nascimento, presidente da Embratur.
O destaque fica por conta da agência ter celebrado uma parceria com o Sebrae para fortalecer a promoção internacional. A iniciativa ampliou a capilaridade das ações realizadas, que resultou, somente no primeiro semestre de 2022, a realização de três campanhas publicitárias em países estratégicos, participação em seis grandes feiras internacionais e organização de cinco press trips com jornalistas estrangeiros. A promoção de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior pela Embratur ainda teve outras ações de grande destaque. O reforço de divulgação envolveu realização de roadshows, workshops, patrocínios a eventos de grande alcance, além de reuniões, encontros e parcerias firmadas com agentes dos trades nacional e internacional.
No primeiro semestre, a Embratur promoveu três campanhas publicitárias. As peças foram veiculadas nas mais diversas plataformas comerciais de mercados estratégicos para o turismo brasileiro e, juntas, renderam 1,6 bilhão de impactos (TV, mídia exterior e Internet), com mais de 9 mil passagens vendidas (Expedia, Skyscanner e Hotelbeds) para o Brasil, além de 28.255 quartos reservados no período da ação. O resultado representa um acréscimo de US$ 9,4 milhões em viagens ao Brasil. A participação nas principais feiras pelo mundo voltou a ser um dos principais canais de promoção internacional do turismo. No primeiro semestre, a Embratur contou com estande próprio em seis eventos: Fitur — Madri, ANATO — Colômbia, BTL — Portugal, BIT — Itália, IMEX — Alemanha e Fiexpo — Panamá. Juntas, as ações somam uma expectativa de negócios da ordem de R$ 16,5 milhões.
MERCADO GLOBAL
Outro relatório, desta vez do ResearchAndMarkets.com revela dados muito específicos sobre o potencial de crescimento do mercado global de assistência a viagens, um dos segmentos mais pujantes dos últimos anos. O tamanho do mercado global foi avaliado em US$ 17,58 bilhões em 2021 e está projetado para atingir US$ 58,93 bilhões até 2030 com um CAGR de 14,6% entre 2022 e 2030. A fonte destaca que até o surgimento da pandemia de Covid-19, a indústria do turismo mundial estava crescendo com a crescente globalização, eventos multinacionais e shows. Por outro lado, espera-se que a introdução de apólices de seguro específicas e personalizadas, juntamente com o aumento dos gastos com viagens globalmente, crie inúmeras oportunidades para os players do mercado de seguros de viagem em um futuro próximo.
Mais una ótima opção para quem quem fugir de tudo sem abrir mão do conforto. Alegria dos paulistas, o Hotel Vale das Águas, localizado no município Águas de Santa Bárbara é o local ideal. Vale informar que o empreendimento está está passando por um completo retrofit e está agradando muito. Só nessa primeira etapa estão sendo investidos R$ 8 milhões. Na segunda etapa serão mais R$ 6 milhões. Portanto, anote em sua agenda, Dia dos Pais vem aí, já fez sua reserva? Nossos heróis merecem o mundo. Que tal presentear seu pai com uma super hospedagem? Chalés privativos, em estilos suíços perfeitos para aproveitar o friozinho. E o melhor… uma super programação para família toda aproveitar: Musica ao vivo; Degustação de cerveja artesanal regional; Festivais Gastronômicos; Recreação todos os dias; Surpresa especial nesse friozinho; Duas crianças de ate 11 anos free no chalé duplo! E o melhor ainda está por vir… Desconto para hóspedes para curtir a cascata e usufruir de momentos inesquecíveis com uma gastronomia impecável, conforto e lazer tudo em uma só estada. Vale lembrar que no final do mês tem o tradicional jantar harmonizado com vinhos selecionados. Clique no baner e confira.
TURISMO DE PROXIMIDADE
Nos dois últimos anos, diversos setores precisaram se reinventar. Os turistas brasileiros também buscaram se adaptar a este cenário pós-pandemia. Um levantamento realizado em parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mapeou que cerca de 57,2% das viagens, realizadas em 2021 aconteceram em carro particular ou ocorreram por meio de empresas de ônibus. Diante disso, o turismo regional ou “staycation” passou a representar, portanto, uma oportunidade de viver experiências incríveis, às vezes bem mais próximas do que se imagina. Este turismo de proximidade tornou-se tendência no Brasil, fortalecendo a retomada turística no país.
Com o slogan “Turismo Regional, os melhores destinos estão perto de você”, a nova campanha institucional da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) visa incentivar as viagens com destinos de até 300 km de distância, que podem ser muitas vezes dentro da própria região. Indo de carro ou de ônibus, é possível fazer viagens curtas ou até mesmo bate-e-volta, conhecendo um lugar novo, sem precisar ir para tão longe. “Uma das vantagens do Brasil é a pluralidade e o acolhimento do brasileiro. Os roteiros de fim de semana tornaram-se, com a pandemia, mais comuns e um alívio na rotina dos brasileiros. Com tantos caminhos a desbravar, o turismo regional traz à tona a constatação de que os melhores destinos estão perto de cada brasileiro. Queremos incentivar este novo momento da atividade turística no país”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.
MALHA AÉREA
A malha aérea internacional no Brasil continuou se recuperando em julho de 2022, operando novamente acima de 70% dos números alcançados em 2019. Os 3.751 voos registrados no último mês equivalem a 72,33% da capacidade de julho de 2019 e já superam todos os 2020, quando 22.353 voos chegaram ao país. Em junho, a malha aérea internacional brasileira registrou 3.806 desembarques, o equivalente a mais de 76% da capacidade registrada em 2019 e um aumento de 7,29% na conectividade em relação a maio. O mês de julho registrou uma pequena queda de 1,44% em relação a junho, mas ainda correspondeu a um aumento de 260,43% na conectividade internacional em relação ao mesmo mês de 2021. Segundo o gerente de Inteligência Competitiva e Marketing para o Turismo (GICMT), Fernando Paranhos, o cenário de maior conectividade deve continuar. “De acordo com nossas investigações com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e as companhias aéreas, 89 novos voos e 44 frequências adicionais estão previstos para fevereiro do próximo ano”, diz.
NATAL LUZ DE GRAMADO
É por essas e outras que que Gramado, na fantástica Serra Gaúcha é o destino nº 1 do Brasil. Tanto é verdade que, a decoração da próxima edição do Natal Luz já toma os primeiros contornos. O Papai Noel é o personagem mais conhecido do Natal. No pavilhão do evento estão sendo feitas as esculturas do bom velhinho, em isopor e revestidas com fibra de vidro. As peças são esculpidas manualmente, uma a uma, por uma equipe de artesãos e artistas, que atualmente é formada por sete pessoas. Dessa forma, a partir do dia 27 de outubro de 2022 até 29 de janeiro de 2023, as ruas de Gramado estarão em clima natalino, com decorações, luzes e atrações que prometem emocionar os moradores e visitantes.
A produção desta edição pretende despertar as nossas memórias natalinas mais íntimas com luzes, estrelas, bengalas de açúcar e biscoitos gigantes. Toda a decoração será nova, com peças exclusivas. Durante o Natal Luz, o Papai Noel poderá ser encontrado na Vila de Natal, localizada na Praça das Etnias, onde os expositores locais apresentarão seus produtos artesanais de Natal e também onde diversos números artísticos gratuitos poderão ser assistidos diariamente. Aliás, é na Vila de Natal que ficará a Casa do Papai Noel, onde o Bom Velhinho receberá as crianças e suas cartinhas.
DESTINO FLORIPA
Depois da mudança de nome, agora foi a vez da identidade visual passar por uma reformulação. A nova marca do Destino Floripa, antiga Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, foi apresentada ao público em grande estilo, com sala lotada e olhares curiosos durante a tarde da última quinta-feira, no CentroSul. Falar de Florianópolis e não ilustrar com um dos principais cartões postais da cidade, não faria sentido. E, por isso, a famosa e tão conhecida Ponte Hercílio Luz foi escolhida para ser a protagonista do novo logotipo do Destino Floripa. Mais autêntica, moderna e humanizada, a identidade visual traz uma paleta de cores inspirada nas belezas naturais que encontramos em Florianópolis. O azul representa o céu e o mar, o tom de amarelo representa o sol, a areia e as riquezas naturais e, o verde, a vegetação, a preservação e a diversidade. Esse novo posicionamento faz com que Florianópolis seja o destino certo para todas as ocasiões, seja um evento esportivo, religioso, uma festa, um congresso, uma viagem em família, de luxo ou até mesmo de aventura.
Outra novidade/opção espetacular em Ushuaia em sua altíssima temporada de inverno, é pedalar em super bikes da Treck, especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucesso. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a invasão de brasileiros é grande, como sempre, naquele paradisíaco e icônico destino. Clique aqui e faça sua reserva.
VIAJAR, ESTUDAR E TRABALHAR EM ANDORRA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
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Fontes: Assessorias de Imprensa
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