IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas

ATIVIDADES TURÍSTICAS

O Instituto Brasileiro de Geografia e estatística divulgou na última terça-feira (13) os números oficiais do “Volume de Serviços” no país, incluindo as atividades turísticas. No acumulado no ano, o agregado especial de atividades turísticas cresceu 41,9% frente a igual período de 2021, impulsionado, sobretudo, pelos aumentos de receita obtidos por empresas dos ramos de transporte aéreo de passageiros; restaurantes; hotéis; locação de automóveis; transporte rodoviário coletivo de passageiros; e serviços de bufê.
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas – Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo – Lages – SC, a Princesa da Serra – Ícone do Turismo Rural Nacional – clique no baner e faça sua reserva.
Regionalmente, todos os doze locais investigados também registraram taxas positivas, em que sobressaíram os ganhos vindos de São Paulo (47,7%), seguido por Minas Gerais (67,1%), Rio de Janeiro (22,2%), Rio Grande do Sul (56,6%) e Bahia (38,2%). Na comparação julho de 2022 com julho de 2021, o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 26,5%, a 16ª taxa positiva seguida, sendo impulsionado também pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de restaurantes; transporte aéreo; hotéis; locação de automóveis; rodoviário coletivo de passageiros; e serviços de bufê.
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas – Pratas Thermas Resort e Convention – A melhor água termal do Brasil, localizado em São Carlos, no Vale das Águas de Santa Catarina – Clique no baner e confira.
Em termos regionais, todas as doze unidades da Federação onde o indicador é investigado mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para São Paulo (34,6%), seguido Santa Catarina, Minas Gerais (38,7%), Rio de Janeiro (12,2%), Rio Grande do Sul (32,0%) e Paraná (33,9%). Apenas em julho de 2022, o índice de atividades turísticas apontou expansão de 1,5% frente ao mês anterior, após ter recuado 1,7% em junho. Regionalmente, dez dos 12 locais pesquisados acompanharam este movimento de crescimento verificado na atividade turística nacional (1,5%). A contribuição positiva mais relevante ficou com São Paulo (4,6%), seguido por Santa Catarina (9,6%), Rio de Janeiro (2,0%) e Paraná (4,6%).
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas – Faça sua reserva no Hotel Vale das Águas E curta momentos inesquecíveis com uma gastronomia impecável, conforto e lazer. Planeje sua próxima viagem neste feriadão e garanta essa experiência única! Confira os pacotes em no site clicando no baner acima.
Vale destacar que, apesar dos avanços, o segmento de turismo ainda se encontra 1,1% abaixo do patamar de fevereiro de 2020. Em julho de 2022, o volume de transporte de passageiros no Brasil registrou expansão de 4,1% frente ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, recuperando, assim, a perda observada no período maio-junho (-3,4%). Dessa forma, o segmento se encontra 0,4% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 21,9% abaixo de fevereiro de 2014 (ponto mais alto da série histórica).No indicador acumulado do ano, o transporte de passageiros cresceu 41% frente a igual período de 2021.
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas – Alinhado ao turismo e ao lazer, o Hotel Renar, localizado no meio-oeste de Santa Catarina, oferece uma experiência única quando o assunto é hospedagem. Com uma arquitetura estilo alpino-germânica, o hotel está localizado no alto de um morro, com jardins deslumbrantes, oferecendo uma vista privilegiada de Fraiburgo, conhecida como Terra da Maçã. Seja para negócios ou lazer, você desfrutará de conforto supremo, serviço impecável e um ambiente deslumbrante.

SEMANA DO TURISMO EM FRAIBURGO – SC

IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
A Prefeitura de Fraiburgo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Diretoria de Turismo promovem entre os dias 27 e 29 de setembro, a Semana do Turismo. A intenção é a aperfeiçoar os participantes por meio da troca de conhecimento, alavancando o potencial turístico local. Serão seis palestras além de momentos culturais. Nos três dias a programação iniciará às 18h30, com momento cultural seguida dos convidados da noite. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas AQUI.

MERCADO GLOBAL

IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas – Jamais viajem sem o melhor seguro viagem. Garantia de uma viagem tranquila
Por sua vez, a Technavio publicou relatório revelando que a diferença potencial de crescimento para o mercado de viagens entre 2021 e 2026 é de US$ 451,19 bilhões. O estudo também prevê que o mercado testemunhará um momento de crescimento acelerado em um CAGR de 13,86%. A Technavio classifica o mercado global de viagens como parte do mercado global de hotéis, restaurantes e lazer. O relatório de pesquisa cobre amplamente os fatores externos que influenciam o potencial de crescimento do mercado principal nos próximos anos, o que determinará os níveis de crescimento do mercado de viagens durante o período de previsão. Além disso, o relatório fornece informações abrangentes de análise da cadeia de valor para o mercado de viagens, que os fornecedores podem aproveitar para obter uma vantagem competitiva durante o período de previsão.
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas – Urubici Park Hotel, sinônimo de estar bem hospedado bem no cento de Urubici, a cidade que cresce exponencialmente em qualidade turística e na arte de bem receber. Uma forte gastronomia e desafio para os grandes ciclistas escalarem o espetacular Morro da Igreja ficando de frente para a Pedra Furada.

PRINCIPAIS DINÂMICAS DE MERCADO

IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
Motorista de mercado: os avanços tecnológicos provavelmente influenciarão positivamente o crescimento do mercado. O mercado de viagens conta com soluções tecnologicamente avançadas que ajudam os agentes de viagens e seus clientes a acessar dados de viagens, comparar opções de reserva e reservar a opção mais eficiente, acessível e conveniente. Além disso, os avanços na inteligência artificial (IA) ajudaram a automatizar o processo de reserva de viagens, eliminando a necessidade de inserir novamente as preferências de viagem dos funcionários, economizando tempo e energia. Bem como, com a crescente digitalização dos pagamentos, o mercado de viagens está ganhando vantagem máxima, pois as reservas e os pagamentos de viagens se tornaram fáceis para as empresas.

SEGMENTAÇÃO – GERAÇÃO DE RECEITAS

IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
O Hotel Sibara Flat, para quem que raia e saúde são sinônimos do. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor, programação para todas as idades. Afinal de contas é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva.
Cabe ressaltar que o crescimento da participação no mercado de viagens do segmento de companhias aéreas será significativo durante o período de previsão. Com a melhoria da economia global, houve um crescimento simultâneo nas indústrias de viagens aéreas de muitos países ao redor do mundo. O aumento do fluxo de passageiros aéreos resultou em maiores receitas e impostos associados, que, por sua vez, contribuíram para o desenvolvimento econômico. Espera-se que este desenvolvimento continue durante o período de previsão devido à introdução de pacotes de viagens, como pacotes turísticos. Com 41% do crescimento do mercado se originará da APAC durante o período de previsão. China e Japão são os principais mercados para viagens na APAC. O crescimento do mercado nesta região será mais rápido do que o crescimento do mercado em outras regiões. A crescente indústria do turismo facilitará o crescimento do mercado de viagens na APAC durante o período de previsão.
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
Café Colonial Restaurante Schults – Inigualável – O melhor da Grande Florianópolis

PETS NA HOTELARIA

IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
Quatro motivos para não dividir a sua cama com pets. Higiene – Mesmo mantendo seu cachorro limpo, ele ainda assim irá espalhar germes pela cama. Risco de machucar a si e ao cachorro – Durante o sono, especialmente para os tutores que dormem como um parafuso (rodando na cama), em uma dessas manobras, pode acontecer de o cão sair ferido ou machucado. O mesmo vale para o seu cachorro, se ele se move muito na cama, pode também machucar o tutor nesse sono turbulento; Problemas comportamentais – Deixar o cachorro dormir na cama com você pode confundi-lo quanto a hierarquia do grupo. Se a família canina e humana não está em sintonia, essa pode ser uma porta aberta para mais problemas comportamentais. A maneira que o seu cachorro passa a noite pode influenciar diretamente a qualidade do seu sono. Situações: Ele desce e te acorda para subir na cama, late para qualquer coisa, ronca muito, se esparrama, e por aí vai.
Quem trabalha com hospitalidade sabe que atender bem é uma arte muito conectada ao que é mais importante para as pessoas. Alguns desses aspectos podem até variar de um lugar para outro por influências culturais, mas outros são mais transversais e crescem a tal ponto que falam com todo tipo de sociedade. É o caso da paixão pelos animais de estimação e como isso tem impactado diversos mercados. Seguramente, as famílias estão mais abertas aos bichinhos, mas esta não é a única mudança progressiva de comportamento neste campo. A relação com eles também mudou bastante. Em que pese proprietários insistirem que lugar de pets é inclusive em suas próprias camas, cabe ressaltar que “cada macaco no seu galho”. De fato há quem faça isso. E os demais hóspedes, que são em números exponencialmente superiores gostariam de dividir suas camas com animais de estimação? A resposta é NÃO.
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
Lugar de cachorro é em sua própria cama para o bem de todos. Problemas respiratórios. Há outra razão pela qual ficar aconchegado com animais de estimação a noite toda pode não ser tão bom para sua saúde. Se você é um dos milhões de pessoas que sofrem de asma, alergia ou doença pulmonar obstrutiva crônica, dormir com uma bola de pelos pode se tornar um pesadelo. “Meus pacientes com asma ou DPOC, eles sempre dizem: ‘doutor, não se preocupe, meu cachorro não solta pelos’”, disse Raj Dasgupta, professor assistente de medicina clínica na Keck School of Medicine da University of Southern California, que também é pneumologista. “E eu digo a eles: ‘Sim, mas lembre-se, os alérgenos estão na saliva, não estão na pele do cachorro. Então, você ficará exposto aos alérgenos por oito horas à noite e terá olhos lacrimejantes e nariz entupido. Isso, junto com o movimento do animal, pode muito bem impedir que você durma bem’”, afirmou.
Não se discute que os animais deixaram a condição de mascotes e cada vez mais vêm assumindo a posição de membros da família, o que não passa de um grande exagero. Sem dúvidas durante a pandemia, por conta da solidão, muita gente adotou animais para companhia em tempos de isolamento e acabou transferindo para o animal sentimentos humanos. E depois de tanto tempo com restrições, agora as pessoas querem sair mais e com seus pets. Ou seja, desde o passeio no bairro com aquela parada estratégica no restaurante preferido até uma viagem mais longa entram na lista de coisas para fazer, desde que esses locais aceitem e estejam preparados para receber animais. Isso tem se tornado até um critério para a escolha de experiências e destinos e é aí que a hospitalidade entra, mais uma vez, para fazer a diferença.
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas – Agência Brasileiros em Ushuaia – a nossa melhor opção na Patagônia Fantástica Argentina.
Todavia, o que se tem percebido, embora os empreendimentos hoteleiros que se prepararam para essa demanda, com locais próprios para pets, estão encarando esse dilema, pois os proprietários de pets estão levando-os para dividir camas, toalhas, enfim, tomam conta literalmente da unidade como se fossem gente. São tratados e chamados como filhos. Repeito a parte, exageros não estão sendo tolerados por demais hóspedes que já não estão mais optando por hotéis/pousadas e resorts que aceitem animais de estimação. Dessa forma, urge que entre em ação o bom senso para que todos saiam ganhando e, neste caso o respeito acima de tudo. É claro que o caminho não é fácil. Reforço aqui que toda ação precisa ter propósito, ser genuína. Para isso, é fundamental se cercar de boas ideias, parceiros e fornecedores. E, acima de tudo, colocar-se no lugar da outra pessoa, isto é, o que você não quer para si, não faça para os outros e vice-versa.
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
A melhor galeteria do Brasil. Itapema SC, Gramado RS, Bento Gonçalves RS, Gramados RS, São Paulo…

REPUTAÇÃO ONLINE

IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
O Castelo Saint Andrews Gramado, primeiro exclusive house do Brasil e membro da prestigiada associação Relais Châteaux de hotéis de luxo, anuncia novidades nos roteiros de festivais temáticos e as vendas para os roteiros de final de ano, especialmente para os períodos de Natal e Réveillon. A novidade fica para o roteiro Natal Encantado e Réveillon no Castelo, que contempla todo o período, de 18 de dezembro a 1º de janeiro, em 14 noites de hospedagem (pagando somente 10 noites) para curtir todos os atrativos do hotel e do Natal Luz, um dos maiores eventos temáticos do mundo, que nesta época deixa a cidade completamente no clima natalino, criando sensações e resgatando a simbologia do Natal. Estrutura impecável para atender todos os desejos de seus hóspedes. Localização privilegiada: dentro de um condomínio particular no centro de Gramado, com muita privacidade, exclusividade e vista para o deslumbrante Vale do Quilombo. Possui três opções de acomodações sendo 11 suítes Castle, oito suítes Mountain e três suítes no Mountain House, uma casa de férias que segue nova tendência mundial, para oito, 15 ou mais dias, para até sete pessoas com muito conforto, sofisticação e os serviços exclusivos de hotelaria do Castelo Saint Andrews. Clique no baner e conheça a programação completa até dezembro, incluindo Natal e Réveillon.
Portanto, diante de tudo isso, a questão é sempre adaptar-se e preparar o ambiente, independente do caminho escolhido.  Dessa forma, fica claríssimo quanto mais elevada a reputação online do hotel, maior a recorrência e reservas diretas do hotel e menos sensível é o cliente ao preço, ou seja, maior a diária média. Em outras palavras, quanto mais boas avaliações online o empreendimento hoteleiro tiver, mais procura terá. Os vetores que elevam a satisfação dos hóspedes e, consequentemente, a reputação online dos hotéis está a gestão eficaz do CAPEX, sigla de “capital expenditure”, ou despesas de capital. Portanto, uma das maneiras mais estratégicas para confeccionar um Capex é checar constantemente os reviews/ comentários dos hóspedes relatados na web, ambiente que se apresenta como fonte preciosa de informação e que revela as impressões dos clientes sobre o hotel. Sem dúvidas que clientes satisfeitos geram melhores reviews / comentários na web e, clientes satisfeitos permitem ao hotel vender diárias mais elevadas que a sua concorrência primária com vendas recorrentes e diretas nos canais da rede. Diante disso, você hoteleiro, quer apenas seguir o modismo, independente das consequências ou tornar-se de fato um verdadeiro ícone na hotelaria. 
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas – Em hipótese alguma viaje sem um seguro completo de seguro viagem. A garantia de uma viagem e estadias tranquilas. Deixe que a GTA se preocupe e resolve teus problemas.

INTERCÂMBIO NA EUROPA

IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
Andorra – Espanha – Foto: Divulgação
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso?  O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante.  Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal. 
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas

CORRIDA DO PAPAI NOEL

IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
Natal Luz de Gramado – Corrida e Caminhada do Noel –  Foto: Cleiton Thiele/SerraPress
O evento “Corrida e Caminhada de Noel” acontecerá no dia 27 de novembro (domingo) e faz parte das atrações da 37° edição do Natal Luz de Gramado. O objetivo da “Corrida e Caminhada de Noel” é incentivar a prática de atividade física e novos hábitos saudáveis. Conciliar um evento como o Natal Luz, que é tão querido pela comunidade gramadense, usando a temática natalina, é uma maneira de chamar atenção para os cuidados regulares com a saúde. Como incentivo à participação, serão oferecidas medalhas de participação para todos os inscritos, e troféus para premiação, por categoria da modalidade de corridas, que são de 9km e 4km, e caráter participativo para Corrida Kids e Caminhada com entrega de medalhas. As inscrições, que começaram em agosto, só finalizarão quando atingir o limite de vagas previsto de 400 (quatrocentos) inscritos. Os interessados podem se inscrever AQUI. Todos os participantes inscritos receberão o Kit Noel, que é composto por 1 (uma) camiseta em poliamida, 1 (um) número, 1 (um) chip (somente corridas 4km e 9km) e 1 (um) gorro vermelho.
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas – Referência em receptivo na Serra Gaúcha e logística para eventos em toda a região Sul do Brasil

ABIH SC

IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
Com uma bela mensagem de fé e otimismo, o presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC Osmar José Vailatti abriu a reunião ordinária desta quinta-feira (08), falando sobre o sucesso que foi o 33º Encatho & Exprotel, realizado em Julho no CentroSul em Florianópolis. Como primeiro item da pauta da reunião, a apresentação do Financeiro do evento Encatho & Exprotel. O Diretor de Controladoria Deverson Pereira apresentou resumidamente as despesas, receitas e resultado aos conselheiros presentes. Dando sequência, Osmar Vailatti concedeu a palavra à Juliana Bossi de Castro, para falar sobre a organização e comercialização das cotas de patrocínio para o evento Dia do Hoteleiro e a 5ª Edição da revista ABIH-SC.
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
Neste ano, o evento acontece nas dependências do Faial Prime Suites, localizado em Florianópolis/SC, no dia 10 de novembro e conta em sua programação, com a tradicional reunião de Assembleia Geral do Conselho Deliberativo na parte da tarde, seguida de palestra, momento para networking, encerrando com o jantar.  Na oportunidade também será lançada a 5ª edição da Revista ABIH-SC e o lançamento da 34ª edição do Encatho & Exprotel. Em assuntos gerais os participantes falaram sobre o atual momento econômico, a atuação dos hoteleiros em suas regiões, além de uma nova parceria que está sendo construída com a empresa Meu Real.
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
Para começar a semana, venha pegar a sua fatia de felicidade. Porque pizza é para todos. Clique no baner e confira.

CILENE DEL FUEGO

IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
A mais nova casa dos Brasileiros em Ushuaia – O cinematográfico Cilene del Fuego.
Nasceu a irmã mais nova do já espetacular Cilene del Faro (Sereia do Farol). Trata-se do cinematográfico Cilene del Fuego (Sereia do Fogo), com toda Ushuaia e o Canal de Beagle aos seus pés. Essa é a minha nova casa em Ushuaia – Tierra del Fuego – Patagônia Fantástica Argentina. Bem no centro de Ushuaia, com tudo próximo ao seu redor, de supermercados a restaurantes e bistrôs. A cidade é VIP, o destino é VIP e o Cilene del Fuego não poderia ser outra coisa a não ser VIP. Reúne o que há de mais moderno em hotelaria. Sem dúvidas hoteleria de última geração em seus mínimos detalhes. A CEO Ana Lucia, diga-se de passagem, brasileira, carioca da gema, ha longos anos foi morar em Ushuaia e decidiu fincar bandeira. Portanto, essa é a segunda e mais novíssima casa dos brasileiros em Ushuaia. O Hotel está distante apenas 1,6km da Baía Encenada, praticamente ao lado do Museu Marítimo Penal e Antártica, do Museu Yamana e do Centro Esportivo Municipal.
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
Ushuaia – Tierra del Fuego – Paragônia Fantástica Argentina
Leia ainda: Enoturismo faz com que a Serra Catarinense se torne destino procurado o ano inteiro
Planejamento e comportamentos de reservas de viagens são afetados pelo aumento dos custos
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *