FLUXO DE TURISTAS ENTRANGEIROS
No Brasil, a isenção de vistos aumentou o fluxo de turistas. Fato incontestável: O atual desgoverno mente descaradamente ao afirmar que a isenção de vistos não trouxe mais turistas ao Brasil. A falta de técnicos na área demonstra a cada dia que passa que só se faz asneira. Não entendem e não sabem o que fazer em nenhuma pasta. Entretanto, na verdade, o turismo aumentou muitíssimo com a isenção dada pelo Governo Jair Bolsonaro. Como investir em um país que não dá sequência em nada que funcionava?
Lamentavelmente, ao que tudo indica, o Brasil voltará a exigir vistos para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão não aumentou o turismo no Brasil. Segundo o embaixador que nada entende de turismo, Luís Fernandes, representante do Ministério das Relações Exteriores, afirmou que o Brasil não teve aumento no fluxo de turistas com a isenção de vistos, em plena audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados que o Brasil, repleta de entendidos no assunto. passou vergonha logicamente. A Isenção de vistos, ao contrário, trouxe 80 mil turistas e injetou R$ 330 milhões no Brasil, afirmou a Unedestinos e a isenção de vistos poderia gerar até R$ 800 milhões anuais com o turismo, diz estudo.
Já o Presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, argumentou que, por conta da pandemia de Covid-19, não foi possível analisar o impacto real da isenção dos vistos na indústria do turismo. Mesmo assim, ele ressaltou que os dados entre julho de 2019 e fevereiro de 2020 mostram bons resultados. “Neste curto período, o Brasil recebeu 80 mil passageiros a mais do que no mesmo período do ano anterior, vindos desses países. O ingresso de recursos chegou a R$ 328 milhões, espalhados por praticamente todos os estados brasileiros”, disse Sanovicz.
Para Bibo Nunes, que pediu a realização do debate, é necessário que o estímulo ao turismo vá além da facilitação do visto. “Quando se fala que pessoas ficam horas na fila esperando por um visto, é que vale a pena ir para aquele país, porque tem segurança, atrativo, infraestrutura. Ao passo que, se eu não tiver nada a oferecer, não adianta dizer tá aqui toda a facilidade, mas não tem o que oferecer”, comparou. As associações de cruzeiros e de secretários municipais de turismo defenderam a manutenção da isenção dos vistos. O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz, também demonstrou preocupação com os custos do processo e sugeriu que turistas e tripulantes de cruzeiros que viajam a trabalho paguem um valor reduzido. Ferraz reclamou ainda da burocracia para tirar o visto para tripulantes estrangeiros e pediu que eles sejam incluídos entre os turistas que podem tirar o visto eletrônico. Por sua vez, o presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, Alexandre Pereira, considerou a decisão do Itamaraty um contrassenso político. O fim da isenção, segundo ele, vai na contramão, “Em vez de tomarmos a decisão de rever os vistos, nós tínhamos que montar uma estratégia com a Embratur para esses quatro países”, sugeriu Pereira.
IATA E A EXIGÊNCIA DE VISTOS
“Promover uma efetiva política para facilitação do fluxo de passageiros, com foco no turismo, pode representar uma oportunidade de crescimento e geração de empregos para destinos ao redor do mundo e para o Brasil em especial, dada a riqueza de nosso território e o potencial de ampla expansão que ainda permanece latente”. Isto é o que diz Dany Oliveira, Country Director da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata) no Brasil, ao comentar a volta da exigência de vistos no Brasil. “Entendo o sentido da reciprocidade, mas é um conceito ultrapassado”, disse Dany lembrou da pesquisa da International Air Transport Association (Iata) Global Passenger Survey 2022, realizada anualmente com usuários do transporte global. Ele revelou que nos itens relacionados à facilitação, pôde-se observar que a questão do visto é uma barreira efetiva às viagens e ao desenvolvimento do turismo.
Isto porque, “dois de cada cinco passageiros se manifestaram desencorajados de viajar devido às exigências da imigração e 65% identificaram as barreiras migratórias como o principal elemento dissuasor dada a complexidade do processo”, diz Dany. “Nesse momento, voltar com a exigência de vistos para turistas provenientes dos EUA, Canadá, Japão e Australia é um movimento prematuro e baseado em dados inconsistentes”, completou. Dados estes, segundo ele, prejudicados pelas consequências da pandemia, o que pode representar mais um elemento de restrição para a recuperação do Brasil no cenário do turismo internacional, dificultando ainda mais o potencial desenvolvimento do setor, ampliação de empregos e oportunidades de negócios aos mais diversos destinos turísticos nacionais. “A retomada da obrigatoriedade de vistos para esses países é um grande retrocesso”, finaliza Dany.
AUMENTO DAS ATIVIDADES
Cabe ressaltar que a isenção continua rendendo frutos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na última sexta-feira (14), os dados do Índice de Atividades Turísticas referentes ao mês de janeiro. E os resultados mostram um saldo positivo para o turismo: na comparação entre janeiro de 2023 e janeiro de 2022, o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 12,9%, representando a 22ª taxa positiva seguida. O resultado foi impulsionado pelo aumento na receita de empresas de locação de automóveis; restaurantes; hotéis; rodoviário coletivo de passageiros; agências de viagens; serviços de bufê e atividades teatrais e espetáculos. Os números também apontam que, em janeiro de 2023, o índice de atividades turísticas teve um avanço de 0,5% frente ao mês imediatamente anterior (dezembro de 2022), sendo o segundo resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 5,3%.
Com esse resultado, o segmento de turismo está 2,5% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 4,6% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014. Das doze cidades onde o indicador é verificado pelo IBGE, onze delas mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para São Paulo (16,4%), seguido por Minas Gerais (24,7%), Rio de Janeiro (7,3%), Rio Grande do Sul (16,6%) e Bahia (14,5%). Em sentido oposto, o Distrito Federal (-2,5%) registrou o único resultado negativo. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz mensalmente indicadores que possibilitam acompanhar o comportamento do setor de serviços, no qual o turismo está incluído. São acompanhadas as cinco principais atividades: serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; e outros serviços.
VISTOS AMERICANOS – NOVOS PREÇOS
Além da demora na obtenção de um visto americano, qe pode chegar a mais de 500 dias, os Estados Unidos anunciaram que o valor pago para emitir vistos sofrerá um reajuste a partir de 30 de maio. O que ainda é US$ 160 para dar entrada nas categorias B1/B2 (negócios ou turismo), passará a custar US$ 185 (cerca de R$ 910 na cotação atual), uma alta de 15,6%. De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, o reajuste é necessário para acompanhar o aumento de custo nos consulados e embaixadas do país ao redor do mundo. A alta também é válida para vistos de estudo e intercâmbio (F, J e M), cuja taxa também chegará em US$ 185. Com isso, o visto de turismo vai ficar cerca de R$ 125 mais caro, considerando o dólar a R$ 5,00. Portanto, se você pensa em tirar ou renovar o visto americano de turismo, que responde por mais de 90% das solicitações no País, é melhor ele se antecipar se quiser fazer essa economia. Por conta do desgoverno deles, os postos diplomáticos dos EUA no mundo todo estão sofrendo com demoras exageradas nas filas de espera para realização das entrevistas consulares. Já a taxa MRV dos vistos temporários de trabalho H, L, O, P, Q e R, aumentaram de US$ 190 para US$ 205, enquanto o visto E (para comerciantes e investidores de tratados internacionais) foi de US$ 205 para US$ 315.
VIAGENS CORPORATIVAS
Por sua vez, o volume de viagens corporativas cresceu 80% nos primeiros três meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, ficando 4% abaixo em relação a 2019 (pré-pandemia). Os dados são da Envision Tecnologia, empresa de tecnologia especializada em soluções para o setor – que analisou a demanda por viagens corporativas neste primeiro trimestre de 2023. O levantamento considerou a emissão de passagens aéreas e hospedagens realizadas por agências de viagens corporativas que utilizam os serviços tecnológicos da Envision. O estudo ainda revela que as capitais brasileiras mais emitidas para viagens corporativas são: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Manaus e Curitiba. “Brasília, São Paulo e Rio foram responsáveis por 62% das emissões de viagens corporativas durante o primeiro trimestre deste ano”, finaliza Tanaka. “Notamos que março teve 42% de aumento, sendo o mês de maior volume do primeiro trimestre de 2023”, diz Fernando Tanaka, diretor Comercial da Envision Tecnologia. “O turismo corporativo segue promissor para este ano, com a retomada de eventos empresariais, grandes festivais, feiras setoriais e reuniões presenciais”, completou.
BNT MERCOSUL 29 ANOS
A BNT Mercosul será realizada no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco, em Santa Catarina, entre os dias 5 e 6 de maio, apresentando uma nova formatação estrutural, bem como uma proposta de imersão em conteúdo e negócios. A expectativa para a ocasião é de recorde de público, chegando a 5 mil pessoas. O evento conta com organização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, enquanto a realização continua sendo da BNT Mercosul sob comando do idealizador Geninho Goes, que também atua como secretário de Turismo da cidade sede. Segundo Geninho Goes: “Todos os profissionais de turismo que trabalham com foco em destinos nacionais precisam estar num evento como a BNT, onde os maiores e principais atrativos estão, e além disso, a BNT facilita a presença destes profissionais com uma programação atrativa”. Além disso, há ainda uma expectativa de crescimento no número de marcas participantes, em função do novo formato. Até o momento há a confirmação de 141 operadores, mais de 350 marcas expositoras, 283 cidades brasileiras, 24 estados e quatro países, além de 68 capacitações para agentes de viagens e 1.184 contatos a serem promovidos nas rodadas de negócios.
Cabe ressaltar, que a organização do evento garante a qualificação do público, pois utiliza um processo pré-evento de cadastro, além de registrar e coletar os dados de todos os participantes que visitaram o estande por meio da leitura de um QR Code. Assim que a feira encerra, o expositor já tem acesso a lista de contatos. De acordo com Geninho, já foram comercializados 97% dos espaços e passou-se ênfase aos estandes. Por conta disso, não haverá nenhum estande cinematográfico, mas sim, alta no número de marcas expositoras e dessa forma, pretende-se superar a marca de 5 mil participantes, uma vez que se pretende oferecer um evento de qualidade, uma vez que é uma feira profissional restrita e que preza a qualificação. Para participar é preciso estar inserido no Cadastur. Segundo Goes, “É muito fácil colocar dez mil pessoas em um evento, principalmente quando tudo é dado: capacitação, hospedagem e passeios. Por isso, nunca focamos na quantidade e sim na qualidade”.
CONNECTION TERROIRS
A Espanha é o segundo país mais visitado do mundo. Sendo o preferido dos turistas não somente pela sua riqueza cultural, mas também pela sua culinária diversificada, que conquista o paladar dos visitantes. Fato este, que torna o produto um destino turístico, uma vez que atrai milhares de viajantes anualmente que desejam ter a experiência gastronômica. Este será o tema que conectará o Brasil com a Espanha na 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil, que tem a correalização do Sebrae RS. A espanhola Maria Elvira Viedma, gerente de marketing e relações públicas do escritório de turismo da Embaixada da Espanha, de São Paulo, será a responsável por essa conexão. Este painel apresentará potenciais de mercado dos produtos de origem, por meio das iguarias: Chocolate, vinhos, jamón espanhol, azeite de oliva e artesanato. O evento acontecerá de 17 a 21 de maio, em Gramado, e promoverá a interação do segmento turístico com outros setores econômicos por meio de experiências sensoriais.
O painel, “Quando o Produto se Torna Destino”, também terá como palestrantes a empresária Deborah Villas Boas, sócia-diretora do Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola; Augusto Luz, presidente da Achoco (Associação dos Chocolateiros de Gramado) e CEO do Chocolate Lugano; Julian Rodrigues, responsável pela microrregião Chapada de Minas, Sebrae MG e a artesã Anísia Lima de Souza, do Vale do Jequitinhonha MG. A palestra será mediada por Amanda Paim, coordenadora de Turismo do Sebrae RS. O evento vai conectar, por meio de conteúdos e experiências, os produtos com Indicação Geográfica e mostrar, através deles, como dar mais visibilidade e valorização a regiões. Além disso, assuntos como empreendedorismo, marketing, posicionamento de marca, turismo e competitividade serão alguns dos debates nas palestras que ocorrem no Palácio dos Festivais. Gerar conexões e proporcionar novas possibilidades de negócios entre cadeias produtivas são os principais pilares do evento. Na Rua Coberta, no espaço Alameda Terroirs haverá exposição e degustação de produtos com IG, além de demonstrações gastronômicas na arena Origem Brasil. Na Sociedade Recreio Gramadense acontecem as Rodadas de Negócios. O evento tem como correalizador o Sebrae RS. Mais informações e inscrições CLIQUE AQUI.
18º ESFE
A diretoria do Castelo Saint Andrews de Gramado (RS) esteve presente no 18° Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE). O evento aconteceu na última terça-feira (18/04), no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo (SP), com painéis, exposição e networking entre executivos do setor. “Este encontro é uma excelente oportunidade para apresentarmos todos os nossos diferenciais ao mercado brasileiro de feiras e eventos. O Castelo Saint Andrews é o primeiro e único hotel Exclusive House do Brasil, além de membro do seleto grupo Relais & Châteaux, que reúne os melhores hotéis e restaurantes do mundo”, afirma o fundador a frente do hotel, Guilherme Paulus. A participação do Castelo Saint Andrews no 18° ESFE teve como destaque os conceitos de exclusividade, sofisticação e requinte do empreendimento. Inspirado nos castelos da Escócia, o hotel tem vista para o deslumbrante Vale do Quilombo na encantadora cidade de Gramado, com vinte e duas suítes reservadas àqueles que desejam desfrutar serviços diferenciados e totalmente personalizados. Ao longo do ano, o Castelo Saint Andrews prepara festivais temáticos com safras raríssimas de vinhos e champagnes, em parceria com as melhores marcas mundiais. Sede do Terroir Wine Experience, dedicado aos apreciadores do vinho, o espaço já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Wine Spectator.
Leia ainda: Brasil ocupou o terceiro lugar no ranking norte-americanos de emissão de vistos em 2022
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