PESQUISA GLOBAL DE VIAGENS

As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar. Sem dúvidas que a pandemia acordou muita gente que só acumulava e não vivia. A realidade mostrou que viver bem a vida não tem nada a ver com acumular, muito pelo contrário, tanto que a grande maioria dos viajantes de negócios brasileiros querem pegar a estrada nos próximos 12 meses. Segundo a 5ª edição da “Pesquisa Global de Viagens de Negócios”, da SAP Concur, 86% estão muito dispostos a viajar (em comparação com 67% globalmente), um aumento de 11% em relação aos 75% do ano passado. Os dados nacionais mostram que 95% dos entrevistados recusariam uma viagem de negócios por algum motivo, como segurança ou preocupações sociais, sobre viajar para certas partes do mundo (51%) e preocupações com a saúde ao viajar para um destino (41%) sendo os motivos mais comuns. Além disso, 38% recusariam uma viagem de negócios que não tivesse flexibilidade para fazer ajustes fora da política da empresa.
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
Imagine um lugar perfeito, sustentável, onde design, bem-estar e gastronomia se harmonizam de maneira integrada. Assim é o Castelo Saint Andrews, um Relais & Châteaux na encantadora Serra Gaúcha. Além de tudo isso, Jardins Encantadores; Maravilhosa Vista para o Vale do Quilombo; Suítes Luxuosas; Serviço Exclusivo de Mordomo/Chofer; Premiado Restaurante Primrose; Adega Gourmet; Menus Exclusivos e Personalizados; Wine o’Clock (degustação de vinhos); Boulangerie (noites de pizza gourmet); Cigar Lounge; Academia Equipada; Piscina Aquecida; Sauna seca e úmida; Terapia Relaxante no Spa. Feriados de abril e maio na mais encantadora cidade da Serra Gaúcha. Clique no baner e faça sua reserva.
Ainda, segundo a pesquisa, 57% dos brasileiros que viajam a negócios tem saúde e segurança como seus maiores receios e 60% deles mudaram sua hospedagem durante a viagem nos últimos 12 meses por não se sentirem seguros de alguma forma. 26% disseram ter sentido medo durante uma viagem de negócios, especificamente (37%) devido a conflitos locais ou internacionais atuais. Por sua vez, mais de um quarto (27%) citam a inflação como uma das maiores ameaças às viagens de negócios hoje. Segundo os dados, 83% das pessoas já foram afetadas pela incerteza econômica, incluindo reduções nos orçamentos de viagens (54%) e viagens noturnas, sendo esta última exigindo mais retornos no mesmo dia (37%).
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar – Jamais saia de viagem sem o melhor plano de seguro de viagem. A GTA – Global Travel Assistance acaba de lançar um aplicativo para proporcionar ainda mais comodidade aos turistas na contratação do seguro viagem.
Um dado relevante da pesquisa foi que os viajantes pretendem reduzir seu impacto ambiental combinando viagens próximas em uma mais longa (32%) e priorizando viagens com distâncias mais curtas (31%). Na verdade, quase 1 em cada 5 (18%) recusaria uma viagem pelo impacto ambiental das viagens. Dessa forma fica muito claro perceber que a pesquisa mostra que tanto no Brasil como no mundo as pessoas estão com mais vontade e disponibilidade de viajar a negócios, o que é um bom sinal para este setor, que movimenta vários outros aspectos da economia, como transporte, hotelaria e alimentação, por exemplo. Percebe-se também que os viajantes estão mais conscientes e desejam viajar com tranquilidade e responsabilidade socioambiental.
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar – Ícone hoteleiro no Vale dos Imigrantes, Fraiburgo SC, a Terra da Maçã – Só não esqueça de fazer a sua reserva.  Clique no baner.

CIAS AÉREAS – CADA VEZ PIORES

As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar -e a Gol para a cobrar valor de adulto para crianças de 2 a 12 anos incompletos – Foto: Jefferson Severino
É incrível, mas esperada, a crise das empresas aéreas nacionais. A GOL que veio para ser amais barata, é a mais cara e, em breve, irá cobrar o ar que respiramos a bordo. Desta vez crianças de 2 a 12 anos incompletos passaram a pagar o mesmo valor da tarifa de um adulto em voos operados em todo o Brasil. A companhia informa que, em caso de reemissões de bilhetes adquiridos antes desta data, passam a ser validas as condições da nova tarifa. Poderá haver ainda diferença tarifária em decorrência da nova tarifa ser superior ou inferior, mas a nova tarifa não terá mais aplicação de desconto de criança. O desconto de 100% para bebês de colo de 0 a 2 anos incompletos viajando no colo em voos Gol nacionais ou 90% em voos Gol Internacionais permanece inalterados. Descontos para crianças em voos operados por parceiras da Gol também permanecem inalterados, informou a Gol, em nota divulgada em seu site.
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar – Não deixe para última hora para fazer sua reserva para o Dia das Crianças – Águas de Palmas Resort – Palmas/Governador Celso Ramos/SC – Costa Esmeralda. Ligue e faça sua reserva agora. 48-9 8405-0406 – Clique no baner e confira.

VOA BRASIL

As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
Por sua vez o programa “Voa, Brasil” do desgoverno fanfarrão, que começaria em agosto foi adiado para o fim de setembro, não se sabe o ano ainda. O programa, que planeja ofertar passagens aéreas a R$ 200,00 para aposentados, servidores públicos ou estudante do Fies, embora aposentados e pensionistas sejam os primeiros beneficiados, e que na real, seremos nós que iremos pagar pois nenhuma companhia aérea distribuirá passagens de graça, deverá começar somente no fim de setembro. Ao todo, o programa poderá oferecer até 1,5 milhão de passagens aéreas a R$ 200,00 por mês, as nossas custas, através de um aplicativo em que o interessado deverá cadastrar o CPF. Desgraça pouco nunca vem sozinha, a ideia é que hotéis também ofereçam descontos nos períodos de baixa temporada. Pelos cálculos do Ministério, neste início serão oferecidas pelo menos 50 mil passagens por mês a R$ 200,00. Embora ainda não tenha uma data cravada para o lançamento oficial do programa, pois o desgoverno é espetacularmente grandioso em promessas, a Azul, Gol e Latam já concordaram em participar. O plano será baseado em comprar a ociosidade dos espaços, com passagens a R$ 400 (ida e volta) de qualquer lugar do país. A iniciativa terá um formato de consignado, com desconto direto na folha de pagamento e um banco público para intermediar a compra.
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
Hotel Sibara Flat, para quem acredita que praia, saúde e lazer são sinônimos. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor programação para todas as idades. Afinal de contas, é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva. 

#CARIBE

As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar – Praias do Caribe – Foto: Divulgação
Com a crise aqui e o preço das passagens nacionais absurdamente caras, destinos populares como a República Dominicana, as Ilhas Virgens dos Estados Unidos e Curaçao registram um crescimento contínuo nas chegadas internacionais, com taxas de crescimento de 54%, 39% e 31%, respetivamente. Em comparação com o mesmo período de 2019, espera-se que o total de viagens de entrada para o Caribe aumente 15%. Embora os casais ainda constituam o maior grupo nas Caraíbas, com 43%, as viagens em grupo (mais de 10 pessoas) estão de regresso, com uma recuperação de 39% em comparação com 2019. O renascimento das viagens para as Caraíbas depende em grande parte dos Estados Unidos e do Canadá; No entanto, o mercado europeu continua a ser fundamental. A República Dominicana se destaca entre seus concorrentes pela excelente conectividade com companhias aéreas intra e extra-regionais, o que contribui muito para o seu sólido desempenho. A Jamaica e as Bahamas têm um potencial significativo para melhorar o seu desempenho, melhorando a conectividade de longa distância com os mercados de origem na Europa. As Ilhas Virgens dos EUA, Martinica e Jamaica registaram o maior crescimento em estadias longas de mais de 14 noites, com 25%, 24% e 15%, respetivamente. O mercado emissor a considerar é a América Latina, que representa 13% de todas as reservas, e é uma região que está a crescendo muito rapidamente, com reservas 65% acima dos níveis de 2019. O Brasil já representa +187% de turistas.
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar – Feriadão do Dia das Crianças – Boqueirão Hotel Fazenda – Ícone do Turismo Rural Nacional em Lages – SC, a Princesa da Serra. O melhor em sua categoria – Clique no baner, confira e faça sua reserva.

VISIT ARGENTINA

As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
Através do Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR), a Argentina continua capacitando e fornecendo informações detalhadas aos profissionais do turismo de todo o mundo para promover nossos destinos. Desta vez, juntamente com a Embaixada da Argentina em Pequim, China, e os consulados em Xangai e Guangzhou, o INPROTUR realizou treinamento para mais de 60 operadores turísticos e agentes de viagens locais. Com uma receptividade muito boa por parte do comércio chinês, a maioria das consultas estava ligada a políticas de turismo relacionadas com a COVID pós-pandemia, experiências culturais e acesso à informação em língua chinesa. Por outro lado, numa ação realizada em conjunto com Destino Argentina, o INPROTUR participou de uma apresentação organizada pelo Consulado e Centro de Promoção da Argentina em Mumbai sobre a oferta turística do país. 15 agências de turismo locais especializadas em turismo de luxo se reuniram para conhecer a oferta argentina.
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar – Ricardo Sosa – Foto: Jefferson Severino
Já com a colaboração da Embaixada da Argentina no México à Argentina realizou um ciclo de Sales Blitz para todo o ecossistema comercial da Travel Shop – uma das principais empresas mexicanas de alcance nacional com escritórios no México City e Guadalajara – que oferece programas exclusivos e personalizados para agências de viagens ao nosso país. As blitzes de vendas são uma estratégia em que se planeja um grande número de visitas a clientes existentes ou potenciais, em um período específico, como parte de uma campanha de marketing ou promocional. Esta ação enquadra-se na execução de uma ação cooperada com o operador Travel Shop para levar audiências à conversão. “De referir que nos primeiros 8 meses de 2023, cerca de 62 mil mexicanos visitaram a Argentina, o que significou a recuperação de 100 por cento do mercado, face ao mesmo período antes da pandemia. Mesmo em março e agosto houve um crescimento de 17 e 20 por cento, respetivamente”, declarou o secretário executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa. Além disso, a Argentina participou no último fim de semana do Mundo Joven Fest, a maior feira de turismo do México para o consumidor final. O instituto, através da marca Visit Argentina, esteve presente no estande da América Latina. Ali, a delegação nacional realizou apresentações e aproximou o público de todas as oportunidades que o nosso país oferece como destino turístico.
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar – Agência Brasileiros em Ushuaia – a nossa melhor opção na Patagônia Fantástica Argentina.

FIT BUENOS AIRES

As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
Falando nisso, a Secretaria de Estado do Turismo – Setur SC – estará presente na ABAV Expo, no Rio de Janeiro, e na FIT, Feira Internacional de Turismo da América Latina, em
Buenos Aires. Por conta disso, convida os destinos, atrativos e todo trade turístico catarinense para participarem destes dois grandes eventos do calendário anual de feiras. Para participar da seleção e ter seu espaço junto com a Setur, basta se inscrever na ABAV, CLIQUE AQUI. Para  a FIT CLIQUE AQUI. O prazo de inscrição termina às 23:59 do dia 18 de setembro de 2023 e o resultado dos selecionados será divulgado no dia 19 de setembro.
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
Urubici Park Hotel, sinônimo de estar bem hospedado bem no centro de Urubici, a cidade que cresce exponencialmente em qualidade turística e na arte de bem receber. Uma forte gastronomia e desafio para os grandes ciclistas escalarem o espetacular Morro da Igreja ficando de frente para a Pedra Furada. O Urubici Park Hotel é completo, com quatro opções de apartamentos na principal avenida da cidade, eixo de acesso aos pontos turísticos mais procurados. Tudo isso com uma estrutura de hospedagem para garantir que sua viagem seja inesquecível. Com 41 apartamentos, quatro salas de convivência, Salão de Conferências, Sala de Jogos, Frigobar e Restaurante terceirizado anexo. Clique no baner e faça sua reserva.

FESTURIS & CONTUR

As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
Manuel Suarez, Marta Rosso e Eduardo Zorzanello na Fecomercio RS – Foto: Laura Gallas
Em uma reunião-almoço com membros do Conselho de Turismo da Fecomércio e convidados, os CEOs do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, apresentaram a 35ª edição do evento na manhã do último dia 12 de setembro. O encontro, comandado pelo coordenador do Contur e vice-presidente setorial de Hospitalidade e Turismo da Fecomércio-RS, Manuel Suárez. Com a preparação da 35ª edição a todo o favor, Marta relembrou fatos marcantes do evento para o desenvolvimento da atividade turística, principalmente no Rio Grande do Sul e em Gramado. “Sem pretensão alguma, preciso destacar que sim, nós nos diferenciamos das demais feiras de turismo. Acreditamos no potencial turístico da nossa terra, Gramado e fizemos muito mais”, afirma a empresária. O Festuris foi a primeira feira a trabalhar a segmentação turística, a fazer o mercado entender que turismo não é apenas viagem de lazer; também a primeira feira a trabalhar inclusão e a acessibilidade; alavancou o segmento de luxo que hoje está mais do que consolidado e, além disso, atua com ações de sustentabilidade ambiental e social, também, na comunidade local.
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar – Brocker Turismo – Referência em receptivo na Serra Gaúcha e logística para eventos em toda a região Sul do Brasil
“O turismo é feito por pessoas e as pessoas produzem de forma igual. Ao longo desses anos fomos nos diferenciando no sentido de mostrar que o turismo é uma atividade que, até então, poderia ser um vagão na roda da economia. Mas hoje nós somos uma grande locomotiva, e o futuro, que é amanhã, está nos dando essa resposta dia a dia do posicionamento do turismo em termos de desenvolvimento econômico e social”, completa Marta. E falando em capital humano como a chave da transformação, tema central desta edição do Festuris, Zorzanello enfatizou as experiências e as oportunidades que os participantes terão para aumentar o conhecimento. O evento acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, e espera receber 15 mil participantes nesta edição, que terá 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais. “Entendemos que o Festuris se tornou um patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul, porque não tem como mensurar, por mais que a gente passe aqui os números e diga o impacto econômico, volume de negócios gerados, número de participantes, isso é muito pequeno, diante de tudo o que o Festuris proporcionou de novas oportunidades de crescimento, de desenvolvimento para tantos destinos, para tantas empresas, para tantas pessoas ao longo dessas 35 edições”, disse Eduardo finalizando a apresentação.
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar – Agora se você está em Gramado ou estará indo para a Serra Gaúcha, anote aí o melhor endereço gastronômico italiano. Famiglia Guimarães! Clique no baner e confira.

MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS & FESTIVAL DAS CATARATAS

As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar – Foto: Yup Star Foz/Divulgação
Segundo Paulo Angeli, CEO do Festival das Cataratas, poucos sabem, mas há alguns anos uma vasta área verde próxima ao Marco das Três Fronteiras e às ruínas do Espaço das Américas foi designada, no plano diretor da Prefeitura de Foz do Iguaçu, como Área Especial de Interesse Turístico (ZT1). De acordo com a Lei 6.513, de 20 de dezembro de 1977, tais áreas são consideradas partes contínuas do território nacional, abrangendo suas águas territoriais, e devem ser preservadas e valorizadas por seu valor cultural e natural, destinando-se à implementação de planos e projetos de desenvolvimento turístico. Esse título representa uma grande conquista para o setor, especialmente considerando que, anteriormente, cogitou-se a instalação de um novo porto seco no mesmo local. Teria sido um desperdício notável para um ponto tão privilegiado, onde os rios Paraná e Iguaçu se encontram.
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
Paulo Angeli – Foto: Jefferson Severino
“Mas por que trago esse assunto à tona? Este local singular e icônico, situado na fronteira entre três países representa uma oportunidade única para a criação de um novo espaço de lazer para os moradores, além de contribuir para a missão de prolongar a estadia dos turistas em nosso destino. É notável a transformação que vivenciamos na região nos últimos anos, com a singularidade e a beleza contemplativa desse espaço gerando imagens espetaculares que circulam pelo mundo. Além disso, não podemos ignorar os benefícios econômicos, como a geração de empregos e renda para a população local. Um investimento por ali seria fundamental, por exemplo, para transformar o Espaço das Américas, de área degradada e perigosa, em um atrativo que honre a paisagem, a exemplo do que ocorreu com o Marco das Três Fronteiras, que proporciona um pôr do sol inesquecível, além de valorizar a cultura do Brasil, Argentina e Paraguai.. Outro exemplo prático foi o que ocorreu com a Yup Star Foz, um investimento privado criado em plena pandemia que hoje atrai turistas e a população. O passeio fica ainda mais completo com a imponência da ponte estaiada, que em breve deve ligar Brasil e Paraguai. Pelo Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (COMTUR), conseguimos inserir essa importante pauta em um documento do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (CODEFOZ) com demandas de projetos para a cidade. O nosso pedido é por recursos que possibilitem a contratação de uma empresa especializada para desenvolver um estudo de ocupação turística daquela região. A Tríplice Fronteira merece!”
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
Um Tesouro escondido, um lugar único e exclusivo bem no Centro Histórico de São José – Clique no Baner e confira. Fotos Jefferson Severino

HOTEL & FOOD

As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar – Foto: Divulgação
Vem aí a Hotel & Food Nordeste, um evento que reúne toda a cadeia produtiva de hospedagem e alimentação fora do lar da Região, está com o credenciamento aberto para a sua 5ª edição, que será realizada no Pernambuco Centro de Convenções, de 8 a 10 de novembro, das 14h às 21h, em paralelo à Super Mix 2023. Serão três dias de intensas vendas com mais de 400 marcas expositoras, além de uma grade de conteúdo bem completa para atualização profissional e networking. O credenciamento é um passo fundamental para a participação dos profissionais e empresas acessarem todas as oportunidades oferecidas pela feira. O participante tem acesso a insights valiosos sobre as últimas tendências, melhores práticas e inovações tecnológicas no campo da hospitalidade e da alimentação”, acrescenta a diretora da Insight Feiras e Negócios, Tatiana Menezes. Para as empresas expositoras, o evento proporciona visibilidade à marca, além da oportunidade de estabelecer contatos comerciais e a chance de fechar negócios com potenciais clientes e parceiros.
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
Com o espírito de excelência herdado de imigrantes europeus que vieram para Joinville no século XIX, nascia em 2006 a OPA BIER, cujo objetivo era o de resgatar a tradição cervejeira da cidade, terra de uma das primeiras e da melhor cerveja do Brasil. OPA significa avô em alemão, e é uma homenagem aos nossos antepassados. OPA também é um cumprimento típico da nossa região. Uma marca simples de pronunciar e memorizar, que preza pela qualidade de seus produtos, que reúne os melhores ingredientes e valoriza o conhecimento cervejeiro, passado de geração em geração. Ao fortalecer as raízes da cultura cervejeira, a OPA BIER fabrica de forma sustentável milhões de litros de cerveja por ano, sem perder a qualidade.
A HFN – Hotel & Food Nordeste é uma feira de região que conecta fornecedores de serviços, tecnologia e produtos aos meios de hospedagem e de alimentação fora do lar. É realizada por quem entende as necessidades do setor no Nordeste, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) e a Insight Feiras & Negócios. Proporciona o acesso a fornecedores de ingredientes, suprimentos, alimentos e bebidas, equipamentos, softwares, mobiliário, cama, mesa e banho, translado, entretenimento, mão-de-obra qualificada com compradores do setor de hotelaria (hotéis, motéis, pousadas, resorts) e do setor de food service (catering, restaurantes, lanchonetes, bares, padarias, pizzarias e cafeterias). O evento tem o patrocínio ouro da CNC, SESC e Senac, prata do Banco do Nordeste, apoio do Sebrae e apoio institucional da Abralimp, Ascape, AHPG, SBGAN, APECERVA, ABIMAQ, ABRAVA, Recife Convention Bureau, Porto de Galinhas Convention Bureau e ABIEPAN. Outras informações AQUI
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
O melhor galeto do Brasil – Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado, Caxias do Sul, Itapema SC, São Paulo… Clique no baner e confira!
Leia ainda: Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil realiza encontro corporativo de compras
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.