TURISMO & FERIADÕES
Este ano de 2023 além de estar começando já trás ótimas perspectivas para o trade de turismo por conta dos sete feriados prolongados que traduzem em bons períodos para que os brasileiros realizem as sonhadas viagens que movimentarão bilhões de reais nos mais de 50 setores econômicos que envolvem o turismo nacional. Em alguns destinos, segmentos como a hotelaria já registram interesse dos viajantes nas datas e a expectativa é de superar os números de 2022.

A maioria dos feriados cairão numa quinta-feira, que podem resultar em ponto facultativo no dia seguinte (sexta-feira). Mas datas como a Paixão de Cristo, Tiradentes, Dia do Trabalho e o Natal cairão nas sextas e segundas-feiras e devem completar o calendário de descanso para o brasileiro. A população ainda terá a Proclamação da República, que cai numa quarta-feira e os demais pontos facultativos, como o Carnaval e Corpus Christi. Para se ter uma ideia da importância destes feriados, em 2022, mais de sete milhões de pessoas viajaram pelo país durante as celebrações de Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida, Tiradentes e a Páscoa. Já neste fim de ano, o número ultrapassou a marca de 9,7 de viajantes, 45% maior do que o contabilizado no mesmo período do ano passado. E a previsão para as férias de janeiro também animam os trabalhadores do setor.

VIAGEM RESPONSÁVEL

Para uma retomada segura e responsável das viagens pelo país, recomenda-se a adesão ao Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro por parte de turistas e estabelecimentos turísticos. O Selo estabelece protocolos de biossegurança a 15 atividades do setor, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, além de um conjunto de orientações a turistas. Atualmente, mais de 30 mil selos já foram emitidos em todo o país.

MTUR & EMBRATUR JUNTOS

Não poderia ser diferente além de que, tais pastas deveram ser extremamente técnicas e jamais políticas. Os antecessores da pasta do turismo do presente governo que retorna a cena do crime, com raras exceções, foram presos por corrupção. Segundo o novo Presidente da Embratur, trabalhará lado a lado com o Ministério de Turismo. Segundo ele, e já ouvimos esse discurso antes, “o único objetivo de fazer o Brasil ganhar.”

E o bla bla bla segue em frente: “O Brasil inteiro tem um grande potencial para desenvolver o Turismo, com desempenho e olhar do MTur e da Embratur. Há um acúmulo enorme de pessoas que dedicaram sua vida a isso, com conquistas, recursos, realizações, ou seja, teremos a humildade de trabalharmos juntos e de ouvir mais do que falar neste primeiro momento. Teremos muito trabalho, mas temos o turismo de lazer, de negócios, de esportes, ecoturismo, com enorme possibilidade de gerar emprego e renda”, complementou Marcelo Freixo, que é do PSB e já está migrando para o pt. Para ele Turismo é interdisciplinar e pode muito bem conversar com a Educação e passear por muitos ministérios. A é?

MINISTRA DO TURISMO

Em relação ao Ministério do Turismo, temos outra política profissional, formada em “pedagogia”. Trata-se de Daniela Mote de Souza Carneiro, conhecida como Daniela do Waguinho, Prefeito de Belford Roxo. Como parlamentar, integrou três comissões na Câmara dos Deputados: de Educação, de Seguridade Social e Família e da Mulher. Ela também é coordenadora na região Sudeste da Frente Parlamentar Mista da primeira Infância do Congresso Nacional, além de de ser autora da lei que criou o Dia Nacional da Luta contra a Endometriose e a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose. Sabemos que de educação e viagens turísticas e caríssimas o partidão entende muitíssimo. Para ela: “Estamos vivendo dias de recomeço e de esperança. E hoje damos início a um novo capítulo na história do Turismo brasileiro”. Não sei se rio ou se choro.
TURISMO & TRABALHO

Cabe salientar durante essa troca de cadeiras onde saem técnicos e entram políticos que, o turismo criou mais de 27,2 mil vagas de emprego em todo o país no mês de novembro, cerca de 20% do total de vagas geradas na economia brasileira no período, que totalizou 135.495 postos de trabalho formais, segundo o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). No acumulado do ano, foram realizadas mais de 261 mil novas contratações nas diversas cadeias econômicas do Turismo. O total representa um em cada 10 empregos criados em todos os setores da economia. O destaque vai para os setores de alojamento e alimentação, que respondem a boa parte da geração de empregos das atividades turísticas.

Esse número além de reforçar a importância do setor, demonstra claramente que precisamos de técnicos e não de políticos, bem como, é um indício de que o ano deve ser fechado com bons números, que superam ou se aproximam aos índices pré-pandemia. De janeiro a setembro deste ano, o setor do Turismo faturou R$ 147 bilhões, representando um aumento de 32% frente a 2021. Somente em agosto, foram cerca de R$ 18,1 bilhões – maior volume para o mês desde 2014 (19,8 bilhões). O crescimento no mês de setembro é puxado pelo transporte aéreo (R$ 6,1 bilhões) e reflete o aquecimento na demanda dos segmentos de turismo de lazer e corporativo. Também contribuiu para o resultado positivo o grupo dos serviços de alojamento e alimentação (R$ 5 bilhões).
CADASTUR

Outro fator fundamental para esses políticos que estão entrando é que, o número de empresas incluídas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) quase dobrou nos últimos cinco anos. Em dezembro de 2018 eram 74.184 registros. Já neste mês, são 145.312, um aumento de 90%. O número de agências de turismo cadastradas, por exemplo, aumentou 45%, saindo de 24 mil para 34.985; os meios de hospedagem cresceram 27%, subindo de 11.351 para 14492 e as transportadoras turísticas aumentaram 19,5% – passou de 11.742 em 2018 para 14.038 neste ano.

O número de acampamentos turísticos regulares no Cadastur foi o que mais cresceu nos últimos cinco anos, saindo de 110 em 2018 para 598 em 2022, um aumento de 443%. Outros registros que tiveram crescimento acima de 100% foram os de parques temáticos, que saiu de 55, em 2018 para 224 neste ano (+307%) e de organizadores de eventos, que pulou de 3.114 para 8.462, um aumento de 171%. Também houve importante crescimento nos cadastros de guias de turismo, que saiu de 17.218 para 29.657 registros no Cadastur (+72%).

Dessa forma, quando você for planejar as suas viagens, a recomendação é que os turistas consultem no site do Cadastur. É possível ver a situação da agência de viagem, do hotel em que vai se hospedar, do guia contratado, da transportadora turística que vai realizar os passeios. É um importante passo que ajuda a evitar problemas durante a experiência turística. Vale lembrar ainda, que o Cadastur é gratuito, virtual e obrigatório para acampamentos turísticos, agências e guias de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. Também podem se inscrever estabelecimentos como restaurantes, parques aquáticos, marinas, centros de convenções e locadoras de veículos.

O cadastro dá acesso a financiamentos; oportunidades de qualificação exclusivas; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal e visibilidade nos sites do MTur e do Cadastur. Os estabelecimentos podem, ainda, receber o Selo de Turismo Responsável que identifica empreendimentos turísticos que seguem protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, elaborados junto a empresas do setor.

QUEROZENE DE AVIAÇÃO MAIS BARATO

A política de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes seguem firmes, tanto que a Petrobras reduziu em 11% o preço do Querosene de Aviação (QAV). Os reajustes tarifários levam em consideração as flutuações cambiais e a competitividade do mercado. O valor vem caindo desde de julho de 2022, contabilizando cinco alterações e totalizando redução de 22,5% até o momento. Agora só faltam as companhias aéreas fazerem, no mínimo o dever de casa e não o que estão fazendo, triplicando os preços, tornando mais fácil o brasileiro tirar férias no exterior.

Cabe informar que os reajustes tarifários são mensais e definidos por meio de fórmulas contratuais negociadas com as distribuidoras, que buscam o equilíbrio com o mercado e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, incluindo reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio. A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras. As distribuidoras, por sua vez, transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores. Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento.

FBHA – AVANÇO E SUPERAÇÃO

Segundo Alexandre Sampaio, Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA): “Chegamos ao fim de mais um ano e, com ele, a reflexão sobre tudo que passamos em 2022. As duas palavras que escolho como destaque para o ano que se encerra são: avanço e superação. No último levantamento do IBGE, dados mostraram que o setor de turismo segue em crescimento e acumula uma alta de 36,9% no volume de serviços de janeiro a setembro na comparação com o mesmo período de 2021”.

Além disso, todas todas as doze unidades da Federação que integram o Índice de Atividades Turísticas registraram taxas positivas no período, com destaque para Minas Gerais (58,7%), Rio Grande do Sul (47,6%), Ceará (47,5%), São Paulo (44,3%) e Santa Catarina (36,9%), que alcançaram índice igual ou superior à média nacional (36,9%). A pesquisa mostrou também que, neste ano, o resultado positivo foi impulsionado pelo aumento na receita, principalmente de empresas que atuam nos segmentos de transporte de passageiros, restaurantes, hotéis e locação de automóveis. Esses dados evidenciam a superação do setor econômico que mais sofreu as consequências negativas da pandemia da Covid-19.

ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR

O setor de alimentação fora do lar também inovou e resgatou o público fiel dos bares e restaurantes e os apaixonados por experiências gastronômicas, movimentando de forma intensa a economia do país. A Copa do Mundo no final do ano, a movimentação com as festas de Natal e Ano Novo, também ajudaram no impulsionamento do setor, este que é um dos pilares da economia brasileira, neste segundo semestre e evidenciam as expectativas para 2023, que são boas.

TURISMO EM ITAIPU

O turismo da margem brasileira da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), recebeu 418.819 visitantes em 2022. O número é 47% superior ao registrado no ano anterior e reforça a retomada do setor após a crise provocada pela pandemia de covid-19. Somente em dezembro, foram 43.012 turistas. Mas o mês de maior movimento foi julho, nas férias escolares, com 57.561 visitantes. Eu estava lá. O balanço foi divulgado pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela gestão do turismo na usina na margem brasileira. Os números não contemplam as visitas institucionais (que somaram 5.176 em 2022) e a visitação na margem paraguaia de Itaipu. Os dados em conjunto ainda estão sendo compilados.
COMPLEXO TURÍSTICO

O Complexo Turístico Itaipu oferece, atualmente, cinco opções de passeio: Itaipu Panorâmica (a mais procurada), Itaipu Especial (com parte do roteiro dentro da área industrial), a Itaipu Iluminada (sempre às sextas-feiras e sábados), o Itaipu By Bike e o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). Moradores de municípios lindeiros ao Lago Itaipu têm isenção em quatro passeios e desconto de 50% no Itaipu Especial. Mais informações e reservas podem ser obtidas no site www.turismoitaipu.com.br.
VERÃO FLORIPA AIRPORT

No meio de uma temporada já histórica em número de voos e movimentação de passageiros e visitantes, o Aeroporto Internacional de Florianópolis será palco de uma série de atrações gratuitas para públicos de todas as idades. É o Verão Floripa Airport, iniciativa que começa no próximo domingo (dia 8) com o show do Quinteto SA e se estende até o fim de março, com uma ampla variedade de eventos. Já na estreia, o quinteto catarinense que ganhou o Brasil vai embalar o público no Boulevard 14/32 com um repertório inspirado no samba raiz, no pagode e na MPB. O show começa às 18h. A partir do dia 13, abre também a temporada musical, com apresentações em todos os fins de semana, até o fim de fevereiro, culminando com um grande evento musical em março: O Floripa Jazz Festival (de 9 a 12/3).

A tradicional Tarde Divertida, no último domingo de cada mês, também faz parte do calendário de verão, sempre com um evento especial voltado para as crianças. Ao longo de janeiro, outros shows e eventos serão confirmados dentro da oferta de atrações do Verão Floripa Airport. A estrutura moderna do aeroporto conta com restaurantes, cafés, bares e supermercado, pocket park, espaço pet, além de novidades que tornam o local um dos mais completos e melhor avaliados em serviços em todo o país. Fãs de aviação têm um Terraço Panorâmico à disposição, um ambiente sossegado e confortável com visão direta para a pista de pouso e decolagem. É gratuito e aberto diariamente, das 10h às 18h.
BETO CARRERO WORLD – 31 ANOS
Se em 2022 o brinquedo Rebuliço fez a maior bagunça e agito no BCW, vem aí a inauguração da única área temática de Nerf no mundo! O projeto é uma nova parceria entre Beto Carrero e a empresa global Hasbro, uma das maiores fabricantes de brinquedos do planeta. A primeira fase da inauguração da Nerf Mania será no segundo semestre de 2023 e terá a inauguração de um super brinquedo radical e outro mais familiar. Terá ainda loja, restaurante e uma temática futurística. Outra novidade é que as noites no parque não serão mais as mesmas e que os 31 anos de história prometem muitas. Em 2023, um dia de parque vai ser pouco pra aproveitar tanta novidade!

Leia ainda: Embratur celebrou a retomada dos turistas estrangeiros em 2022

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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
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