EMBRATUR E O TURISMO
A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) celebrou a retomada dos turistas estrangeiros em 2022, bem como suas ações que potencializaram a chegada de mais de 3,1 milhões de viajantes em 2022 até novembro, uma alta de 316% comparado com o total recebido no ano de 2021 (745.871). Diante de uma parceria inédita firmada com o Sebrae no início do ano, a Agência retomou fortemente sua atuação nos eventos internacionais.
O órgão encerrou o ano de 2022 tendo realizado 15 roadshows pela Europa e Américas, 11 press trips, 26 workshops de capacitação do trade nacional e quatro famtours. Promoveu ainda cinco grandes campanhas de promoção dos destinos brasileiros em países estratégicos e outras cinco campanhas temáticas, com foco no enoturismo, Copa do Mundo, vistos especiais, sendo uma voltada para nômades digitais e outra para investidores imobiliários, além de pesca esportiva, e esteve presente em 12 feiras internacionais, que devem gerar negócios superiores a R$ 90 milhões. A Embratur também fechou patrocínio com 6 grandes eventos do setor. “As ações da Embratur pelo mundo tiveram grande importância neste novo cenário, consolidando uma retomada real do setor no Brasil. Com muita criatividade e a inédita parceria que firmamos com o Sebrae, ampliamos o leque de iniciativas, reforçamos nossa presença nos mercados estratégicos e já podemos comemorar a recuperação total de diversos setores do turismo ainda este ano”, avalia o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.
MALHA AÉREA INTERNACIONAL
A Agência contribuiu para que, em dezembro, a malha aérea do país superasse o período pré-pandemia. Neste mês, registrou 105,4% da capacidade apresentada em dezembro de 2019, com um total de 5.270 voos. Isso configura ainda um acréscimo de 16,78% quando comparado a novembro/2022. Esse foi o maior volume apresentado pela malha aérea internacional brasileira desde o início da pandemia. Com os US$ 413 milhões registrados em outubro de 2022, o Brasil também comemorou a marca de US$ 4 bilhões em gastos de turistas estrangeiros no acumulado do ano. Um resultado significativo em termos de retomada do turismo, se comparado aos dois anos anteriores. O setor havia registrado gastos de US$ 2,9 bilhões e de US$ 3 bilhões ao longo de 12 meses em 2021 e 2020, respectivamente.
FEIRAS INTERNACIONAIS DE TURISMO
Com as 12 participações da Embratur em feiras internacionais, a expectativa de negócios gira em torno de R$ 90 milhões. Esses eventos são uma oportunidade única para a Embratur e seus coexpositores realizarem reuniões de negócios, apresentarem os destinos e atrativos nacionais para os compradores e operadores de turismo globais, além de aproximar a cultura e gastronomia do país do público estrangeiro. Houve ainda a participação em feiras temáticas, o investimento em campanhas publicitárias em mercados estratégicos, realização de press trips pelo Brasil e pelo mundo, além de workshops, famturs e fechamento de patrocínios.
TRÁFEGO AÉREOS NA AMÉRICA LATINA
O setor aéreo continua o caminho de recuperação e, durante o mês de outubro, transportou 27,5 milhões de passageiros, 92% do registrado no mesmo mês de 2019, de acordo com dados da Associação Latino-Americana e Caribenha de Transporte Aéreo (Alta) Isso reflete uma DESACELERAÇÃO no ritmo de recuperação em relação ao mês imediatamente anterior, já que em setembro a região havia superado seus níveis de 2019 em 1,2%. Sem medo de errar, o preço elevado dos bilhetes aéreos são os principais obstáculos para um crescimento efetivo, uma vez que as aéreas querem recuperar o lucro perdido durante a pandemia. Apesar disso, com preços mais justos, nas perspectivas país a país para a região, os resultados são muito otimistas.
Já o Brasil teve 28% dos passageiros transportados na região da América Latina e Caribe. Isto é, o país está em 83% em relação aos níveis de 2019; enquanto o México e Colômbia, já ultrapassaram os níveis de 2019. A região do Caribe continua sendo a líder de recuperação. Conforme os preços acima, sem dúvidas, as causas de não superar os índices são as nossas baixas perspectivas de crescimento econômico, alto custo do combustível de aviação, desvalorização da taxa de câmbio, entre outros fatores.
MERCADO DOMÉSTICO
O transporte aéreo doméstico, que não está sendo afetado pelas restrições de tráfego internacional, se recuperou mais rapidamente. Em outubro, a Colômbia teve uma recuperação excepcional, atingindo 18% acima dos níveis de 2019, enquanto o México está 12% acima dos níveis pré-pandemia. O Brasil apresentou uma DESACELERAÇÃO chegando a 86%, a Argentina avançou para 95% e o Chile se destaca em sua recuperação doméstica, já que é 99% de seus níveis de 2019. No caso do transporte internacional de passageiros, três países da região continuam a se destacar com um crescimento muito positivo, a República Dominicana atingiu 127% de seus níveis de 2019, o México 114% e a Colômbia 120%. Por outro lado, Brasil, Chile e Argentina continuam a recuperar com 76%, 81% e 73%, respetivamente.
REDUÇÃO DE CUSTOS
As cias aéreas que cobram até pra respirar dentro da aeronave, culpam o preço do combustível da aviação pela carestia no preço dos bilhetes. Diante disso, entrou em vigor a Medida Provisória 1.147/2022, publicada no Diário Oficial da União, que reduz a zero as alíquotas do PIS (Programa de Integração Social) e da Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) que incidem sobre as receitas do transporte aéreo regular de passageiros. A medida valerá e pelo período de cinco anos, a contar de 1º de janeiro de 2023 e representará uma redução de custos para o setor aéreo de mais de R$ 500 milhões por ano. “Temos adotado uma série de ações que buscam a melhoria do ambiente de negócios no país em todas as atividades que integram a cadeia produtiva do Turismo, incluindo o setor aéreo. Com isso, contribuímos para a oferta de melhores serviços e com preços mais acessíveis aos mais de 90 milhões de passageiros que, em 2019, antes da pandemia, utilizaram este meio de transporte para deslocamentos pelo país”, destaca o ministro do Turismo, Carlos Brito.
A Medida Provisória publicada também aprimora a redação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), instituído pela Lei 14.148/2021. Isso porque confere maior segurança jurídica à interpretação do art. 4º (acordo de débitos) e reduz ricos de litigiosidade decorrente de possíveis interpretações do texto original, que poderiam vir a comprometer o orçamento público e o cumprimento das metas do teto de gastos. O ajuste tem por finalidade esclarecer dúvidas relacionadas à operacionalização das reduções das alíquotas a zero da Contribuição PIS/Pasep, da Cofins, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) para o setor de eventos previstas no artigo quarto. Agora qual será a desculpa das empresas aéreas nacionais manterem seus preços nas alturas.
ALMANACH – PAINEL DO TURISMO CATARINENSE
O Almanach é o painel de dados desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur). A finalidade dessa ferramenta é disponibilizar aos gestores do turismo um panorama do setor e auxiliar na tomada de decisões. Desde que foi criado, o painel é alimentado continuamente, de forma colaborativa, buscando transparência, qualidade e inovação no setor. A nova versão, que estamos chamando de Almanach 2.0, foi aprimorada e, além de mais informações, também teve as funcionalidades e apresentação melhoradas, facilitando a navegação. Durante as comemorações do Dia do Hoteleiro, realizado pela ABIH-SC, a SANTUR presentou o painel e buscou, junto aos hoteleiros presentes, autorização para compartilhamento de dados.
BENEFÍCIOS PARA HOTELARIA
Para auxiliar na construção de políticas públicas que envolvam investimentos na divulgação e promoção dos destinos turísticos de Santa Catarina e à atração de turistas ao território catarinense, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (SANTUR) e a empresa Desbravador Software, com o apoio da ABIH-SC, tornam público o interesse em firmar parceria para o fornecimento de informações acerca dos números do setor hoteleiro, a partir da adesão de seus associados. A parceria atende às diretrizes da Lei Geral de Proteção de dados (LGPD), resguardando todos os clientes da Desbravador da divulgação de dados do empreendimento e seus hóspedes. A adesão à proposta é voluntária e os dados fornecidos não terão qualquer vinculação ou menção aos hotéis, pousadas e seus hóspedes.
Trata-se apenas de informações genéricas sobre a ocupação de determinada região, em determinado período do ano. Esses dados contribuirão para o aperfeiçoamento da plataforma Almanach – Dados do turismo catarinense da Santur. Quanto maior a adesão do empresário, mais abrangente e completa será a coleta de dados, possibilitando maior entendimento deste segmento. Isso certamente nos ajudará a melhorar as estratégias de investimento no setor turístico e na tomada de decisões, trazendo um retorno positivo ao empresariado que também terá acesso a uma plataforma de dados única. Para saber mais basta CLICAR AQUI ou enviar um e-mail para apoio.geime@santur.sc.gov.br. Atenção hoteleiros, PREENCHAM AQUI O FORMULÁRIO de autorização.
TURISMO CATARINENSE
Turismo catarinense se prepara para o verão 2023. Se o último verão foi um sucesso em Santa Catarina, recuperando os impactos da pandemia do Covid-19 para o turismo e a economia, a temporada 2023 chega com expectativa positiva para o Estado. Isso porque o Estado apostou em investimentos importantes no segmento, além do aumento de voos nacionais e internacionais. Outro fator que contribui para essa tendência é as diferentes opções que são apresentadas ao turista: serra e litoral, atrativos culturais e de entretenimento, ecoturismo e uma gastronomia variada. Em 2021, por exemplo, Santa Catarina foi apontada como um dos estados mais procurados pelos turistas brasileiros. De acordo com dados do Ministério do Turismo, em parceria com o IBGE, 5,2% das viagens feitas no país tiveram como destino as cidades catarinenses.
TENDÊNCIAS
Quando se fala em turismo, Santa Catarina se destaca pela variedade de destinos e atrativos. Para entender melhor, separamos algumas características do segmento no Estado: 13 regiões turísticas em todo o território, com gestão participativa das Instâncias de Governança Regional; Mais de 20 etnias na composição da população; Cinco parques Ecológicos nacionais e 6 estaduais abertos para visitação; O maior parque temático da América Latina; O melhor aeroporto do Brasil, avaliado pelos turistas (Floripa Airport); A melhor estrutura para o turismo náutico do Brasil; – Arrecadação de ICMS turístico desde 2017: mais de R$ 1 bilhão (SEF/SC); Mais de R$ 2 bilhões do Valor Adicionado do Turismo na economia (ano 2019), dos municípios da categoria A do mapa brasileiro do Turismo (ano 2022): Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Bombinhas e Itapema; 14 milhões de passageiros nos terminais aéreos e rodoviários (internacional e interestadual) desde 2019 (ANAC e ANTT) – 57% passageiros aéreos e 42% por rodoviárias; Mais de 100 mil empresas ligadas ao setor turístico desde 2019; – 160 mil trabalhadores no turismo de Santa Catarina; Considerado como o PIB do Turismo dos municípios da categoria A do mapa do turismo brasileiro: Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Bombinhas e Itapema. CLIQUE AQUI e acesse o material completo e saiba quais as expectativas para o turismo em Santa Catarina nos próximos meses.
BNT MERCOSUL 2023
A parceria entre BNT Mercosul e Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau é algo inédito e um verdadeiro exemplo para entidades e empresas privadas. Uma relação de fortalecimento mútuo que beneficia não apenas setor turístico, mas também a própria cidade-sede, Balneário Camboriú. O Convention, por ser uma entidade sem fins lucrativos, trabalha com o máximo de otimização dos recursos conquistados. Com isso, todo valor arrecadado é reaplicado em ações de promoção do destino, captação de eventos e de relacionamento e contrapartidas para os associados. Neste cenário, em 2022 a BNT MERCOSUL foi a empresa privada com a maior contribuição financeira para entidade, por meio de uma parceria, onde o Convention dedica sua estrutura e parte da equipe na organização da BNT e recebe um percentual do lucro do evento. Como organizador, o BC Convention possui estrutura física ativa o ano todo, o que possibilita um contato ininterrupto com parceiros, realizada por uma equipe qualificada e experiente na relação com trade e imprensa, além de ideias e trocas de experiências que aprimoram os processos pré-existentes.
A BNT MERCOSUL, idealizada pelo empresário Geninho Goes, é detentora da marca, de todo Know How e carteira de clientes de um dos principais eventos do trade do país. Para o idealizador, foi uma parceria bem pensada, onde a estrutura foi otimizada. “Em vez de ter despesas fixas anuais, o valor é repassado ao Convention que reverte para a promoção do destino. Assim todos ganham, isso é parceria de sucesso”, afirma Goes. “Atualmente, o BC Convention é um dos CVBx mais estruturados do país, entregando, com sucesso e profissionalismo, vários projetos durante o ano. Este foi um dos fatores que nos fez acreditar na viabilidade desta parceria. Além disso, são ações conjuntas como esta, entre empresas privadas e o terceiro setor, que fortalecem cada vez mais o associativismo, além de dar visibilidade à promoção turística brasileira, tanto internamente quanto no exterior”, analisa Andrezza Negrini, Presidente do BC Convention.
“Este ano temos ainda mais uma transformação: inaugurar a nova casa da BNT, no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú. É um passo que planejávamos há bastante tempo, mas a parceria com o BC Convention fez desta transição algo ainda mais marcante, que beneficia o próprio município e a entidade”, destaca Geninho Goes, idealizador da BNT Mercosul. No final, quem ganha é a promoção do próprio destino. Balneário Camboriú é nova cidade-sede da BNT depois de mais de uma década de edições de sucesso na vizinha, Itajaí. O crescimento do Convention com a parceria também se reflete no município em médio e longo prazo, já que a entidade tem a possibilidade de tirar do papel cada vem mais projetos.
A iniciativa, que nasceu de uma visão de futuro frente aos desafios impostos pela pandemia em 2020, se revela como uma metodologia eficiente de fomentação do turismo, tanto para a iniciativa privada quanto para o terceiro setor, uma ação inédita que serve de exemplo para empresários e dirigentes de todo o país. A BNT retorna com sua 29ª edição em 05 e 06 de maio de 2023, no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú. Para saber mais, visite CLIQUE AQUI. Instagram: https://www.instagram.com/bntmercosul/ – Facebook: https://www.facebook.com/bntmercosul.
ÁGUAS DE SANTA BÁRBARA
Em 2022, Circuito das Águas Paulista avança para se tornar o destino mais completo do Brasil. A Organização Mundial do Turismo (OMT) previu que o turismo doméstico seria uma tendência para o setor nesse ano. O órgão também avaliou que, em 2022, haveria uma transformação no perfil do viajante, que buscaria, entre outras atividades, produtos baseados na natureza e turismo rural. Outra tendência marcante seria o aumento da busca por novas experiências. Nesse sentido, o Circuito das Águas Paulista já é um destino completo, que oferece história, gastronomia, cultura, atividades de aventura e muita natureza.
Valorizar e promover os atrativos de cada uma das cidades, levando o nome da região a feiras, eventos e à imprensa é, contudo, apenas parte do trabalho desenvolvido. Entretanto, o ano de 2022 não se desenvolveu apenas com foco no turismo. A Câmara de Cultura planeja promover, a partir de 2023, o empoderamento, a integração e a capacitação de artistas e agentes culturais dos municípios do Circuito das Águas Paulista. A Câmara de Esportes também se destacou pela retomada das competições, consolidando a integração entre as equipes das escolinhas esportivas municipais, contemplando diversos municípios do polo turístico.
FÉRIAS EM GRAMADO
Gramado é o grande palco dos artistas de teatro musical. O Natal Luz de Gramado conta com quase 500 apresentações artística durante toda a sua temporada. Um grande elenco de artistas talentosos trabalha nas atrações do evento, levando magia, em quase suas 500 apresentações. A temporada natalina conta com quatro grandes espetáculos: Nativitaten, A Fantástica Fábrica de Natal, O Grande Desfile de Natal e O Reino de Natal, que fazem brilhar os olhos daqueles que os assistem. O Natal Luz, primeiro evento natalino do Brasil, hoje é um dos maiores espetáculos do gênero no mundo. Também acontecem atrações gratuitas, como A Vila de Natal com a casa do Papai Noel e intervenções artísticas; o Palco Rua Coberta e a Parada de Natal. Entre os destaques artísticos estão Vinni Fernandes e Bruna Monteiro. Ele é o personagem Joaquim, que se apresenta, diariamente, em O Reino do Natal. Ela participa da Parada de Natal, de sexta à domingo, às 15h, e no Grande Desfile de Natal, quintas e domingos, às 20h30min. Todos espetáculos da programação do Natal Luz de Gramado. Sem dúvidas Gramado é um lugar que oferece oportunidade para os artistas viverem da sua arte. A forma como Gramado valoriza a arte e seus artistas locais é incrível. A programação completa do evento está no site oficial: https://www.natalluzdegramado.com.br/.
DETRAN-SC & ESTRANGEIROS
A Polícia Rodoviária Federal – PRF é órgão do Ministério da Justiça do Brasil e possui competência constitucional de realizar a fiscalização e o policiamento nas rodovias federais do país. Dessa forma, será exigido de condutores estrangeiros a observação da legislação brasileira de trânsito no que se refere aos procedimentos de segurança (ultrapassagem, sinalização de mudança de pista etc), aos equipamentos obrigatórios (triângulo, cadeirinha etc) e à documentação (carteira de habilitação, registro do veículo etc). Tal medida visa a isonomia no trânsito e a promoção da segurança viária nas rodovias do Brasil. O DETRAN-SC criou uma lâmina com algumas instruções pra que os hotéis possam fixar em local visível e orientar os hóspedes de outros países. A ABIH-SC apoia a iniciativa e pede aos seus associados e demais empresas que divulguem a iniciativa. O material está todo redigido em espanhol, justamente para facilitar o entendimento do público que mais circula de carro nas rodovias catarinenses. CLIQUE AQUI! Fone (48) 3664-1800 / WhatsApp (48) 3664-1902 centraldeinformacoes@detran.sc.gov.br. Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 17h.
BELLAS DA SEMANA – RETROSPETIVA 2022
Em 2022 o Bella da Semana passou por diversas atualizações e novidades proporcionando ainda mais entretenimento aos nossos fiéis assinantes. 2022 foi definitivamente o ano das Lives. Nossos ensaios ao vivo ganharam mais destaque, apresentando modelos maravilhosas com plenitude e ousadia, em cenários tentadores. Também disponibilizamos para os assinantes as Lives exclusivas em 4K, com takes que não foram anteriormente para o ar, captados em câmera profissional com muito mais closes e qualidade. Além disso, o Bella Cloud – nossa ferramenta exclusiva desenvolvida para você guardar suas musas favoritas (com todo sigilo), passou por diversas atualizações. Agora é possível salvar os vídeos, movimentar a ordem dos conteúdos, além de comentar e classificar os álbuns. Para celebrar este ano que foi inesquecível, foi ao ar a nossa “Retrospectiva” com todas as beldades que posaram para a revista em 2022. Não perca! Não fique só na vontade! Faça como 1 milhão de pessoas em 21 anos e tenha acesso exclusivo aos ensaios completos, vídeos para download, além de assistir às nossas lives com as modelos mais gostosas do Brasil.
Leia ainda: Setor hoteleiro tem expectativa de 100% de ocupação no Réveillon 2022/2023
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Passagens aéreas poderiam custar a metade do valor atual cobrado
Aerolineas Argentinas de olho do turista brasileiro lança novos voos
Viagens de ônibus atingiram R$ 500 milhões em vendas durante 2022
Turismo no Brasil já criou mais de 234 mil novos postos de trabalho
Festival das Cataratas é tradicional feira de turismo e negócios
Mensagem do Tantra – Vida livre e natural, criativa e divertida
Festival das Cataratas é tradicional feira de turismo e negócios
Viajar de avião dentro do Brasil é caro, complicado e demorado demais
Mensagem do Tantra – Vida livre e natural, criativa e divertida
Fortes não desistem, dotados de fibra incomum, avançam em busca da realização!
Nosso organismo necessita de atividades sexuais? A ciência responde esse questionamento !
Terapia Tântrica para casais – Conheça seus reais benefícios