PASSAGENS AÉREAS – PREÇOS ABSURDOS
É evidente que os preços das passagens aéreas estão pela hora da morte, fato que evidencia que as companhias querem recuperar o lucro perdido durante a pandemia. Por isso, e não à toa, que explodiram o volume de vendas de passagens rodoviárias e o aumento de viagens de carro. É quase impossível viajar de avião em nosso próprio país. É mais barato, rápido e fácil viajar para o exterior.
O que fica claro é que, nosso país tem capacidade de triplicar passageiros aéreos e reduzir tarifa pela metade, segundo afirma o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, durante o Fórum Expo Visite São Paulo 2022, na última sexta-feira (16). O executivo destacou que temos todo o potencial para transportar 200 milhões de passageiros aéreos por ano, praticamente dobrando os números atuais. Mas, para isso, precisamos de políticas capazes de acabar com a burocracia e reduzir os custos, o que já aconteceu um dia. “A aviação brasileira mudou completamente em 2002 com a chegada da liberdade tarifária. Até então, os preços nas rotas eram tabelados. Foi nesta época que também vivemos um período de inclusão e geração de emprego. Em 2002, o ticket médio era de R$ 910,09 e 31 milhões de passageiros eram transportados por ano. Vinte anos depois, temos um ticket médio de R$ 503 e 95 milhões de passageiros embarcados”, destacou Eduardo Sanovicz, mas ainda com desafios pela frente.
Ainda de acordo com Eduardo, é possível, na próxima década, pular de 100 para 200 milhões de passageiros transportados por ano, desde que sejam retomadas as mesmas condições de custos que vivemos por um período no começo do século. Mas, para isso, precisa ser menos burocrático. “O Brasil, desde a constituição de 1988, é o único do mundo que cobra tributo regional sobre combustível de aviação. E como isso não acontece em qualquer outro lugar do mundo, pelas regras internacionais, quando você não tributa num ponto A, não pode tributar num plano B. Sendo assim, não se paga ICMS para voos internacionais no Brasil, apenas os nacionais”, frisou Eduardo. É possível, na próxima década, pular de 100 para 200 milhões de passageiros transportados por ano, desde que sejam retomadas as mesmas condições de custos que vivemos por um período no começo do século.
Em 2019, o Governo de São Paulo fechou uma parceria com a Abear para redução do ICMS do QAV de 25% para 12%, o que vem sendo renovado anualmente. Isto porque, com a redução, houve o lançamento de novos voos, aumentou a ocupação da hotelaria, mais eventos foram viabilizados, mais empreendimentos foram lançados, entre outros. “Em oito meses, SP já arrecada mais do que iria arrecadar em 12 meses com o ICMS a 25%”, finalizou Sanovicz. O que deve ser prioridade para 2023, é a Redução dos custos (QAV, tributos, judicialização e financiamento); práticas internacionais (estímulo a demanda, aviação regional, carga e turismo); e ESG (sustentabilidade e eficiência).
TURISMO INTERNACIONAL
Tanto é verdade que viajar para o exterior é mais barato, que, os visitantes nos Estados Unidos gastaram mais de US$ 15,8 bilhões em viagens e atividades relacionadas ao turismo naquele país em outubro, mais do que o dobro (+112%) em relação a outubro de 2021. É o nível mais alto dos gastos desde o início da pandemia. Os dados divulgados pelo Escritório de Viagens e Turismo dos EUA (NTTO) revelam ainda um crescimento direto em relação a setembro de 2022, quando os turistas desembolsaram US$ 14,7 bilhões por todo o país.
No acumulado do ano (janeiro a outubro de 2022), os visitantes internacionais gastaram mais de US$ 129,9 bilhões em bens e serviços relacionados a viagens e turismo nos EUA, mais do que o dobro (+110%) quando comparado ao mesmo período do ano passado, injetando, em média, cerca de US$ 427 milhões por dia na economia dos EUA. Ao todo, as receitas de viagens responderam por 55% do total das exportações de viagens e turismo dos EUA em agosto. As tarifas recebidas pelas companhias aéreas dos EUA de visitantes internacionais totalizaram quase US$ 2,9 bilhões em outubro de 2022 (em comparação com US$ 1,1 bilhão em outubro de 2021), um aumento de 151%. Os norte-americanos, por sua vez, gastaram US$ 15,8 bilhões em viagens ao exterior durante o mês de outubro, resultando em um superávit comercial de US$ 58 milhões no mês – uma reversão após um déficit comercial de mais de US$ 1 bilhão em setembro para viagens e turismo.
RECEITAS DO TURISMO
Cabe ressaltar que, com toda essa carga negativa os preços das passagens aéreas nacionais, o Panorama do Turismo divulgado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou que o volume de receitas do Turismo brasileiro atingiu R$ 34,62 bilhões em setembro, o maior montante já registrado para os meses de setembro da série histórica. Descontada a inflação, houve um aumento de 41,5% em relação a setembro de 2021, 0,4% acima do mês de agosto. A revisão de crescimento, em relação ao ano passado, subiu de 36,9% para 37,8%.
A CNC também calculou o avanço médio da inflação dos preços do Turismo em 12 meses, uma alta de 21,4% em relação a setembro do ano passado, impulsionado pela alta de 39,8% nos transportes por aplicativo. Já com relação aos empregos, em setembro deste ano houve um crescimento de 23,8 mil trabalhadores formais, com saldos mensais positivos desde maio de 2021. A projeção da CNC para abertura líquida de postos de trabalho no último trimestre de 2022 chega a 65,5 mil vagas. E, se confirmada esta previsão, até novembro o setor conseguirá repor as vagas eliminadas durante a pandemia, com 240,2 mil postos de trabalho.
TURISMO EM ALTA
Por outro lado, o Ministério do Turismo, através da Secretaria Nacional de Infraestrutura Turística, celebra a entrega de 656 obras até dezembro der 2022, apoiadas financeiramente pelo órgão nas cinco macrorregiões do país, incluindo a construção de praças, pórticos e centro de convenções, entre outras, com um aporte de R$ 432,8 milhões. No Nordeste, onde contratos concluídos junto ao MTur perfazem R$ 184,8 milhões, houve a entrega de 236 projetos. Um deles foi a 1ª etapa do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Barreirinhas (MA), porta de entrada dos Lençóis Maranhenses. Na região Norte, houve investimentos de R$ 21,3 milhões do Ministério do Turismo asseguraram a entrega de 41 obras de infraestrutura, como a ampliação do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Barcelos (AM).
Já o Sudeste contou com R$ 59,8 milhões do MTur para a conclusão de 129 obras. A lista engloba a urbanização do Mirante do Morro das Galhetas, no município praiano do Guarujá (SP), que recebeu R$ 1,5 milhão. No Centro-Oeste, R$ 35 milhões investidos pelo órgão garantiram a finalização de 51 projetos. Entre eles, a construção do Parque das Mangueiras e a pavimentação de acesso ao Parque do Escondidinho de Rondonópolis (MT). “Cidade boa para o turista é, antes de qualquer coisa, uma cidade boa para seus habitantes. Os projetos apoiados pelo MTur proporcionam que visitantes e moradores usufruam de importantes atrativos, com grandes reflexos na movimentação econômica gerada a partir do turismo”, disse o ministro do Turismo, Carlos Brito.
Ao longo de 2022, foram iniciadas outras 435 obras de infraestrutura turística com recursos do Ministério do Turismo em todo o país, fruto de um investimento de R$ 480 milhões. Houve ainda o desembolso de R$ 188,9 milhões pelo órgão para custear 979 projetos em andamento. Atualmente, o MTur administra uma carteira ativa de cerca de 2.288 contratos do tipo no Brasil. Os projetos envolvem repasses totais de R$ 2,5 bilhões, dos quais cerca de R$ 639 milhões já foram executados. Com um governo do ex-condenado isso não terá continuidade, obras não teriam continuidades e superfaturamentos seriam uma constante. Seria um verdadeiro desastre para o Brasil cuja bandeira não pode ser vermelha.
BALNEÁRIO CAMBORIÚ – FLORIPA AIRPORT – BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Foi inaugurada na última sexta-feira, (16), as operações do terminal intermodal do Aeroporto de Florianópolis. A Viação Catarinense irá fazer a rota direta entre o Aeroporto Internacional de Florianópolis e Balneário Camboriú. Serão duas frequências diárias, em ambos os sentidos. Em poucos metros, o passageiro aéreo que desembarca em Florianópolis consegue embarcar no ônibus, já que o terminal rodoviário é anexo ao saguão do aeroporto. No sentido inverso, pessoas vindas de Balneário têm acesso imediato à área de check-in e embarque aéreo. O ônibus da Catarinense parte do aeroporto rumo a Balneário Camboriú às 13h e às 19h, todos os dias. Da rodoviária de Balneário Camboriú para o Aeroporto de Florianópolis, os horários são às 6h e às 17h. As passagens são vendidas a partir de R$ 37 e podem ser adquiridas pela internet, no site da Catarinense, ou em um guichê da empresa localizado no primeiro piso do aeroporto.
Quem circula pelo aeroporto pode também apreciar no Boulevard 14/32 a exposição da famosa Jardineira da Viação Catarinense, veículo da empresa que em 1928 fazia a rota Blumenau-Florianópolis, em estrada de terra, num percurso que levava 12 horas. Mesmo com 94 anos, a relíquia chama a atenção pela beleza e conservação. A vocação para o pioneirismo e para a satisfação dos clientes, comum às duas empresas, juntou Catarinense e Floripa Airport em uma ação para melhorar a conectividade e a experiência dos passageiros. O terminal intermodal do Aeroporto de Florianópolis foi homologado em novembro passado, sendo destaque em todo o país por implantar um conceito comum na Europa de fluidez entre diferentes modais por quem frequenta aeroportos.
Ao iniciar uma temporada intensa, com a malha aérea mais diversificada da história (são 26 rotas aéreas diretas a partir de Florianópolis, sendo sete internacionais), o CEO da Floripa Airport celebra a parceria com a Viação Catarinense. “A conexão rodoviária vai facilitar a jornada dos passageiros, que poderão fazer rapidamente a conexão entre avião e ônibus sem ter de sair do aeroporto”, afirma Ricardo Gesse. “Além de atender passageiros aéreos, com essa nova rota também oferecemos uma opção tanto aos moradores do sul da Ilha, mais próximos do aeroporto do que da rodoviária do município, quanto ao público de Balneário Camboriú que tenha como destino essa região importante e bastante procurada de Florianópolis”, explica Anuar Helayel, diretor da Unidade de Transporte de Passageiros.
CONNECTION EXPERIENCE TERROIRS BRASIL
Com o tema Terroirs do Brasil, está confirmada a data do 6º Connection Experience para 2023. De 3 a 6 de maio serão proporcionadas palestras e painéis temáticos com grandes nomes do mercado brasileiro e internacional, sessões de negócios, networking, uma rica mostra dos produtos únicos do Brasil que possuem identidade geográfica (IG). O evento acontece em Gramado e será realizado pela Rossi & Zorzanello com co-realização do Sebrae.
TURISMO GASTRONÔMICO EM SANTA CATARINA
Santa Catarina é um estado agraciado pela diversidade cultural alimentar. A influência dos afro-brasileiros e dos colonizadores europeus acrescentaram peculiaridades à cultura vicentista e indígena, produzindo qualidades especiais aos hábitos alimentares catarinenses. O termo “hábitos alimentares” refere-se ao “o que”, “como”, “onde”, “quais”, “quando” e “quanto” as pessoas comem e as relações entre as etapas de seleção, produção, formas de preparo, consumo e descarte dos alimentos. Os hábitos alimentares e a gastronomia dos catarinenses são motores que potencializam a atividade turística em Santa Catarina. Anteriormente os hábitos alimentares catarinenses estabeleceram os processos de comercialização e industrialização dos bens alimentícios. Atualmente estes costumes retornam como elementos essências, por meio de seus saberes e fazeres, para promover a cultura alimentar no segmento turismo gastronômico.
O turismo gastronômico é um subsegmento do turismo cultural que vem despontando como uma grande oportunidade para o aumento da demanda turísticas em todas as regiões. Segundo a Organização Mundial de Turismo, a gastronomia é o terceiro maior fomentador das viagens no mundo. O fomento da indução do turismo pela gastronomia não acontece simplesmente pelo prazer da degustação – vai muito além do experimentar a culinária e os pratos típicos de um lugar e aporta nas experiências para descobrir, entender e vivenciar o contexto da cultura alimentar, considerando que hábitos alimentares são ativos presentes em todas as culturas. O turismo gastronômico coloca a gastronomia como um pilar da identidade regional e do patrimônio cultural, valorizando as relações entre comida e sociedade. Estende-se em mergulhos nas histórias dos produtos, na produção dos insumos, nas técnicas de preparo, como uma narrativa que promove uma imersão integrada com as demais manifestações, criando percepções que dão um verdadeiro propósito as experiências vivenciadas.
O grande potencial que Santa Catarina tem para ofertar experiências gastronômicas significativas e diferenciadas em todas as regiões turísticas é caracterizada pela diversidade da cultura alimentar catarinense. E isto é bem destacado nas festas e festivais gastronômicos do estado. As festas tradicionais e populares que promovem ou celebram a cultura alimentar catarinense são indutoras para o turismo gastronômico. A maioria das festas tradicionais e populares catarinenses celebram as safras de produtos ou as receitas gastronômicas locais. Pinhão, maçã, milho, cucas, marreco recheado, pescados, ostras, cervejas artesanais, vinhos, linguiça e pirão são motivos de celebração, frutos da cultura alimentar e ativos socioeconômicos responsáveis, muitas vezes, por alavancar a economia de cidades e regiões catarinenses.
As festas também cumprem um importante papel na conexão entre a cadeia produtiva e o reconhecimento e valorização dos alimentos como partes da estrutura cultural. Fatores como qualificação e inovação são essenciais. Mas fatores como infraestrutura e legislações são prioritários e precisam estar priorizados nas políticas públicas e planejamentos do turismo. Como por exemplo, infraestrutura de sinalização dos locais de produção e adequações das legislações da gastronomia que ainda não distinguem as produções artesanais das industriais, prejudicando e inibindo que pequenos produtores e bases comunitárias consigam estar formalizados para atuarem na cadeia produtiva da gastronomia. Outro fator seria dar voz ao turismo gastronômico, incluindo o segmento nos grupos de trabalho da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina. O turismo gastronômico é uma imersão cultural, que utiliza o alimento como meio de conexão entre as pessoas e os lugares E desta forma precisa ser implementado aliando o desenvolvimento econômico e social com um planejamento responsável e sustentável, construído em conjunto com as bases comunitárias locais, respeitando a sua identidade e contribuindo para a minimização dos impactos negativos que o turismo pode causar.
Todas as treze regiões catarinenses possuem potencial para desenvolver o segmento turismo gastronômico. Basta idealizar que as principais receitas tradicionais de Santa Catarina, como marreco recheado, peixe escalado na brasa, sopa de agnolini, sequência de camarão, pierogui, arroz de carreteiro, tortéi, bolachas de mel e melado, geleias, cucas e pães caseiros, salames, apfelstrudel, pirão, salsichas, eisbein, farofa de farinha de mandioca, caldeirada de peixe, polenta com radici, bolinho de siri, entrevero de pinhão, lula recheada, feijão tropeiro, além de tantos outros produtos coloniais, estão recheados e cobertos de histórias, narrativas e contextos culturais, que podem e devem se relacionar com às atrações turísticas de cada região, para fertilizar a importância do turismo gastronômico como um segmento de sucesso na atividade turística catarinense. Para saber mais, ter acesso a estudos, relatórios e oportunidade de cursos gratuitos acesse agora mesmo https://observagastronomia.com.br/.
BELLAS DA SEMANA
Luana Schultz e Stefany Rosa seguem comemorando a chegada de 2023 (completamente nuas) especialmente para você. Quem poderia imaginar que Luana Schultz e Stefany Rosa iriam protagonizar cenas tão magníficas? As duas continuam aproveitando ao máximo cada minuto da festinha particular do Bella da Semana (exalando uma química sem igual). Abra aquela champanhe e venha apreciar as nossas musas nesta segunda parte do “Especial 2022”. Atenção: nosso ensaio exclusivo com Stefany Rosa e Luana Schultz nuas vai ao ar na quarta-feira (21). Tenha acesso a todo conteúdo do site! São mais de 40.000 fotos, centenas de vídeos, lives 4K e ensaios produzidos em cenários tentadores com muita sensualidade.
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