SEBRAE & TURISMO

O setor do turismo deve alcançar o nível de faturamento pré-pandemia já no início de 2023, de acordo com um levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A expectativa é que as micro e pequenas empresas do setor atinjam o patamar de estabilidade no primeiro semestre de 2023 e que, a partir do segundo semestre do próximo ano, consolide o crescimento e supere o faturamento de períodos anteriores.
SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
SEBRAE – Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis – Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo – Lages – SC, a Princesa da Serra – Ícone do Turismo Rural Nacional – clique no baner e faça sua reserva.
De acordo com o relatório, setores como meios de hospedagem, transporte aéreo e aluguel de bens móveis têm nível de recuperação superior a outros segmentos, com retorno gradual da demanda à medida que as restrições da pandemia foram flexibilizadas. Já atividades recreativas, culturais e desportivas e o transporte rodoviário foram os mais afetados e vão levar mais tempo para recuperar o nível anterior à crise.
SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
SEBRAE – Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis – Alinhado ao turismo e ao lazer, o Hotel Renar, localizado no meio-oeste de Santa Catarina, oferece uma experiência única quando o assunto é hospedagem. Com uma arquitetura estilo alpino-germânica, o hotel está localizado no alto de um morro, com jardins deslumbrantes, oferecendo uma vista privilegiada de Fraiburgo, conhecida como Terra da Maçã. Seja para negócios ou lazer, você desfrutará de conforto supremo, serviço impecável e um ambiente deslumbrante.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, afirma que que esse período inicial de recuperação será motivado principalmente pelo aquecimento do consumo por viagens dentro do Brasil e por uma demanda reprimida causada pela pandemia. Cabe ressaltar, que o setor de turismo foi um dos mais afetados desde o início de uma das maiores crises sanitárias mundiais e as micro e pequenas empresas, que representam 97% do total de empreendimentos desse segmento, chegaram a registrar perdas superiores a 80% do faturamento.
SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
SEBRAE – Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis – Presidente do SEBRAE, Carlos Melles – Foto: Agência Brasil
“Muitos brasileiros estão substituindo as viagens internacionais por domésticas. Além da alta do dólar, da queda no poder de compra das famílias e do conflito internacional entre a Rússia e Ucrânia, os brasileiros estão mais motivados a conhecer os encantos do nosso país. Esse é um bom momento para os pequenos negócios se prepararem”, ressalta Melles. O estudo do Sebrae e da FGV ressalta que, apesar dos meios de hospedagem fazerem parte do grupo que possui boas expectativas para o verão de 2023, eles devem ficar atentos ao controle de custos, principalmente porque muitos tiveram que recorrer a crédito para se manter no período. “Pela própria natureza do serviço, o setor de hospedagem possui um custo muito alto para se manter. Mesmo que o negócio não tenha muitos hóspedes, é preciso arcar com as despesas de mão de obra e custos fixos”, revelou o presidente.
SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
O Castelo Saint Andrews Gramado, primeiro exclusive house do Brasil e membro da prestigiada associação Relais Châteaux de hotéis de luxo, anuncia novidades nos roteiros de festivais temáticos e as vendas para os roteiros de final de ano, especialmente para os períodos de Natal e Réveillon. A novidade fica para o roteiro Natal Encantado e Réveillon no Castelo, que contempla todo o período, de 18 de dezembro a 1º de janeiro, em 14 noites de hospedagem (pagando somente 10 noites) para curtir todos os atrativos do hotel e do Natal Luz, um dos maiores eventos temáticos do mundo, que nesta época deixa a cidade completamente no clima natalino, criando sensações e resgatando a simbologia do Natal. Estrutura impecável para atender todos os desejos de seus hóspedes. Localização privilegiada: dentro de um condomínio particular no centro de Gramado, com muita privacidade, exclusividade e vista para o deslumbrante Vale do Quilombo. Possui três opções de acomodações sendo 11 suítes Castle, oito suítes Mountain e três suítes no Mountain House, uma casa de férias que segue nova tendência mundial, para oito, 15 ou mais dias, para até sete pessoas com muito conforto, sofisticação e os serviços exclusivos de hotelaria do Castelo Saint Andrews. Clique no baner e conheça a programação completa até dezembro, incluindo Natal e Réveillon.

TURISMO DE LUXO & ENOTURISMO

O Fundador da CVC e CEO da GJP Holding, Guilherme Paulus, é presença confirmada e aguardada na Vila do Saber durante a ABAV Expo 2022 que acontece nesta semana no Centro de Convenções em Recife – PE. Paulus irá discorrer sobre as novidades do Turismo de Luxo e Enoturismo. Quem não puder estar no evento poderá acompanha-lo na live no Instagran @castelosaintandrews na próxima quinta-feira a partir das 16:00hs. Cabe ressaltar que  o conceito sobre o que é turismo de luxo não é mais sobre viagens muito caras e cheias de ostentação. Atualmente o turismo de luxo está muito mais relacionado a formas diferentes e únicas de explorar o mundo – ou uma parte dele. Segundo dados da Organização Mundial de Turismo, o turismo de luxo é responsável por 25% de toda a renda gerada no turismo mundial, mas representa apenas 3% do movimento de todos os turistas. Esses números vem crescendo e você pode ser um dos privilegiados que vivenciam um número maior de experiências únicas. Além disso, cada vez mais, turistas de todos os cantos buscam experiências únicas e novidades no enoturismo. E, se engana, quem pensa que o mundo do vinho está restrito à bebida, pelo contrário, está associado à tranquilidade, lazer, cultura, sofisticação, gastronomia de alto padrão, entre outras vertentes.
SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
O restaurante Primrose é o coração do Castelo Saint Andrews. Seu nome foi inspirado em uma pequena flor que cobre os campos em torno dos famosos castelos da Escócia. Primrose sugere a primeira rosa da primavera, isso porque florescem ao final do rigoroso inverno escocês e simbolizam a juventude e a amizade. O restaurante também detém o Prêmio da Wine Spectator 2021 – revista norte-americana especializada em vinhos – como um dos restaurantes com a melhor carta de vinhos do mundo. Apenas 88 estabelecimentos em todo o planeta receberam o Best of Award of Excellence da Wine Spectator.
De espírito empreendedor, Guilherme Paulus tem 50 anos de atuação no segmento de Turismo, é o principal empresário do setor no Brasil. Fundador da CVC, uma das maiores operadoras de viagens no mundo, com mais de 1.400 lojas em todo o país, e do Grupo GJP, que controla 10 hotéis próprios no país, o empresário comanda hoje outros negócios no setor: a construção de condomínios de alto padrão, como o Village Iguassu Golf Residence, em Foz do Iguaçu (PR),  o Iguassu Falls Golf Club, campo profissional com clube de golfe em Foz de Iguaçu (PR), e hotéis/boutique, a exemplo do Castelo Saint Andrews – membro do seleto Grupo Relais &  Chateâu, em Gramado (RS), hotel de montanha  e  único exclusive house do Brasil. Também é membro do Conselho Nacional do Turismo e faz parte do Conselho Consultivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau.

HOTEL VALE DAS ÁGUAS DO EQUIPOTEL

SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
Hotel Vale das Águas esteve presente na 59ª Equipotel
Um dos melhores hotéis do interior de São paulo, o Vale das Águas, que está passando por um completo retrofit, esteve presente na 59ª Equipotel que aconteceu no São Paulo Expo (SP) e contou com a com a exposição de 320 marcas. Participaram empresas das áreas de hotelaria, motéis, bares, restaurantes, spas, academias, hospitais, com produtos e serviços em Arquitetura e Decoração, Relax, Bem-estar e Higiene Pessoal, Equipamentos, Utensílios e Cozinha, Serviços & Manutenção, Lavanderia e Limpeza e Tecnologia e Segurança, abordando um panorama completo. Segundo Mayara Potyra Gerente Geral do Vale das Águas: “Nós não poderíamos deixar de estar presentes e conferir essa grande vitrine para o que há de moderno, diferente, interessante e que, nesse momento retrofit que estamos atravessando, procurando trazer resultados positivos. Dessa forma, buscamos serviços e experiências diferenciadas ara podermos atender a cada dia melhor nossos hóspedes e tornar a estadia em nosso empreendimento inesquecível”, conclui.
SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
SEBRAE – Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis

ABIH-SC NA EQUIPOTEL

Manoel Linhares e Osmar Vailatti – Equipotel 2022 – Foto:ABIH-SC/Divulgação
A ABIH-SC também esteve presente da Equipotel, representada no evento pelo presidente do Conselho Deliberativo Osmar Vailatti, além das colaboradoras Juliana Bossi Castro e Josiane Castilhos. Na ocasião Vailatti, também vice-presidente da ABIH Nacional parabenizou a organização pelo sucesso de mais uma edição. “Parabéns ao nosso presidente Manoel Linhares pelo sucesso de mais uma edição do Conotel que, novamente contou com a presença de ilustres personalidade na solenidade de abertura entre elas o ministro do turismo Carlos Brito. Foram dois dias intensos com a apresentação de diversos e importantes temas abordados por conceituados especialistas. Posso afirmar que foi um Conotel inovador, moderno, motivador e que prendeu a atenção do público presente. Tempo bom, para acreditar em dias melhores e em um futuro promissor. Viva!”, afirmou Vailatti.
SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
SEBRAE – Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis – Pratas Thermas Resort e Convention – A melhor água termal do Brasil, localizado em São Carlos, no Vale das Águas de Santa Catarina – Clique no baner e confira.

MTUR & SONDAGEM EMPRESARIAL

SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
SEBRAE – Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis – Urubici Park Hotel, sinônimo de estar bem hospedado bem no cento de Urubici, a cidade que cresce exponencialmente em qualidade turística e na arte de bem receber. Uma forte gastronomia e desafio para os grandes ciclistas escalarem o espetacular Morro da Igreja ficando de frente para a Pedra Furada.
O Ministério do Turismo prorrogou o prazo para a sondagem empresarial com hotéis, pousadas, resorts e os demais meios de hospedagens do país, que iria até dia 15 de setembro. O novo prazo agora é dia 7 de outubro. O levantamento traz as perspectivas do segmento durante o segundo semestre de 2022, revelando indicadores como faturamento, investimentos, demanda por serviços e números de empregados. O tempo de resposta do questionário é inferior a três minutos e pode ser acessado AQUI. Além destas informações, os empresários ou responsáveis pelos empreendimentos irão preencher, de forma confidencial, o desempenho dos estabelecimentos no primeiro semestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021. Outra informação levantada será a perspectiva do destino pelo olhar do respondente, como a movimentação de turistas, rentabilidade e gasto dos visitantes para o segundo semestre deste ano. Para saber mais sobre a 1ª pesquisa de sondagem, clique AQUI.
SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
Hotel Sibara Flat, para quem quem acredita que praia, saúde e lazer são sinônimos. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor, programação para todas as idades. Afinal de contas é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva.

FLORIPA AIRPORT & AZUL

SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
SEBRAE – Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis – Floripa Airport – Foto: Jefferson Severino
A Floripa Airport e a cia aérea Azul irão apresentar em evento nesta terça-feira (dia 20) no aeroporto, uma nova programação de rotas para o Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz. O evento contará com a presença de executivos da Azul, vindos de São Paulo, da diretoria executiva do aeroporto e de representantes do trade turístico de Florianópolis e Santa Catarina, no âmbito público e privado. Os presentes conhecerão, em primeira mão, as novidades da malha doméstica e internacional da cia aérea, previstas para entrar em operação, a partir do último trimestre de 2022. O encontro ocorrerá a partir das 11h no Visitor Center, espaço localizado no acesso às locadoras de veículos, que antes da construção do novo terminal, funcionou como um showroom da nova infraestrutura. Espera-se, no mínimo, que a Azul retome os voos diretos em Florianópolis – Porto Alegre – Florianópolis.
SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
SEBRAE – Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis – Agência Brasileiros em Ushuaia – a nossa melhor opção na Patagônia Fantástica Argentina.

PATAGÔNIA FANTÁSTICA NO BRASIL

SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
Cristiane Cavalli (coordenadora de assuntos internacionais de Ushuaia), Adrian Gelves (diretor de turismo de Puerto Madryn), Yanina Martín (diretora de Promoção de El Calafate), Ivan Cadahia (Gerente Comercial da Aerolineas Argentinas), Silvina Bello (Secretária de Turismo de Ushuaia)
Na última sexta-feira (16) a Patagônia Fantástica esteve no Brasil mostrando suas belezas cinematográficas para operadoras e agentes de viagem do Distrito Federal. Quem fez as honras da casa foi o Embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli. O evento ainda contou com todo mo apoio da Agência de Desenvolvimento de Ushuaia em conjunto com as cidades de Puerto Madryn e El Calafate, e Ushuaia. Além do Embaixador, estavam presentes o chefe da Chancelaria Ministro Pablo de Angelis; o chefe da seção Econômica e Comercial da Embaixada Argentina, Ministro Rodrigo Bardoneschi e o gerente Comercial da Aerolíneas Argentinas no Brasil, Ivan Cadahia. As autoridades presentes dos destinos que formam o corredor turístico “Patagônia Fantástica”, foram Silvina Bello, Secretária de Turismo de Ushuaia; Yanina Martín, Diretora de Promoção de El Calafate; Adrían Gelves, diretor de Turismo de Puerto Madryn e Cristiane Cavalli, Coordenadora de Assuntos internacionais do município de Ushuaia.
SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
Silvina Bello – Secretária de Turismo de Ushuaia – Foto – Jefferson Severino
Depois da abertura feita pelo embaixador da Argentina no Brasil ocorreram as apresentações dos destinos e o workshop com os empresários. “Nós da municipalidade de Ushuaia, estamos muito agradecidos de termos sido tão bem recebidos na Embaixada e que nos brindem seu apoio. Esta foi a primeira ação que liderou Daniel Scioli, estando novamente a frente da Embaixada”, afirmou a Secretária de Turismo de Ushuaia, Silvina Bello. Segundo ela, sua pasta vai continuar com o giro de promoção do corredor turístico no Rio de Janeiro e posteriormente estarão presentes em Recife, participando da ABAV (Associação Brasileira de Agentes de Viagens) para seguir fortalecendo o destino Ushuaia. 
SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
SEBRAE – Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis – Referência em receptivo na Serra Gaúcha e logística para eventos em toda a região Sul do Brasil

CILENE DEL FUEGO

SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
A mais nova casa dos Brasileiros em Ushuaia – O cinematográfico Cilene del Fuego.
Nasceu a irmã mais nova do já espetacular Cilene del Faro (Sereia do Farol). Trata-se do cinematográfico Cilene del Fuego (Sereia do Fogo), com toda Ushuaia e o Canal de Beagle aos seus pés. Essa é a minha nova casa em Ushuaia – Tierra del Fuego – Patagônia Fantástica Argentina. Bem no centro de Ushuaia, com tudo próximo ao seu redor, de supermercados a restaurantes e bistrôs. A cidade é VIP, o destino é VIP e o Cilene del Fuego não poderia ser outra coisa a não ser VIP. Reúne o que há de mais moderno em hotelaria. Sem dúvidas hoteleria de última geração em seus mínimos detalhes. A CEO Ana Lucia, diga-se de passagem, brasileira, carioca da gema, ha longos anos foi morar em Ushuaia e decidiu fincar bandeira. Portanto, essa é a segunda e mais novíssima casa dos brasileiros em Ushuaia. O Hotel está distante apenas 1,6km da Baía Encenada, praticamente ao lado do Museu Marítimo Penal e Antártica, do Museu Yamana e do Centro Esportivo Municipal.
SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
Ushuaia – Tierra del Fuego – Patagônia Fantástica Argentina – Fotos: Jefferson Severino

HACKATOUR CATARATAS

SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
Mayara Angeli – Diretora do Festival das Cataratas
Conectar atrativos turísticos que sofrem com a sazonalidade e estudantes que não têm a oportunidade de viajar. Este é o objetivo do projeto idealizado pela equipe Meta Tour, grande vencedora do 2º Hackatour Cataratas Developers. A maratona tecnológica do Festival das Cataratas focada na criação de soluções para o mercado do turismo encerrou neste domingo (18) com o número recorde de 102 participantes de todo o Brasil. Eles se dividiram em equipes multidisciplinares e após mais de 70 horas de dedicação apresentaram os seus projetos baseados em demandas elencadas pelo trade turístico. Durante estes quatro dias, o grupo recebeu mentorias, webinars e palestras relacionadas a diversos temas como inovação, criatividade, metodologias ágeis, ideação e marketing.
SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
Como prêmio, a equipe Meta Tour vai receber R$ 4.000 em dinheiro, além de mentorias com o Sebrae e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O time SMARTPASS/LYNCE (que apresentou um projeto de marketplace de ingresso de forma centralizada e sustentável) ficou com a segunda colocação e o FOZTOUR (que submeteu a proposta de implantação de ônibus elétricos) em terceiro. Ambos também receberão prêmios em dinheiro (R$ 3 mil e R$ 1 mil), além das mentorias.
O Hackatour Cataratas Developers teve como tema “Turismo & Tendências de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade” e contou com representantes de 13 estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. O público amplo foi formado por estudantes de turismo, hotelaria ou tecnologia; engenheiros; programadores; desenvolvedores; analistas de sistemas; UX designer; empreendedores das áreas de tecnologia e turismo; e entusiastas de inovação. O Hackatour Cataratas Developers foi realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Turismo e do Projetos Estratégicos (IDESTUR), com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio estratégico da Multiversa, StarturpPR, Sebrae e Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

FESTA FARROUPILHA

SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
Chef Beth Schreiner, a melhor churrasqueira do Brasil, no melhor endereço. Clique no baner e confira.
Te aprochega, vivente! Vais perder? Não né!!!! Então faça a reserva correndo nessa festa extremamente tradicionalista, com a melhor churrasqueira/parrillera do mundo e no melhor endereço de Jurerê Internacional, o Restaurante Meat Shop. A Semana Farroupilha é um evento festivo da cultura gaúcha, que se comemora em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha. O evento é dedicado ao marco da Revolução Farroupilha, liderada pelo gaúcho Bento Gonçalves no século XIX. A Revolução Farroupilha foi mais longa revolução do Brasil, ocorreu entre os anos de 1835 a 1845 e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Durante a semana farroupilha os gaúchos montam acampamentos e comemoram, tomando chimarrão e celebrando com desfiles e shows. Usam vestimentas a caráter: as prendas usam vestidos rodados e os homens bombacha, lenço, guaiaca e chapéu. Ocorre em todas as cidades gaúchas e algumas regiões da nossa Bela e Santa Catarina.
Café Colonial Restaurante Schults – Inigualável – O melhor da Grande Florianópolis. clique no baner e faça sua reserva

INTERCÂMBIO NA EUROPA

SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
Andorra – Espanha – Foto: Divulgação
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso?  O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante.  Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal. 
SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
SEBRAE – Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis – Em hipótese alguma viaje sem um seguro completo de seguro viagem. A garantia de uma viagem e estadias tranquilas. Deixe que a GTA se preocupe e resolve teus problemas.

LUANA SHULTZ – A BELLA DA SEMANA

SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
Luana Schultz está de volta ao Bella da Semana! Foto: Divulgação
Finalmente Luana Schultz está de volta ao Bella da Semana! Essa mineirinha com shape de Deusa Grega que arrebatou corações… Podemos definir Luana Schultz como um verdadeiro fenômeno! A morena de curvas esculturais, corpo dourado, barriguinha definida…, conquistou os nossos assinantes (e não teria como ser diferente). Nós já estávamos ansiosos para receber essa mineirinha mostrando ainda mais, finalmente este dia está chegando. Nossa Live em 4K estará disponível juntamente com o ensaio! Aproveite para se deliciar com takes exclusivos da Luana Schultz que não foram anteriormente para o ar, captados em câmera profissional com muito mais closes e muito mais qualidade! O ensaio com Luana Schultz nua vai ao ar nesta quarta-feira (21). Não fique só na vontade! Faça como 1 milhão de pessoas em 21 anos e tenha acesso exclusivo aos ensaios completos, vídeos para download, além de assistir às nossas lives com as modelos mais gostosas do Brasil. 
SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
A melhor galeteria do Brasil. Itapema SC, Gramado RS, Bento Gonçalves RS, Gramados RS, São Paulo…
Leia ainda: IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
SEBRAE - Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *