ABERTURA OFICIAL DA 18ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DAS CATARATAS
Começou na noite desta quarta-feira, 31/05, oficilmente em Foz do Iguaçu uma das principais feiras de turismo do Brasil. Com um público estimado de 8 mil pessoas, Festival das Catarata proprieamente em si, começa nesta quinta-feira, 01. O evento é considerado um dos principais do turismo nacional e acontece em Foz do Iguaçu (PR). No contexto do atual bom momento do turismo nacional, Foz do Iguaçu (PR) se destaca como a capital nacional do setor nesta semana com a realização do 18º Festival das Cataratas. O evento, que é considerado um dos maiores do gênero, e começou hoje, dia 18, em solenidade oficial restrita a convidados no Recanto Cataratas Thermas & Resort.
Na quinta-feira (1º) e na sexta-feira (2), a programação continuará no Rafain Palace Hotel & Convention com uma série de atividades, incluindo palestras, oficinas, capacitações, visitas técnicas e a tradicional Feira de Turismo e Negócios. A área de exposição foi montada em um espaço de 7 mil metros quadrados, com a presença de mais de 1,3 mil marcas dos diversos segmentos da cadeia turística, como destinos, companhias aéreas, hotelaria, operadoras e atrativos, entre outros.
De acordo com Paulo Angeli, idealizador do Festival das Cataratas, a expectativa é reunir mais de 8 mil participantes para celebrar essa retomada definitiva do turismo. “Ao longo dos últimos anos, tivemos que alterar a data de nosso evento devido às questões sanitárias, porém, mesmo assim, obtivemos bons resultados. Em 2023, retornamos à nossa data original, que foi pensada estrategicamente há quase 20 anos”, explica.
A programação do evento conta com vários eventos paralelos, sendo o destaque o 1º Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente, organizado pelo Instituto Água e Terra (IAT), com o apoio do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade (ICTBio). O objetivo do encontro é promover a conexão entre pessoas e empresas interessadas em desenvolver negócios, serviços e produtos em Unidades de Conservação (UC). Outro destaque é o 17º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que promove o intercâmbio acadêmico entre professores e pesquisadores de todo o Brasil por meio de apresentações de artigos científicos e resumos expandidos, além de palestras, minicursos e visitas técnicas.
Além disso, o Festival sediará reuniões da Secretaria de Turismo do Paraná com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e as operadoras internacionais, o 1º Workshop de Turismo, Inovação e Negócios, Rodadas de Negócios em parceria com o Sebrae, o Hackatour Cataratas, o Espaço Inovação, a Mostra de Produtos Regional e o Salão do Vinho Argentino. A programação completa está disponível AQUI. Cabe ressaltar que o Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Feiras e Empreendimentos e conta com patrocínio do Fundo Iguaçu, CNC e Fecomércio PR, além do apoio do Governo do Estado do Paraná e da Paraná Turismo. PARA CONFERIR TODAS AS FOTOS DA ABERTURA OFICIAL CLIQUE AQUI.
MINISTÉRIO DE TURISMO E EMBRATUR PRESENTES NO FESTIVAL
O Ministério do turismo e a Embratur lançam nesta quinta-feira (1º), em Foz do Iguaçu (PR), o Conecta IGU – Programa de Inovação Voltado ao Setor do Turismo, em parceria com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O objetivo é selecionar startups para o desenvolvimento de soluções em dois temas: facilitar a emissão de vistos para viajantes estrangeiros e criar indicadores confiáveis sobre movimentação turística no País. Serão destinados R$ 350 mil para o programa. Os detalhes, cronograma e edital do Conecta IGU serão apresentados durante a cerimônia na Itaipu. A iniciativa faz parte das ações do Embratur Lab, o laboratório de inovação do turismo da Embratur.
A ITAIPU
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”
Paraleno ao evento, começou nesta quarta-feira, 31, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. Evento será promovido entre os dias 31 de maio e 2 de junho, com a apresentação de trabalhos científicos, minicursos e visitas técnicas. Estudantes e pesquisadores de todo o Brasil começaram a desembarcar em Foz do Iguaçu (PR) nos próximos dias para o 17º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que tem patrocínio master da Itaipu Binacional. O evento – que é considerado o maior do gênero no Brasil – acontece de 31 de maio a 2 de junho. Além da oportunidade de apresentarem seus artigos científicos e resumos expandidos para a academia, os participantes terão a oportunidade de acompanharem palestras, minicursos e visitas técnicas no destino.
Já na quinta-feira (1º), a partir das 18h, o público poderá acompanhar a cerimônia de abertura com duas palestras na sequência: 18h30-19h20 – “Resistencia local frente a la mediatización e hiperrealidad en el turismo globalizado” – Lia Alvarado Sizzo. Doutora em Geografia pela Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha), Pesquisadora e Professora com Dedicação Exclusiva do Instituto de Geografia – UNAM (México),
19h20 – 20h10
“Patrimonio-Territorial e Existências na América Latina: Conceito Decolonial, Práxis e Experiência Empírica” – – Everaldo Batistada Costa, Doutor em Geografia pela USP, Pós-doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México e no Programa de Integração da América Latina (USP). Fundador e editor da PATRyTER.
Já na sexta-feira (2), às 18h20, o Gerente de Inteligência de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Marcus Pillon, abordará detalhes sobre o turismo halal.
PROGRAMAÇÃO
Além disso, os participantes terão a oportunidade de assistir a apresentações de trabalhos científicos divididos em 14 eixos temáticos, bem como participar de dez minicursos selecionados abrangendo diversas áreas relacionadas ao setor. Para conferir a programação completa, CLIQUE AQUI.
O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu conta com patrocínio da Itaipu Binacional e é promovido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Turismo e Projetos Estratégicos (Idestur) juntamente com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).
FERNANDO DE NORONHA
O arquipélago de Fernando de Noronha foi escolhido para ilustrar o estande do portal Coluna de Turismo durante o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), de 31 de maio a 2 de junho. A ação é uma realização da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN), que estará divulgando os 30 associados durante um dos principais eventos do Brasil e da América Latina. Integram a APFN as Pousadas: Atobá, Alto da Vila, Alto da Floresta, Alto Mar, Beco de Noronha, Colina, da Mana, da Villa, Dolphin Hotel, Estrela do Mar, Floresta Nova, Fortaleza, Germana, Lua Bela, Paraíso, Morena, Maravilha, Malibu, Morro do Farol, Mar Atlântico, Marcílio, Mar Aberto, Nannai Noronha, Simpatia da Ilha, Solar do Pico, Triboju, Tubarão; Topázio, Verdes Mares e Zé Maria. Durante esta semana, a APFN realiza ainda outra ação com o trade nacional, recebendo agências parceiras da operadora Diversa. São 12 profissionais de turismo que estão em visita à ilha para realizar visitas técnicas a pousadas e conhecer demais serviços oferecidos aos turistas. A APFN possui um site onde é possível efetuar reservas e conferir os detalhes sobre cada um dos 30 empreendimentos associados: www.vaparanoronha.com.br. A associação também está no Instagram por meio do perfil @vaparanoronha.
CASTELOS SANIS ANDREWS NO FESTIVAL DAS CATARATAS
Com a chegada da estação mais charmosa e romântica da Serra Gaúcha, o Castelo Saint Andrews, de Gramado, preparou uma programação gastronômica para o mês de junho. O hotel, membro do seleto grupo Relais & Châteaux, que reúne os melhores hotéis e restaurantes do mundo, proporcionará momentos inesquecíveis para hóspedes e convidados. “Junho é um mês muito especial, em que celebramos o Dia dos Namorados e o início do inverno, uma época perfeita para aproveitar o friozinho, o charme e todo o encantamento de Gramado. Por isso pensamos cada detalhe da nossa programação para o mês com muito carinho e atenção aos detalhes”, revela o fundador do Castelo, o empresário Guilherme Paulus, que esteve na abertura do Festival e que circula pelos corredores da feira.
O mês de junho no Castelo Saint Andrews terá o Especial Concha y Toro, uma experiência gastronômica única nos dias 03, 17 e 24/06. Nestas três noites de sábado, o premiado Restaurante Primrose, que faz parte do complexo, servirá um jantar harmonizado com vinhos chilenos, composto por uma sequência de cinco pratos e cinco diferentes rótulos Concha y Toro. Maior empresa de vinhos da América Latina e uma das maiores líderes mundiais do segmento, a Concha y Toro está presente em mais de 130 países, consagrando com sua alta qualidade marcas como Casillero del Diablo, Marques de Casa Concha e Don Melchor.
Em junho, haverá também uma surpresa para os casais apaixonados no dia 10/12: o Moet & Chandon Lovers. Para celebrar a data mais romântica do ano, o jantar terá menu especialmente preparado pelo Chef do Restaurante Primrose, Fernando Becker, incluindo o famoso Fondue Suisse e harmonização com rótulos do mais célebre e requintado dos champagnes, o Moët & Chandon. “O cardápio terá pratos da alta gastronomia contemporânea com uma seleção exímia de vinhos e espumantes. Uma sinfonia perfeita para envolver-se em uma experiência romântica inigualável”, destaca Paulus. O Castelo Saint Andrews oferece um pacote exclusivo para casais no período do Dia dos Namorados, com “Welcome Drink”, Escalda Pés, serviço de concierges e mordomos, e kit de amenidades da Trousseau, entre outros diferenciais.
Exclusividade, sofisticação e requinte reunidos em um empreendimento com arquitetura inspirada nos castelos escoceses. Assim é o Saint Andrews, o primeiro e único hotel Exclusive House do Brasil. Em uma localização privilegiada, com vista para o deslumbrante Vale do Quilombo na encantadora cidade de Gramado, o complexo Saint Andrews dispõe de vinte e duas suítes reservadas àqueles que desejam desfrutar serviços diferenciados e totalmente personalizados. O Saint Andrews é membro do seleto grupo Relais & Châteaux, que reúne os melhores hotéis e restaurantes do mundo. Ao longo do ano, o Castelo Saint Andrews prepara festivais temáticos com safras raríssimas de vinhos e champagnes, em parceria com as melhores marcas mundiais. O Castelo dispõe de uma adega ampla e climatizada. Sede do Terroir Wine Experience, dedicado aos apreciadores do vinho, o espaço já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Wine Spectator, pela sua diversidade e qualidade. Além da Boulangerie Cigar Lounge, o mirante do Castelo Saint Andrews possui uma vista inigualável para o estonteante Vale do Quilombo.
IMPACTOS DO FESTIVAL DAS CATARATAS PARA FOZ DO IGUAÇU
De acordo com o CEO do Festival das cataratas, Paulo Angeli, o Festival transformou a maneira que Foz do Iguaçu se comunica, através do marketing turístico. Antes do Festival, íamos para outros eventos mostrar com folders, com fotos, a beleza das Cataratas e a amplitude de uma Itaipu Binacional, por exemplo. Agora, as pessoas conhecem pessoalmente os atrativos, e quem tem o crachá do evento tem o acesso a todos os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. Então, é um grande Famtour que nós fazemos com os agentes de viagens. Além disso, a cidade se prepara para o Festival. Hoje, aproximadamente 20% dos inscritos são internacionais, sendo que a maioria são paraguaios e argentinos.
SAIBA COMO APROVEITAR FOZ DO IGUAÇU
Ah, a famosa terra das cataratas, lugar onde a natureza e a cultura se encontram, proporcionando uma experiência única e inesquecível aos seus visitantes! Se você é especialista em turismo e está em busca de um destino para explorar, essa é a cidade perfeita para você. Além de abrigar as famosas Cataratas do Iguaçu, a cidade conta parques naturais, temáticos e uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, a Itaipu Binacional. Por aqui, você pode aproveitar uma vista panorâmica da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai no Marco das Três Fronteiras, visitar a Mesquita Islâmica, e conhecer o Parque das Aves, que abriga mais de 1.300 aves de 143 espécies diferentes, e muito mais.
Para os amantes da gastronomia, Foz do Iguaçu é um verdadeiro paraíso. A cidade é conhecida por sua culinária multicultural, que incorpora influências brasileiras, argentinas e paraguaias. Quem nos visita, não pode deixar de experimentar pratos típicos como o churrasco argentino, o frango com quiabo brasileiro ou a famosa sopa paraguaia.
As opções de hospedagem também são bem diversas, pensadas para os mais diferentes tipos de perfis. Desde hotéis luxuosos até pousadas aconchegantes, todos os lugares estão preparados para receber um novo visitante. Venha para o Festival das Cataratas e garanta essa oportunidade de visitar Foz do Iguaçu e descobrir todas as maravilhas deste lugar incrível! O resort além de ser completo, ainda tem o super Spa, o Java Jiwa é uma das maiores estruturas de SPA dentro de um resort na América Latina e oferece inúmeras opções de massagens e terapias. O lugar ideal para relaxar e renovar-se! #RecantoCataratasResort #FozdoIguaçu #cataratasdoiguaçu #TravellersChoice2020 #BestOfTheBest #SPA #massagens #JavaJiwaSPA
ECOTURISMO
É muito provável que em algum momento da sua vida, você tenha ouvido alguém falar sobre o ecoturismo. A palavra soa de forma muito amigável e conhecida aos nossos ouvidos, no entanto, nem todas as pessoas sabem o que esse conceito de turismo significa ou até mesmo como praticá-lo. De maneira geral, o ecoturismo é uma forma de turismo que busca promover a conservação da natureza e o respeito pelas comunidades locais, enquanto oferece experiências de viagem autênticas e enriquecedoras. Sua prática acontece em diversas regiões do país e como exemplo, não precisamos ir muito longe. O trabalho desenvolvido pelo Parque das Aves de Foz do Iguaçu é excelente e desempenha muito bem essa forma de turismo.
A partir dele, é possível viajar de forma sustentável, minimizando o impacto negativo no meio ambiente e nas culturas locais, e ao mesmo tempo contribuir para a conservação de sua biodiversidade e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas. Também dito como uma forma de turismo responsável, o ecoturismo envolve atividades de lazer em ambientes naturais, com o objetivo de apreciar e aprender sobre a biodiversidade, os ecossistemas e as culturas locais. Essa abordagem sustentável, promove a conservação dos recursos naturais e culturais, a educação ambiental, a sensibilização para o envolvimento das comunidades locais. A experiência, também se estende aos viajantes, permitindo que eles se conectem com a natureza, compreendam a importância de sua conservação e sejam agentes de mudança positiva em suas viagens.
Existe uma ampla gama de atividades que permitem essa interação, vamos citar algumas a seguir, para compreenderem como funciona na prática. Trilhas e caminhadas: Essa é uma das atividades mais populares do ecoturismo. Caminhar pela mata, subir montanhas, atravessar rios e descobrir paisagens incríveis são algumas das maneiras de se conectar com a natureza de forma ativa, promovendo a saúde e o bem-estar, ao mesmo tempo em que se admira a beleza natural.
Observação de fauna e flora – Seja em parques nacionais, reservas naturais ou outras áreas protegidas, a observação de animais selvagens, aves, plantas e outros elementos da natureza pode ser uma experiência emocionante e educativa, que permite aos seus visitantes aprender sobre a importância da conservação da vida selvagem e seus ecossistemas. Turismo de base comunitária: Essa forma de ecoturismo envolve a participação ativa das comunidades locais na gestão e operação do turismo. Isso permite que elas se beneficiem diretamente do turismo, através do desenvolvimento de atividades sustentáveis, como a venda de produtos artesanais, por exemplo.
Já durante o dia e antes da abertura oficial do evento no Hotel Recanto Cataratas & Resort Convention, os jornalistas tiveram o dia muito concorrido com visitas técnicas e de muito lazer no fantástico Parque das aves, Movie Cars e nas Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas do mundo. Ao retornar ao hotel esse jornalista, a convite, encarou prazerozamente três horas de terapias no Spa do Resort, o famoso Java Jiwa Spa B. Weel, a melhor rede de Spas do Brasil, instalados nos melhores resorts e hoteis do Brasil e exterior.
Este jornalista é convidado do evento e Visit Iguassu Convention, do Hotel Cataratas Resort Thermas & Convention e viajando com toda a segurança da GTA Assintance. PARA CONFERIR TODAS AS FOTOS DO DIA CLIQUE AQUI.
Leia ainda: Vistos – EUA implementam novas medidas para redução nas filas
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Confira os destinos mais procurados para maio, junho e férias de julho
CVC realiza em Santa Catarina maior convenção de vendas
O ser humano, após perder o endereço de Deus, perdeu o de si mesmo
O turismo de fato é prioritário, gerador de empregos e rendas
Santa Catarina lançará campanha turística para o inverno 2023
Do casarão familiar ao recanto de famílias: a história do Fazzenda Park Hotel
Termina com sucesso e recorde a 29ª edição da BNT Mercosul
Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver
Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Foz do Iguaçu se mobiliza para o 18º Festival das Cataratas
Turismo Cultural e Marketing Criativo é pauta do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu
Oito centros de esqui já estão preparados para receber brasileiros
No Brasil, isenção de vistos aumentou o fluxo de turistas
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.