EXPO TURISMO PARANÁ
Expo Turismo Paraná encerra edição com 18% de crescimento. A Expo Turismo Paraná promovida pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), encerrou sua edição nesta última sexta-feira (16), no espaço Via Soft Experience, em Curitiba, com 18% de crescimento. Segundo o presidente da Abav/PR, João Alceu Rigon: “A Expo é um trabalho delongo prazo, para finalizar em dois dias. Estamos muito satisfeitos, embora não tenhamos ainda os números finais, mas posso adiantar que o crescimento do número de visitantes foi em torno de 18% em relação a 2022, com mais de 350 marcas expondo, mais de 27 operadoras, presente, 22 destinas, 19 regiões turísticas, companhias aéreas, fornecedores, rodadas de negócios do SBRAI, com amplo sucesso e crescimento. O Número de visitantes já ultrapassou 4.020, mas não são os números finas que devem girar acima dos 6 mil.” Para ver todas as fotos da abertura e do primeiro dia da Expo Turismo Paraná CLIQUE AQUI.
“O local reuniu centenas de agentes de viagens, operadores, destinos e empresas do setor de turismo que participaram de rodadas de negócios, capacitações e treinamentos, além de trocarem experiências presenciais e ampliar sua rede de contatos. Confira as últimas fotos deste segundo dia de feira. Na coletiva a imprensa, João Alceu Rigon, ainda sem a totalização final dos números, adiantou que a feira teve um crescimento de 18% e com a visitação em torno de 6 mil pessoas circulando pelos corredores. Adiantou ainda que a próxima edição será adiantada para o mês de abril de 2024.” Para ver todas as fotos do segundo e último dia da Expo Turismo Paraná CLIQUE AQUI.
SEGUIMENTOS TURÍSTICOS PARANAENSES
Já o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (SETU), participou da Expo Turismo 2023 e a exemplo de outras feiras do calendário de 2023, a SETU chegou novamente com as 19 Instâncias de Governança Regional Turística (IGR) e coloca os destinos e segmentos turísticos de todo o Estado nos balcões da feira. O estande da SETU ocupou a entrada do pavilhão e cada IGR teve seu espaço para atendimento e um painel digital, visando à redução do uso de papel e plástico durante a promoção dos destinos paranaenses no evento. As boas práticas como reuso de copos, crachás e outras condutas sustentáveis já incorporaram a rotina da SETU. Também fez parte do conteúdo programático da secretaria, a exposição de dois trailers feitos no Paraná expondo o “Turismo sobre Rodas”; um barco de estaleiro paranaense para mostrar a força do “Turismo Náutico” e o “Turismo de Pesca” do estado. O “Turismo Rural” esteve na “Vitrine Paraná” com vários produtos paranaenses que tem o reconhecimento de Indicação Geográfica.
FESTURIS NA EXPO TURISMO PARANÁ
A frequente presença da equipe do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado em eventos e agendas nos grandes centros de decisões de negócios é uma das principais características de trabalho do grande evento de negócios turísticos das Américas. Nesta semana, os Ceos Marta Rossi e Eduardo Zorzanello cumpriram agenda em Brasília, onde tiveram importantes reuniões com a equipe do Ministério do Turismo, na Embratur e no Sebrae. Finalizando a semana, os empresários foram a Curitiba prestigiar a Expo Turismo Paraná, onde reencontraram clientes e amigos do trade. “São viagens estratégicas e importantes onde conseguimos encontrar nosso expositor, fazer alinhamentos de negócios, além de sempre prospectar novos clientes para ampliar a mostra de novidades no Festuris”, aponta Zorzanello que nos próximos dias embarca para São Paulo para novos contatos visando a 35ª edição do Festuris Gramado. O Festuris acontece entre os dias 9 a 12 de novembro, em Gramado. Mais informações AQUI.
BRASIL TRAVEL MARKET
Também circulando pelos corredores da Expo Parana, Bruno Mesquita, CEO da Brasil Travel Market, maios feira de turismo do Norte e Nordeste do Brasil. Segundo Bruno; “As feiras de turismo são fundamentais para o crescimento do próprio setor. No somos concorrentes, muito pelo contrário, somos todos parceiros e amigos de negócios, respiramos e transpiramos turismo que é a essência dos nossos negócios. Me sinto em casa circulando nos corredores da feira, reencontrando e fazendo novos amigos a fim de também participem na Brazil Travel Market. Bruno Mesquita também é Presidente da ABAV/PR.
SETOR DE EVENTOS
Falando sobre isso, cabe ressaltar que apesar de apresentar uma evolução global do segmento, números do Radar Econômico da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) apontaram um índice inferior na geração de empregos de algumas atividades do hub setorial no primeiro quadrimestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado, com base em dados do Ministério do Trabalho e Previdência e IBGE. Por mais que o segmento apresente crescimento, ainda há uma oscilação nos índices de oportunidades de trabalho. O core business do setor de eventos registrou o melhor quadrimestre dos últimos anos. Entre janeiro e abril, gerou 5.463 vagas de empregos, um crescimento de 1,1% sobre o mesmo período de 2022. Só no mês de abril foram geradas 2.073 vagas, representando 38% do resultado dos quatro primeiros meses do ano e 4% acima do mesmo mês de 2022.
A classificação abrange as áreas de organização de eventos, exceto culturais e esportivos; atividades artísticas, criativas e de espetáculos; atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; atividades de recreação e lazer; e produção e promoção de eventos esportivos. No entanto, quando se considera o hub setorial, o Radar Abrape registra 70.443 novos postos de trabalho, nível inferior ao mesmo período de 2022 (86.483). Esta classificação abrange 52 atividades econômicas como operadores turísticos, bares e restaurantes, serviços gerais, segurança privada, hospedagem etc, atividades que são diretamente impactadas pelas atividades de cultura e entretenimento. Setor como infraestrutura para promoção de eventos e serviços gerais foram os nichos do hub setorial que tiveram resultados melhores no primeiro quadrimestre de 2023, em relação ao mesmo período de 2022. Por outro lado, outros segmentos, apesar de registrarem um acréscimo no número de empregos, apresentaram índices abaixo do primeiro quadrimestre de 2022.
Hospedagem, bares e restaurantes, agências de viagem e operadores turísticos são exemplos de segmentos que ainda não recuperaram o nível de emprego anterior à pandemia. Em abril, a estimativa de consumo no setor chegou a R$ 9,3 bilhões. Foi, também, o melhor quadrimestre dos últimos cinco anos, chegando a aproximadamente R$ 38 bilhões. “Tivemos recuperação de parte dos empregos perdidos em 2020 e 2021 e um impulso do consumo, reflexos diretos do Perse. No entanto, esta oscilação é esperada, pois ainda viveremos os impactos da longa paralisação da pandemia por anos. Por isso é fundamental que se consolidem as conquistas do programa em todo o país!”, salienta o empresário Doreni Caramori Júnior, presidente da Abrape.
ABAV NACIONAL
Ainda sobre eventos, a ABAV Nacional abre caravanas para a 50ª Edição da ABAV Expo, que acontecerá no Riocentro de 27 a 29 de setembro deste ano. As rodoviárias sairão das cidades de São Paulo, Campinas e regiões próximas à cidade do Rio de Janeiro, assim como de Minas Gerais e Espírito Santo, e terão pré-venda somente para associados até dia 23 de junho, que ainda terão a vantagem do pagamento em até três vezes sem juros. Agentes não associados poderão aderir após esta data. Já as aéreas abrem somente para associados com saídas de todos os estados do país, também no lançamento com pagamento em três vezes sem juros. De acordo com a Presidente da ABAV/SC, Conceição Junkes, que também estava na Expo Turismo Paraná, a ABAV Expo tem como objetivo de fomentar o Turismo. A Expo ABAV oferece condições exclusivas aos nossos associados, que tem a oportunidade de fazer excelentes negócios, expandir seus conhecimentos através das inúmeras capacitações gratuitas que são proporcionadas pelos parceiros ABAV, além de conhecerem o destino anfitrião ou reconectar-se com ele. Aos expositores um público diverso, e de grande potencial para a geração de novos negócios por todo o Brasil. Para conhecer valores, o que está incluso e mais detalhes, o agente de viagens ou interessado deve entrar em contato com a ABAV Estadual de sua região ou enviar um e-mail para caravanas@abav.com.br
VISTO AMERICANO MAIS CARO
Como se fosse pouco toda a demora e incompetência dos Consulados Americanos no Brasil, mostrando verdadeiro descaso com nós brasileiros pela deora de mais de 500 dias para emissão deum visto para entrada naquela país, nós que gastamos muito na Terra do Tio San, os Estados Unidos anunciaram que o valor pago para este processo sofrerá um reajuste a partir de 30 de maio. O que hoje custa US$ 160 (cerca de R$ 820 na cotação atual) para dar entrada nas categorias B1/B2 (negócios ou turismo), passará a custar US$ 185 (cerca de R$ 950), uma alta de 15,6%. Em 2022, o Brasil foi o terceiro país que mais recebeu vistos no período, com 815.842, atrás apenas de México (1,9 milhão) e China (1 milhão), e bem à frente da Argentina, quarta colocada, com 259 mil vistos. Em janeiro deste ano, foram cerca de 75 mil vistos emitidos, um recorde. Já a taxa de inscrição para determinados vistos de não imigrante baseados em petição para trabalhadores temporários (categorias H, L, O, P, Q e R) aumentou de US$ 190 para US$ 205. A taxa de inscrição para um comerciante, investidor ou solicitante de tratados em uma ocupação especializada (categoria E) aumentou de US$ 205 para US$ 315.
COMPRAS COM PIX NA ARGENTINA
Mas muito olho vivo na cotação real/peso, porque se for no oficial deles não vale a pena mesmo. Agora, nós turistas brasileiros ganharemos mais uma opção de pagamento em nossas viagens para Argentina: o tradicional pix também será aceito nos estabelecimentos comerciais do país vizinho, evitando assim o uso de cartão de crédito e suas taxas abusivas, da procura por casas de câmbio e do transporte de milhares de notas após a realização das transações. As operações serão realizadas através de um QR code, que serão gerados já com o valor a ser pago em reais. A investida é da fintech norte-americana Fiserv, que vai disponibilizar aos comerciantes argentinos a possibilidade de receber pagamentos instantâneos nas compras feitas por brasileiros em suas lojas via Pix. No valor, já estará embutida a conversão cambial no momento da compra e a taxa de IOF aplicada a transações de câmbio. Aí é que mora o perigo. Mas, o método de pagamento só vai funcionar mesmo em estabelecimentos que aderirem aos serviços da Fiserv. Existe uma cidade argentina vizinha do Brasil que a compra com piz já é normal desde o princípio. é como se estivéssemos no Brasil. Sem taxas, apenas uma transação normal.
PARQUE BETO CARRERO WORLD
Em 2022, o número de visitantes nos parques em todo o mundo cresceu 43%. Juntos, os 25 parques temáticos mais visitados contabilizaram 178,5 milhões de pessoas, mais do que o dobro (+110%) em relação a 2020 e alcançando cerca de 78% dos níveis pré-pandemia (253,7 milhões). Regionalmente, o estudo “Theme Index, Museum Index 2022” revelou o ranking dos parques temáticos e aquáticos mais visitados da América Latina, com presença de diversos brasileiros. O Beto Carrero World, localizado em Penha (SC), foi o parque temático mais visitado da América Latina em 2022, o único brasileiro no Top 10, com 2,32 milhões de pessoas, aumento de 23% em relação ao ano passado e superando inclusive os números pré-pandemia (2,24 milhões). Ao todo, os dez parques temáticos mais visitados da América Latina em 2019 somaram 8,99 milhões de visitantes em 2022, alta de 35% em relação a 2021, chegando a 60% do pré-pandemia. O estudo “Theme Index, Museum Index 2022″ divulgou o ranking deste ano, mas na ordem do movimento de 2019. Como os parques La Feria de Chapultepec, no México, e Plaza de Sesamo, no México, ficaram entre os parques mais movimentados da América Latina em 2019, eles voltaram a ser comparados no ranking de 2021. No entanto, ambos não divulgaram os números de 2020, 2021 e 2022, logo, o Top 10 acabou virando Top 8, já que ambos não puderam ser contabilizados nesta ocasião.
ATIVIDADES TURÍSTICAS
O índice de atividades turísticas acumula um crescimento de 8,4% entre os meses de janeiro e abril, frente a igual período de 2022, impulsionado pelos aumentos de receita dos ramos de locação de automóveis; restaurantes; hotéis; agências de viagens; transporte rodoviário coletivo de passageiros; e serviços de bufê. Destaque para o crescimento de São Paulo (8,3%), Minas Gerais (20,4%), Rio de Janeiro (5,0%), Bahia (11,7%), Paraná (13,7%) e Santa Catarina (11,6%). Todavia e inquestionavelmente por conta desse velho e carcomido desgoverno que só faz taxar, gerando dificuldades para vender facilidades, no mês de abril, o agregado especial de atividades turísticas teve uma variação negativa frente ao mês anterior, terceiro resultado negativo seguido, período em que acumula perda de 1,6%. Com isso, o segmento de turismo se encontra 6,7% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014. Os dados foram divulgados na últim quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Regionalmente, apenas cinco dos 12 locais pesquisados acompanharam este movimento de retração. São Paulo (1%) e Rio de Janeiro (2,6%) assinalaram os principais avanços em termos regionais. Por outro lado, a influência negativa mais relevante ficou com Distrito Federal (-6,2%), seguido por Paraná (-2,8%), Bahia (-1,3%) e Pernambuco (-1,7%).
TURISMO RODOVIÁRIO
Mais uma vez, por conta dos preços abusivos, das passagens aéreas, conexões demoradas e uma perda de tempo fora do comum para se chegar de um destino a outro, o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 1,4%, 25ª taxa positiva seguida, sendo impulsionado pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de locação de automóveis; atividades teatrais, musicais e de espetáculos em geral; agências de viagens; serviços de bufê; e transporte rodoviário coletivo de passageiros. Houve altas em cinco das 12 UFs onde o indicador é investigado, com destaque para São Paulo (3,6%), seguido por Minas Gerais (10,1%), Paraná (3,6%) e Rio Grande do Sul (1,1%). Em contrapartida, Distrito Federal (-10,0%) exerceu o impacto negativo mais relevante, seguido por Pernambuco (-7,4%), Goiás (-4,4%) e Rio de Janeiro (-0,5%). O transporte de passageiros cresceu 3,9% no acumulado de 2023.
ANUNCIADA PROGRAMAÇÃO DA CIDADES CRIATIVAS GASTRONÔMICAS
Finalmente foi anunciada a programação do I Encontro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia. Faltam menos de dois meses para o I Encontro que reunirá representantes das cidades criativas da gastronomia reconhecidas pela UNESCO, e visa promover a troca de experiências e o intercâmbio cultural entre os profissionais do setor, a fim de gerar novos negócios, parcerias e cooperação entre as cidades chanceladas. Além de Florianópolis, Belém (PA), Belo Horizonte (MG) e Paraty (RJ), também são reconhecidas pelas suas culinárias regionais e devem receber o evento. Ao longo dos três dias do evento, o I Encontro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia oferecerá uma variedade de atividades, palestras, visitas a produtores locais e uma feira criativa para exposição e degustação de pratos típicos dos restaurantes participantes. Esses espaços proporcionarão uma oportunidade única para o compartilhamento de experiências entre os participantes. Você poderá conferir toda a programação CLICANDO AQUI. O I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia é promovido pelo Sistema Comércio de Santa Catarina, com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Associação FloripAmanhã, Fecomércio-MG, Fecomércio-RJ e Fecomércio-PA, além de outras entidades parceiras.
PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE
As inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24 já estão abertas e seguem até o dia 21 de agosto. A sua iniciativa pode ser a ganhadora do principal prêmio de sustentabilidade do turismo brasileiro. É muito simples e rápido se inscrever, aproveite essa oportunidade para dar visibilidade às iniciativas que transformam o turismo! De 2012 para cá, muitas histórias inspiradoras puderam ser contadas. O Prêmio completou 10 anos com mais de 900 iniciativas inscritas e 102 premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil. O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24 tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, no tripé social, ambiental e econômico, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. É a oportunidade para sua iniciativa se tornar referência no mapa da sustentabilidade. Não fique de fora e inscreva-se aqui!
BELLA DA SEMANA – LIVIA SANTANA
Livia Santana está de volta! Nossa menina baiana está de volta! Livia Santana vem aí para deixar o inverno bem quente com sua pimenta e dendê… A menina mulher Livia Santana veio de Santo Antônio de Jesus na Bahia, para trazer muito dendê e pimenta baiana ao Bella da Semana! Ela levou todos à loucura exibindo seu piercing (que só os assinantes têm o prazer de ver) e agora retorna com a terceira parte do ensaio – que vai deixar a gente pedindo bis… Atenção: como esse material se trata de uma produção externa, infelizmente não teremos live. Mas fiquem tranquilos, o vídeo do ensaio vai estar disponível para você se deliciar e assistir quantas vezes quiser. Aguarde até a próxima quarta-feira (21) e se perca nas curvas dessa musa baiana! Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
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