VISTOS CONCEDIDOS
Brasil ocupou o terceiro lugar no ranking norte-americanos de emissão de vistos em 2022. Apesar da demora absurda em conseguir um visto americano, segundo pesquisa feita pela AG Immigration, – escritório de advocacia imigratória com sede em Washington – o Brasil ocupou o terceiro lugar no ranking dos que mais receberam vistos norte-americanos em 2022. São mais de 800 mil ficando atrás apenas: do México, 1,9 milhão e da China, 1 milhão. O visto de visitante B1/B2 – que é o destinado para viagem de turismo e negócios foi de mais de 748,5 mil emissões no ano passado, representando cerca de 92%, com esse visto é possível ficar seis meses no país. Hoje, o tempo médio de espera para a primeira entrevista no posto consular de São Paulo, está com espera em torno de 571 dias.
Absurdamente ainda, viajantes maiores de idade precisam apresentar comprovante de vacinação (menores de idade, não necessitam). O turista é considerado com esquema vacinal completo se tiver tomado a segunda dose (ou dose única), até 14 dias antes do embarque. Não é necessário ter tomado as doses de reforço. Por conta dos preços absurdos das passagens aéreas para viajar em nosso próprio Brasil, mas fácil, mas barato e mais seguro ir para os EUA. Sem dúvidas é um importante destino para os brasileiros e extremamente recomendado, ir com um seguro viagem, já que o país tem o sistema de saúde pública limitado e os valores com gastos médicos são altos na rede privada, impactando diretamente no orçamento. O ideal é incluir no planejamento a contração de um seguro viagem com coberturas que estejam adequadas ao destino e necessidades do viajante.
VIAGENS CORPORATIVAS
Acredito que por conta dos preços das passagens aéreas nacionais, houve queda nas viagens corporativas. Um estudo feito pela Envision Tecnologia revela que o volume de viagens corporativas cresceu apenas 80% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, ficando 4% abaixo dos números de 2019. O levantamento considerou a emissão de passagens aéreas e hospedagens realizadas por agências de viagens corporativas. Percebe-se que em março houve apenas 42% de aumento, sendo o mês de maior volume do primeiro trimestre de 2023. O Turismo corporativo que seguia promissões, colocou o pé no freio com o atual governo que ainda não disse a que veio e que, todas as suas ações geraram gigantesca preocupação em todos os mercados. Portanto, o que deveria ser melhor, piorou e não se vê nenhuma luz no final do túnel, aliás, não se vislumbra nem o túnel.
RELATÓRIO BRAZTOA 2022
Cabe ressaltar ainda que, as Operadoras Braztoa embarcaram recorde de 8,4 milhões de pax em 2022, durante o Governo Jair Bolsonaro. O faturamento foi de R$ 11,5 bilhões, o que representa alta de e 62,7% em relação a 2021. O Turismo mostrava cada vez mais sua força de retomada, tanto no nacional quanto no internacional. O faturamento do Turismo internacional por sua vez, superou o do nacional: foram R$ 6,3 bilhões (55% do total), número que está acima de todos os valores já registrados pela Braztoa nos últimos 12 anos e representa aumento de 341% em relação a 2021 e 3,2% em comparação a 2019. As viagens nacionais, por sua vez, tiveram redução de 10,5% no faturamento em relação a 2021, atingindo a marca de R$ 5,2 bilhões (45% do total). “Percebemos uma inversão do cenário dos últimos tempos e isso pode ser explicado, em parte, pela alta dos preços das passagens aéreas em território nacional, ampliando a oportunidade de realizar viagens para o Exterior”, comentou o presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu.
“Olhamos com um pouco de tristeza para essa queda do nacional. Sabemos que havia potencial, existia demanda e interesse do passageiro de viajar dentro do Brasil, mas a tarifa aérea prejudicou esse crescimento. Tentamos driblar o problema, trazendo outras opções de destinos e experiências terrestres, mas as tarifas aéreas elevadas foram realmente um dificultador que fez com que destinos internacionais ficassem mais atrativos para os brasileiros”, comenta a vice-presidente da Braztoa, Marina Figueiredo. Embora o faturamento internacional tenha superado o nacional, o volume de passageiros embarcados mostra a relevância do mercado doméstico que, apesar de ter atingido um patamar abaixo de 2021, chegou a 5,4 milhões de embarques (65% do total). Já o internacional superou todos os números já registrados pela Braztoa, com 3 milhões de pessoas embarcadas (35% do total). Em 2021, foram 300 mil.
OMT
De acordo com a Organização Mundial do Turismo, foram contabilizados 917 milhões de viagens internacionais em 2022. Segundo a Iata, no último ano, houve a recuperação de 79,6% da movimentação doméstica de 2019, crescimento de 10,9% em comparação a 2021, e, também, o restabelecimento de 62,2% da movimentação internacional de 2019, 152,7% a mais que em 2021, ambos em nível global. O Anuário Braztoa 2023 é realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), em parceria com a Sprint Dados, empresa de consultoria, com informações que traçam o contexto econômico nacional e internacional do segmento de viagens de lazer e do comportamento do turista. CLIQUE AQUI e confira o estudo completo.
EXPO ABAV 2023
Segundo Conceição Junckes, presidente da ABAV/SC, a entidade acabou de abrir o credenciamento para a 50ª edição da Abav Expo, que acontece de 27 a 29 de setembro, no Riocentro. O Destino Anfitrião, a cidade do Rio de Janeiro e como co anfitrião o estado do Rio de Janeiro, contando com o apoio da Fecomércio RJ e apresentação do Sesc Senac. Neste ano, há uma série de categorias no credenciamento, que podem ser acessadas pelos tópicos: Agente de Viagens Abav; Agente de Viagens; Visitantes; Assessor de Imprensa; Imprensa. A 50ª Abav Expo será pautada em soluções e práticas em ESG, nos âmbitos da governança, do social e de ações ambientais do próprio evento, e em sustentabilidade no que tange o impacto macro da feira, otimizando ações com parceiros do Comitê ABAV Expo de Inteligência, em um plano de continuidade a médio e longo prazos! Há novidades no site para rápido acesso às informações que facilitam a jornada do visitante até o evento, e mudanças na Vila do Saber, que a partir desta edição passa a se chamar AbavTalks.
No site da Abav Expo é possível acessar o AbavBot, um robô que é capaz de interagir com o usuário, sanando dúvidas como quais benefícios o visitante tem direito, ajuda aos expositores, e diversos outros tópicos. Há ainda uma página sobre o Rio, outra específica de Benefícios e Parcerias, um FAQ para visitantes e outro para expositores, o link para inscrição do Buyers Club – além de outras informações. O site constantemente será atualizado com novas informações. Segundo Conceição, a área de capacitações, palestras e painéis passa a ter o nome de AbavTalks e será um espaço único, criado com a intenção de possibilitar a troca de experiências lideradas por especialistas de diversas áreas. O visitante poderá organizar sua agenda por dia, horário e pela sala com seus temas de interesse. A Abav Talks deste ano contará com 60 opções de conteúdos diversos. Todos terão acesso gratuito às apresentações, porém há limitação de capacidade. A área AbavTalks terá arenas com as seguintes temáticas: Inovabilidade; Metamorfose; Especialização; Mice; e Vivências e Lazer. Haverá ainda uma arena apresentada pelos anfitriões do evento.
BUY ARGENTINA
Bem ao contrário do Brasil, a Argentina, em relação ao turismo, está a nossa frente séculos. Independente do partido político, aquele país não muda sua equipe que trabalha anualmente e arduamente em todos os lugares, mostrando suas potencialidades turísticas. A ação do INPROTUR contou com 40 escritórios representados por operadores e destinos argentinos, estiveram, em contato com 100 operadores e agências de viagens uruguaias e alcançaram um total de 335 reuniões de trabalho. Semanas atrás estavam em Curitiba, depois Florianópolis, Porto Alegre e finalmente durante toda a WTM. Com a participação de 100 operadores e agências de viagens uruguaias, realizou-se com sucesso uma nova edição do Buy Argentina, desta vez na cidade de Montevidéu, Uruguai, que gerou inúmeros acordos de comercialização turística no marco das ações de promoção de nosso país realizados pelo Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR). Cabe destacar que durante 2022, a Argentina recebeu 757 mil turistas uruguaios. Mas os bons números aumentaram ainda mais no primeiro trimestre de 2023, registrando uma recuperação de 100% do movimento turístico e um crescimento de 36% (256 mil turistas) com relação a 2019. Quanto à modalidade de chegadas, em comparação com a pré-pandemia, para o primeiro trimestre de 2023, a via fluvial se recuperou 100% e teve um crescimento de 7% (75 mil turistas) e a via terrestre também se recuperou 100% e cresceu 64% acima de 2019 (174 mil turistas).
ROADSHOWS
Após o Uruguai, retornaram ao Brasil para mais uma séria de eventos. Desta vez a Inprotur, em parceria com a Frt Operadora, promoveu roadshows que percorreram seis cidades brasileiras e alcançaram cerca de 300 agentes de viagens com capacitações sobre a oferta turística argentina. Os eventos começaram no Recife, seguiram para Brasília e chegaram à Goiânia. No último dia 14, seguiu para Campo Grande, dia 17 para Maringá (PR) e será finalizado amanhã, 18, em Chapecó (SC). O objetivo é que os profissionais capacitados possam vender o produto com mais qualidade e desenvolver um vínculo maior com os destinos argentinos. “Após uma grande participação na WTM Latin America, continuamos com uma forte ação de promoção no Brasil. Nossa ideia é chegar a uma maior quantidade de destinos para que os agentes possam receber a melhor informação do nosso país”, afirmou o secretário executivo do Inprotur, Ricardo Sosa. O Brasil é o mercado número um em Turismo receptivo para a Argentina. O destino recuperou 71% das chegadas registradas no pré-pandemia.
FLYBONDI
Falando nisso, a argentina Flybondi, companhia aérea de baixo custo e com voos por valores a partir de R$ 1.000 a ida e a volta, ligando Buenos Aires a três cidades brasileiras – Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis, tem no Brasil seu segundo maior mercado fora da Argentina. E quer seguir expandindo. Paraguai e Uruguai são outros destinos que a empresa atende além das rotas domésticas. “No Brasil, temos uma lista de ao menos seis cidades que estamos analisando”, diz Sana sobre os planos de novos voos para cá. Belo Horizonte e Porto Alegre, além de rotas diretas daqui para Bariloche, são alguns dos projetos planejados pela Flybondi, se tudo der certo, ainda até o fim deste ano. Atualmente, todas as linhas do Brasil vão para Buenos Aires. A expansão, porém, depende de uma coisa: o Brasil não tornar obrigatório o despacho gratuito de bagagem de novo. Isto, afirma Sana, necessariamente puxa seus preços para cima. “Se o Congresso aprovar a obrigatoriedade, passará a haver um excesso na minha tarifa além do que eu tinha planejado. Muda a nossa análise”, diz. Na Flybondi, como em outras low costs do mundo, a tarifa base inclui essencialmente o embarque e a mala de mão. Bagagem, escolha dos assentos e a possibilidade de passar pelo check-in sem fila são opcionais cobrados por fora. Os lanches também não estão inclusos e são vendidos a bordo. Quem for a Buenos Aires só para um fim de semana provavelmente precisará de uma mochila de seis quilos e a passagem, nada mais. Seguramente as mulheres não conseguem isso, pois precisam de uma roupa, sapato, maquiagem… para cada ocasião.
FESTIVAL DAS CATARATAS
A busca pela sustentabilidade sempre foi compromisso dos organizadores do Festival das Cataratas, que neste ano chega à sua 18ª edição. Para este ano, o evento – que será promovido em Foz do Iguaçu (PR) de 31 de maio a 2 junho – já conta com ações importantes confirmadas dentro da temática. O destaque fica por conta do 1° Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente, que foi anunciado recentemente com o Instituto Água e Terra (IAT) como realizador e o Instituto de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade como organizador. A ação será promovida durante o Festival das Cataratas com a participação de entidades como a Associação Brasileira de Operadores de Turismo (Braztoa), a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), a Fundação Florestal do Estado de São Paulo, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Acre e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
De acordo com Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural do IAT, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), a realização do encontro surgiu diante do aumento da demanda em relação à visitação e procura pelas Unidades de Conservação para lazer, pesquisa científica e prática de esportes. Conforme o diretor, “O estado do Paraná e as instituições parcerias vão proporcionar um amplo debate sobre temas como segurança, modelos de gestão, concessão de uso público e permissão de uso. Será uma discussão sobre o perfil desse consumidor, bem como a integração e o desenvolvimento de modelos de gestão”. Como forma de divulgar as belezas naturais do Paraná, o IAT irá apresentar durante o Festival um mapa das 29 Unidades de Conservação abertas à visitação, agora com roteiros para praticantes de campismo e motorhome (veículo com instalações para cozinhar e dormir, reproduzindo uma moradia sobre rodas) – no caso da visita por meio do motorhome é necessário cadastro prévio no site do IAT.
FESTIVAL DAS CATARATAS “VERDE”
Durante o evento, o público do Festival das Cataratas também poderá participar de ações de educação ambiental e relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Isso tudo sem falar dos materiais gráficos e de folheteria, produzidos com materiais reciclados, e os cordões dos crachás que utilizam garrafas PET como matéria-prima. O Festival recebeu por várias edições o Selo Sesi ODS de Evento Sustentável e tem em suas atividades ligação direta com pelo menos cinco dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Consumo Responsável (12), Combate às Mudanças Climáticas (13), Vida sobre a Terra (15) e Parcerias pelas Metas (17). O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Feiras e Empreendimentos e conta com patrocínio do Fundo Iguaçu, CNC e Fecomércio PR, além do apoio do Governo do Estado do Paraná e da Paraná Turismo.
SEGREDOS DO CAFÉ & CONNECTION TERROIR DO BRASIL
Os segredos de produção, divulgação e competitividade dos cafés mais famosos e desejados do mundo estarão na 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil. O evento apresentará, de 17 a 21 de maio, em Gramado, os segredos que fazem da Colômbia uma das maiores potências mundiais no assunto. Em território brasileiro, a conexão será com café do Cerrado Mineiro, que é a primeira área de plantio brasileira com denominação de origem (D.O) para o cultivo de cafés com alta tecnologia. Assim, o evento irá conectar o Brasil com a Colômbia através das diferentes associações relacionadas ao mesmo produto, promovendo o turismo por meio de experiências e contrastes culturais. Estarão no palco destacando todo o processo do terroir do café Marcos Geraldo Alves, gerente da Regional Noroeste e Alto Paranaíba, na Região do Cerrado Mineiro, e Marcelo Urtado, produtor rural, cafeicultor e presidente do Consórcio Cerrado das Águas. Da Colômbia, Nicolás Casasfranco, cônsul comercial do país, vai destacar as relações e desenvolvimento de negócios internacionais da iguaria.
O painel “Produto e Território – estratégia competitiva para alcançar os mais exigentes mercados mundiais” será apresentado no Palácio dos Festivais. O evento vai conectar, por meio de conteúdos e experiências, os produtos com Indicação Geográfica e mostrar, através deles, como dar mais visibilidade e valorização a regiões. Além disso, assuntos como empreendedorismo, marketing, posicionamento de marca, turismo e competitividade serão alguns dos debates nas palestras que ocorrem no Palácio dos Festivais. Gerar conexões e proporcionar novas possibilidades de negócios entre cadeias produtivas são os principais pilares do evento. Na Rua Coberta, no espaço Alameda Terroirs haverá exposição e degustação de produtos com IG, além de demonstrações gastronômicas na arena Origem Brasil. Na Sociedade Recreio Gramadense acontecem as Rodadas de Negócios. O evento é uma realização da Rossi & Zorzanello e tem como correalizador o Sebrae RS. Mais informações e inscrições AQUI.
VEM AÍ A BNT MERCOSUL
Já fez a sua INSCRIÇÃO? A BNT Mercosul é um evento que reúne profissionais de turismo para a realização de negócios entre FORNECEDORES e COMPRADORES do BRASIL e da AMÉRICA DO SUL, criando um cenário ideal para quem pretende divulgar destinos, fechar negócios e fazer contatos comerciais. Casa nova – Após 28 anos de sucesso e comprometimento, em 2023 a BNT Mercosul será no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú. Considerado o maior e mais moderno do sul do país. A casa nova da BNT MERCOSUL também traz uma inovação para a Rodada de Negócios. Em 2023 ela será realizada no mesmo espaço da feira, proporcionando maior praticidade aos participantes. Os encontros continuam da maneira tradicional: com a presença de operadores e expositores em reuniões cronometradas e mediadas pela equipe BNT MERCOSUL. Novas salas com espaços ainda mais confortáveis, mais dinâmicas e perfeitas para receber os agentes de viagens que anualmente prestigiam o evento.
As capacitações da BNT MERCOSUL são a oportunidade ideal para apresentar e capacitar profissionais sobre seus produtos, marcas, equipamentos, serviços e região turística. A BNT MERCOSUL possui presença garantida de profissionais qualificados devido a um minucioso processo pré-evento de cadastro e organização. Além disso, o APP BNT MERCOSUL registra e coleta os dados (nome, contatos, cidade de origem) de todos os participantes que visitaram o estande por meio da leitura de um QR Code. Assim que a feira encerra, o expositor já tem acesso a lista de contatos. Uma BNT MERCOSUL com mais ações promocionais e exposição da sua marca! A edição 2023 da BNT MERCOSUL é inovadora trazendo mais possibilidades de interação com agentes de viagens. Os estandes passam a ser padronizados, e as marcas de destinos e empresas terão oportunidades de maior visibilidade.
BELLA DA SEMANA – JESSICA MEIRA
Jessica Meira é a Bella da Semana escolhida para o nosso #TBT de hoje! Relembre o ensaio com essa loira de parar o trânsito! Corpo escultural, cintura fininha, bumbum redondinho e olhos verdes encantadores! Jessica Meira fez a sua estreia no Bella da Semana em 2018 posando para um ensaio fotográfico que foi considerado até ousado para os moldes da época. Sentiu saudades? Então aproveite essa quinta-feira para relembrar o nosso ensaio com a loira Jessica Meira. Quer ver a Jessica Meira completamente nua? Então assine agora e garanta acesso a esse ensaio e muitos outros com fotos, vídeos e lives para assistir sempre que quiser!
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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
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