FEIRAS DE TURISMO
Em alta e com grandes opções o turismo de negócios e eventos. O turismo corporativo e de eventos é um dos mais importantes no setor. Em março de 2022 a atividade faturou R$ 869 milhões. É o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo e institucional de caráter comercial, promocional, técnico, entre outros. Para tirar o maior proveito desse tipo de público, a organização deve conhecer bem os formatos mais comuns e contar com ferramentas que facilitem sua gestão. As principais vantagens dos negócios e eventos corporativos é que eles não dependem da sazonalidade: não se restringem a datas comemorativas; geram cada vez mais movimento para o turismo local; possuem alta rentabilidade tendo um gasto médio mais alto do que o turista de lazer e acima de tudo o maior desenvolvimento da região: as cidades que os sediam às vezes herdam esses legados, a exemplo de João Pessoa/PB, que perdeu muito com a saída do Brasil Travel Market, a maior feira de turismo do norte e Nordeste do Brasil, para outra capital.
SETOR DE EVENTOS
De acordo com os novos dados divulgados pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), e com base nos números do Ministério do Trabalho e Previdência, confirmam o imenso impacto positivo do segmento em 2022. Para se ter uma pequena ideia, o consumo estimado no setor de eventos chegou a R$ 101,39 bilhões, 8% acima do ano anterior. Com o suporte do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), criado no governo Jair Bolsonaro, e em vigor desde maio de 2021, o segmento mostrou resiliência e se tornou o grande vetor da economia nacional no cenário pós-crise.
Segundo os números do PIB aferido em 2022 que acabam de ser divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforça esses dados. O ano terminou com alta de 2,9%, impulsionado principalmente pelo crescimento de 11.5% das atividades classificadas como “outros serviços”, que englobam aqueles prestados às famílias como o turismo, hospedagem, alimentação fora do lar e recreação, que fazem parte do hub do setor de eventos. De fato, os números divulgados em todo o país comprovam a certeza de que o setor precisava de proteção durante a pandemia para que, na volta, houvesse um impacto imediato na economia. Sem dúvidas o setor tem a capacidade de gerar emprego e movimentar vários setores com rapidez. Por isso, o Perse foi e continua sendo um sucesso.
Além disso e de acordo com a CNC, o Carnaval gerou uma receita de R$ 8,18 bilhões em todo o país, um volume 26,9% maior que em 2022. Exemplo disso o carnaval do Rio de Janeiro, que movimentou R$ 4 bilhões na economia, só na capital. A festa carioca, segundo dados do relatório Carnaval de Dados, é responsável por um terço de toda a movimentação econômica no país durante o período. Além disso, a expectativa da Prefeitura é que a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) de turismo seja 20% maior do que em fevereiro de 2020, passando de R$ 19,4 milhões para R$ 23,3 milhões.
FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO
Enquanto isso, o festival de turismo de Gramado, na espetacular Serra Gaúcha, já superou 250% comercialização de espaços. A tomada de decisão antecipada dos empresários do trade turístico é um reflexo na comercialização dos espaços da feira. O evento, que chega a sua 35ª edição, já contabiliza 250% a mais em vendas de espaços referente ao mesmo período entre janeiro e fevereiro de 2022. Esse dado também reflete no aumento do número de expositores já confirmados, cerca de 260%. Essa movimentação é um reflexo da edição de 2022, que atingiu 2,7 mil marcas, 40 destinos internacionais e atraiu 12.500 pessoas em dois dias de evento, além do momento positivo da atividade turística. O segmento que mais tem se posicionado a buscar maior metragem e garantir seus espaços é o de luxo. A cada edição o espaço exclusivo Luxury cresce devido a demanda de novos clientes. A exemplo do ano passado, o local estava com aumento de 100m² em relação a 2021 e, para esse ano, o espaço estará maior, próximo aos 800m². Marcas como Sandals, Coris, Interep, Norwegian, QueensBerry e Velle Representações.
UGART
O 37ª Feira de Negócios Turísticos UGART acontecerá nos dias 31 de março e 1º de abril no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, com previsão de mais de 300 empresas expositoras e mais de 2.800 agentes de viagens. O evento é realizado pela União Gaúcha dos Operadoras e Representantes de Turismo – UGART com apoio da ABAV-RS e Sindicato das Empresas de Turismo – SINDETUR. Os interessados podem fazer a INSCRIÇÃO AQUI, onde o ingresso para AGENTES DE VIAGENS é 100% gratuito e R$350,00 para os demais profissionais do turismo, para os 02 dias de feira. Pela 1ª vez no evento, o destino internacional Ras Al Khaimah, conhecido como Emirado da natureza e autenticidade. Os destinos Internacionais Uruguai e Argentina retornam, bem como os destinos nacionais São Paulo, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba, Paraná e Porto Seguro e as cidades de São Luís do Maranhão, Itá, Nova Petrópolis, Vale Germânico, Caxias do sul, Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Gravatal, Porto Alegre, sempre com o foco de capacitar e gerar experiências. A programação do evento foi toda pensada para o Agente de Viagens que poderá participar das palestras de VENDAS, GESTÃO, MARKETING ON E OFF, LIDERANÇA, entre outros temas.
ITB BERLIM
Termina nesta quinta-feira a ITB Berlim 2023, considerada uma das principais feiras de turismo do mundo, que somente agora retomou fisicamente desde o início da pandemia. O evento deste ano começou no último dia 07 e teve apenas três dias de feira, diferente dos cincos dias que pautaram as feiras anteriores. Sendo assim, o evento agora está bem menor e apenas, apenas para profissionais. Ao longo dos últimos 50 anos, a ITB tem sido um importante força motriz na indústria. Além da força presencial, vários visitantes também participaram digitalmente de diferentes partes do mundo por meio da nova plataforma online formulário ITBxplore. Tanto os convidados em Berlim quanto os participantes virtuais tiveram acessos a inúmeras funções de networking, resumos de eventos e conteúdo ao vivo selecionado da ITB Berlin Convention que ocorreu paralelamente ao ingresso da feira.
Duas semanas antes de começar a feira, apenas 90% dos espaços estavam reservados. Registrou-se uma forte presença internacional, com inúmeros expositores de mais de 160 países, sem incluir empresas representadas por expositores que não estão no local. Brasil é o maior expositor no Hall 23b com uma área de estande de 368m². Além disso, Rio de Janeiro e o Ceará estiveram presentes com estande próprio. Na ITB Berlin, toda a cadeia de valor da indústria global de viagens se reúne sob o mesmo teto – as empresas podem não apenas fazer negócios em um ambiente ideal, mas também descobrir as últimas tendências e fazer contatos em vários locais do recinto de exposições. Segundo a ITB, a indústria de viagens e com ela o mercado latino-americano sofreu muito com a pandemia, seguida pela difícil situação econômica atual. A vontade de viajar ainda é muito grande e também dá para sentir uma certa demanda reprimida. Houve um aumento na demanda de viagens para a América Latina e um aumento constante no número de visitantes.
“Mastering Transformation” foi o slogan da ITB Berlin Convention 2023 que destacou os principais desafios e oportunidades enfrentados pelo setor, incluindo digitalização, escassez de trabalhadores qualificados e crise energética. O “Business+ Lounge” no Pavilhão 7.2a e “Business Satellites” em três locais diferentes da feira são outra novidade deste ano. Os clientes puderam facilmente reservar mesas de reunião por hora. Por sua vez o HOME OF LUXURY BY ITB , celebrou sua estreia no Marshall Haus. Ofereceu aos compradores, fornecedores e mídia de luxo um ambiente único e exclusivo com opções versáteis de networking. Já no Hall 4.1b, houve apresentações, debates e eventos de networking sobre os temas Viagem de Aventura, Turismo Responsável e Centro de Carreiras. A ITB também planejou relançar os populares prêmios de Melhor Expositor, que foram realizados pela última vez em 2018.
IMPOSTO DE RENDA
Na última terça-feira, 28/02, após já ter sido aprovada anteriormente na Câmara dos Deputados, a MP 1.138 foi aprovada no Senado Federal. A até então Medida Provisória que regula a alíquota nos casos da tributação do imposto de renda quando de remessas de valores para pagamento de serviços turísticos no exterior, foi sancionada e agora é lei, passando a cobrança de 25% para 6%. A MP foi a primeira aprovada, tendo a participação e apoio da ABAV, CLIA Brasil, BRAZTOA e ABRACORP. Foram anos de conversas, comprometimento, pedidos e luta até essa conquista tão importante para o setor.
ICCABAV – DICAS E ATUALIZAÇÕES
Anote aí em sua agenda. No próximo dia 16 de março, quinta-feira, às 10hs, o Assessor Jurídico da ABAV Nacional, Dr. Marcelo Oliveira, irá responder às principais dúvidas dos agentes, além de apresentar atualizações e dicas do setor. A capacitação é on-line e gratuita, aberta a todos os interessados em saber mais sobre o tema. O setor do Turismo possui constantemente atualizações e mudanças, por isso, é fundamental estar sempre atualizado. Clique aqui, traga as suas dúvidas e participe!
ARGENTINA E OS CHINESES
Provavelmente, após seder um espaço da sua soberania a China, uma vez que o atual desgoverno argentino permitiu que a comuna chinesa tenha uma base em plena Patagônia, onde os argentinos não poderão entrar. Por outro lado ou em troca, à Argentina foi escolhida como o único país da América do Sul autorizado pela China para receber seus turistas no marco de um programa piloto que lançou o país asiático para relançar o turismo chinês em âmbito global. O programa já se encontra vigente desde o início de fevereiro e consiste na retomada gradual das viagens em grupo ao exterior para cidadãos chineses através de agências de turismo. A lista está limitada a 20 países para os quais se habilita o turismo de grupo, sendo a Argentina o único da América do Sul. O resto dos destinos que poderão acolher estas viagens serão Tailândia, Indonésia, Cuba, Camboja, Maldivas, Sri Lanka, Filipinas, Malásia, Singapura, Laos, Emirados Árabes Unidos, Egito, Quênia, África do Sul, Rússia, Suíça, Hungria, Nova Zelândia e Fiji. Quem quer ir para a China?
De fato, o primeiro grupo de turistas chineses chegará à Argentina no começo de março, seu itinerário inclui as cidades de Buenos Aires e Ushuaia, de onde realizarão um cruzeiro de expedição de luxo da empresa Ponant à Antártida. Por outro lado, Sosa especificou que já se encontra em contato com DMCs argentinos que têm sua contraparte na China para continuar desenvolvendo estratégias de promoção turística de impacto imediato, levando em conta o anúncio do Ministério de Turismo e Cultura da China. O desafio mais importante com vistas à recuperação do setor de viagens internacionais da China é a questão dos aéreos, já que ainda se requer de uma grande quantidade de frequências e uma progressiva normalização dos custos. De novo, quem quer ir à China?
TURISMO DE ITAIPU
Os atrativos turísticos da Itaipu Binacional tiveram um aumento na visitação de 83% em fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (2) pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela gestão do setor. No total, visitaram a usina 39.521 pessoas, ante 21.625 registradas em fevereiro de 2022. Os passeios com maior crescimento foram o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), com aumento de 194%, seguido pela Itaipu Panorâmica (44%) e a Itaipu Especial (26%). Esse índice contempla todos os passeios, incluindo opções não ofertadas hoje, como o Ecomuseu, que hoje está fechado para reforma. Entretanto, se compararmos apenas os passeios ativos em 2023, o aumento chega a 45%.
No acumulado do ano, período de alta temporada e férias escolares, Itaipu recebeu 105.446 pessoas, salto de 57,9% em relação aos meses de janeiro e fevereiro de 2022 (com 66.774 visitantes). Vale destacar que os números não contemplam as visitas institucionais e a movimentação de turistas na margem paraguaia da usina. De acordo com o CTI, parte do resultado de fevereiro foi impulsionado pela movimentação turística no feriado prolongado de carnaval, de 25 a 28 de fevereiro, que teve um desempenho 24,43% superior à expectativa do setor – totalizando 12.443 visitantes. Outra atração da usina que está atraindo os turistas – e também moradores de Foz do Iguaçu e região – é o vertedouro, aberto desde o dia 14 de janeiro. A área técnica de Itaipu estima que o vertimento continue até pelo menos o próximo dia 11 de março (sábado). No Refúgio Biológico Bela Vista, o destaque são os filhotes de onça-pintada que nasceram dentro do programa de reprodução da empresa e que podem ser vistos pelos turistas que visitam o local. Para saber mais sobre os passeios na usina CLIQUE AQUI.
HACKATOUR CATARATAS
Três dias para desenvolver soluções e inovações para o mercado do turismo. Esta é a missão dos participantes do Hackatour Cataratas, maratona de programação em formato híbrido (presencial e on-line) que iniciou nesta quinta-feira (9). As inscrições podem ser realizadas gratuitamente AQUI, que tem como tema “Stay Local, Thinking Global” e o público-alvo formado por turismólogos, empreendedores e estudantes, porém, entusiastas das áreas de Turismo e Tecnologia também são bem-vindos. A maratona – que faz parte da programação paralela do Festival das Cataratas -como objetivo buscar soluções para demandas previamente pesquisadas e validadas com investidores de todo o Brasil. Para isso, até sábado (11), os inscritos participarão de workshops, palestras e mentorias com profissionais qualificados de diversas áreas de atuação. O Hackatour Cataratas é uma realização do Instituto IDESTUR, com patrocínio master da Itaipu Binacional, patrocínio da Descomplica UniAmérica e apoio do Festival das Cataratas. O evento ainda conta com o apoio estratégico da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), além da parceria estratégica do Grupo Cataratas, Sebrae, Parque Tecnológico Itaipu, Turismo Itaipu e Governo do Paraná.
Leia ainda: Conselho Mundial de Viagens e Turismo – Perspectivas positivas para 2023
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