TURISMO NACIONAL
Segundo IBGE, turismo nacional já opera acima do patamar pré-pandemia. O Índice de Atividades Turísticas registra alta de 1,2% em agosto frente a julho deste ano e apresenta percentual superior ao de fevereiro de 2020. Mais um dado referente ao desempenho do turismo nacional evidencia a recuperação do setor em meio à pandemia da Covid-19. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre janeiro e agosto de 2022, o agregado especial de atividades turísticas acumula uma expansão de 39,1%.
Os dados constam da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada na última sexta-feira (14.10). Conforme o estudo do IBGE, que avaliou 12 Unidades da Federação (UFs), os resultados mais expressivos foram verificados nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco. Já os destaques do resultado dos oito primeiros meses deste ano ficam por conta dos estados de São Paulo (45,7%), Minas Gerais (62,9%), Rio de Janeiro (20,4%), Rio Grande do Sul (51,8%) e Bahia (34,6%). De janeiro a julho de 2022, o IBGE já havia apontado um crescimento de 41, 9% do Índice de Atividades Turísticas frente a igual período do ano passado.
Em relação a agosto de 2021, o setor apresenta avanço de 22,8%, a 17ª taxa positiva seguida. Nesta comparação anual, o índice foi impactado especialmente pelo aumento das receitas das empresas de restaurantes, hotéis, locação de automóveis, transporte aéreo, serviços de bufê e rodoviário coletivo de passageiros, com números positivos em todas as UFs analisadas. A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor no país, investigando a receita bruta de empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais empregados, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.
MAIS PROJEÇÕES POSITIVAS
Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou para 5,8% a projeção de crescimento do turismo em 2022. Para o setor de serviços, a variação do volume de receitas em relação a 2021 foi revista para 3,4%. As alterações das expectativas decorrem do crescimento mensal de 0,7% no faturamento dos serviços, em agosto, apontado pela pesquisa acima do IBGE. Em relação a agosto do ano passado, a alta de 8% foi a 18ª consecutiva. O crescimento mensal foi alavancado pelos serviços gerais prestados às famílias, cujo volume de receitas subiu 1%. Especificamente em agosto de 2022, os preços dos serviços apresentaram a menor alta mensal, de 0,28%, desde novembro do ano passado (quando foi registrado 0,27%).
SETOR DE SERVIÇOS
Por sua vez, O setor de serviços apresentou, em agosto, avanço de 10% no nível de atividade, em comparação com fevereiro de 2020. A expectativa da CNC é que os postos de trabalho no turismo brasileiro voltem ao patamar de antes da pandemia a partir do início do período de contratações para a próxima alta temporada. Em 2020, a queda abrupta da atividade levou o setor a eliminar 469,8 mil vagas formais – um encolhimento equivalente a 12% da força de trabalho nessas atividades. As contratações foram, gradativamente, sendo retomadas e, em agosto deste ano, 86% das vagas eliminadas já foram novamente ocupadas. Os destaques são o segmento de bares e restaurantes, com 295,2 mil novos trabalhadores, e o de serviços de hospedagem, com 71,8 mil contratados.
PASSAGENS AÉREAS
O gigantesco problema continua sendo os preços abusivos das passagens aéreas nacionais. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado mensalmente pelo IBGE, apontou elevação de 47,7% no valor das passagens aéreas, no acumulado de 12 meses encerrados em setembro. Esse foi o quarto maior aumento dos quase 400 itens pesquisados. A CNC avalia que o encarecimento das passagens é um dos obstáculos à recuperação mais rápida do setor no Brasil. O fluxo diário de aeronaves ainda segue 11% abaixo do que era constatado no início de 2020. Ainda assim, o turismo segue com expectativas favoráveis, principalmente pelo potencial de regeneração do fluxo de visitantes estrangeiros no Brasil, na próxima alta temporada.
PODEROSOS DO TURISMO
Uma das edições especiais da Revista PANROTAS mais aguardadas já está disponível para leitura e acesso no Portal PANROTAS. A lista dos 100 + Poderosos do Turismo PANROTAS 2022 traz 52 mulheres e 52 homens (quatro homens e quatro mulheres dividem posições, daí a quantidade maior que 100). Entre elas a competente Presidente da ABAV/SC, Conceição Junckes. Entre eles Guilherme Paulus que dispensa qualquer apresentação, pois falar em turismo é falar em Paulus. Pela primeira vez, o número de lideranças femininas e masculinas é idêntico, mostrando equidade de gênero, representatividade e que há sim, nos dois “lados”, exemplos de novas lideranças que precisam ser reconhecidas e incentivadas. “Essa representatividade veio para ficar em nossa premiação. A cada ano destacamos as 100 lideranças que, em nossa avaliação, estão fazendo a diferença no setor, representando diversos segmentos e profissionais. Ter uma lista diversa apenas espelha a diversidade e variedade de lideranças e profissionais do Turismo. Ficamos muito orgulhosos em, pela primeira vez, termos o mesmo número de homens e mulheres homenageados”, disse o CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta. Confira aqui a lista completa.
FESTIVAL DAS CATARATAS
Paulo Angeli, após de desvincular da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu, onde prestou relevantes serviços como profissional do trade, concretizando resultados importantes em todas as áreas de atuação, como a retomada gradativa do Turismo, incremento substancial de visitantes, aumento do número de eventos em Foz, além da recomposição da malha aérea nacional e internacional. Angeli retorna a frente do Festival das Cataratas, focado 100% no evento, que é um dos melhores do Brasil, que acontece de 30 novembro a 2 de dezembro.
O agora ex-secretário de Turismo de Foz destacou ainda o acompanhamento do Contrato de Concessão do Marco das Três Fronteiras; a participação efetiva nos principais eventos nacionais e internacionais; a elaboração do Planejamento Estratégico da SMTU; o posicionamento de Foz como cidade inteligente e sustentável, que em 2022 passou a figurar na quarta colocação entre as cidades paranaenses e a 35ª do ranking nacional do Connected Smart Cities; e a implantação do observatório econômico e escritório de investimentos. Houve ainda avanço na construção da governança de inovação e nas parcerias com atores do ecossistema de inovação de Foz do Iguaçu; andamento das obras do Centro Municipal de Inovação; avanço de Foz do Iguaçu, no rol de municípios com destaque para a inovação; aprovação do Plano de Cargos e Salários dos Servidores do Grupo Ocupacional Turismo; e retomada do evento de comemoração do Natal, com participação efetiva da SMTU na coordenação e nos investimentos financeiros.
HOTELARIA – TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Não é preciso uma bola de cristal para notar que após o período pandêmico, as mudanças na hotelaria passaram a ocorrer mais depressa. Se antes levavam em média 10 anos para acontecer, hoje levam menos de um ano! E isto é uma realidade que foi impulsionada não somente por esse período adverso, mas também pela transformação digital, que já estava latente para o nosso segmento, e agora esse estado de urgência aumentou. Você já notou quantas tendências tecnológicas estão disponíveis para a indústria hoteleira tais como monitoramento das equipes de limpeza e manutenção; Mais atenção aos dados dos hóspedes; Integração entre setores; Centralização de canais de reserva; Mais autonomia, segurança e agilidade aos hóspedes e finalmente, não menos importante, a divulgação e parceria com jornalistas experts em turismo e suas mídias sociais. Apoiar esses profissionais não é gasta, mas acima de tudo, investimentos.
IMEX AMÉRICA
Falando nisso, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, e seus co-expositores participaram da IMEX America 2022. A feira aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, e é considerada a principal oportunidade na indústria de reuniões do país. O foco da Agência da Embratur foi ratificar o Brasil como destino consolidado para eventos internacionais. A IMEX America contou com milhares de planejadores de eventos, compradores e fornecedores dos EUA e de todo o mundo. Além da Embratur, o estande de divulgação brasileiro teve 13 co-expositores entre destinos, entidades que atraem e promovem eventos no Brasil, além de operadoras de turismo. A IMEX America ofereceu um amplo ambiente para promover o contato com o trade turístico mundial, com mais de 2 mil participantes de quase 200 países. O evento permitiu que os expositores atuassem realizando negócios sólidos durante três dias por meio do posicionamento do destino, contato com parceiros e fornecedores estratégicos, acesso a diferentes áreas de negócios e lançamentos especiais, abrangendo diversos nichos do setor de turismo de negócios e eventos.
TURISMO DE NEGÓCIOS
A retomada dos eventos corporativos presenciais já é uma realidade e tem impulsionado o turismo no Brasil. Segundo levantamento da FecomercioSP, realizado em parceria com a Associação Latino-Americana de Gestão de Viagens e Eventos Corporativos (Alagev), o setor movimentou R$ 5,78 bilhões em julho. O valor representa um aumento de 38,7% em relação ao mesmo período de 2021 e está próximo da receita registrada em julho de 2019. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), a receita do segmento mais que triplicou nos primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2021. No total, foram contabilizados cerca de R$ 4,8 mil milhões, com ênfase em serviços aéreos (R$ 3,1 bilhões). De acordo com a Pesquisa Nacional Contínua por Amostra de Domicílios – PNAD Contínua, o turismo de negócios foi responsável por 14,6% das viagens realizadas dentro do país em 2021. No Estudo de Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo, o segmento foi o segundo principal motivo de entrada de estrangeiros vinda ao Brasil em 2019. No total, 15,4% dos estrangeiros que chegaram ao Brasil foram motivados por esse propósito, com um gasto per capita diário de US$ 77,39.
INTERCÂMBIO NA EUROPA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
Leia ainda: Com altas taxas o turismo é a atividade econômica que mais cresce no mundo
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Fontes: Assessorias de Imprensa
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