ESTRUTURAS TURÍSTICAS
Segundo análise de big data realizada pela Nova Vida TI, empresa especializada na mineração e organização de grandes volumes de dados, Santa Catarina é um dos Estados que mais possui infraestrutura para o turismo. Neste pacote estão bem cotados também São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Logicamente que São Paulo é o que possui maior número de cidades turísticas. São 178 destinos turísticos no estado, o que representa 13% do total de municípios turísticos no Brasil. O número é três vezes maior do que o do Estado do Rio de Janeiro, que tem 51 cidades nessas condições, representando um índice de 4% do total registrado no país.
A análise de Big Data mostra ainda como Santa Catarina se posiciona bem nos dois rankings apresentados. Em relação aos destinos turísticos, o estado fica na segunda posição, com 139 cidades turísticas, o que representa 10% das localidades do Brasil. Em estrutura, nós catarinenses ficamos em quarto no ranking geral, logo atrás do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
O Ranking geral de estados com maior número de cidades turísticas no Brasil segue nesta ordem: São Paulo – 178 cidades turísticas (13% do total); Santa Catarina – 139 cidades turísticas (10% do total); Rio Grande do Sul – 125 cidades turísticas (9% do total); Minas Gerais – 105 cidades turísticas (7% do total); Bahia – 101 cidades turísticas (7% do total); Mato Grosso – 83 cidades turísticas (6% do total); Pernambuco – 81 cidades turísticas (6% do total); Ceará – 56 cidades turísticas (4% do total); Rio de Janeiro – 51 cidades turísticas (4% do total); Goiás – 47 cidades turísticas (3% do total); Mato Grosso do Sul – 46 cidades turísticas (3% do total); Tocantins – 46 cidades turísticas (3% do total); Maranhão – 45 cidades turísticas (3% do total).
Segue Rondônia – 43 cidades turísticas (3% do total); Rio Grande do Norte – 37 cidades turísticas (3% do total); Paraíba – 30 cidades turísticas (2% do total); Espírito Santo – 28 cidades turísticas (2% do total); Pará – 27 cidades turísticas (2% do total); Piauí – 26 cidades turísticas (2% do total); Alagoas – 25 cidades turísticas (2% do total); Acre – 22 cidades turísticas (2% do total); Amazonas – 20 cidades turísticas (1% do total); Sergipe – 18 cidades turísticas (1% do total); Roraima – 13 cidades turísticas (1% do total); Amapá – 12 cidades turísticas (1% do total); Paraná – 9 cidades turísticas (1% do total); Total Geral – 1413 cidades turísticas.
Já o top 10 de infraestrutura turística dos estados, Santa Catarina, tem 24.577 unidades de transporte; 2.310 meios de hospedagem; 2.026 apresentações artísticas; 69 patrimônios; e 5.413 atrativos de lazer. Já o nosso pujante vizinho Rio Grande do Sul possui 21.155 unidades de transporte; 1.727 meios de hospedagem; 2.248 apresentações artísticas; 72 patrimônios; e 4.706 atrativos de lazer. Vale comentar que chegar ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, são Paulo e Rio de Janeiro é muito mais fácil. A partir disso prepare-se para longas e abusivas conexões. Portanto, apesar de tudo isso, estamos muito distantes do ideal, valendo, na maioria das vezes, por ser mais rápido, fácil e barato, viajar para o exterior. Aqui no nosso Brasil explora-se muito o turista e não o turismo.
TRÁFEGO AÉREO
É por essas e outras que o tráfego aéreo internacional de passageiros cresceu mais de 300% em maio segundo informações da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), o que mostra que a recuperação nas viagens aéreas acelerou em direção em função da movimentada temporada de viagens de verão do Hemisfério Norte. Enquanto isso, o nosso tráfego doméstico em maio cresceu 0,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Em contra partida, o tráfego internacional disparou e aumentou 325,8% em relação a maio de 2021. Já o tráfego das companhias aéreas em toda a América Latina aumentou 180,5% em relação ao mesmo mês de 2021. A capacidade de maio aumentou 135,3% e a taxa de ocupação aumentou 13,5% para 83,4%, que foi a maior taxa de ocupação entre as regiões pelo 20º mês consecutivo. Algumas rotas, incluindo as da América Central para a Europa e para a América do Norte, já estão superando os níveis de 2019.
RESORTS
Por conta disso, os brasileiros em férias estão viajando mais de carro, dentro dos seus estados e os resorts são os destinos preferidos. Segundo levantamento da MaxMilhas as viagens para as férias de julho cresceram 53% em relação a 2021. Entre as hospedagens mais buscadas na plataforma, a maior parte são resorts, seguido de hotel fazenda e hotel de lazer. Ainda de acordo com a MaxMilhas, as reservas para mais de três pessoas são predominantes para o período, indicando a alta nas viagens em família. Isso reforça a tendência de viagens com mais pessoas na alta temporada que acontece em julho, marcada principalmente pelas férias escolares. “Os casais também costumam aproveitar essa temporada do inverno para visitar destinos românticos”, destaca o CMO da MaxMilhas, Renato De Lazzari. Eu Passei o final de semana no Costão do Santinho Resort All Inclusive, que está com casa cheia nestas férias escolares.
TURISMO RODOVIÁRIO
Sem dúvidas, a chegada das férias de julho é um alento para o turismo brasileiro. A busca por viagens e passeios tem crescido nesses últimos meses e, em virtude do aumento das passagens aéreas, desta vez, o turismo rodoviário dispara fazendo com que clientes esgotem passagens, inclusive ônibus, para destinos religiosos, de águas termais e, até para o exterior, como Argentina, Chile, Uruguai e Peru. Conforme o Anuário Braztoa, publicado em abril, houve um aumento de 12 pontos percentuais das vendas somente do terrestre (45,6%). A demanda voltou a mil apontando que já não há mais oferta de ônibus para o feriado de 20 de setembro no Rio Grande do Sul.
VISTO AMERICANO
Quer ir para os Estados Unidos e não tem visto? Esqueça ! Com o descaso do atual desgoverno Biden, os cariocas interessados em obter o visto de turismo para os EUA enfrentam um tempo de espera de 454 dias (um ano e três meses) para conseguir uma entrevista no consulado americano do Rio de Janeiro. É o posto com a maior fila entre todas as representações diplomáticas dos EUA no Brasil, seguido por Porto Alegre (406 dias), São Paulo (365), Brasília (314) e Recife (307). Todos com tempos de espera mais elevados do que no período pré-pandemia. O visto de turismo responde por 92% de todas as solicitações de entrada realizadas por brasileiros junto ao governo americano. Nos cinco primeiros meses de 2022, foram 319 mil vistos B1/B2 emitidos. No mesmo período do ano passado, em razão da pandemia, o número foi de apenas 978.
Diante disso, nem pense em comprar passagens aéreas ou fazer reservas em hotéis sem antes ter a confirmação de que o visto foi aprovado. Mesmo com o tempo acima da média, a espera nas representações brasileiras é menor do que nos congêneres sul-americanos. Na Embaixada dos EUA em Buenos Aires, por exemplo, a fila é de 504 dias. Em Bogotá, são 738; enquanto, em Santiago, a espera chega a 853 dias. Até mesmo no México, vizinho dos EUA e país com alta demanda por vistos americanos, o tempo médio é de 581 dias de espera para se obter uma entrevista com um oficial. O visto americano é a verdadeira galinha dos ovos de ouro. Faça as contas: Um visto custa U$ 160,00 (os cinco consulados no Brasil emitiam 10 mil vistos por dia). Existe grana mais fácil?
Não é a toa que à Europa, que não exige visto de brasileiros, passará a cobrar taxas de todos os turistas que por lá chegarem. Sendo assim, enquanto os moradores e turistas da própria União Europeia poderão continuar circulando livremente sem precisar pagar nenhuma taxa, outros turistas vão precisar fazer o cadastro do sistema, que deve custar 7 euros (cerca de R$ 40 no câmbio de hoje). Brasileiros e americanos, por exemplo, vão ter de passar pelo processo de inscrição, que promete ser rápido e online. Devido ao Brexit, que oficializou a saída do Reino Unido da União Europeia, os britânicos também vão precisar desta autorização especial para viajar para países como Espanha, França, Portugal e outros.
AZUL, PIERCINGS & TATUAGENS
Finalmente mais uma barreira é quebrada. A Azul flexibilizou as normas referentes à apresentação de seus funcionários, que agora podem usar piercings na orelha e sobrancelha, exibir suas tatuagens nos braços e nas pernas, e variar o estilo do cabelo – de cores a penteados e usar tênis. Diante disso, pilotos e comissários podem ousar mais em seus estilos pessoais, o que também inclui mais opções de maquiagem, esmaltes, cores no cabelo e penteados, tanto para mulheres quanto para os homens. Eles poderão inclusive usar cabelo comprido presos em coque samurai ou rabo de cavalo. Sem dúvidas, as novas regras, além de mais modernas, também estão mais bem alinhadas com a realidade brasileira.
FLORIPA AIRPORT E BOULEVARD 14/32
A Agenda Julho no Boulevard 14/32, praça dentro do Floripa Airport, tem programação gratuita, com destaque para exposição sobre a Gorete e Festival de Dança de Joinville. Neste final de semana aconteceu o Pedal Julino: Pedal beneficente, onde os ciclistas participantes poderam se divertir com comidas e músicas típicas pagando apenas de entrada um quilo de alimento não perecível. Graças ás ciclovias que saem do centro da cidade e de outros pontos, o Floripa Airport tornou-se também escala para os ciclistas que circulam pela Ilha da Magia. O Local é parada obrigatória, onde nós todos, ciclistas, somos muito bem recebidos.
Já entre os dias 14/07 ao dia 04/08 acontece a Exposição na Galeria Floripa Airport, na área de check-in do aeroporto, do artista plástico Walmor Corrêa em homenagem a Gorete, célebre moradora do Carianos que frequentava o antigo terminal. Entrada gratuita. A partir do dia 15/07 – Rock Hour: Dia do Rock no aeroporto, com shows e atrações, a partir das 17h, em parceria com o Hard Rock Live. Entrada gratuita. No dia 17/07 – Especial Tarde Divertida na Floripa Airport, das 14h às 17h, com diversas atividades para a criançada. Destaque para oficina de pintura do Luciano Martins. Já nos dias 23 e 24/07 – Fan Mix Festival de Dança de Joinville – Esquenta do festival de dança, com apresentações de grupo. Finalmente no dia 30/07 – Aulão bem-estar com Amanda Ratti: coach de saúde e bem-estar celebra dois anos de academia, com aulas de funcional, respiração e palestra com nutricionista.
VIAJAR, ESTUDAR E TRABALHAR EM ANDORRA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
PEDALANDO EM USHUAIA
Essa é para quem quer curtir Ushuaia de bike em sua altíssima temporada de inverno, cuja neve já é abundante por lá. Super bikes especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucesso. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a partir de julho haverá uma verdadeira invasão de brasileiros a Ushuaia, cuja estação/temporada de esqui/esportes de inverno só termina em outubro. Clique aqui e faça sua reserva.
LUANA SCHULTZ – A BELLA DA SEMANA
Com um shape de Deusa Grega, Luana Schultz vai enlouquecer você em seu primeiro ensaio para a melhor revista masculina do Brasil! Essa mineirinha de corpo escultural arrancou suspiros durante a nossa live. Luana Schultz estrelou um ensaio épico no melhor estilo executiva, que promete mexer com a sua imaginação. Ela ficou super à vontade durante a live e falou um pouco sobre a nova experiência: “Me senti plena, maravilhosa, poderosa na frente de várias lentes e pessoas! Foi meu dia de brilhar! Espero ter oportunidades de fotografar mais vezes. Pois esse foi só o começo!”. O ensaio com Luana Schultz nua vai ao ar na quarta-feira (13). Ainda não é assinante? Faça parte da maior revista masculina do Brasil e tenha acesso a mais de 32.000 fotos modelos nuas e centenas de vídeos para download!
Leia ainda: O Brasil é o melhor destino turístico de aventura do mundo
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Brasileiros estão buscado destinos tranquilos e seguros para viajar
Passagens aéreas – Gigantesco problema para a retomada do turismo
Parcerias codeshare entre Brasil e Argentina, irão lançar uma ponte aérea
Em uma sociedade que muito aparenta, nem sempre os sorrisos traduzem felicidade real
Tráfego aéreo nacional decola mais muito distante do mínimo desejável
Terceiro trimestre – Faturamento do turismo está próximo a pré-pandemia