TURISTAS ESTRANGEITOS NOS EUA
Mesmo com o dólar em alta e por conta de viagens mais rápidas, ponto a ponto e aéreas muito mais baratas, mais 5 milhões de estrangeiros visitaram os Estados Unidos somente no mês de outubro. A diferença é tão gritante que o Brasil não recebeu, durante o ano todo, nem a metade desse número. Para se ter uma pequena ideia, foi o 19º mês consecutivo em que o total de chegadas internacionais de não residentes aos Estados Unidos aumentou ano a ano. Os dados foram divulgados pelo Escritório Nacional de Viagens e Turismo dos EUA (NTTO).
NEW YORK
Já a Big Aple é outro universo. Portanto, cabe ressaltar que nesse universo, Nova York, de acordo com o órgão oficial de marketing de Nova York, o NYC & Company, a cidade recebeu “apenas” 56,4 milhões de viajantes, um aumento de 71,4% em relação a 2021. Foram 47,4 milhões de visitantes domésticos e 8,9 milhões de visitantes internacionais, cujo número de turistas mais do que triplicou em relação a 2021. O Brasil foi um dos destaques, ocupando a quarta posição entre os viajantes internacionais. A marca de 56,4 milhões de viajantes representa 85% dos níveis recordes de visitação da cidade, alcançados em 2019, e Nova York continua no caminho para atrair 61,7 milhões de visitantes em 2023. O ritmo da retomada do turismo ajuda a alimentar a recuperação econômica local, apoiando aproximadamente 410 mil empregos no setor de lazer e hospitalidade e trazendo mais de US$ 40 bilhões em gastos diretos de visitantes ou US$ 60 bilhões, aproximadamente, em impacto econômico total no ano.
U$ 10.000,00
Para facilitar a nossa viagem prá lá, já está valendo as novas regras. Tanto brasileiros como estrangeiros já podem entrar e sair do Brasil com U$ 10.000,00 nos bolsos. Está em vigor o novo marco cambial (Lei 14.286), para que empresas e pessoas físicas possam operar diretamente no mercado de compra e venda de moedas, além de simplificar as transferências internacionais. Dessa forma, as instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil podem usar esse dinheiro para alocar, investir, financiar, emprestar no território nacional ou estrangeiro. A norma busca modernizar o mercado, alinhando a regulação com os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O limite, que antes era em reais passa a ser em dólares. Agora, em vez de R$ 10 mil, cada pessoa poderá viajar com até US$ 10 mil sem infringir a lei. Uma das principais mudanças é a permissão de vender moeda estrangeira, desde que não seja de forma profissional e sim eventual. A prática, apesar de comum, não era permitida em lei. Um exemplo é a venda de moeda que sobrou de uma viagem, por exemplo. O limite é de US$ 500 entre pessoas físicas.
INTERCÂMBIO NA EUROPA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
PREFERÊNCIAS DOS BRASILEIROS
De acordo com o site Decolar.com, as preferências de viagens de seus clientes ao longo de 2022, tanto para destinos nacionais quanto internacionais, de janeiro a dezembro de 2022, a procura por passagens aéreas aumentou 37%, em relação ao mesmo período de 2021. Rio de Janeiro e Lisboa lideram o ranking dos 20 destinos mais procurados pelos clientes. Segundo eles, o ano foi marcado pela retomada do setor de Turismo, com os consumidores buscando mais por produtos de viagens e as empresas investindo em serviços para atender a demanda do mercado. Entre os destinos nacionais, o Rio liderou as buscas durante o ano. Ainda no Sudeste, o ranking destaca São Paulo (9ª), Belo Horizonte (16ª) e Vitória (17ª). Na preferência dos brasileiros, o Nordeste também é destaque com Recife (2ª), Fortaleza (3ª), Salvador (4ª), Maceió (5ª), Natal (7ª), Porto Seguro (10ª), João Pessoa (12ª), São Luís (19ª) e Aracaju (20ª). Belém, em 18ª, é a representante da região Norte. Já no Centro-Oeste há Brasília (8ª) e Goiânia (14ª). O Sul está representado por Porto Alegre (6ª), Florianópolis (11ª), Curitiba (13ª) e Foz do Iguaçu (15ª).
No internacional a pesquisa aponta Lisboa em 1º lugar. Há mais sete destinos na Europa: Paris (7ª), Madri (9ª), Porto (10ª), Londres (11ª), Roma (12ª), Frankfurt (14ª) e Barcelona(17ª). Dos outros 12 destinos, cinco estão na América do Sul – Buenos Aires (2ª), Santiago (5ª), Montevidéu (13ª), Lima (16ª) e Bariloche (18ª) – e cinco na América do Norte, com Miami (3ª), Orlando (4ª), Nova York (6ª), Boston (19ª) e Las Vegas (20ª). A região caribenha tem Cancún (8ª) e Punta Cana (15ª), completando a lista. Em 2023 a “balança” turística,está como sempre nos preços praticados pelas companhias aéreas e hotelaria. Sem sombbra de dúdvidas o brasileiro escolherá o que lhe for mais conveniente. Pesquisas já apontam novamente o exterior e o turismo regional, istp é, o turista brasileiro viajando dentro da sua própria região/estado/e estados vizinhos en viagens inferiores a 700km de distância.
TEMPORADA DE OFERTAS
Atenção agentes de viagens. O B2B da CVC Corp, formado pelas marcas RexturAdvance, Trend Viagens, Visual Turismo, Esferatur e CVC Agente Autorizado, lançou a campanha “Temporada de Ofertas”, que segue até o fim do mês, com promoções de hotelaria que chegam a até 70% de desconto no internacional, até 50% de desconto no lazer e 30% no corporativo para hospedagens nacionais, além de oportunidades também no aéreo, exclusivo para os agentes de viagens. Para incentivo ao agente de viagens, diversas campanhas de vendas na modalidade Emitiu, Ganhou chegam a até R$ 60 reais por emissão. São elas: parceria com a Air France – KLM, para bilhetes aéreos emitidos com destino a Paris, e com a United Airlines, para voos com destino a Nova York. Para cada emissão ida e volta, o agente ganha, em vale-compras, R$ 30 no caso das passagens em classe econômica e R$ 60 nos bilhetes de classe executiva.
Para incentivo ao doméstico, bilhetes nacionais emitidos com a Gol garantem premiação de R$ 3 em vale-compras a cada emissão. Já em ingressos, o incentivo vai para os parques do Universal Orlando Resort, na Flórida (EUA), onde as vendas realizadas pela plataforma VisualNaTREND garantem over emissor de 02%. A campanha é válida para compras realizadas até 31 de janeiro com embarques até 31 de março. E em seguro viagem, o incentivo vai para a emissão de seguros nacionais em que as vendas realizadas pelas plataformas Reserva Fácil, NATREND e VisualNaTREND, de 4 a 31 de janeiro, garantem R$ 50 a cada cinco emissões nacionais e R$ 80 a cada cinco internacionais. As três agências que mais emitirem no período ainda ganham R$ 200 em vale-compras.
Quem busca boas opções no aéreo internacional, pode aproveitar as promoções da TAP, que tem destinos com tarifas a partir de US$ 450 em classe econômica e a partir de US$ 1,7 mil em executiva, e a Aerolíneas Argentinas, com oportunidades a partir de US$ 290, por exemplo, saindo do Rio de Janeiro com destino a Mendonza. Outro produto que está em alta e se destacando neste verão é a temporada de Cruzeiros no Brasil. A promoção do B2B da CVC Corp traz preços promocionais a bordo do Cruzeiro Temático do Luan Santana (MSC Fantasia), também com participação de convidados, com preços a partir de 10x de R$ 397,05 + taxas, com embarque no dia 10 de março, e do Navio da Xuxa (MSC Fantasia), com preços a partir de 10x R$ 337,50 + taxas, com embarque em 24 de março.
CICLOTURISMO EM ALTA
Não se ttata de um mero modismo, mas uma tendencia que se alastra em todo mundo e, na euripa ciclovias se multiplicam ligando todos os países. O que falta aqui no Brasil são ciclovias e acima de tudo respeito ao ciclista. Para reforçar a ideia, o Brasil já tem 12,3 mil lojas de bicicletas e o serviço de mecânica e revisão já representa 35% do faturamento. Esse é o rsultado da Pesquisa Anual de Comércio Varejista de Bicicletas. Desde 2018 a Aliança Bike realiza a Pesquisa Anual de Comércio Varejista de Bicicletas, buscando mostrar tendências, mudanças e perspectivas para as lojas de bicicletas de todo o país. Por conta da pandemia de Covid-19, desde a edição de 2020 a pesquisa é realizada de forma virtual através de questionário (survey) enviado diretamente aos lojistas. Além da Pesquisa Anual, foram incluidos os dados secundários da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) referentes ao comércio varejista de bicicletas e reparação de bicicletas, compondo um cenário bastante completo sobre essa atividade do nosso mercado.
MONTAIN BIKE
A mountain bike continua sendo o modelo mais ofertado nas lojas. A oferta do modelo balance bike cresceu e chegou em 52% das lojas. 77% das bicicletas vendidas custam em média até R$ 3.000,00. 52% das lojas vende na internet (e-commerce) e quanto maior o faturamento, maior a proporção de lojas com e-commerce. 53% das lojas que vendem na internet utilizam plataformas já existentes (marketplace). Maior parte das lojas apoia grupos de pedal ou intervenções e eventos no entorno da loja. Na Grande Florianópolis são dezenas da lojas e centenas de grupos de pedais, entre eles o maior que é o Grupo de Pedal Continente da Loja Ciclo Vil Bike, que diariamente orgamizas pedaos curtos de até 30/40 km e vários pedais durante o ano que ultrapassam os 80/100kms. Confira o relatório completo aqui.
LAINE PEDROSO – A BELLA DA SEMANA
Saudades da Laiane Pedroso? Calma! Nossa ninfeta inesquecível vem aí para você admirar ainda mais… Ah Laiane, essa maravilhosa ninfeta faz a gente suspirar e pedir bis! Em um delicioso banho de banheira, a curitibana está de volta para refrescar nosso mês de janeiro. Veja o vídeo de divulgação do ensaio! Não se contente com pouco e faça como 1 milhão de pessoas em 21 anos. Assine o Bella da Semana e veja tudo que você sempre desejou!
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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
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