De fato, as cores do outono e o frio encantam a Serra Catarinense atraindo os turistas. Assim, as fotos que o homem do tempo Ronaldo Coutinho me enviou encantam aos olhos e o coração e nos convidam a viajar. Naturalmente, em São Joaquim, as pracinhas e os bosques estão com suas árvores coloridas. Dessa forma, é o outono demonstrando sua intensidade e beleza. Em outras palavras, essa estação é repleta de significados regados de esperança. Assim, seja a queda das folhas, para que renasçam novamente na primavera ou a preparação para o inverno, que anuncia um novo ciclo se aproximando. Enfim, o outono se mostra uma estação inspiradora!
Portanto, em tempos difíceis de pandemia, essa estação se torna ainda mais importante, pois é sinônimo de transformação e renovação. Dessa forma, ela nos ensina sobre o renascimento de uma nova fase. Enquanto isso, que possamos aprender com o outono, que com toda sua beleza, renova e prepara um novo ambiente para uma nova estação se instalar. Logo, tempos melhores virão, mas para isso, é necessário a compreensão e cooperação de todos. Inicialmente, precisamos nos cuidar, para que então, possamos cuidar das outras pessoas e assim reinventar novas maneiras de enxergar e encarar a vida. Hoje, encaremos essa fase da vida como uma oportunidade de mudança. É tempo de recomeçar!
SÃO JOAQUIM ABAIXO DE ZERO
Falando nisso, a Serra Catarinense voltou a registrar temperaturas abaixo de zero. Em São Joaquim, a paisagem ficou exuberante por conta de uma considerável camada de gelo que cobriu os campos de baixadas, em especial o vale do Caminhos da Neve, onde o espetáculo branco do frio lembrou bem as paisagens de inverno na região mais gélida do Brasil. O gelo também cobriu os carros e deixou as roupas congeladas ao ar livre. A mínima em São Joaquim foi de -2,2. Outros lugares da região chegaram a -4ºC.
INDÚSTRIA DO TURISMO SERÁ FUNDAMENTAL
-“Dessa forma, A contribuição da indústria de viagens e turismo será essencial para o processo de recuperação da economia na região da América Latina, uma vez superada a pandemia de Covid-19”, afirmou o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). , por suas siglas em inglês). Do mesmo modo, a agência, que representa o setor de turismo privado global, publicou seu Relatório Anual de Impacto Econômico (EIR) na última semana e mostra o quão importante foi o papel da chamada “indústria livre de chaminés” na condução da economia latino-americana durante o ano passado.
Igualmente, em 2019, o setor de viagens e turismo gerou 16,9 milhões de empregos, ou seja, 7,9% da força de trabalho total na América Latina. Dessa forma, também contribuiu com 298,9 trilhões de dólares em PIB, o que representou 8,1% para a economia latino-americana, um crescimento de 1,6% em relação a 2018. Em suma, o relatório indica que as despesas de visitantes internacionais totalizaram 47,4 trilhões de dólares, ou seja, 6,7% do total das exportações da América Latina. Do mesmo modo, Gloria Guevara Manzo, Presidente e CEO do WTTC, observou que “o Relatório de Impacto Econômico de 2019 mostra a importância do setor de viagens e turismo para a economia latino-americana e sua participação vital no processo de recuperação econômica na região; destaca sua capacidade de criar novos empregos e direcionar os visitantes de volta aos destinos, com um efeito cascata econômico positivo em fornecedores grandes e pequenos em todo o setor. ”
Segundo o WTTC EIR revelou, a Argentina e Estados Unidos tiveram o maior número de chegadas nos Estados Unidos, representando 20 e 14 por cento, respectivamente, durante 2019. Em vista disso, o Brasil seguiu com seis por cento, juntamente com Chile e Bolívia. Enquanto isso, os Estados Unidos registraram o maior número de partidas (14%), com a Argentina em segundo lugar (11%), o Chile em terceiro (10%), seguido pelo Brasil (9%) e Uruguai. (seis por cento). Assim, globalmente, o setor de viagens e turismo superou a taxa de crescimento do PIB global de 2,5% pelo nono ano consecutivo, graças a uma taxa de crescimento anual do PIB de 3,5%. Então, isso a tornou a terceira maior economia em termos de crescimento do PIB. Da mesma forma, o EIR mostra que o setor apoiou um em cada 10 empregos (330 milhões), contribuindo com 10,3% para o PIB global e gerando um quarto (um em cada quatro) de todos os novos empregos.
BC CONVENTION E O CONGRESSO SUL AMERICANO DE ORTOPEDIA
A princípio, a região turística Costa Verde & Mar irá sediar o XXII Congresso Sul-Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia SULBRA 2021. Afinal, promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional SC, o evento acontecerá entre os dias 9 e 11 de setembro de 2021, no Itapema Beach Resorts e contará com aproximadamente 600 participantes. A saber, a captação foi realizada com apoio do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, que prospectava o evento desde 2017. Segundo a Coordenadora de Captação de Eventos da entidade, Bruna Pieta, mesmo com o isolamento social diante da pandemia do Coronavírus, a entidade continua com o trabalho de apoio e captação de eventos.
GRAMADO, SEMPRE NA FRENTE, SE PREPARA PARA O TURISMO
Naturalmente cidade que vive do turismo, Gramado não pensou duas vezes e foi uma das primeiras a tomar medidas também pelo isolamento social em concordância com as orientações da Organização Mundial da Saúde. Referência nacional para o Turismo e quinto destino tendência mundial no setor, Gramado, na Serra Gaúcha, percebe com atenção as consequências econômicas causadas pelo necessário isolamento social. Portanto, entende, no entanto, como um investimento necessário para preservação do seu principal ativo: as pessoas. Assim, já são mais de 30 dias em que a cidade parou de receber novos visitantes mas, durante esse tempo, manteve frentes de planejamento e pesquisa para uma retomada assertiva das suas atividades econômicas e eventos.
RITMO DA RETOMADA
Desta maneira, a demanda e o ritmo de retomada dependerão do monitoramento frequente da capacidade de atendimento na rede de saúde. Assim sendo, o grande público ainda não se sente seguro para sair de casa. Com isso, as previsões médias são de que o setor turístico em Gramado passe a registrar uma retomada gradual e mais sensível da demanda a partir do segundo semestre de 2020, em meados do mês de agosto. De Antemão, a cidade serrana contabilizou poucos eventos cancelados, mas teve 37 deles adiados, do primeiro para o segundo semestre de 2020 ou para o início do ano de 2021, além de alterações do calendário municipal de eventos.
CONSCIÊNCIA LOCAL
Definitivamente, a Secretaria de Turismo de Gramado e os empresários locais já se preparam para uma nova realidade. “Diante disso, o perfil do turista está mudando e nada mais será como antes. Assim, nesse primeiro momento de retomada, vamos passar a receber mais turistas que virão com carro próprio e ficarão na cidade por menores períodos: o ticket médio, naturalmente diminuirá. Portanto, iremos ter que adaptar a nossa oferta. Dessa forma, os destinos que oferecerem as melhores experiências (não apenas preço) para esse turista, tenderão a ter melhor desempenho. En conclusão, é hora de dar foco à experiência do cliente, de estudar a jornada dele, atenuando dores e ressaltando ganhos.
IMPACTOS
Da mesma forma, os impactos das medidas adotadas até agora são positivos para Gramado. Em conclusão, constatou-se que a cidade, ao fechar os atrativos turísticos e não incentivar as viagens neste momento, transmitiu ao resto do país uma imagem de gestão turística responsável, preocupada com o bem estar de todos. assim, apesar da magnitude do impacto econômico, para os chocolateiros, por exemplo, o resultado das vendas de Páscoa foi melhor do que o esperado para o cenário. Diante disso, para a hotelaria e o setor gastronômico, estima-se renúncias ainda mais severas de receita nestes meses em que o turismo estará adormecido. Acresce que, mesmo assim, existe a consciência coletiva de que, ao proteger o principal ativo de Gramado que é o seu povo hospitaleiro e seus visitantes, o saldo final será positivo e determinante para uma retomada com impactos menos severos e orientada para ganhos de longo prazo do destino turístico.
KUROTEL REABRE SUAS PORTAS
Atualmente, com menos de cinco casos confirmados, Gramado (RS) gradualmente retoma as atividades do comércio e serviços, após calcular pesados prejuízos em função do coronavírus. Assim, alguns hotéis e pousadas também reabriram as portas, mas o movimento segue baixo. Portanto, já se preparando para a retomada, o Kurotel definiu a próxima sexta-feira (24) como o dia da volta à operação. Além disso, o conhecido spa da Serra Gaúcha volta com uma novidade. Em virtude, ao todo, foram 37 dias com atividades presenciais suspensas. Agora, o Kurotel volta com a missão de atuar pelo estímulo a uma existência com mais saúde e vitalidade. Vale destacar que, durante a quarentena, o local manteve sua presença online com orientações relativas à saúde.
“Este momento foi muito importante para nós, como centro de saúde. Estivemos imersos em uma busca ávida de como poderíamos ajudar as pessoas a enfrentar, com resiliência, o contexto atual. Temos a certeza de que os serviços por nós oferecidos atendem às necessidades e a busca por Melhor Saúde, Mais Vida”, conta a diretora Neusa Silveira. Kurotel: adaptações. Para esta reabertura, o local adere às recomendações durante a pandemia. Por isso, trabalhará com número limitado de vagas, evitando aglomerações. Entre as propostas trabalhadas estão atividades síncronas, que consiste em um olhar diferenciado para a alimentação, com ingredientes que auxiliam na melhora da imunidade, além de atividades físicas e uma equipe interdisciplinar para dar suporte durante o período.
DESTINO IGUAÇU
Visit Iguassu lança vídeo em parceira com profissionais locais e material passa a fazer parte de campanha #OBrasilEsperaPorVocê. A ordem geral é o isolamento. Um período de quarentena que pretende atenuar os efeitos da pandemia. E como a orientação é de que todos permaneçam em suas casas, o Visit Iguassu contou com o auxílio de profissionais parceiros para lançar um pequeno vídeo falando da falta que o visitante faz ao Destino Iguassu. Com um minuto de duração, ele foi distribuído pelas mídias sociais e agora alcançou as páginas do Ministério do Turismo, na campanha #OBrasilEsperaPorVocê. O material que, na página oficial MTur no youtube, já é o mais visualizado, foi produzido diretamente das casas desses profissionais, com conversas via telefone e WhatsApp, utilizando apenas imagens de arquivo. Tudo para evitar contato entre os envolvidos ou, até mesmo, saídas às ruas durante a quarentena.
#OBrasilEsperaPorVocê
No Youtube, onde a campanha vem ganhando força, vários vídeos de destinos brasileiros estão sendo postados com a mensagem: “Se você teve uma viagem ou reserva cancelada por causa da pandemia da Covid-19, não cancele, remarque. Assim você poderá desfrutar seu plano quando tudo isso passar e ainda ajudar os profissionais do setor do turismo.” www.youtube.com/ministeriodoturismo.
LAÍS STEPHANY, A BELLA DA SEMANA
Após nove anos, nossa Shakira brasileira está de volta ainda linda do que nunca … Durante a nossa entrevista perguntamos para a loira: O que os fãs podem esperar do ensaio da Laís Stephany em 2020? “Eu fiz meu primeiro ensaio para o Bella há uns 8 ou 9 anos atrás, naquela época eu era considerada uma “ninfeta”, agora a “ninfeta” virou mulher e isso fica evidente no trabalho”. Clique aqui e veja agora uma prévia do vídeo de divulgação! O ensaio exclusivoestrou no ar nesta quarta-feira (22). Ainda não é assinante? Tenha acesso ao conteúdo SEM CENSURA! Fique por dentro de tudo o que acontece na maior revista masculina do Brasil: assine AGORA!
Leia ainda: Passageiros do Floripa Airport serão testados para Covid-19
Leia mais:
Manual de boas práticas para funcionamento da hotelaria em SC
Hotelaria de Santa Catarina volta operar com novas regras
Aeroclube de Santa Catarina é destaque no Brasil em ação humanitária
Setor de turismo busca alternativas diante pandemia Covid 19