Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market
O que era apenas uma informação extra oficial que ouvi durante um jantar das operadoras de turismo, na última quinta-feira, se tornou realidade já no inicio da feira em seu segundo dia, 19, sábado. O JPA cresce, se reestrutura e muda de nome se transferindo para Fortaleza, em 2020. O evento escolheu a capital cearense por conta da malha aérea e do grande fluxo de voos internacionais, que auxiliam no trabalho de expansão da feira.
Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market
Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market – Foto: Jefferson Severino – turismoonline.net.br
O JPA colocou João Pessoa na rota do turismo nacional e internacional, se reestruturando e crescendo a cada ano e a partir de agora passa a chamar-se Brazil Travel Market (BTM). Em 2020, o evento será realizado entre os dias 23 e 24 de outubro, em Fortaleza, no Ceará, influenciando diretamente a internacionalização da feira. O destino cearense é sede garantida até 2022. Além dessa mudança, a Sophistiqué Eventos, organizadora do encontro, passa a se chamar BBC Eventos. A ideia é que a marca se fortaleça e que possa, em breve, realizar outros eventos do segmento turístico.
Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market
Breno Mesquita, Arialdo de Mello Pinho, Secretário de Turismo do Ceará, Claudio Jr e Bruno Mesquita – foto: Jefferson Severino – turismoonlinete.net.br
Segundo seus diretores, o Brazil Travel Market agradece o apoio de todo o trade paraibano, a cidade de João Pessoa, órgãos governamentais, rede hoteleira, receptivos e todos que ajudaram com a expansão do que hoje é um dos melhores eventos B2B do Turismo. O anúncio oficial foi realizado na coletiva de imprensa realizada no final da feira e com a presença do Secretário do Turismo do Ceara, Arialdo Pinho.
Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market
Fernando Milanez e Arialdo de Mello Pinho – Foto: Jefferson Severino – turismoonlinje.net.br
Fernando Milanez, se sentiu desapontado com a notícia e segundo ele: “Vamos lutar pela permanência do evento. Não se muda uma coisa consolidada assim de uma hora para outra. É uma má notícia para nós e para o Turismo de João Pessoa. Trabalhamos ano a ano pelo sucesso da feira e, agora que está consolidada, querem tirar de nós? Não se muda uma coisa assim de uma hora para outra. Vamos conversar e ver o que podemos fazer”, afirmou. No entanto, ele admite que o principal argumento dos organizadores, a malha aérea (ou a falta dela), deixa a desejar. “Há anos, antes mesmo da Avianca Brasil quebrar, a gente vem alertando que isso poderia acontecer. Nós não temos um aeroporto da qualidade que a cidade merece. Enquanto não privatizarmos o nosso terminal aéreo, notícias como essa serão ainda mais frequentes”, afirmou.
Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market
Foto: Jefferson Severino – turismoonline.net.br
Na realidade, o que se afirmava pelos corredores do JPA Travel Market é que o governo daquele estado pouco ou nada fez pelo evento e sabia com antecedência que isso iria acontecer e nada fez. Não acreditaram que isso poderia acontecer. Foi a garra dos seus diretores que mantiveram junto ao trade e principalmente a hotelaria a concretização de todas as edições. Sequer o Centro de Eventos lhes era cedido. Praticamente eles estavam pagando para trabalhar. Aí estado do Ceara, percebendo a importância do JPA fez a proposta oferecendo todas as condições para expandir mais ainda. E aí? Você que acusa de traição, faria alguma coisa? Fica fácil acusar. Já Rodrigo Borges, que representa a Agaxtur na região Nordeste, participando pela primeira vez, ficou tão empolgado com a feira que já garantiu sua presença e interesse pelo aumento da participação, mesmo com a mudança de sede. “Não muda muito para nós, que temos a região inteira como fator de interesse”, comenta.
Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market
Gervazio Tanabe – Foto: Jefferson Severino – turismoonline.net.br
Da mesma forma o grande amigo Gervásio Tanabe, da Abracorp, Rafaela Marques, do Beto Carrero World, e Maria Camilla Alcorta, da Ideas4Brand, enxergam mais fatores positivos na mudança. Para Tanabe, a alteração abre mais oportunidades para os expositores e para os visitantes, já que a malha aérea é bem melhor em Fortaleza. Já para Rafaela a nova sede vai chamar amais atenção para o acontecimento. E Maria Camilla vê ganho de importância e mais atratividade para para expositores, visitantes e parceiros em geral.
Entre os argumentos citados para a modificação, a maior oferta de voos faz parte do discurso. “A malha aérea é melhor em Fortaleza, assim como a rede hoteleira e o apelo turístico. É uma cidade melhor divulgada no Exterior e isso pode de fato atrair mais estrangeiros. A feira cresceu e há uma limitação de espaço aqui e que não teremos lá”, lembra Glayson Ranieri, da Air Canada. O executivo da Velle Representações, Raul Monteiro, pensa parecido: “A visibilidade da feira aumentará consideravelmente, além de mostrar a visão dos organizadores, que estão pensando em internacionalizar cada vez mais o evento”, diz. O Verdegreen Hotel de João Pessoa e Ceará (IUA Hotel), seguem na mesma linha. Uma das executivas comerciais do hotel IUA, Ana Régia, acredita que o mais importante é manter a essência e a ideia de desenvolver o turismo regional.
Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market
Ruth Avelino – Foto: Jefferson Severino – turismoonline.net.br
A mais sensata foi a competente presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, preferiu não comentar agora a decisão dos organizadores do JPA Travel Market. Em grupos de whatsApp, a executiva pediu para que o trade turístico paraibano se mantenha unido e ainda mais forte e deixou a entender que haverá um movimento para dar continuidade ao evento na Paraíba. Segundo ela: “Os ciclos da vida valem pra tudo!!! Apesar da imensa tristeza e decepção, que me levou literalmente ‘à lona’, precisamos seguir, sem apontar culpados, sem nos vitimizar, sem fazer acusações!” Ruth Avelino viajou para a Europa no sábado (19), dia em que soube dos diretores a mudança do evento para a capital cearense. A presidente da PBTur participará a partir de sexta-feira (25) até domingo do Expo Abreu, um dos principais eventos de turismo de Portugal. “Nesse momento estou na luta para o fortalecimento do Destino Paraíba”, afirmou. O que se perguntou na feira foi a quantidade de turistas portugueses que vieram a João Pessoa. Além da participação do evento em Portugal, a PBTur estará divulgação o Destino Paraíba em Vitória (ES), com uma ação junto à operadora 4You, em parceria com a empresa de receptivo JPA, da empresária Fernanda Schwermann. Na semana que vem a estatal de turismo fará uma ação promocional em Campinas e Ribeirão Preto, em São Paulo, em parceria com a operadora Azul Viagens.
“A PBTur fará várias ações de promoção do destino para o consumidor final através da mídia digital no Brasil e Argentina! Temos muito trabalho pela frente! Vamos nos manter unidos! Ninguém vai nos destruir! Na volta sentaremos e viva o Festival de Turismo de João Pessoa!!!” Mais vale ressaltar aqui a data que será este festival. Um pouco antes teve a ABAV, depois o JPA e daqui alguns dias o FESTURIS em Gramado – RS.
Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market
Capacitações de Ushuaia e stande no JPA Travel Market – Fotos: Jefferson Severino –turismoonline.net.br
No mais a feira correu movimentada, com inúmeras capacitações, cujas salas estavam sempre repletas a exemplo da Ushuaia (Patagônia Fantástica) que veio com seu Secretário de turismo José Luis Rechia, a capacitadora e responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia Cristiane Cavalli, além do Consul Argentino em Recife, Alejandro Funes Lastra. Essas capacitações estavam sempre lotadas. Além dela a Agência de Turismo Brasileiros em Ushuaia também promoveu suas capacitações, também com mutos agentes e operadores na plateia, cujo CEO é Mario Barros, que trouxe um pinguim gigante que circulava pela feira chamando atenção de todos, ganhando abraços e recebendo milhares de cliques.
Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market
Parabéns a toda equipe do JPA Travel Market por mais um grande evento. Fotos: Jefferson Severino – turismoonline.net.br
Enfim, mas uma grande edição recorde em público e crescimento extremamente visível. O JPA Travel Market foi uma realização do João Pessoa CVB e da Sophistiqué, com patrocínio da Best Western Hotels & Resorts. A companhia aérea oficial é GOL que triplicará o numero de passagens aéreas AD para a edição em Fortaleza. Contou com apoio da ABIH-PB, Abracorp, Abav-PB, do Fecomércio da Paraíba, Sesc-PB e Senac-PB, Sebrae-PB, da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado da Paraíba. Este jornalista foi convidado do evento, do Hotel Tambaú, voando pelas asas da Gol.

PARA VER TODAS AS FOTOS DO 2º DIA CLIQUE AQUI

Leia ainda:  Jpa Travel Market movimenta o trade nacional e internacional na capital paraibana

E mais:  Turismo deve gerar 2 milhões de empregos em quatro anos no Brasil

Confira:  Low costs são bem vindas. Mercado aéreo brasileiro é carente de conectividade, preços justos, agilidade e bons serviços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *