Para fortalecer as políticas públicas do turismo a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) retomou a partir desta semana os Grupos de Trabalho de Turismo (GTT) de nove segmentos. As reuniões, que estão sendo organizadas pelas Diretorias de Promoção e de Planejamento e Desenvolvimento Turístico, iniciaram nesta terça-feira, 14, e seguem até novembro. O objetivo dos GTTs é promover medidas de estímulo, promoção e apoio à comercialização e fomento dos diversos segmentos de turismo de Santa Catarina. Para isso, os grupos contam com a participação de representantes da iniciativa pública e privada, e sociedade civil organizada envolvida.
Os grupos têm caráter consultivo e propositivo e buscam, de acordo com a presidente da Santur, Flavia Didomenico, “estimular o desenvolvimento, fortalecimento e acompanhamento das ações de turismo de forma segmentada em Santa Catarina, visando ações articuladas e mais assertivas”. A segmentação é uma estratégia do Ministério do Turismo (MTur) para estruturar e comercializar destinos e roteiros turísticos brasileiros. A política pública nacional vai ao encontro do comportamento do consumidor de turismo que exige, cada vez mais, roteiros turísticos que se adaptem às suas necessidades, desejos e preferências. Nas pautas: Constituição e formalização dos GTTs; Estabelecimento de rotina de trabalho; Diretrizes de Trabalho GTT: Políticas Públicas e Estruturação de Produto e Promoção; Uso de metodologias diferenciadas: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Economia Criativa.
SÃO CARLOS – MAIS UMA ROTA DO CICLO TURISMO
Após o sucesso da edição passada que recebeu mais de 150 participantes, o Grupo do Pedal São Carlos em parceria com o Pratas Thermas Resort e a Prefeitura de São Carlos promovem em novembro, a terceira edição do Ciclo Turismo Pratas Thermas. O objetivo é divulgar o turismo da região e promover a integração entre os amantes do ciclismo. Serão três opções de percursos o Light no total de 15km, Sport de 30km e Pro com 50km, ambos realizados em estradas de chão e asfalto. Para a Rota Light, os percursos serão mais leves para que os ciclistas menos experientes possam concluir. O trajeto de 15km é a grande novidade deste ano. Um trajeto menor criado pela organização para incentivar pais, mães e filhos a participarem. “Será um trajeto mais tranquilo, para aquelas pessoas que querem mesmo se divertir e relaxar ao mesmo tempo. Um trajeto misto de asfalto e chão para que toda a família participe e que a população de São Carlos também entre na brincadeira”, explica o organizador do evento e integrante do Grupo Pedal São Carlos, Gean Bugiereck.
Nos Percursos Sport e Pro os ciclistas passaram em meio a mata fechada, piscicultura e propriedades rurais, pontes, subidas e descidas bem radicais tornam o passeio ainda mais belo e interessante. Quatro pontos de apoio para hidratação também serão montados, frutas e águas serão distribuídas aos participantes que terão o acompanhamento da Polícia Militar e grupos técnicos para dar suporte aos atletas. “Nos preocupamos muito com a segurança dos participantes, só este ano teremos mais de 20 pessoas envolvidas no dia do evento”, afirma Gean.
Para participar é preciso além da inscrição ter os equipamentos básicos de proteção que são luvas, capacete e óculos.
As inscrições podem ser feitas pelo site (https://bit.ly/35qYjCC), o valor é R$80,00 para atletas e R$ 60,00 para acompanhante. Mais informações pelos números (49) 99942 2229 ou (49) 991275251. Todos os participantes terão direito ao Day Use, no Pratas Thermas Resort e poderão concorrer ao sorteio de uma MTB OGGI e outros brindes.
TRADE TURÍSTICO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau mobilizou o trade turístico do município na noite de ontem, 14, para reivindicar o aumento no orçamento da Secretaria de Turismo, afim de realizar ações de promoção do destino e prospecção de turistas, para o próximo ano. A iniciativa aconteceu durante a Audiência Pública que apresentou as propostas da Lei Orçamentaria Anual (LOA) para 2020, no Plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. O orçamento, elaborado pelo poder executivo, indica o valor e onde a Prefeitura Municipal e suas autarquias poderão utilizar o dinheiro público durante o ano. Segundo a Vice-Presidente do BC Convention, Margot Rosenbrock, em 2019 o orçamento para a Secretária de Turismo ficou abaixo do esperado, inviabilizando novas ações e o planejamento estratégico para divulgação do destino.
“Sentimos um impacto muito forte nas ações que não foram efetivadas, pois não havia como planejar novas ações com o orçamento cortado pela metade. Em um mundo que muda o tempo inteiro, nós precisamos ser proativos e criativos para competir com outros destinos. Por isso, queremos recuperar o orçamento anterior, corrigir pela inflação e ter um ganho real que impacte diretamente nas ações de divulgação turística do destino. Temos um trade turístico unido e disposto a ser parceiro em vários momentos, mas para que possamos trabalhar juntos, precisamos do aumento deste orçamento”, ressalta. Ainda segundo Margot, com o aumento do orçamento para a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, novos projetos poderão ser colocados em prática para qualificar a demanda turística do município. “Quando se investe em turismo, há um grande impacto na geração de emprego e renda, e consequentemente haverão no futuro mais recursos para investir na saúde, educação e segurança”, destaca. A próxima iniciativa do BC Convention será o envio de um ofício ao Prefeito solicitando a readequação da proposta orçamentária.
QUATRO DIAS DEDICADOS AOS ENCANTOS DE CANELA
De quinta a domingo,17 a 20, bonecos vindos de diversas partes do mundo tomam conta da cidade com desfiles e exibições totalmente gratuitos.Vanderlei Inácio é um jovem antenado e consciente, mora numa rodoviária. Para melhorar o mundo, faz a sua parte e torna a cidade um pouco mais limpa e bonita; Espirro é uma gota que busca seu amigo perdido no rio. Para encontrá-lo, deve ultrapassar suas próprias dificuldades; Marilyn Monroe foi internada em uma clínica psiquiátrica. De lá, escreve uma carta ao seu psiquiatra, contando suas aflições. Histórias como essas, para crianças e adultos, estarão nos palcos abertos na Praça João Corrêa e Largo Benito Urbani, no centro de Canela, de quinta a domingo.
O 31ª Festival de Bonecos, mais uma vez, chega para encantar e despertar a empatia por meio de tramas e personagens sensíveis, reflexivos e divertidos, com uma programação cuidadosamente selecionada pela experiente curadoria do evento. As sinopses resumidas acima são das caixas de lambe-lambe do grupo Olho mágico, de Canela; e das peças Histórias D’Água, do grupo Khaos, de Canoas; e Marylin, do grupo Goliardos, também Canela. Além desses, outros 11 grupos representando cinco países estarão reunidos na cidade, apresentando variadas técnicas de manipulação, como marionetes, fantoches e bonecos de vara, aliadas a surpreendentes estilos narrativos.
Os espetáculos serão gratuitos e para toda a a família. Entre as atrações internacionais estão os grupos The Fifth Weel, da Alemanha; El Alma en un Hilo, da Argentina; Robert White, da Espanha e, Sociedad Antónima Artes cênicas, do Equador. Um dos pontos altos do evento, o desfile de bonecos terá dupla edição este ano: sábado, às 14h30min e, no domingo, às 11h, entre a Catedral da Pedra e a Praça João Corrêa. O palco principal conta com infraestrutura para proteger o público de chuva e vento. Em caso de baixas temperaturas, o festival irá distribuir mantinhas para todos os visitantes. São esperadas cerca de 15 mil pessoas. Mais informações no site festivalbonecoscanela.com.br.
GASTOS DE TURISTAS NO BRASIL
Nos últimos 30 anos, o crescimento da entrada de divisas com os gastos dos turistas estrangeiros no Brasil tem sido lento e pouco significativo. Desde 2011, tivemos praticamente uma estagnação e até uma queda progressiva na série histórica, conforme os dados do Ministério do Turismo. A especialista em marketing turístico Jeanine Pires, que escreve para o blog MKT Destinos, apresenta o histórico de gastos desse período e faz uma análise das possíveis causas da baixa evolução de gastos mesmo com todas as mudanças pelas quais passou o Turismo. Clique aqui para ler o texto na íntegra.
SANTIAGO A SALVADOR POR U$ 88,00
A SKY, eleita a melhor companhia de baixo custo da América do Sul pela Skytrax pelo segundo ano consecutivo, vai ligar Salvador a Santiago a partir de 30 de dezembro. A rota vai ser operada até 2 de março de 2020 e as tarifas estão com preços especiais, US$ 88 por trecho. Serão três voos por semana, sem escalas, às segundas, quartas e sábados. A expectativa é de que a nova rota traga ainda mais turistas para o Brasil, uma vez que a cidade de Salvador está entre os destinos preferidos dos chilenos. Ao mesmo tempo, vai permitir que os brasileiros, residentes em Salvador, possam voar sem escalas para visitar o Chile e apreciar os vinhos, a gastronomia, a cultura e a hospitalidade daquele país.
As rotas para o Brasil são operadas com a nova frota de aeronaves A320neo, a mais nova e moderna de uma companhia aérea de baixo custo na América do Sul. Estas aeronaves destacam-se por sua eficiência no consumo de combustível, segurança e menor impacto no meio ambiente. Informações e reservas em www.skyairline.com.
AEROLINEAS ARGENTINAS
A muito tempo a Aerolineas vem comprometendo e prejudicando seu próprio turismo, sendo considerada a mais das vezes a inimiga do turismo argentino, isso dito pelo próprio trade argentino. Nós brasileiros já sofremos muito nas mão da dita companhia aérea por seus seguidos “paros” – greves, justamentte nas férias, feriadões prolongados, etc. Nunca temos certeza se iremos embarcar e se conseguiremos retornar da data e horários certos. Além de que nos obriga a dormir em Buenos Aires, gastando mais hotel, mais transfer, para prosseguir viagem somente no dia seguinte em outro aeroporto, do outro lado da cidade. Isso justamente porque o governo de lá juntamente com Anac deles determinaram que 50% dos voos internacionais saiam do aeroporto central para Ezeiza. Os outros 50% foram transferidos até 1º de abril de 2019. Antes cerca de 12% dos 340 voos diários do Aeroparque eram internacionais. Por conta dessa mudanças os voos não combinam e nós não temos conectividade alguma.
Vale informar que o transporte para Ezeiza custa o dobro. A mudança para nós brasileiros e o tempo absurdo da conexão cujo voo chega a levar 27 horas de Florianópolis a Ezeiza, a falta de conectividade imediata e o preço do translado do aeroporto para o centro de Buenos Aires são outros “detalhes” que precisam ser revistos, pois também nos prejudicam. Ezeiza fica a quase uma hora de distância da área turística da Capital Argentina, e a forma mais barata de sair ou chegar ao aeroporto é com os ônibus da empresa Tienda León . O trecho entre Puerto Madero até o aeroporto internacional custava em torno de R$ 100,00 se você fizer reserva aqui no Brasil. Lá eu não sei. Do mesmo ponto em Puerto Madero até o Aeroparque, a viagem sai ou pouco menos. Se você estiver sem malas ou conhece bem a cidade, o Aeroparque tem ainda outra opção de transporte público, o ArBus , cuja passagem custa 60 pesos. São quatro linhas: Retiro (a estação central de trens e ônibus), Centro (ponto final no Obelisco) e Palermo/Pacífico (ponto final no metrô de Palermo), e Belgrano/Saavedra (para o norte da cidade). Para usar este ônibus, o turista deve comprar o SUBE, o bilhete único do sistema de transporte público da cidade, vendido dentro do aeroporto. Só sei que essa “brincadeira de mau gosto” deixa nossa viagem muito mais cara e demorada.
Em abril do ano passado a Aerolineas Argentinas anunciou a eliminação da classe executiva dos voos regionais e de cabotagem. (hoje ao você comprar uma passagem na cia aérea, você recebe um e-mail te convidando para participar de um leilão para sentar num dos oito assentos da classe executiva) O CEO na ocasião, Mario Dell’Acqua, em coletiva de imprensa no Aeroparque, juntamente com o ministro dos Transportes, Guillermo Dietrich, e o chefe da Casa Civil, Marcos Peña, relataram mudanças na cabotagem e nos negócios regionais. As mudanças introduzidas implicam uma economia de custos de US$ 73 milhões, mas também um aumento na oferta de assentos. As mudanças demonstram o emprenho da Aerolíneas Argentinas em alcançar déficit zero para atingir o objetivo de equilibrar os balanços patrimoniais que, após muitos anos, levaram a companhia à beira da falência. “Planejamos garantir que no próximo ano a Aerolineas não precise de subsídios do Estado para continuar operando”, disse o CEO Mario Dell’Aqua. A companhia aérea argentina introduziu mudanças nas configurações de aeronaves Boeing 737-700 / 800 destinadas a vôos domésticos e regionais. A reconfiguração da aeronave acrescenta 500 lugares à oferta atual da empresa e a capacidade de passageiros aumentaria em 10%.
Não pude constatar isso em minhas últimas viagens à Argentina. Em todos os voos em que estive existem ainda oito assentos na executiva com banheiro exclusivo para eles onde nós outros da classe econômica, com exceção dos oito passageiros na executiva, tem que fazer fila para usar os dois únicos banheiros na parte de trás das aeronaves. Já no final do ano passado os pilotos acusavam o governo de roubar as rotas das companhias aéreas para entregá-las iniciativa privada. No meio de um conflito salarial, o líder da APLA apontou contra o presidente e os ministros Dietrich e Triaca. Na ocasião a briga entre à Associação de Pilotos de Linha Aérea e o Governo estava aumentando. Enquanto o chefe da APLA, Pablo Biró acusou o governo de “roubar ” as rotas da Aerolineas Argentinas para entregá-las a operadores privados, o presidente Macri disparou contra os pilotos e disse que “não é justo que 95% dos que não usam o os aviões têm que pagar para que as companhias aéreas funcionem”. A última informação para a imprensa no site da Aerolineas, é de 26 de julho de 2019. Depois não houve mais atualizações.
JPA TRAVEL MARKET COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA
Chegando a sua nona edição, o JPA Travel Market acontece nesta semana em João Pessoa (PA). Nos dias 18 e 19 de outubro, o Centro de Convenções da capital paraibana receberá expositores, visitantes e eventos paralelos que acontecerão durante a feira. Em 2018, cerca de 3,5 mil profissionais de 25 estados passaram pelo espaço. Organizado pela Sophistiqué, o evento tem o turismoonline.net.br como parceiro em todos esses anos. Uma das novidades este ano é o lançamento da plataforma B2B Now, que chega para conectar expositores com agentes de viagens e operadoras antes e depois da feira. Os dados serão disponibilizados pelos próprios usuários no momento do cadastro.
Entre os expositores, um dos destaques vai para Israel. O país virá com forte atuação, representado por companhia aérea, órgão do governo e operadora. A Genesis Tour, empresa especializada no destino, chega com o objetivo de fazer negócios diretos com agentes e divulgar as novidades para o mercado brasileiro. Sucesso em 2018, o JPA contará novamente com uma área exclusiva para empresas norte-americanas. Alguns nomes confirmados no espaço são: Big Bus, Camila’s Restaurant, Consulado Americano, Education USA, GOL Linhas Aéreas, North America Destinations, Tony’s Restaurant, Viking Chaters of America e Walt Disney World Parks and Resorts.
Referência no segmento de luxo, a operadora Teresa Perez também terá um espaço próprio. Batizada como Experiências Exclusivas by Teresa Perez, a área será destinada a reuniões pré-agendadas com agências de turismo, além de contar com parceiros de peso como Armani Hotel Dubai, Armani Hotel Milano, Crystal Cruises, Grand Hotel Tremezzo Lago di Como, Museum Hotel Capadocia e The Setai Miami Beach.
“Estamos muito felizes em poder participar mais uma vez da JPA, trazendo parceiros importantes e mostrando não apenas grandes tendências de viagens, mas também serviços especiais para o mercado do Nordeste. É sempre uma ótima oportunidade de estreitar nosso relacionamento com as agências da região”, afirma Tomas Perez, CEO da Teresa Perez Tours.
TREND & JPA TRAVEL MARKET
A Trend marcará presença, pelo 9° ano consecutivo com um amplo espaço de divulgação, na 9ª edição no maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, que acontece no belíssimo Centro de Convenções de João Pessoa. Neste ano, a consolidadora também trará para o festival a maior caravana do evento, com mais de 200 agentes de viagens convidados – 10% a mais do que o ano passado – de estados como Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais e Brasília. “Assim como nos anos anteriores, nosso principal objetivo no evento é capacitar os agentes de viagens parceiros da Trend para a venda de nossos produtos” comenta Maurício Favoretto, diretor geral da Trend. “À medida que esses profissionais se mantém atualizados, o resultado é uma venda de qualidade em que todo o mercado é beneficiado e fortalecido” completa o executivo.
“O evento já é reconhecido como um dos maiores do Nordeste. Durante o encontro, destacaremos os benefícios de comprar com a Trend e o serviço como assistência 24 horas todos os dias, em três idiomas. Também faremos a distribuição de um caderno exclusivo com materiais sobre hotelaria nacional e internacional, locação de carros e pacotes para diferentes perfis de clientes”, diz Rebeca Ferreira, gerente de Vendas para o Norte e Nordeste.
A CVC Corp levará mais de 20 fornecedores parceiros, entre destinos – nacionais e internacionais – cruzeiros marítimos, locadoras de carros, entre outros. Outra grande novidade será a divulgação da sua Central de Carros no evento. Reinaugurada recentemente, o núcleo de atendimento exclusivo é formado por 15 colaboradores e tem como objetivo fomentar e promover o produto carros, proporcionando uma consultoria mais personalizada. Além da reinauguração de sua central, a marca também acaba de acrescentar novas locadoras ao seu portfólio de produtos, como é o caso da Hertz do Brasil, Thrifty e Sixt, com tarifas e comissionamentos diferenciados aos agentes multimarcas parceiros da consolidadora.
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DE GESTOR DE TURISMO DO MTur
O Ministério do Turismo está com inscrições abertas para o curso “Gestor de Turismo” por meio da Plataforma de Engajamento e Aprendizagem – PEA. A formação profissional gratuita e online, promovida pelo MTur desde 2018, foi atualizada e tem como público-alvo maiores de 18 anos, preferencialmente gestores públicos e privados de qualquer atividade relacionada ao setor de turismo. A formação de 50h é dividida em 35 unidades e abrange os seguintes temas: planejamento; elaboração de projetos; legislação sobre turismo e contratações; programas e ações do MTur. O aluno terá acesso às vídeo-aulas e atividades por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphone, tablet ou computador.
As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de maio de 2020 e o prazo para concluir o curso é até o dia 6 de julho de 2020. O próprio aluno emite o certificado de curso profissionalizante pela plataforma do Canal Gestor de Turismo. Clique aqui para se inscrever. Neuza Santos, coordenadora-geral de Qualificação do Turismo, afirma que a revisão feita não anula a edição anterior. “Revisamos apenas alguns tópicos para trazer pontos mais atuais à capacitação, portanto, a certificação emitida no ano passado continua valendo”, afirma. A coordenadora ressalta que os alunos podem refazer o curso para se atualizarem e lembra, ainda, que aqueles que não concluíram as aulas na edição de 2018 podem retomá-las de onde pararam.
No ano passado, 9.794 pessoas se inscreveram, entre brasileiros dos 27 estados e estrangeiros de 17 países. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os maiores emissores nacionais de inscrições. Por outro lado, Argentina e Portugal lideraram em número de alunos internacionais inscritos. A plataforma também possibilita a celebração de Termo de Compromisso com o Ministério do Turismo pelo perfil de representante: http://gestor.turismo.gov.br/representante. O documento pode ser gerado e assinado eletronicamente por instituições públicas e privadas representativas do setor com interesse em cooperar para o sucesso da política de qualificação como diferencial de desenvolvimento do turismo e possibilitar a gestão da oferta do curso com o acesso aos dados específicos por região (quantidade de alunos cadastrados, em andamento e concluintes).
RENATA MATOS, A BELLA DA SEMANA
Olhos azuis, corpo escultural e beleza estonteante. Essa é Renata Matos, nossa deliciosa descoberta! Perguntamos como foi posar para o Bella da Semana: “Sensacional!!! Além de me divertir fazendo as fotos, eu fiquei encantada pelo resultado. Com toda certeza isso dá um gás a mais na autoestima de qualquer mulher”! Ficou curioso para ver o que vem por aí? Assista agora o vídeo de divulgação AQUI. O ensaio exclusivo com essa Deusa Grega vai ao ar na quarta-feira (16), não esqueça! Ainda não é assinante? Tenha acesso ao conteúdo SEM CENSURA! Fique por dentro de tudo o que acontece na maior revista masculina do Brasil: assine AGORA!
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