TURISMO ACUMULA ALTA DE 37%
O índice de atividades turísticas cresceu apenas 0,4% em setembro em relação ao mês de agosto, terceiro resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 3,2%. Com isso, o segmento de turismo se encontra 0,7% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 6,7% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014. Na comparação com setembro de 2021, houve alta de 22,5%, 18ª taxa positiva seguida, impulsionado pelo aumento de receita das empresas. Quem vai comprar uma passagem aérea nacional ou fazer uma reserva hoteleira, entende bem o porque da fraca recuperação, isto é, preços elevadíssimos.
Para se ter uma pequena ideia disso, somente cinco dos 12 locais pesquisados acompanharam o movimento de alta verificado na atividade turística nacional (0,4%). O destaque positivo foi Rio de Janeiro (2,6%), seguido por São Paulo (0,7%), Distrito Federal (3,4%) e Pernambuco (1,6%). Em sentido oposto, Minas Gerais (-1,5%) e Rio Grande do Sul (-3,2%) tiveram os principais recuos. Destaque para o transporte aéreo; locação de automóveis; hotéis; restaurantes; serviços de bufê; e rodoviário coletivo de passageiros. O agregado especial de atividades turísticas cresceu 36,9% frente a igual período do ano passado, impulsionado, sobretudo, pelas altas nas receitas de empresas de transporte aéreo de passageiros, que estão nos esfolando, verdade seja dita. Tanto que
em setembro, o volume de transporte de passageiros no Brasil registrou aumento de apenas 1,6% em relação ao mês anterior, após ter recuado 0,5% em agosto. Na ponta do lápis, estpa abaixo 21,0% abaixo de fevereiro de 2014, ponto mais alto da série histórica.
FÉRIAS NO BRASIL
E, como as passagens aéreas nacionais estão pela hora do morte, com a alta do dólar por perspectivas negras diante de um possível desgoverno vermelho, nessa transição, cerca de 1,8 milhão de viajantes do mundo inteiro desembarcaram no Brasil com visto de turista ou em viagem a turismo. Mais de 800 mil bilhetes já foram comprados para visitar o Brasil entre dezembro de 2022 e março de 2023, sendo cerca de 20% com origem nos Estados Unidos. De acordo com o levantamento da Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), 801.110 bilhetes já foram adquiridos nos mais variados países do mundo para curtir o país entre dezembro de 2022 e março de 2023 — 158.751 com origem nos Estados Unidos, o que corresponde a 19,81% do total.
A quantidade ainda aumentará consideravelmente, uma vez que 53,51% dos viajantes compram as passagens entre 0 e 59 dias antes do embarque, conforme estudo da FowardKeys – empresa líder em viagens e análises e parceira do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). O número de 801.110 passagens compradas foi levantado até 9 de novembro. Considerado um mercado prioritário para a promoção do Brasil, em 2022, o país norte-americano foi palco de duas grandes campanhas publicitárias, quatro roadshows (Chicago, Nova York, Miami e Los Angeles), uma press trip com jornalistas e influenciadores levados a destinos de Natureza no Pantanal e em Bonito, assim como uma famtour com operadores de turismo locais levados a Chapada dos Guimarães e ao Pantanal.
Além disso, a Embratur esteve presente em quatro feiras internacionais que ocorreram nos EUA: Re-think South America (Nova Iorque), Adventure Elevate 2022 (Oregon), IMEX América (Las Vegas) e New York International Travel Show (NYITS). Vale ressaltar que os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil (mais de 590 mil turistas em 2019) e estão entre os países que mais gastam em nosso território (US$ 93 diários, em média). Segundo o Ministério do Turismo (2019), a motivação de 33% dos americanos que visitam o Brasil é o ecoturismo e aventura, ficando apenas atrás de sol e praia por uma pequena diferença (35%). Além dos Estados Unidos, dois países sul-americanos e dois europeus puxam a fila dos que mais pretendem visitar o Brasil durante o verão 2022/23. A Argentina, registrou até 9 de novembro deste ano, 154.872 bilhetes aéreos comprados, ocupando a segunda colocação. É seguida por Portugal (53.824), Chile (41.782) e França (33.908).
CUSTO DE VIDAS E O TURISMO EM 2023
De acordo com pesquisa global apresentada na WTM Londres 2022, poder de compra é considerado o maior desafio para as empresas do setor no próximo ano. Dessa form, o aumento do custo de vida em todo o mundo é a maior ameaça para as empresas de viagens em 2023, de acordo com pesquisa da WTM London. O preço da gasolina foi mencionado por 13,4%, enquanto o preço da energia foi uma preocupação para um em cada dez entrevistados (9,6%). Juntos, o custo de vida mais os preços da gasolina e da energia, essas respostas somaram mais de dois terços dos entrevistados (67,8%). A pesquisa reflete os alertas do Conselho Mundial de Viagens e Turismo de que a recuperação global do setor está em risco devido aos ventos contrários econômicos. Em setembro, o WTTC destacou os desafios para os Ministros do Turismo do G20, dizendo que a colaboração entre os setores público e privado é necessária agora mais do que nunca. A WTM London Business Survey questionou 210 profissionais da indústria de viagens de todo o mundo. A pesquisa do consumidor teve 2.000 entrevistados.
PRINCIPAIS INFLUENCIADORES
A maioria dos turistas escolhe seus destinos de férias com base em conversas com familiares e amigos, bem como jornalistas especialistas em turismos influenciadores sérios nas plataformas de mídia social. Isso é revelado pela pesquisa World Travel Market London. Quando os consumidores foram solicitados a classificar as fontes mais importantes para suas decisões de viagem, a resposta mais popular foi “online/mídia social/influenciador”, citada por quase quatro em cada cinco entrevistados. A segunda resposta mais popular foi ‘família/amigos’, que foi mencionada por três quartos dos inquiridos. O estudo revelou que os jornalistas especialistas em turismo e influenciadores de mídia social estão inspirando um em cada cinco jovens viajantes a sair de férias. Portanto tem empreendimentos hoteleiros, bares, restaurantes, destinos turísticos… dormindo de toca. Todavia, antes de buscarem esses profissionais, verifiquem de fato se são profissionais.
DIA DO HOTELEIRO
Na última quinta-feira (10/11), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-SC reuniu a hotelaria catarinense para comemorar o Dia do Hoteleiro. Uma ampla programação para sócios, autoridades, fornecedores, imprensa e parceiros movimentou o Faial Prime Suítes, oportunizando troca de ideias, novos conhecimentos e muito relacionamento. A programação iniciou com às 14h com a reunião de planejamento do setor financeiro de 2023 e, na sequência, a Assembleia do Conselho Deliberativo da ABIH-SC. O destaque da pauta foi a eleição da nova diretoria gestão 2023/2024. E evento teve a presença e palestra de Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree, que falou sobre sobre a arte de bem receber. e as mudanças e tendências no turismo e na hotelaria. Durante o evento também houve o lançamento do 34º Encatho & Exprotel, lançamento da 5ª Edição da Revista ABIH-SC, lançamento do novo site da ABIH-SC, apresentação Eventos Brasil Summit, Almanach Santur: Dados sobre o turismo catarinense, homenagens aos patrocinadores, empresários e governantas, além das fotos dos melhores momentos do jantar comemorativo ao Dia do Hoteleiro.
Segundo Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional: “Um bom estímulo para refletirmos sobre nosso setor são as comemorações do 42º Dia do Hoteleiro, no dia 9 de novembro, que homenageia todos os empreendedores e profissionais que atuam na indústria de hospitalidade. É uma oportunidade, também, de parabenizar esses guerreiros incansáveis, responsáveis por um setor fundamental para o turismo brasileiro, além de fazermos um balanço das conquistas e objetivos para poder assim pensar nos próximos passos que poderão estimular o segmento no país. Ao longo dos seus 86 anos, também comemorados no 09 de novembro, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional vem trabalhando por medidas que estabeleçam um ambiente de negócios justo para a hotelaria, estimulando assim os empreendedores independentes do país a investirem em todas as potencialidades de nosso negócio, gerando crescimento econômico e levando mais emprego e renda para população.”
Agora, a atenção deve estar voltada para a continuidade e desenvolvimento do que foi conquistado. Sendo assim, a ABIH continua empenhada em estabelecer, junto aos parlamentares eleitos, metas de curto, médio e longo prazo, onde iniciativa privada, governos, as Câmaras Legislativas e os Poderes Executivos e Judiciário trabalhem em sintonia para responder com mais agilidade às mudanças de um mercado que tem como uma das principais características o dinamismo.Como irá incrementar os índices, estimulando a chegada de turistas internacionais e investindo no turismo interno. Se quiserem um futuro próspero, precisa-se continuar a pavimentar caminhos que promovam o desenvolvimento e o bem-estar dos brasileiros, o que só é possível com a promoção de um bom ambiente de negócios para os empreendedores desse país.
FUNGETUR
O Ministério do Turismo anunciou mudanças importantes aos empresários interessados em solicitar crédito para financiamento por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur). Entre as principais, está a substituição da taxa Selic pelo INPC, mantendo a alíquota de 5% ao ano, além da criação de um critério diferenciado para as macrorregiões Norte e Nordeste, onde os impactos no turismo por conta da pandemia foram maiores, com amortização de até 78 meses e carência de até 24 meses. A portaria também reduziu os valores passíveis de financiamento em todas as modalidades. No caso de obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos turísticos, e capital de giro associado, o valor passível de financiamento passou de R$ 50 milhões para R$ 15 milhões.
Em relação aos bens destinados a empreendimentos turísticos e capital de giro associado houve uma redução de R$ 30 milhões para R$ 10 milhões, mesma redução observada no caso de capital de giro destinado a empreendimentos turísticos. Estão previstas, ainda, a revogação dos incisos que permitem o financiamento nas regras do Pronampe, a inclusão de dispositivos que versem sobre a extinção do contrato e mais previsibilidade e segurança jurídica às relações contratuais firmadas no âmbito do Fungetur, bem como a inclusão de dispositivo fixando sanções aos agentes financeiros em caráter preventivo, educativo e repressivo.
O FUTURO DO FOOD SERVICE
Está chegando o evento digital e 100% gratuito: O Futuro do Food Service. Uma pesquisa EXCLUSIVA realizada com consumidores finais, para que você, operador do setor food service, entenda os novos hábitos e preferências deste público. Confira os temas principais: Cenário Mercado Alimentação Fora do Lar 2022 e expectativa 2023; Como revolucionar o Mercado Food Service – Soluções TOTVS Food Service ; Pesquisa Consumidor 5.0. Anote: Dia 17/11, às 15:30h. Mais informações: JÁ SOU CREDENCIADO – QUERO ME CREDENCIAR
AMERICAN AIRLINES – FIM DA 1ª CLASSE
A American Airlines expandiu seu plano de eliminar assentos de primeira classe em seus voos internacionais e substituí-los por mais assentos de classe executiva. Alguns dos novos assentos em voos internacionais de longa distância serão nomeados como Flagship Suites e terão lugares que se convertem em camas com portas para privacidade. A mudança foi divulgada pela primeira vez no mês passado e reiterada na última semana em uma teleconferência com investidores pelo diretor comercial da companhia aérea, Vasu Raja, que disse que a transformação é uma resposta à demanda dos clientes. “A primeira classe não existirá na American Airlines pela simples razão de que nossos clientes não estão comprando”, disse ele em resposta a uma pergunta, ainda segundo a publicação. As companhias aéreas rivais United e Delta abandonaram a designação de primeira classe em seus voos internacionais anos atrás, seguindo com ofertas de classe executiva mais luxuosas. A Delta fez a mudança em 1998, a United o fez em 2016.
FESTIVAL DAS CATARATAS
Mais do que um dos maiores eventos de turismo da América Latina, o Festival das Cataratas tem como missão desenvolver o destino, apresentando todas as suas potencialidades aos participantes, que nesta edição poderão visitar gratuitamente os principais atrativos de Foz do Iguaçu. Para isso basta apresentar o crachá e o cartão de visitas! Então não deixe de visitar às Cataratas do Iguaçu, atração principal do Parque Nacional do Iguaçu, considerado referência internacional na conservação da natureza e no turismo sustentável, tombado pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural. As Cataratas do Iguaçu também são consideradas uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza, eleitas por votação popular que mobilizou milhões de votos. Elas são um dos atrativos mais visitados do país e o segundo que mais recebe visitantes estrangeiros. O Parque Nacional do Iguaçu abre todos os dias do ano, das 9h às 16h. A saber, os atrativos parceiros poderão ser visitados no período estendido do Festival das Cataratas, de 30 de novembro a 6 de dezembro, desde que o horário não coincida com as atividades do Festival, ou seja, das 14h às 20h de quinta-feira (1º) e sexta-feira (2). Para mais informações sobre o festival CLIQUE AQUI.
INTERCÂMBIO NA EUROPA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
ISABELA ANDRADE – A BELLA DA SEMANA
A ninfeta Isabela Andrade está de volta com a segunda parte do ensaio nu exclusivo para o Bella da Semana. Veja abaixo o vídeo de divulgação do ensaio! Não esqueça de logar na sua conta do Youtube para assistir os vídeos para maiores de 18 anos, aproveite e assine nosso canal. O ensaio completo com Isabela Andrade nua vai ao ar nesta quarta-feira (16). Não fique só na vontade! Faça como 1 milhão de pessoas em 21 anos e tenha acesso exclusivo aos ensaios completos, vídeos para download, além de assistir às nossas lives com as modelos mais gostosas do Brasil.
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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
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