HOTELARIA CATARINENSE
Destino Santa Catarina – Dias melhores na hotelaria catarinense. De fato o avanço da vacinação em Santa Catarina e a expectativa de estar todo mundo acima dos 18 anos vacinados até o fim de agosto, e grande parte da população com a segunda dose até dezembro, fazem não só a hotelaria ver esperança, como toda cadeia produtiva do turismo. A torcida é para que realmente o governo consiga cumprir esse calendário e o setor volte a operar em toda sua capacidade.
A Serra Catarinense vive a sua melhor alta temporada dos últimos anos, tendo uma fenomenal ajuda graças as constantes temperaturas negativas, geadas e até nevascas, gerando uma alta ocupação e filas de espera, pelo menos até setembro. Alguns empreendimentos somente para dezembro e outros somente depois do carnaval. Raro ainda são os empreendimentos que operam 100% de sua capacidade, medida que só tem atrapalhado, de vez que o ambiente hoteleiro é um dos mais seguros. Sem dúvidas essa medida precisa ser revista imediatamente.
Logicamente a nossa fantástica Serra Catarinense que vive o seu momento de alta temporada com seus hotéis fazenda e demais meios de hospedagem voltados ao lazer de inverno. Não estamos falando em faturamento, mas sim de ocupação, coisas bem diferentes. Não é uma ocupação máxima, infelizmente graças as medidas municipais e governamentais. As pessoas estão ansiosas por viajar e os destinos que possibilitam contato com a natureza e experiências espetaculares são os preferidos.
No litoral, a expectativa principalmente para a temporada de verão já é positiva se comparada à temporada de 20/21, mas o que realmente se espera é algo próximo à temporada 19/20. No entanto, ainda há uma incógnita. A situação econômica do país vizinho, a Argentina, é catastrófica e afeta muito nossa temporada. Algumas medidas e decretos estabelecidos têm dificultado inclusive a vinda de argentinos que possuem imóveis em Santa Catarina, já que ao retornarem precisam cumprir quarentena de 15 dias. As fronteiras também continuam fechadas limitando a circulação de pessoas. Para piorar, está para ser aprovado um decreto que o argentino para viajar deverá pagar uma taxa de 30%. Inegavelmente Santa Catarina é um estado abençoado. Temos destinos incríveis e atrações nas quatro estações. Que venham os turistas, pois a hotelaria está preparada para receber todos com a segurança que o momento pede, e a singular hospitalidade do povo catarinense.
EQUIPOTEL E CONEXÕES
Falando nisso, há consenso na indústria do turismo brasileiro que o pior momento da pandemia já passou e que a recuperação do setor já teve seu início, desde março de 2020. Espera-se, nas previsões mais conservadoras, que o mês de setembro apresente números de reservas hoteleiras bem mais próximas ao do pré-pandemia e que, em outubro, grandes eventos voltem a reunir o público presencialmente. E é neste cenário de retomada que a próxima edição da Equipotel Conexões debaterá o papel das lideranças nos diferentes segmentos hoteleiros: corporativo, lazer e luxo.
Estudos do FOHB e HotelInvest apontam que a hotelaria de lazer foi a que menos sofreu nesses últimos 15 meses. A hotelaria de luxo terá recuperação mais rápida e a corporativa poderá recuperar as perdas a partir do retorno dos eventos, que sempre foram grandes indutores de demanda. Mas previsões indicam que todas terminarão o ano com forte atividade. Como lidar com as diferentes demandas – investidores, colaboradores, clientes, autoridades, revenue management, protocolos de segurança- é o fio condutor do debate.
O encontro, no próximo dia 17 agosto 2021, às 15:00, com o tema “Retomar é preciso, liderar também: a visão, resiliência e coragem dos líderes hoteleiros” contará com moderação de Gabriela Otto, Embaixadora de Conteúdo da Equipotel, CEO da GO Consultoria e Presidente da HSMAI Brasil; participações de Cincinato Lui Cordeiro, Diretor de Vendas, Distribuição e Marketing da Slaviero Hotéis; Ulisses Marreiros, Gerente Geral Copacabana Palace Belmond Hotel e Antonio Dias, Diretor Executivo do Royal Palm Hotels & Resorts. O credenciamento gratuito na plataforma da Equipotel Conexões pode ser feito neste link. Quem já se credenciou para o evento anterior, basta acessar o portal com e-mail e número de referência, e se programar para assistir o próximo conteúdo.
MUDANÇAS MTur
Na última quarta-feira (28), a Medida Provisória nº 1.058/21 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) para acrescentar novas competências ao Ministério do Turismo (MTur). Na prática, o texto transfere a Secretaria Especial de Cultura, do Ministério da Cidadania, para a pasta turística. Além disso, torna-se responsabilidade do Turismo a gestão do Fundo Geral de Turismo (Fungetur); política nacional de cultura; proteção do patrimônio histórico, artístico e cultural; regulação dos direitos autorais; e o desenvolvimento e implementação de políticas e ações de acessibilidade cultural.
“A edição da nova MP amplia as competências do Ministério do Turismo, inclusive agregando a gestão do Fungetur e, também, inserindo na estrutura, o Conselho Nacional de Turismo. Isso dará força e fôlego ao MTur, propiciando que ele faça uma regulação cada vez mais efetiva”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA. Além dos pontos citados, a decisão também define que o Turismo deve dar assistência ao Ministério da Agricultura e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na regularização fundiária para garantir a preservação da identidade cultural dos remanescentes das comunidades dos quilombos. Ainda de acordo com a medida, a formulação e implementação de políticas, programas e ações para o desenvolvimento de museus também passa a ser designada ao ministério.
CURSOS DE IDIOMAS
A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), tem o objetivo de capacitar os trabalhadores de todo o país e aprimorar o atendimento a turistas estrangeiros que visitam os destinos brasileiros. Ao todo, 3,8 mil vagas foram ofertadas, primeiramente para guias de turismo e condutores de parques. O Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou o impacto que a qualificação terá no setor turístico, principalmente neste momento de retomada. Os cursos têm carga horária de 200h e apresentam uma matriz curricular inovadora, com temas transversais que serão adaptados aos idiomas, aproximando-se da realidade profissional dos estudantes. As aulas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Moodle do IFTO. Já as aulas ao vivo serão ministradas via web conferência, uma vez por semana. Durante o curso, o estudante desenvolverá competências profissionais, tais como: conhecer, interpretar e aplicar o vocabulário básico e o vocabulário específico da área do turismo; desenvolver a comunicação interpessoal, intercultural, usando palavras e expressões em Língua Espanhola e Língua Inglesa que atendam às suas necessidades profissionais. Confira aqui.
FLEXIBILIZAÇÕES DE HORÁRIOS
A Presidente da ABAV em santa Catarina, Conceição Junques, que reside em Joinville informa que depois de mais de um ano sofrendo os impactos negativos causados pela pandemia da Covid-19, empresas dos setores de alimentação e hospedagem começam a vislumbrar cenário mais otimista, com o fim da restrição dos horários de funcionamento. Segundo ela e de acordo com registros do VivaBem – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, desde o início da pandemia, 7% dos estabelecimentos associados à entidade fecharam as portas, em Joinville. Uma das medidas mais representativas para o setor, foi a liberação do horário de funcionamento de restaurantes, lanchonetes, bares e similares, regulamentada pelo Decreto municipal 43.328, publicado no dia 15 de julho. Em consulta realizada junto aos associados do VivaBem, todos os contemplados com essa flexibilização, já observam resultados positivos em seus negócios.
AGROTURISMO E CICLOTURISMO EM BIGUAÇU
Mais uma ótima novidade e uma grande opção na Grande Florianópolis. Trata-se do lançamento do Café Campeiro Cabanha Salgareda, resultado do projeto Agroturismo de Biguaçu, numa parceria entre o Sebrae e à Prefeitura Municipal. O evento contará com a parte gastronômica do Café Campeiro, que valoriza a história e origem dos proprietários, Luiz Carlos Lopes Bastos e Neusa Terezinha Trevisan Bastos, gaúchos e descendentes de italianos, feirinha de orgânicos com produtores participantes do projeto, artesanato local incluindo o tradicional crivo. Para os amantes do pedal também estará se expondo o Viajar Leve, isto é, o lançando o primeiro ciclo passeio “Pedal Rural Biguaçu” previsto para o dia 14/08 pelas estradinhas e propriedades rurais de Biguaçu.
A propriedade é belíssima, atuando com turismo rural pedagógico e recebendo diversas escolas, especialmente de Florianópolis, contudo, na pandemia essa atividade ficou adormecida e, visto o potencial existente, estão lançando esse novo produto no próximo sábado, dia 07/08, véspera do dia dos pais. Nesse primeiro evento terão acesso apenas 50 pessoas. Reservas são fundamentais: (48) 98401-4435 | 98474-4435. Uma ótima opção para curtir em família e amigos. Bastante espaço ao ar livre para as crianças brincarem e trilha pela Mata Atlântica.
FESTIVAL SANTO SABOR
Começa hoje o Santo Sabor – Festival Gastronômico de Santo Amaro da Imperatriz, que tem como tema principal, a valorização dos ingredientes culinários regionais e a criatividade na elaboração dos pratos, os quais obrigatoriamente, devem ser típicos da culinária regional. O objetivo do festival é o fortalecimento da identidade gastronômica local e atrair fluxo turístico para a cidade. Dessa forma, em agosto, todas as quartas-feiras, terão noites especiais em Santo Amaro da Imperatriz. Agende-se para os dias 4, 11, 18 e 25 cujas noites temáticas começam na quarta e seguem até domingo com pratos típicos de alguns países. Neste festival os ingredientes obrigatórios são os deliciosos embutidos produzidos artesanalmente na cidade (Calemba).Portanto, no dia 4 de agosto a abertura será a Noite Alemã, onde serão servidos os famosos pratos da gastronomia germânica.
O sistema é de Buffet e dois tipos de cervejas livres, pelo valor de R$ 80,00 por pessoa. Na 2ª noite, 11 de agosto, teremos a oportunidade de saborear a tradicional cozinha portuguesa pelo valor de R$ 49,00 por pessoa. Já na 3ª noite, dia 18 de agosto, acontece a Noite Tailandesa, pelo mesmo valor único por pessoa de R$ 49,00. E para finalizar o Festival Santo Sabor, dia 25 de agosto, acontece a noite luxemburguesa, onde será servido um prato da gastronomia da região, igualmente pelo valor único de R$ 49,00. O evento sempre acontecerá de quarta a domingo das 19 às 23hs, na Cervejaria Badenia, localizada na Rua Intendente Broering 3479 – Vila Becker – Santo Amaro da Imperatriz. Vale lembrar que o público participará da degustação e avaliação dos pratos criados especialmente para o festival. Evidentemente que reservas antecipadas pelos telefones 48 – 3245 8853 e 48 – 9 8453-1235.
ITÁ PELOS CÉUS DO BRASIL
Mais nova companhia aérea brasileira, a Itapemirim Transportes Aéreos estreia em mais cinco destinos: Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE). As operações comerciais terão início no dia 1 de agosto de 2021. Os voos da ITA serão realizados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para transportar confortavelmente até 162 passageiros. São 18 assentos a menos em relação à configuração máxima do modelo. Assim, as aeronaves da ITA foram customizadas e reconfiguradas para possibilitar mais espaço entre as poltronas – o que faz com que todas as fileiras de assentos estejam dentro dos padrões da categoria A do selo ANAC de conforto. Eu até agora não consegui voar ITA. Os voos que busquei ainda não mostram Florianópolis. Espero que os horários não sejam com longas conexões e de madrugada para ir e voltar do Nordeste.
SERVIÇOS DIFERENCIADOS
Por enquanto (toda vassoura nova no início varre muito bem), além do conforto, A ITA também será a única companhia a operar voos domésticos no Brasil oferecendo serviços diferenciados, como a possibilidade do despacho gratuito de bagagem para todas as classes tarifárias e a marcação de assentos sem nenhum custo adicional. Os novos destinos da ITA, que abrangem as regiões Nordeste e Sul do Brasil, já são muito populares entre turistas de todo o mundo. Com a retomada da economia, motivada pelo avanço da imunização da população brasileira contra a Covid-19, há um aquecimento natural do turismo regional e a ITA estará preparada para atender com excelência esta demanda. As passagens já estão à venda no site da companhia, em www.voeita.com.br, e nas agências de viagem parceiras.
AZUL
Falando nisso, a Azul passa a operar cinco novas rotas a partir deste mês de agosto. Além dos 12 novos destinos anunciados recentemente no interior do Rio Grande do Sul e do Amazonas, a companhia ampliará sua atuação em cidades do interior de São Paulo e nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Também a partir de 02 de agosto, os estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná passarão a ser conectados pela Azul com voos diretos entre suas capitais. Essas operações acontecerão seis vezes por semana e serão realizadas com as aeronaves Embraer E-195, com capacidade para até 118 clientes. Já na região nordeste, a cidade de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte, ganhará uma nova conexão, desta vez com a capital do estado, Natal. Com três frequências semanais a partir de 23 de agosto, está será a segunda rota operada pela companhia a partir de Mossoró, que também conta com voos diários para Recife.
ARGENTINA INVIÁVEL
Alerta preocupante a IATA – Associação Internacional do Transporte Aéreo, informa que operar na Argentina está se tornando inviável. Em um comunicado, criticou a decisão administrativa DA 683/21 assinada pelo governo argentino, na qual, segundo a IATA, “mais uma vez os cidadãos argentinos e residentes ficam abandonados a sua própria sorte fora do país, que segue sem considerar os requerimentos operacionais da indústria aérea”. A decisão em questão prorroga o prazo de fechamento das fronteiras argentinas e restringe fortemente a atuação das companhias aéreas no país vizinho.
O vice-presidente da IATA para as Américas, Peter Cerdá, ainda afirmou que “como a vigência do anúncio até 6 de agosto, as companhias aéreas ficam impossibilitadas para confirmar uma data certa de voos a seus passageiros, e seguem sem ter uma previsão clara nas autorizações de voos e capacidades, num processo do governo é totalmente arbitrário”. A IATA recordou o encerramento das operações da Latam na Argentina e do cancelamento dos voos de Buenos Aires a Auckland, Doha, Addis Abeba e Londres, além dos voos regionais com Brasil e Chile. “Mais que para as aéreas, o dano é também para o país, para seus habitantes. Muitas pessoas seguem perdendo suas vias de entrada, seus empregos e, o pior, a liberdade de viajar”, alertou o vice-presidente da IATA para as Américas.
FRANÇA PARA BRASILEIROS
Enquanto isso, à França liberou a entrada para viajantes estrangeiros vacinados completamente (vacinas reconhecidas pela European Medecines Agency), incluindo os que chegam dos países da lista vermelha. A Suíça também informa que suas fronteiras já estão abertas para brasileiros vacinados. Inúmeros pacotes já estão a nosso disposição e do nosso jeito que gostamos, all inclusive, além de atrações de lazer para todos os perfis!
RUTE ROCHA – A BELLA DA SEMANA
Rute Rocha, está de volta… A loira não poupou ousadia com um corpão tudo perfeitamente distribuído em 1,59 de altura. Durante a nossa entrevista, a Musa de Florianópolis soltou o verbo e fez algumas revelações pra lá de quentes. Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! O ensaio completo com Rute Rocha nua entrou no ar nesta nesta quarta-feira (04). Não se contente com pouco! Assine agora e tenha acesso ao ensaio COMPLETO. Clique aqui e escolha o plano que cabe no seu bolso!
Leia ainda: Santo Sabor – Festival Gastronômico de Santo Amaro da Imperatriz
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Forte frente polar derruba as temperaturas para abaixo de zero
Hotéis das Serras Catarinenses e Gaúchas oferecem serviços especiais no inverno