O TEMPO
Por mais que seja estudado, nunca será integralmente compreendido.
Componente básico e fundamental da vida, eixo central da evolução e ferramenta básica do progresso, o tempo será sempre observado de acordo com o grau de maturidade do ser em trânsito pelas faixas da maturação do intelecto e da ética.
Percebido como medida capaz de documentar a passagem das eras, desde tempos imemoriais as mais antigas civilizações do planeta dele se valeram para nos legar os admiráveis acervos da cultura e da filosofia, da religião e da arte, hoje como monumentos em extinção gradual pela ação desse mesmo tempo.
Fastígio e decadência, soberba e barbaridades, guerras e tempos de paz foram por ele cronometrados, fazendo com que os tiranos de uma época de sangue e rapina descessem ao pó misérrimo da sepultura, deixando na ampulheta das horas malbaratadas decisões de suas glórias efêmeras.
De outro modo, heróis da fé e da humildade inscreveram nas páginas da história comovedora epopeia de sacrifícios e renúncias, lutas e silêncios homéricos, resgatando o ser da sua inferioridade e o projetando numa era de libertação dos grilhões da animalidade primitiva.
*Senhor absoluto das existências, o tempo tem assistido a ruína das fantasias mais loucas, o ocaso das arbitrariedades mais insanas e o fim das servidões mais cruéis, arejando as páginas da história e promovendo silenciosas revoluções no seio das culturas humanas.*
Quando se imaginava que a cultura israelita se tornaria predominante no mundo, impondo o monoteísmo sobre os deuses de pedra, sem o cultivo da solidariedade e da fraternidade para com todos os povos, eis que o tempo faz surgir no cenário das vidas o pensamento cristão, tendo à frente o Cordeiro de Deus, a nos abrandar o senso de justiça implacável, sem o toque da misericórdia, revolucionando o pensar nas diretrizes do amor.
E quando a era medieval parecia ter engessado o pensamento e as diretrizes do Evangelho na opulência anticristã do Vaticano, o tempo faz com que as lápides frias e silenciosas despertem os tímpanos humanos, anunciando o novo espiritualismo, apontando por provas irrefutáveis a sobrevivência do ser após o naufrágio da clausura de ossos onde temporariamente se manifesta, atuando em um dos polos da vida.
E a atual sociedade, assaltada pela volúpia do prazer e detentora de sofisticados equipamentos de última geração, onde pode milimetrar o tempo, medir-lhe a passagem com precisão cirúrgica, se vê presentemente atormentada por uma ansiedade sem igual, onde o tempo se esvai numa velocidade vertiginosa, não permitindo rascunhos da existência.
São os tempos preditos da maturidade espiritual do ser.
Era das grandes mudanças planetárias.
Ocasião dos grandes cataclismas alterando rotas existenciais e favorecendo uma diferente compreensão da vida.
O vácuo agora está preenchido de uma matéria antes ignorada. Vidas microscópicas são descobertas em ambientes inóspitos.
Diferentes expressões do existir são admitidas em orbes situados na profundidade dos espaços infinitos.
Valendo-se do tempo, avança o homem e a mulher para uma compreensão mais madura e consentânea acerca das metas existenciais, favorecendo por novos comportamentos uma sociedade justa e igualitária.
O direito triunfa sobre a barbárie. A arte sublima o pensamento arcaico. A ciência política sepulta as satrapias de outrora. *O conhecimento varre do mundo a ignorância e a fé lúcida e esclarecida dissipa o fanatismo institucional, imposto pelo sacerdócio remunerado para manipulação e domínio das massas em desgoverno.*
O tempo faz surgir das cinzas do passado um novo presente, anunciando desde já os luminosos dias do amanhã.
Amigo da senda, por instantes que sejam, silencia tua voz, que clama nesse deserto de incertezas um roteiro para ofertar sentido ao existir. Recolhe teu ser à sombra generosa da árvore fecunda do Evangelho e refrigera tua alma sedenta na linfa refrescante da fonte da vida abundante.
Torna Jesus tua causa e tua segurança íntima.
Busca viver nesses dias de inquietações e inarmonias a plena convicção de tua imortalidade, a triunfar do pó a que está condenado teu invólucro passageiro.
*Liberta-te dessas algemas dogmáticas que te atam o espírito sequioso de respostas.*
Usa, nas linhas do bom senso e da maturidade espiritual, a cota de tempo que a Divindade te ofertou no mundo, acendendo archotes em tuas cavernas sombrias, a buscar o sol de rutilante beleza que viceja lá fora, te apontando os abençoados caminhos da vitória do Espírito sobre a matéria, da verdade sobre a mentira e da imortalidade sobre a morte.
Leon Denis e Marta
Juazeiro, 01.01.2023
Centro Espírita Caminho da Redenção
Mansão do Caminho
Psicografia de Marcel Cadidé Mariano
Leia ainda: Embratur celebrou a retomada dos turistas estrangeiros em 2022
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Setor hoteleiro tem expectativa de 100% de ocupação no Réveillon 2022/2023
Passagens aéreas poderiam custar a metade do valor atual cobrado
Aerolineas Argentinas de olho do turista brasileiro lança novos voos
Viagens de ônibus atingiram R$ 500 milhões em vendas durante 2022
Turismo no Brasil já criou mais de 234 mil novos postos de trabalho
Festival das Cataratas é tradicional feira de turismo e negócios
Mensagem do Tantra – Vida livre e natural, criativa e divertida
Festival das Cataratas é tradicional feira de turismo e negócios
Viajar de avião dentro do Brasil é caro, complicado e demorado demais
Mensagem do Tantra – Vida livre e natural, criativa e divertida
Fortes não desistem, dotados de fibra incomum, avançam em busca da realização!
Nosso organismo necessita de atividades sexuais? A ciência responde esse questionamento !
Terapia Tântrica para casais – Conheça seus reais benefícios