UM JARDIM FRANCÊS EM URUBICI – SC
Sim, é verdade! Em Urubici, a cidade que mais cresce turisticamente na Serra Catarinense, já tem um lindíssimo jardim secreto francês, daqueles que nós só vemos em filmes ou em Paris mesmo, a poucos quilômetros do centro da cidade. melhor aí, já possui dos chalés para quem quer viver, respirar e transpirar amor. De fato, o local é puro romance. Para casais, luas de mel, casamentos extremamente privados, o local é o lugar ideal. Para visitar, somente com agendamento muito antecipados e você anda tem direito a sair de lá com um ótimo xá da tarde.
Trata-se de uma propriedade particular com cara de vila europeia, aberta à visitação desde 2020, e agora para gente passas os feriadões, finais de semana, ou a semana toda desfrutando de rara beleza. Que Urubici, na Serra Catarinense, é privilegiada por suas belezas naturais, já não é mais novidade, mas desfrutar, dar-se de presente um final de semana em chalés legítimos, dignos de Roteiros de Charme é a grande novidade. O espaço foi verdadeiramente inspirado nos jardins franceses, riquíssimo em detalhes.
Lago com patos, marrecos e gansos, pequenas pontes, chalés românticos, capelinha e muito colorido de flores – tudo isso o ano inteiro. Este é o Jardim Secreto Ville de France, uma propriedade particular com cara de vila europeia, aberta à visitação com reserva muito antecipada, pois são grupos de apenas 20 pessoas. A intenção dos idealizadores é transportar o visitante para o velho continente sem precisar sair do Brasil.
O espaço foi cultivado por 15 anos pela família Duarte, que ao longo de décadas trabalhou com decoração de eventos em Santa Catarina e o usava para plantar as flores que compunham arranjos no Estado inteiro. Aldo Duarte e sua esposa, Maria Salete Koerich Duarte, são os proprietários e responsáveis pelo plantio e cuidado do jardim. Para se ter noção do trabalho envolvido nessa tarefa, apenas suculentas são quatro mil exemplares plantados.
Apaixonados pela Europa, a grande inspiração no design do espaço foram os jardins de Monet, na França. Designer floral e paisagista, Aldo cultiva na propriedade espécies de árvores e plantas que florescem em diferentes épocas do ano. Por isso, cada estação apresenta um cenário próprio no jardim. Os álamos da patagônia, por exemplo, árvores altas e estreitas que cercam o grande lago da propriedade, ostentam três cores diferentes. No verão, são bem verdes, no outono se tornam dourados e no inverno perdem a folhagem, deixando aparecer os galhos marrons.
Por sua vez, a primavera é a estação em que as hortênsias começam a florir. São mais de seis mil pés plantados e espalhados que colorem o jardim em azul, branco, rosa e marsala. As árvores frutíferas também abrem suas flores e dão frutos em diferentes épocas. Pêssego, pera, maçã e caqui são algumas das frutas que embelezam o jardim.
Assim como a casa do pintor francês Claude Monet, dono do jardim que inspirou o de Urubici, na propriedade catarinense as paredes do chalé da família estão sendo tomadas por uma espécie de hera. A planta trepadeira se adaptou tão bem ao ambiente que tem se misturado até com árvores, criando um cenário ainda mais bucólico. Abrir ao público o espaço que antes era um refúgio familiar foi uma ideia que surgiu durante a pandemia. Sem poder trabalhar com a realização de eventos e considerando as buscas pelo turismo ao ar livre, em contato com a natureza, a proposta surgiu e deu muito certo.
O projeto foi pensado para oferecer três modalidades: visitação guiada, ensaios fotográficos e realização de pequenos eventos. Foram os próprios visitantes que começaram a sugerir e solicitar a última e mais concorrida atração do jardim: a hospedagem. O turista pode escolher pela visita guiada ao espaço ou ainda para passar um final de semana inteiro por lá, em um de seus chalés. Ainda é possível realizar ensaios fotográficos ou pequenos eventos no local. Todas as opções precisam ser reservadas com antecedência e são exclusivas para pequenos grupos.
Na visitação, o objetivo é sempre oferecer uma experiência mais intimista e personalizada. Isso inclui ser recepcionado e acompanhado em todo o tour no jardim pelo proprietário e paisagista Aldo Duarte. A visitação dura em torno de 40 minutos e termina em uma mesa de café. Nesse momento, os visitantes poderão experimentar a famosa torta de maçã orgânica feita pela Dona Salete, além de outros quitutes da região. Daí em diante, as pessoas ficam liberadas para curtir os espaços do jardim e tirar suas fotos.
A primeira visitação começa às 14h30hs e os visitantes têm até às 18hs para se sentirem em um vale encantado. Um dos locais mais requisitados para fotografar é o deck de madeira em frente ao lago. Cercado pelos altos álamos, vasos e flores, o cenário é lindo e a água espelha a vegetação ao redor. Outra vista deslumbrante do jardim é do mirante ao lado do chalé. A estrutura quase alcança a altura dos álamos, aproximadamente 15 metros do chão, e proporciona um outro ângulo de contemplação do espaço.
O jardim também é liberado para piqueniques para quem fazer a visita guiada. O local, no entanto, não possui restaurante ou lanchonete. A alimentação, nesse caso, fica por conta do turista. A visitação ocorre normalmente de quinta-feira a sábado com agendamento antecipado. O valor é de R$ 130 por pessoa, incluindo o café. Crianças até oito anos não pagam.
O Jardim Secreto Ville de France possui dois chalés para hospedar casais durante os finais de semana. Tanto a arquitetura quanto a decoração dos imóveis é provençal, um estilo romântico com ambientes claros e peças delicadas. A inspiração veio das regiões de Côte d´Azur, conhecida como Riviera Francesa, no litoral sul da França. É uma das áreas mais luxuosas do mundo. Os chalés são equipados com cozinha compacta e utensílios, adega climatizada, banheira com hidromassagem com vista para o jardim e roupas de cama e banho.
Como estão localizados na Serra Catarinense, ambos possuem lareira tipo calefator, aquecedor a óleo no banheiro e ar condicionado quente e frio. A técnica construtiva dos chalés também usou produtos que garantem o conforto térmico dos ambientes.Os imóveis possuem um deck externo privativo com mesa de frente para a paisagem do jardim. É nesse local onde é servido o café da manhã artesanal o qual os hóspedes têm direito.
Quem se hospeda na propriedade tem acesso ao riacho de águas cristalinas que passa por dentro do terreno. No verão, é possível inclusive tomar banho ali. Outro diferencial é poder conviver com Aldo e acompanhar a lida com as plantas do jardim. Em dias determinados da semana e com pré-agendamento, o Jardim Secreto Ville de France, em Urubici, abre as portas para ensaios fotográficos. É possível ir com o profissional ou receber indicações do próprio local. Pequenos eventos de até 25 pessoas também são realizados por lá. É o caso de mini casamentos, aniversários, batizados, entre outras celebrações.
A propriedade fica na localidade de Águas Brancas, dez quilômetros antes do Centro de Urubici, descendo pela Serra do Panelão. Como o espaço atende visitantes apenas pré-agendados, a divulgação do endereço é feita mediante a confirmação da visitação, via Whats (48) 9 9135-3636. Você recebe a localização exata, já que, como o próprio nome diz, o jardim é secreto. Para quem ainda não saiba, a cidade fica na Serra Catarinense, a 130 quilômetros de Florianópolis e a 100 quilômetros de Lages, a Princesa da Serra. Lages também possui aeroporto. O principal acesso de carro até lá é pela BR-282. Mais informações aqui.
Leia ainda: Organização Mundial do Turismo destaca forte recuperação do turismo
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Encatho & Exprotel comemoram uma retomada de sucessos em 2022
Bons ventos impulsionam o turismo nacional e internacional
Ministério do Turismo confirma números positivos no primeiro semestre
Longa jornada humana nas trilhas insondáveis da evolução
Tantra uma filosofia comportamental, de princípios matriarcais, sensoriais e desrepressores
Passagens aéreas – Gigantesco problema para a retomada do turismo
Em uma sociedade que muito aparenta, nem sempre os sorrisos traduzem felicidade real