Pesquisa aponta destinos nacionais e internacionais mais vendidos em 2020
Pesquisa aponta destinos nacionais e internacionais mais vendidos em 2020. Definitivamente não observo com bom olhos essas pesquisas duvidosas que continuam aprontando o Rio de janeiro como principal destino de turismo. De fato a Cidade Maravilhosa é linda, mas apenas de cima, lá em baixo dá medo e não acredito que foi o principal destino segundo levantamento da Plataforma de viagens Decolar, que divulgou os destinos nacionais e internacionais mais vendidos em 2020. Ainda, de acordo com eles, além do Rio, Buenos Aires (ARG) lideram o ranking com mais check-ins de brasileiros durante o ano.
Além disso, o estudo destaca que a Cidade Maravilhosa subiu uma posição em relação a 2019, trocando a liderança com a capital paulista, que ficou em 2º lugar este ano. Todavia, na preferência dos brasileiros, tanto pelas belas praias quanto pelas atividades para todos os perfis de turistas, está o Nordeste. Naturalmente, entre os 10 destinos mais procurados, cinco estão na região – Maceió (3ª), Fortaleza (5ª), Natal (6ª), Porto de Galinhas (8ª) e Salvador (9ª). Certamente, os atrativos do Sul do País aparecem em seguida, com Gramado (4ª), que figura pela primeira vez no ranking deste ano e se consolida como um dos destinos mais procurados pelos viajantes, além de Foz do Iguaçu (7ª) e Florianópolis (10ª).
Diante disso, vale ressaltar que esse é apenas o levantamento de uma plataforma entre dezenas delas o que, logicamente não reflete a verdade. Sendo assim, o viajante entra nas plataformas e busca acima de tudo preços e demais vantagens e compram, justamente, onde melhor lhe convier. Já, de acordo com análise das viagens internacionais dos brasileiros, Buenos Aires permanece na liderança desde 2019, o que é fato, já que a distância, qualidade do destino e o cambio diante da nossa moeda continuam nos favorecendo. Só não arrisque ir de Aerolineas Argentinas.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO TURISTA
Finalmente os turistas que visitam a capital paraibana passaram a contar com atendimento especializado e que também irá beneficiar os moradores da cidade. De fato, trata-se da reativação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), instalado na praia de Tambaú, e que prestará serviços de orientação sobre os pontos turísticos e serviços de limpeza, manutenção, segurança e organização da orla marítima. Sem dúvidas, a cidade só será boa para o turismo quando for boa pra
quem mora lá. Dessa forma, o CAT terá postos de atendimento das secretarias de Turismo, de Desenvolvimento Urbano, além da Guarda Municipal, Emlur e Semob-JP, e funcionará das 9h às 21h.
MAIS SEGURANÇA
Assim, além dos serviços que serão prestados pela prefeitura, a Secretaria de Turismo Municipal pretende manter contato com o Governo do Estado para criar um espaço no CAT para atuação da Ceatur – Companhia Especializada em Apoio ao Turista para atuar em conjunto com a Guarda Municipal, garantindo maior segurança para turistas e população. Certamente, a área do Centro Turístico de Tambaú é uma das que tem maior fluxo de pessoas na orla marítima, próximo também ao
Mercado de Artesanato da Paraíba. Para o secretário adjunto do Turismo de João Pessoa, Ferdinando Lucena, o CAT será uma ferramenta importante para prestação de serviços aos turistas que visitam a capital: “Sem dúvidas, além de prestar informações seguras sobre atrativos turísticos, campanhas educativas, serviços de apoio ao turismo, combatendo a pirataria e a prática do comércio ilegal de produtos turísticos”.
TENDÊNCIAS DE VIAGEM PARA 2021
Enquanto isso, a Euromonitor, empresa de pesquisa especializada no mercado global divulgou as tendências de viagens para esse 2021. ZSem dúvidas, as medidas radicais foram motivadas pela praga do Covid-19. Segundo o dito relatório, quase 70% dos profissionais esperam que os consumidores se preocupem mais com a sustentabilidade do que antes da COVID-19, reconectando-se com a natureza e buscando locais ao ar livre para o lazer e para socialização segura, o que já foi a principal busca em 2020 (ecoturismo), os oásis ao ar livre.
Em seguida, usar ferramentas digitais para ficarem conectados em casa e para facilitar procedimentos mais seguros nos estabelecimentos tradicionais, ganhando nova flexibilidade, programando atividades em uma ordem não convencional para atender às demandas individuais de tempo (otimizando o tempo). Além disso, reavaliar as prioridades e identidades na busca de uma vida mais plena e uma melhor resiliência mental. A depressão e a saúde mental tiveram um impacto moderado ou severo em 73% da vida cotidiana dos consumidores no mundo todo no ano passado. Elaborar orçamentos com cautela e adquirir produtos e serviços de valor agregado e acessíveis (a ordem é pechinchar).
Com efeito, encontrar um novo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, pois a colaboração remota redefine o ambiente de escritório tradicional. (Novos Espaços de Trabalho). De acordo com a pesquisa, mais da metade dos consumidores globais tinham, até então, uma fronteira rigorosa entre o trabalho ou a escola e a vida pessoal. “O ano de 2021 será importante”, diz Alison Angus, head de Lifestyles da Euromonitor International. “Dessa forma, a adaptação de estratégias a estas tendências emergentes de consumo capacitará as empresas a enfrentarem e a superarem as adversidades inesperadas”. Faça o download do relatório “10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021” – disponível em inglês, espanhol, português, mandarim e japonês.
MARKETING
Finalmente, se você estiver fora da mídia e resolveu economizar justamente no marketing do seu empreendimento, não espere colher bom frutos. Por conseguinte, a principal arma do consumidor hoje, sem dúvidas, é a busca por lugares que de fato façam a diferença e tragam além de segurança, bem estar e diversão e, de fato, não é um bom momento para estar fora do radar do marketing. Portanto, nunca o dito popular esteve tão em alta: “Quem não é visto não é lembrado”.
APLICATIVO MOVIMENTA BC
A priori, nosso Balneário Camboriú ficou ainda melhor e mais prático. à primeira vista, tudo o que os visitantes precisam durante a sua estadia, eles têm em apenas um clique. É desta forma que o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau acaba de lançar o aplicativo Movimenta BC, que surge para integrar ainda mais o turismo e os diversos segmentos da cidade do litoral norte de Santa Catarina. Sem dúvidas, uma facilidade também para os moradores que podem conhecer novos lugares e com vantagens. Antecipadamente, o aplicativo foi criado e desenvolvido durante a pandemia para ajudar a mudar o cenário de Balneário Camboriú afetado principalmente pela falta dos visitantes.
“O Movimenta BC é um projeto amplo, que quer unir a cidade em um objetivo único, que é a retomada do turismo. Ainda há muito a ser feito, mas por outro lado, ter dentro deste projeto um aplicativo, que integra tecnologia com geração de oportunidades de negócios e vantagens para empresários, moradores e turistas, nos conecta com o momento de inovação, acelerado pela pandemia do coronavírus”, comenta a presidente do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório.
O APP, baixado gratuitamente em celulares Android e IOS, divulga ações e promoções de empresas de Balneário Camboriú, como hotelaria, gastronomia, comércio, empreendimentos turísticos e agências de turismo, e tem também uma agenda de eventos previstos para o ano. Sendo assim, cada segmento pode oferecer algum benefício como descontos, voucher e brindes, a quem utilizar o aplicativo para fazer uma compra. De fato, é uma maneira para os negócios ficarem ainda mais visíveis para milhares de pessoas que visitam Balneário Camboriú e também para quem mora na cidade. Além disso, as vantagens vão ser oferecidas o ano inteiro, o que também ajuda a fidelizar o cliente e a potencializar a receita das empresas, principalmente em tempos tão delicados diante de uma pandemia.
Desde já, cerca de 50 empresas de todos os segmentos são parceiras do Movimenta BC. Todas com fotos, informações de contato, redes sociais e até cupom de vantagem para os usuários utilizarem nos locais escolhidos. Igualmente o usuário também pode pagar menos para aproveitar algumas atrações turísticas retirando voucher no APP para a compra do ingresso no site do parceiro do Movimenta BC. Enquanto isso e, apesar da pandemia, o setor de eventos começa a se mobilizar com toda segurança para o decorrer do ano e conforme os eventos forem liberados, o aplicativo também vai trazer todas as informações.
NOVOS PARCEIROS DO APLICATIVO
Naturalmente, o aplicativo recém-lançado, em breve terá novos parceiros que já demonstraram interesse em participar do Movimenta BC. Os visitantes e moradores vão ter mais opções no aplicativo e as empresas ganham mais um espaço de divulgação do seu negócio. Para fazer parte do APP MOVIMENTA BC as empresas têm um investimento muito acessíve, já que a intenção é que todas possam estar unidas nesse projeto sem fins lucrativos. A divulgação do negócio é feita com fotos do local, além dos dados de contato e localização. Cada empresa escolhe uma vantagem para oferecer ao usuário, podendo trocar sempre que for necessário. Mais informações: (47) 3360-0696, contato@movimentabc.com.br e www.movimentabc.com.br.
BNT MERCOSUL
Após 26 anos realizando o evento de maneira presencial, reunindo mais de 6 mil profissionais de turismo, mesmo sem o contato (por enquanto), o calor humano, as capacitações e tantas atividades sociais que se tornaram marca da BNT Mercosul, está confirmada edição especial da BNT MERCOSUL, que representa a retomada do turismo em 2021/22. Nesse sentido, a edição 2021 será híbrida, onde representantes de destinos e segmentos do mercado apresentarão um panorama das perspectivas para o turismo, e de forma virtual os agentes participarão. Será também a primeira edição realizada em parceria com o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, organizador do evento que mais promove o turismo nacional. O evento é de 24 a 28 de maio e a programação será distribuída de maneira equilibrada, possibilitando a presença dos profissionais.
BRAZIL TRAVEL MARKET
Igualmente, está confirmada de forma presencial entre os dias 22 e 23 de outubro deste ano, a 10ª edição da BTM – Brazil Travel Market, que acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. QA saber, o evento ganhou um importante reforço na comunicação e adesão de agentes de viagens. A direção da feira fechou uma parceria com a Integração Trade, que irá programar diversas caravanas de todo o Brasil para participar do evento. A Integração Trade é uma das mais completas comunidades de agentes de viagens do Brasil, que conta atualmente com 1.650 profissionais cadastrados e uma plataforma única e exclusiva de suporte. Breno Mesquita, diretor da empresa organizadora da BTM, disse que a parceria com a Integração Trade irá incentivar a ida de agentes de viagens para Fortaleza, o que fortalecerá ainda mais o network nesse momento de retomada dos eventos presenciais. Essa será a primeira edição da feira em Fortaleza, após nove anos consecutivos sendo promovida em João Pessoa (PB).
AIR EUROPA
A princípio, a dona da British Airways e da Iberia, International Airlines Group, concordou em comprar a espanhola Air Europa por 500 milhões de euros, depois que a pandemia cortou o preço pela metade e o IAG fechou um acordo para adiar o pagamento por seis anos. Segundo o acordo alterado, a Iberia, que está comprando a Air Europa em nome do IAG, não pagará os 500 milhões de euros até o sexto aniversário da conclusão da aquisição, disseram as empresas em um comunicado.
Definitivamente, a pandemia COVID-19 revolucionou a indústria aérea desde que o negócio foi originalmente fechado em novembro de 2019, interrompendo a maioria das viagens internacionais. A saber, o novo negócio está condicionado à negociação satisfatória entre a Iberia e a SEPI sobre as condições não financeiras associadas aos empréstimos concedidos pela SEPI. Além disso, o comunicado informa que a conclusão do negócio está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2021 e que a aquisição estará sujeita à aprovação da Comissão Europeia.
UNITED AIRLINES
Por outro lado, a United Airlines divulgou que, além do aumento de frequências entre Rio e Houston, a partir de fevereiro, a companhia também terá o retorno do voo entre São Paulo e Chicago, a partir de 6 de março, com dois voos semanais (todas as terças e sábados) operados por B777-300s. Além disso, São Paulo-Houston continua sendo diário, operado por B787 Dreaminers, e São Paulo-Nova York/Newark retomou suas operações diárias no último dia 6, também operados pela aeronave.
Leia ainda: Diante das trevas teimosas e petulantes, acendei as vossas claridades íntimas
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fonte: Assessorias de Imprensa
Leia mais:
Central de Inteligência do Turismo da Santur avança na gestão de dados
Turismo responsável Viaje+Seguro – SC tem mais de 300 estabelecimentos certificados
Amantes da hotelaria estão prontos a comprometerem-se com viagens
Destinos inteligentes – Divulgação em parceria com o Ministério do Turismo