Santur lança manual de boas práticas para hotéis e pousadas. Depois de quase um mês sem receber novos hóspedes, os hotéis e pousadas de Santa Catarina foram autorizados, a partir do dia 13 de abril, a retomar as atividades de hospedagem no estado.
Vigilância Sanitária
A princípio, para que o risco de contágio do novo coronavírus seja minimizado, a Vigilância Sanitária determinou que medidas preventivas devem ser rigorosamente cumpridas.
Dessa forma, a Agência de Desenvolvimento do Turismo do Estado de Santa Catarina (Santur), em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde (SES), prepararam um guia de boas práticas e também de higiene para a retomada dos trabalhos nos meios de hospedagem.
Portanto, o que pode? O que está permitido? O que é obrigatório? O que não é? E a quem procurar em caso de sintomas? De fato, perguntas como estas fazem parte da nova rotina das pessoas que trabalham e frequentam hotéis e similares.
Manual de Boas Práticas
Assim, todas as respostas para as mais diferentes dúvidas, bem como importantes informações estão disponíveis no Manual de Boas Práticas: Combate ao Coronavírus em Hotéis, Pousadas e Similares.
Desde já, o guia também apresenta ações fundamentais para a proteção dos funcionários que trabalham diretamente com o atendimento ao público.
Deste modo, os dados apresentados no manual, estipula-se que os estabelecimentos só podem ativar 50% da capacidade total das unidades habitacionais. Além disso, controlar o ingresso de pessoas para evitar aglomerações na recepção e em ambientes de uso comum.
Igualmente, também foi determinada que as refeições só poderão ser realizadas como serviço de quarto, e as áreas sociais como piscina e salão de jogos devem permanecer fechadas para a permanência de pessoas, frisando que os ambientes devem estar sempre bem arejados.
O manual ainda explica sobre a necessidade de intensificar a limpeza de todas as dependências, bem como a higiene pessoal, como a recomendação básica de lavar as mãos com frequência com água e sabão e de não levá-las aos olhos.