POUSOS E DECOLAGENS
Dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelaram que 831 mil voos foram realizados em todo o país no ano passado, somados os mercados doméstico e internacional, o que representa um aumento de 39% com relação a 2021. Ainda somando os mercados, cerca de 98 milhões de passageiros foram transportados em 2022. Segundo informações da Anac, o aeroporto que dominou a participação no número de decolagens por aeroporto em 2022 foi o Aeroporto de Guarulhos, com 11,9% de market share. Os outros dois terminais que compõem o Top 3 também são do estado de São Paulo: Congonhas (9,9%) e Campinas (7,8%). O terminal de Brasília, por sua vez, domina o Centro-Oeste com 6,8%; o terminal do Recife é líder do Nordeste, com 4,8%, enquanto Porto Alegre lidera no Sul (3,6%) e Manaus, no Norte, com 1,8%.
Agora, entre os aeroportos que mais cresceram em volume de decolagens em 2022, destaque para Congonhas, que praticamente dobrou o número de movimentos em 12 meses, com alta de 92,7%, para São José dos Pinhais, com seus voos regionais e alta de 70%, e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que cresceu 60,9%, mas é um aumento insustentável dadas as restrições que foram impostas recentemente pelo governo federal. A única queda é do Galeão (-0,2%). Já por regiões, o Sudeste praticamente foi dono de metade do número de decolagens em todo o Brasil em 2022, respondendo por mais de 358 mil movimentos (49%). O Nordeste aparece em segundo lugar, com mais de 142 mil decolagens (19,5%), seguido pelo Sul, com mais de 94 mil voos (13%), Centro Oeste, com mais de 86 mil movimentos (11,8%), e Norte, com mais de 49 mil voos (6,7%). De acordo com estudo da Anac, Paraná e Pará lideram com 18 aeroportos conectados por voos comerciais em 2022, aumentos consideráveis em relação a 2021. Rio Grande do Sul, com 15 aeroportos, e Mato Grosso, com 12 aeroportos, seguem o ranking. Já nos estados mais populosos do país, São Paulo tem 11 aeroportos atendidos, Minas tem sete aeroportos e o Rio de Janeiro tem cinco terminais.
FLORIPA AIRPORT
A propósito, com uma oferta de voos inédita na história de Santa Catarina, o Aeroporto Internacional de Florianópolis irá oferecer até 10 voos diários para a Argentina na alta temporada (entre os próximos dezembro e janeiro). A ligação da capital catarinense com o país vizinho será feita por quatro companhia áreas: JetSMART, Flybondi, Aerolíneas Argentinas e Gol e terá como destino quatro aeroportos diferentes: Ezeiza e Aeroparque, na Capital Buenos Aires, e ainda as cidades de Córdoba e Rosário. A ultralowcost JetSMART faz sua estreia na rota em 30 de dezembro, com três frequências semanais. Já a lowcost argentina Flybondi, que entre setembro e novembro terá dois voos por semana para Buenos Aires, passa a ter frequência diária na alta temporada. As duas companhias, que tem como um dos principais atrativos o preço competitivo, já anunciaram que vão operar a rota de maneira regular, ou seja, mantêm a operação durante todo o ano. Para atender a alta demanda de turistas, que no último verão foram responsáveis por uma ocupação média de 80% nos voos entre Florianópolis e Argentina, a Aerolíneas Argentina vai retomar a partir de dezembro a já tradicional rota ligando os dois países na alta temporada com voos para Buenos Aires, Córdoba e Rosário. A Gol, que já opera uma rota regular com frequência diária, prevê aumentar o número de voos para a capital argentina durante o verão.
“O aeroporto de Florianópolis é a porta de entrada de Santa Catarina e tem infraestrutura única para receber voos internacionais, o que reforça nosso foco na internacionalização do aeroporto, que cada vez mais se torna um hub do Conesul. E não para por aí, em breve, vamos anunciar novos destinos para a América do Sul”, destaca Fábio Marques, Diretor de Operações da Zurich Airport Brasil, concessionária de administra o aeroporto. Segundo a concessionária, a diversidade de oferta de voos para Argentina se manterá de maneira regular, com pelos menos três cias aéreas operando para Argentina e a previsão de até 13 frequências por semana. Outro destino destaque da América do Sul é o Chile, que terá até 23 voos por semana para Santiago na alta temporada, operado por três cias aéreas: Sky, Latam e JetSMART. A Zurich Airport Brasil reforça que a malha área é dinâmica, por isso, voos e frequências podem sofrer alterações.
SANTA CATARINA
Falando nisso, Santa Catarina recebeu 204 mil turistas internacionais no primeiro semestre deste ano, número que representa um aumento de 120% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o Estado registrou 92.957 entradas estrangeiras. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo. O número representa 6,3% do total de turistas que desembarcaram no Brasil de janeiro a junho. Em Santa Catarina, a maioria deles chegaram da Argentina (168.107). Também estiveram em solo catarinense chilenos, uruguaios, paraguaios, americanos, italianos e alemães, nacionalidades de maior número também em âmbito nacional. A média do número mensal é de 34 mil desembarques internacionais em todo o Estado. Conforme o secretário de turismo em Santa Catarina, Evandro Neiva, por conta dos altos números, o Estado conversa agora com aeroportos e companhias aéreas para promoção de passagens sejam feitas para destinos turísticos catarinenses. — “Possuímos um combo perfeito: paisagens naturais, segurança e infraestrutura” — diz o governador Jorginho Mello.
— “Estamos trabalhando lado a lado para que o turista venha e depois recomende o Estado de Santa Catarina” — complementa o secretário.
OPA BEER DE JOINVILLE – ENTRE AS MELHORS CERVEJAS DO BRASIL
O Brasil Beer Cup premiou neste sábado as melhores cervejas, cervejarias e cervejeiros da edição de 2023, com destaque especial para uma marca estrangeira e duas do Sul do país. O evento aconteceu neste último sábado no Hotel Rede Mar em Canasvieiras, em Florianópolis. A ganhadora entre as cervejarias de grande porte foi a catarinense Opa Bier. O evento aconteceu durante toda a semana em Florianópolis, com a análise das amostras e processamento dos dados ocorrendo entre terça e sexta-feira. Mais de 80 jurados de 16 nacionalidades avaliaram as 2.034 cervejas inscritas por 335 cervejarias de 11 países em 162 estilos diferentes. Foram distribuídas 380 medalhas, sendo 119 de ouro. Santa Catarina teve o maior número de premiações, com 26% do total. A Argentina foi o país mais premiado depois do Brasil, com 14 medalhas.
“O Brasil Beer Cup é um evento único para celebrar a diversidade de sabores, estilos e criatividade que a cultura cervejeira tem a oferecer. Unimos nossas forças para criar um espaço inclusivo e inspirador onde cervejeiros, independentemente de seu porte ou origem, possam mostrar seu talento e compartilhar suas paixões. E mais uma vez nos considero muito bem-sucedidos neste desafio”, diz Amanda Reitenbach, idealizadora do evento e CEO do Science of Beer. A competição adota os critérios da edição de 2022 do guia de estilos da Brewers Association, assim como premia os estilos Catharina Sour e a Dorada Pampeana, que estão inseridas no BJCP, e aqueles de Brazilian Beer descritos no regulamento. Para a definição dos prêmios de cervejaria do ano, foram somados 10 pontos para a medalha de ouro, seis para a prata, três para o bronze e 10 para as Best of Show. A premiação Top 50 reconheceu as 50 melhores cervejarias com base no mesmo cálculo de pontuação.
CORRIDA PELA VIDA
O Bustour fará o transporte de 50 alunos de uma escola de Canela para que as crianças participem da Corrida pela Vida. Promovida pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI) em parceria com a Rede Laghetto, a iniciativa busca arrecadar recursos destinados à assistência de crianças e adolescentes com câncer e para a manutenção do Centro Integrado de Apoio, sede do Instituto. “O Bustour e a Rede Laghetto são parceiros de longa data aqui na Serra Gaúcha. Em um evento tão importante como a Corrida pela Vida, e principalmente quando celebramos os 10 anos de atividades do Bustour, não poderíamos deixar de estarmos juntos agora, apoiando nesta linda ação”, comenta Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker, do qual faz parte o Bustour. Os famosos ônibus panorâmicos farão o transporte das crianças que participarão da Corrida pela Vida no dia 03/09 (domingo). O Bustour levará um grupo de 50 pequenos participantes da prova até o Laghetto Boulevard, e ficará estacionado no local da largada durante toda a manhã. O grupo é composto por alunos da Escola Severino Travi (Distrito Industrial – Canela). “Esse é o segundo ano que apoiamos a Corrida pela Vida ao lado da Rede Laghetto. No dia, teremos distribuição de kits para as crianças, incluindo camiseta do Laghetto com a marca do Bustour, suco de uva da Jolimont e chocolates da Florybal”, acrescenta Carlise Bianchi, diretora comercial do Grupo Brocker. Ela aponta ainda que a cada ano a parceria do Bustour com os pontos que fazem parte da rota tem se fortalecido. “Já são 10 anos do Bustour e essa conexão que fazemos das atrações gera também um comprometimento social com nossas comunidades”, diz Carlise.
APAE GRAMADO NO FESTURIS
Nesta Semana Especial das Pessoas com Deficiência Intelectual, a Rossi & Zorzanello e a APAE Gramado reforçaram a parceria que mantêm há alguns anos. A instituição, que atende mais de 180 usuários de Gramado, estará presente novamente no Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, de 9 a 12 de novembro, no Serra Park. A entidade estará no evento com estande próprio – a exemplo do ano passado – e, ampliando o olhar para a inclusão, o Festuris oportuniza a alguns usuários da Apae a experiência de atuar no mercado de trabalho, fazendo parte da equipe de receptivo do grande evento de negócios turísticos das Américas. Reconhecendo o trabalho da instituição no município, a Rossi & Zorzanello é uma das empresas que aderiram ao Selo Empresa Amiga da APAE, com recursos que ajudam a manter e ampliar o atendimento da instituição nas áreas da saúde e assistência social. O Festuris chega à sua 35ª edição, enquanto que a APAE comemorou em julho deste ano 54 anos de existência. A parceria reforça o compromisso do Festuris em ser um evento socialmente consciente e sustentável.
HORTO OSCAR KNORR & FESTURIS
Desde que o Espaço Sustentabilidade se tornou um ponto de encontro de coleta de mudas de flores, árvores e plantas durante o Festuris, o comprometimento do evento e dos participantes com as ações voltadas ao meio ambiente se tornaram ainda mais importantes. Desde 2021 a ação acontece em parceria com a Prefeitura de Gramado, por meio das Secretarias de Obras, Agricultura e o Horto Municipal Oscar Knorr. Este ano não será diferente, visando um turismo mais sustentável e o alinhamento às práticaS de ESG, mais de 8 mil mudas serão disponibilizadas para deixar o grande evento de negócios turísticos das Américas ainda mais colorido e, também, a casa dos participantes. Quem passar pelo Espaço Sustentabilidade poderá retirar mudinhas para replantar.
CVC & IMPROTUR
O secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur), Ricardo Sosa, e Natalia Pizoni, se encontram com líderes da CVC Corp, como o CEO, Fábio Godinho, o diretor de Sourcing, Fábio Mader, e o gerente de Qualidade na Argentina, Fabio Ferrari. Na reunião, ficou definido que, a partir de setembro, haverá promoção turística sobre Argentina em mais de mil agências de viagens brasileiras. No acordo de cooperação, vitrines de 100 agências físicas serão envelopadas com atrativos do destino. Além disso, serão entregues folhetos impressos em mais de 280 lojas e uma forte promoção turística com material audiovisual em mais de mil agências. O país já conta com publicações de turismo no Blog CVC Travel Dicas, ações nas redes sociais, campanha de vendas, eventos de capacitação, visitas a agências franqueadas, email marketing e banners digitais no site da CVC. A estratégia visa fortalecer os meses do segundo semestre e consolidar os resultados da receita turística dos primeiros sete meses de 2023, momento em que chegaram mais de 750 mil turistas brasileiros, enquanto o mês de julho teve plena recuperação e crescimento acima do mês de julho de 2019.
TURISMO & NEGÓCIOS
A Embratur e a Ubrafe fecharam uma parceria para desenvolver ações de promoção internacional do turismo de negócios e eventos no Brasil, segmento conhecido como Mice. Paulo Ventura, Presidente daUbrafe, acredita que a parceria entre a Agência e a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe) acontece “no momento perfeito”. A entidade é uma das mais importantes dentro do segmento no Brasil. “Estamos dando um passo muito importante em prol do turismo no Brasil, em prol desse segmento que é tão forte, mas tão mal explorado. Fomos recebidos de forma humilde e transparente pelo presidente Freixo e eu saio daqui muito feliz e esperançoso. É muito bom ter a Embratur nos apoiando e trocando informações com o nosso setor”, afirmou Ventura. Para a gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais, Vaniza Schuler, as feiras de negócios brasileiras podem ser um grande atrativo para alavancar o turismo internacional no Brasil. “Essa parceria vai posicionar o Brasil no lugar que ele merece dentro das feiras de negócios nacionais e internacionais”, afirmou Vaniza.
PONTE DA INTEGRAÇÃO
A Itaipu Binacional, margem brasileira, registrou em fotos e imagens de drone toda a beleza cênica da iluminação da Ponte da Integração Brasil-Paraguai. As imagens foram feitas pela VideoUp, produtora contratada pela empresa. O pedido de acionamento das luzes foi feito pela margem paraguaia da Itaipu para marcar a posse do novo presidente do país, Santiago Peña, e também para lembrar os 486 anos da fundação da capital do país, Assunção, comemorados nesta data. A ponte, localizada sobre o Rio Paraná, entre os municípios de Foz do Iguaçu e Presidente Franco, ganhou as cores das bandeiras do Brasil (verde e amarela) e do Paraguai (vermelha, azul e branca), em suas respectivas margens, na mesma composição dos últimos testes de iluminação feitos na semana passada. A iluminação é automatizada por meio de relé fotoelétrico que, quando acionado, deixa a ponte acesa do anoitecer ao amanhecer. A segunda ponte sobre o Rio Paraguai foi construída com investimentos da margem brasileira da Itaipu, na ordem de R$ 366 milhões, numa parceria entre a hidrelétrica, o Governo Federal e o Governo do Estado. A iluminação, com custos de R$ 3 milhões, também foi paga pela binacional.
JAPÃO SEM VISTOS
A Organização Nacional de Turismo Japonês, está celebrando mais um grande passo que encurta o caminho entre Brasil e Japão. Após a abertura total das fronteiras japonesas em outubro de 2022 e o fim das exigências preventivas da Covid-19 em abril deste ano, o governo do Japão anunciou que irá implementar a isenção de visto para cidadãos brasileiros de passaporte comum que desejem permanecer até 90 dias consecutivos no país. A medida, que valerá a partir de 30 de setembro de 2023, teve por base o anúncio feito pelo Primeiro Ministro Japonês Fumio Kishida, por ocasião da Cúpula dos países integrantes do G7, na cidade de Hiroshima, no Japão. Em reciprocidade, o governo brasileiro continuará a oferecer isenção também aos cidadãos japoneses que venham ao Brasil.
“Temos observado um interesse crescente dos brasileiros em visitar ou revisitar o Japão, o que nos alegra muito. Para contemplar essa procura, neste ano tornamos a expor no Festival do Japão, e, pela primeira vez, participamos da feira de turismo de luxo ILTM Latin America, ambas em São Paulo. Agora, com a facilidade proporcionada pela isenção de visto, desejamos divulgar todos os encantos do Japão, mas em especial aquelas atrações menos conhecidas e ainda assim, fascinantes”, diz Michiaki Yamada, diretor executivo da organização em Nova York.
ASSISTENCIA GRATUITA
Para atender à demanda de turistas do Brasil, a Organização Nacional de Turismo Japonês disponibiliza o Tourist Information Desk, localizado na Japan House São Paulo (Av. Paulista, 52), com uma equipe especializada que oferece, gratuitamente, amplas informações sobre como e quando viajar para o Japão, onde se hospedar, o que comer e visitar, entre outras orientações valiosas. Interessados em planejar uma viagem ou simplesmente conhecer melhor o Japão CLIQUE AQUI, para sugestão de itinerários, dicas de viagem e muito mais.
BELLA DA SEMANA – PRIH CAVALHEIRO
Espontânea, divertida e safada, essa é a ninfetinha Prih Cavalheiro, nossa nova Bella da Semana que adora quebrar regras! Aqui no Bella da Semana agosto não tem desgosto, muito pelo contrário, a ninfeta Prih Cavalheiro vem aí para encerrar o mês com chave de ouro! A modelo, que está noiva e vai se casar no próximo ano, confessou que ama quebrar regras. Durante a entrevista, ela também falou um pouco sobre a experiência de posar para o Bella da Semana: “Foi incrível, uma experiência que nunca vou esquecer com certeza! Me senti muito poderosa, gostosa e linda”. O ensaio completo com Prih Cavalheiro nua já está no ar. Faça parte do Bella da Semana e desfrute de momentos intensos com muito prazer! Assine agora clicando aqui.
Leia ainda: Inovação como estratégia para a geração de fluxo turístico
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Flórida tem recorde no número de visitantes internacionais
FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação
Recuperação do setor corporativo é tendência de forte retomada
Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o Ecoturismo
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Buenos Aires e Santiago, mais perto e mais barato pela JetSmart
Joinville surpreende operadores e jornalistas de turismo com experiências de lazer
Tantraterapia, abordagem terapêutica baseada nos princípios do Tantra
Tornando-se médico de si mesmo, a caminho da verdadeira saúde
Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.