ECOTURISMO & TURISMO DE AVENTURA
A OCA, no Parque do Ibirapuera em São Paulo, vai ser a casa da ABETA Summit 2022 por quatro dias, que prometem ser bastante movimentados. Quem passar por lá vai conhecer uma feira de destinos brasileiros pouco conhecidos do público, vivenciar experiências virtuais, participar de Roda de Conversa, gratuitamente, e vai ainda se surpreender com tudo o que a cidade de São Paulo tem para oferecer aos amantes do ecoturismo e turismo de aventura.
Com 18 anos de história, a ABETA tem trabalhado para divulgar esse segmento turístico, além de orientar e capacitar empresários da área para torná-los seguros; por isso traz em paralelo ao ABETA Summit 2022, o 19º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que traz esse ano como tema: “Brasil, 200 anos e o futuro que queremos”, com uma série de palestras, vivências de campo e visitas técnicas, e oportunidade de fazer novos negócio e rever amigos. Dia 30/11, o evento será exclusivo para convidados, já de 01/12 a 03/12 o público terá acesso gratuito ao ABETA Summit 2022. O evento é uma realização da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Para saber mais sobre a programação do evento é só CLICAR AQUI. No site também pode ser feita as inscrições para participação no 19º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura.
GASTRONOMIA & TURISMO
Além de conhecer belas paisagens e se aventurar em novos destinos, com o turismo, as pessoas também têm a oportunidade de descobrir a cultura gastronômica dos lugares visitados. As opções são variadas, seja conhecendo produtores da região, provando pratos típicos ou até realizando atividades locais. A gastronomia, sem dúvidas, é uma grande impulsionadora do turismo brasileiro. Dados dos boletins do Turismo Doméstico Brasileiro – edições de 2021 e 2020, materiais produzidos e divulgados neste ano pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram que a cultura e a gastronomia fazem parte dos motivos que incrementaram as viagens dos brasileiros, passando de 15,5%, em 2020, para 16%, em 2021.
E para 2022, de olho na Copa e nas festas de fim de ano, os empresários do setor de bares e alimentação fora do lar já planejam aumentar o quadro de funcionários, principalmente, para atender à alta demanda por estes serviços, especialmente neste ano, que é o primeiro sem restrições sanitárias. A gastronomia vem sendo cada vez mais buscada como ferramenta turística diante da importância de se manter a identidade e a variedade de costumes gastronômicos, que são bastante ricos de uma região para outra. A comida, além de sua importância vital para o corpo, é conhecida por unir pessoas e promover experiências únicas e especiais. Portanto, o turismo gastronômico propõe ao turista conhecer a culinária local do destino, fazendo parte de sua experiência na viagem.
Do ponto de vista econômico, este segmento não só movimenta a economia local de cada região, como a economia nacional. O setor está em constante atualização, sempre contratando novos profissionais e abrindo novas filiais. Dados do Ministério do Turismo mostram que a gastronomia brasileira é considerada muito boa para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros. Desta forma, com toda a riqueza do nosso país, a tendência do setor de alimentação fora do lar é estar em permanente crescimento.
GASTRONOMIA NAS ALTURAS
A gastronomia é tão importante que desde o início desse mês de novembro, seguindo até Fevereiro/23, a Air France oferece novos pratos criados por dois grandes chefs franceses com estrelas Michelin, Arnaud Lallement e Michel Roth, respectivamente, nas cabines La Première e Business em voos de longa distância. Trabalhando com produtos sazonais cuidadosamente selecionados, combinações vegetarianas, carnes vermelhas e brancas da França e peixes de pesca sustentável, os renomados chefs com criaram sabores refinados para os clientes da companhia aérea apreciarem nos próximos meses. Com este novo serviço diferenciado de refeições, a Air France continua a oferecer o melhor da alta gastronomia francesa a bordo.
No menu La Première tem Caviar francês Sturia, haddock defumado, creme de cebolinha (aperitivo); Lagostim, caviar de limão, court-bouillon cremoso (entrada); Vieiras, couve verde, molho de vinho coteaux Champenois (entrada); Tortellini, espinafres, cogumelos, molho parmesão;Aipo, torta de batata e queijo comté, creme de trufas;Alabote preto, alcachofras, caldo de vinho amarelo;Lagosta em homenagem ao meu pai, lagosta ao jus; Frango criado livre de gaiolas, nabos cristalizados, molho de jus reduzido; Torta de pombo, espinafre, jus balsâmico de aves; Confit de carne, vinagrete de alho-porro; Cordeiro, legumes da horta, jus de cordeiro. A Air France também está comprometida em oferecer 100% de carne, laticínios e ovos franceses em todos os seus voos partindo de Paris, assim como peixe de pesca sustentável, começando agora nas cabines La Première e Business, e em todas as suas cabines até o final do ano.
PASSAGENS AÉREAS NAS ALTURAS
Os preços das passagens aéreas nacionais são o pior empecilho do nosso turismo. Para se ter uma pequena ideia, o bilhete aéreo em agosto foi comercializado com uma alta real de 34,7% em comparação com o mesmo mês em 2019, antes da pandemia. Percebe-se claramente que as aéras querem recuperar o lucre perdido nos esfolando e, pra somar a isso, ainda conbram o despacho das bagagens. Os cinco principais destinos domésticos em agosto (SP, RJ, MG, PR e DF) representaram cerca de 53% do total comercializado, sendo que São Paulo representou 24,8% desse total o destino doméstico mais procurado em agosto, seguido do Rio de Janeiro, com 9,5% e Minas Gerais, com 6,7%. O valor médio pago pelo passageiro por quilômetro voado, também conhecido como yield, subiu 24,5% em agosto deste ano. Alguém pode até dizer que os voos estão decolando lotados. Sim, isso é verdade, mas a quantidade de voos disponíveis caíram bastante. E pra piorar tudo isso, o atendimento dado pelas cias aéreas é péssimo, o pior dos piores nacional é o atendimento da GOL e o internacional é Aerolineas Argentinas.
BRASILEIROS JÁ ENTENDEM QUE SEGURO VIAGEM É FUNDAMENTAL
Sem dúvidas é impensável encarar uma viagem sem um plano de seguro viagem. Mesmo morrendo, você volta pra casa sem precisar fazer vaquinha via web e preocupando todos teus familiares. Pesquisa envolvendo mais de 25 mil consumidores em 10 países diferentes, incluindo o Brasil, apontou apontou dados sobre as tendências entre os viajantes, como a viagem verde, assinaturas de fidelidade em viagem, os nômades digitais e viagens seguras em família, que, por exemplo, se tornou prioridade entre os viajantes após o período de pandemia. Em um dos comportamentos analisados, o Brasil lidera o ranking de famílias (entre 26 e 40 anos) que desejam comprar o seguro viagem para destinos internacionais (57%). No mundo, esse desejo aumentou 24% em relação à última viagem. Outras tendências também fizeram parte do estudo, como a questão da sustentabilidade, as férias em família, os programas de fidelidade e o workcation, que nada mais é do que viajar e trabalhar remotamente.
As tradicionais férias em família têm se expandido para se tornarem multigeracionais e incluírem toda a família. E, segundo a pesquisa, as famílias estão aproveitando a chance de dar uma escapada já começaram a planejar grandes férias. Tanto é que 50% das pessoas, em famílias de 26 a 40 anos, irão viajar mais este ano para recuperar o tempo perdido por conta da Covid-19. Outra tendência envolve as assinaturas de fidelidade. São recompensas personalizadas de longo prazo, um reconhecimento na forma de associações exclusivas, acesso a serviços premium, e melhores instalações e experiências mais confortáveis e luxuosas, que se tornam mais proeminentes. A viagem-fidelidade, por exemplo, foi estimulada durante a pandemia. Tanto é que 60% gostam de se inscrever em programas de fidelidade ou boletim informativo que dá acesso a ofertas, promoções e benefícios extras. Já 55% gostam de se inscrever em novos serviços que proporcionam acessos à benefícios premium.
CAPACITAÇÃO ABAV/PR
A ABAV-PR e a TAP Air Portugal realizaram capacitação presencial neste último dia 10, quinta-feira, pela manhã. A proposta foi trazer as novidades sobre serviços rotas e novidades da cia aérea portuguesa, voltada para agentes de viagens e operadores de turismo. Assim, os profissionais do setor conheceram mais sobre o produto TAP, seus diferenciais, pontos de destaque, destinos, frota e outras informações. Quem representou a TAP falando aos agentes de viagens presentes foi Rogério Carnevalle, key account manager centro-oeste e Paraná da TAP. Atualmente, a TAP opera com 69 voos semanais entre Brasil e Europa e planeja ter 77 a partir da última semana do ano, com produto alto padrão e o programa stopover em Portugal, que prevê uma parada em Lisboa ou Porto para passageiros que vão a Europa, para conhecer melhor o país. A cia aérea também está focando no segmento corporativo. O número de passageiros transportados pela TAP no terceiro trimestre de 2022 duplicou, em comparação com o mesmo período de 2021. A procura por passagens aéreas da companhia no quarto trimestre mantém-se forte.
NATAL EM GRAMADO
O feriado de Finados trouxe muitos turistas para a Serra Gaúcha, e estes lotaram as ruas da cidade para admirar a decoração do Natal Luz. No sábado, 05/11, a comunidade gramadense se uniu e foi para as ruas montar as dezenas de árvores de Natal, ao longo da Avenida Borges de Medeiros. Foi o começo do Tannenbaumfest, a festa dos pinheirinhos ornamentados, que permanece durante todo o período do evento, deixando o centro da cidade ainda mais encantador. Outro destaque desta última semana foi o show de Acendimento, que ocorre de maneira gratuita diariamente às 20h, em frente aos Palácio dos Festivais. O acendimento das luzes é um momento sublime, quando o Papai Noel e seus ajudantes, entre personagens e público em geral, transformam a chegada da noite em um novo cenário, cheio de encanto e esperança.
Milhares de pessoas acompanham na avenida Borges de Medeiros, o show, onde o público é convidado a elevar a magia natalina e assim as luzes da cidade se acendem como num sonho encantado. A edição deste ano está surpreendendo pela grande movimentação de público, tanto nos eventos pagos ou gratuitos, que acontecem diariamente. O show Nativitaten, principalmente, tem tido lotação máxima. A expectativa agora é o feriado do dia 15/11, que promete ser uma data com grande movimentação de turistas e cidade cheia. A programação completa do Natal Luz está disponível AQUI, com atrações pagas e gratuitas. Além do show diário do Acendimento das Luzes, o evento contará com 4 grandes espetáculos (pagos) e atrações para toda a família.
FESTIVAL DAS CATARATAS
Além de acompanhar as principais tendências do turismo e seus diversos segmentos, os participantes do 17º Festival das Cataratas – que acontece nos dias 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro – poderão visitar gratuitamente os principais atrativos de Foz do Iguaçu. A ação tem como objetivo apresentar as potencialidades do destino para o estratégico público do evento, formado por agentes de viagens, operadores, guias, empresas de transporte, meios de hospedagem, companhias aéreas, destinos, atrativos, instituições governamentais, entre outros.
O CEO do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, reforça que o evento é uma vitrine importante para a divulgação do destino. “Foz do Iguaçu sempre ‘comprou’ o nosso evento nos mais diversos setores e como retribuição buscamos o desenvolvimento econômico da cidade mostrando possibilidades para esse participante ‘vender’ o destino ou voltar com seus familiares”. Os atrativos parceiros do evento (confira a lista seguir) poderão ser visitados no período estendido do Festival das Cataratas, de 30 de novembro a 6 de dezembro, desde que o horário que não coincida com as atividades do Festival, ou seja, das 14h às 20h de quinta-feira (1º) e sexta-feira (2).Para ter acesso ao benefício, basta apresentar o crachá e cartão de visitas no momento do passeio.
Confira as opções confirmadas até esta segunda-feira (7): – Marco das Três Fronteiras; – Dreams Park Show: cortesia para Museu de Cera, Maravilhas do Mundo, Vale dos Dinossauros e Dreams Motor Show. Para o Dreams Ice Bar, os ingressos custarão R$ 30; Movie Cars. O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos, com patrocínio do Fundo Iguaçu, Fecomércio PR, Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Sebrae, com parceria estratégica da ABEOC, Braztoa, Visit Iguassu, COMTUR e Ministério do Turismo.
FÓRUM DE TURISMO IGUAÇU
O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu continua firme no propósito de promover um evento pautado em princípios da sustentabilidade. Uma prova disso foi constatada no Congresso Sesi ODS, em que o Instituto IDESTUR – parceiro institucional – foi agraciado com o Selo Sesi ODS. Promovido em Curitiba (PR) na última quinta-feira (3), o congresso teve como objetivo reconhecer boas práticas que visem o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que estejam sendo implementadas por empresas, indústrias, instituições públicas e do terceiro setor de todo o Paraná. O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu ocorre de 30 de novembro a 2 de dezembro em Foz do Iguaçu (PR). O evento é promovido por meio do patrocínio da Itaipu Binacional, realizado pelo Instituto IDESTUR, organizado pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, com parceria estratégica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e apoio de diversas outras universidades e institutos brasileiros.
INTERCÂMBIO NA EUROPA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
Leia ainda: Pesquisa aponta crescimento de 67% na taxa de ocupação hoteleira
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Natal Luz de Gramado, o mais iluminado do Brasil, transforma a Serra Gaúcha
Tudo obedece a ciclos de evolução, aperfeiçoamento, maturidade intelecto moral
Turistas estrangeiros retornam ao Brasil e batem recordes em gastos
Seja Você – Diversidade no ambiente corporativo traz diversos ganhos
Desempenho do turismo nacional já está acima do patamar pré-pandemia
Com altas taxas o turismo é a atividade econômica que mais cresce no mundo
Viajar pelo Brasil é a escolha de quase 80% dos turistas brasileiros
Jornalistas de turismo, profissionais que constroem estratégias de comunicação
Massagem tântrica é perfeita para se conectar profundamente
Hotel Fazenda Vale das Águas passa por completa renovação
Ville de France, um fantástico jardim francês em Urubici
Tantra uma filosofia comportamental, de princípios matriarcais, sensoriais e desrepressores