VIAGENS CORPORATIVAS
O setor de viagens corporativas fechou o ano de 2022 com um faturamento de R$ 11,204 bilhões, ou seja, com queda de apenas 1,62% quando comparado ao desempenho de 2019, com R$ 11,389 bilhões, antes da pandemia da Covid-19. O resultado mostra, conforme estudo realizado pela Associação Brasileira de Agência de Viagens Corporativas (Abracorp), que a crise do segmento, principalmente em 2020 e parte de 2021, auge da pandemia, ficou para trás. Em dezembro do ano passado, o setor movimentou R$ 925 milhões, 26% acima do mesmo período de 2019. Dos 11 setores pesquisados no mercado, sete superaram seus desempenhos quando comparados com 2019, enquanto quatro apresentaram queda.
No consolidado do ano, conforme tendência apresentada no início de 2022, foram dois os maiores destaques em comparação com 2019: Locação de Veículos, que faturou 83% mais, e Rodoviário, receita 117% superior. “A expectativa é que em 2023 possamos repetir o desempenho do ano passado. A certeza é que esses itens manterão sua relevância no painel de viagens corporativas”, avalia Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp. No segmento aéreo doméstico, a redução de demanda nas viagens corporativas foi de 34%. Dados da CIRIUM SRS ANALYSER 1 , parceira de dados da ABRACORP, indicam que só na ponte aérea Congonhas/Santos Dumont, as aéreas reduziram oferta em 17%, enquanto que na rota
GRU/MIA, a redução de oferta foi de 22%, comparando-se sempre 2022 contra 2019.
Outro ponto importante é que faturamento se explica por um tíquete médio mais alto, ou seja, embora haja menos pessoas viajando, houve alta nos preços, principalmente em passagens aéreas. Entretanto, importante salientar ainda que a gestão de viagens se fez presente fortemente em 2022, na ampliação do ADVP, e houve compra com maior antecedência em relação à data da viagem. Isso atenua o preço das passagens consideravelmente. “Esse movimento cresceu 18% em 2022, contribuindo para que a média tarifária não fosse mais alta ainda”, diz Tanabe. Superada a crise da pandemia, o ano começa com muitos desafios para a cadeia de viagens corporativas. Prazos de pagamento, contratos de serviços são 2 pautas muito importantes para a ABRACORP e deverão ser discutidas no âmbito do Client Advisory Board, formado por um grupo de clientes corporativos e com toda a cadeia.
GASTOS INTERNACIONAIS NO BRASIL
No último ano do Governo Jair Bolsonaro, os turistas turistas internacionais gastaram U$ 5 bilhões no Brasil em 2022; alta é de 68%. Apenas em dezembro, foram gastos US$ 481 milhões, o melhor resultado para um mês em 2022, de acordo com as estatísticas do setor externo, divulgadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen). O montante representa um crescimento de 68% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados US$ 2,94 bilhões, alta de 62,6% em comparação ao ano de 2020, ano do início da pandemia. Com o atual governo, o Brasil vem tendo perdas bilionárias em todas as áreas e, de fato, não se espera céu de brigadeiro e nem mar de almirante. Os argentinos que literalmente invadiam o Brasil a partir da Grande Florianópolis, não vieram, uma vez que a crise naquele país é avassaladora com a inflação chegando quase aos três digitos. E ainda de tem a irônica e estapafúrdia ideia de se criar uma moeda única para o Mercosul.
Os números também refletem o aumento de turistas internacionais no Brasil, a partir da reabertura de fronteiras entre os países criadas pelo governo anterior. Em 2022, de janeiro a novembro, dados da Polícia Federal, consolidados pelo Ministério do Turismo e Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) apontaram a chegada de mais de 3,1 milhões de turistas. Para título de comparação, nos últimos dois anos (2020-2021), sob os impactos da pandemia, o Brasil havia recebido 2,9 milhões de turistas internacionais.
TENDENCIAS 2023/24 PARA A HOTELARIA
Imagine se você pudesse saber dos movimentos importantes que vão impactar o mercado da hotelaria nos próximos anos? Para ajudar você a ficar sempre à frente dos novos cenários que estão surgindo, AQUI ESTÃO 16 mega tendências para 2023 e 2024. Existe um investimento massivo nos campos da previsibilidade em diversos mercados: finanças, tecnologia, ciência, entre outros. Na hotelaria, não deve ser diferente. No link acima demonstram-se cenários positivos e pontos de atenção que devem ser considerados em 2023/2024. Nesse material você encontrará o que se observou das últimas tendências, além de análises sobre panoramas futuros que o hoteleiro deve considerar para compor suas estratégias.
FLORIANÓPOLIS VISTA DO MAR
Finalmente Florianópolis passou a ter um serviço de qualidade, com restaurante e ar condicionado a bordo, para se curtir e conhecer Floripa embarcado. Trata-se do Kattamaram Floripa III que começou a operar turisticamente nesta quarta-feira, 01 de Fevereiro, com saída do Trapiche da Beiramar Norte. A embarcação foi construída em Foz do Iguaçu pela empresa Três Fronteiras Navegação e Turismo e chegou em Florianópolis/SC no último dia 8 de dezembro. Por 30 dias o Kattamaram III saiu de Foz do Iguaçu/PR e navegou por rios e mares de quatro países: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina. Mesmo enfrentando mau tempo, a embarcação demonstrou excelente estabilidade na primeira e longa viagem. “Escolhemos o estado de Santa Catarina para iniciar nosso projeto de expansão em litorais brasileiros. Construímos um Kattamaram, específico para Florianópolis. A embarcação vai fazer a rota na costa Norte e Sul.”
“Nosso objetivo é oferecer um novo atrativo para os visitantes da ilha e gerar emprego e renda aos moradores da região”, destaca o diretor-geral do Grupo Macuco Safari, Ademir Fernandes dos Santos. O Kattamaram III irá fazer passeio turístico, partindo do píer da Beiramar Norte. “Esta é a segunda embarcação construída pela empresa Três Fronteiras para passeios turísticos. A primeira navega nos rios de Foz do Iguaçu e o Kattamaram III vai fazer a rota na Baia de Florianópolis e demais ilhas comtemplando a fantástica Ilha da Magia,” explica a diretora-geral do Grupo Macuco Safari, Juliane Nunes. A embarcação tem capacidade para 250 pessoas e possui uma cozinha onde será produzido todo o cardápio de pratos que serão servidos no buffet do luxuoso restaurante climatizado. Também possui dois bares com todos os tipos de bebidas com e sem álcool, além dos drinks super instagramáveis feitos pelo barmans especializados. Um dos bares fica no deck superior, com música ao vivo, onde também se poderá dançar e confraternizar. Já o segundo deck é destinado para aqueles que querem contemplar a natureza, o pôr do sol, tomar um bom drink e curtir o passeio sem perder nenhum detalhe. O preço do passeio por pessoa, sem almoço é R$ 180,00. Com almoço R$ 240,00. Agora, se você é Manezinho da Ilha, mora na grande Florianópolis, leve teu comprovante de residência porque você tem 50% de desconto.
EXPO TURISMO PARANÁ
Os números positivos da comercialização dos estandes da Expo Turismo Paraná 2023 estão deixando a diretoria da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) satisfeita. Em apenas 12 dias úteis de comercialização, a contar da virada do ano, 20% dos estandes já foram vendidos. “O trabalho realizado no ano passado ainda está fresco na memória do trade turístico. Estamos trabalhando em novidades para a Expo Turismo Paraná 2023, visando não apenas atender as expectativas de nossos expositores, mas superá-las”, adianta o presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho. Já é possível listar os destinos internacionais Argentina e Uruguai como participantes do evento. As cidades do Paraná, Foz do Iguaçu e Maringá confirmaram presença, além dos estados brasileiros Rio Grande do Norte e Paraíba. As cidades da serra gaúcha também estarão na Expo: Bento Gonçalves, Gramado e Nova Petrópolis.
As operadoras de turismo estão buscando ainda mais proximidade com os agentes de viagens. Estão confirmadas na Expo Turismo Paraná: E-HTL, Jeans Tours, MG Travel, Viagens Corp e Viagens Promo. Entre os seguros e serviços de viagens, que tiveram um excelente 2022 após a fase mais grave da pandemia, já confirmaram presença a Coris e a One Time Seguros. Entre os serviços voltados para agências de viagens está a Easy Travel Shop. A MSC Cruzeiros, SkyTeam, Grupo GJP, Itá Thermas Resorts e Águas Ouro Fino encerram a lista da primeira quinzena de captações de 2023. Em 2022, o layout aberto da Feira agradou a todo o público presente e também colocou a Expo Turismo Paraná alinhada com os eventos internacionais do setor. A qualidade dos visitantes também chamou a atenção e permitiu que os expositores considerassem a feira como o principal encontro do trade turístico no Estado, chancelado pelas entidades do setor e prestigiado pelo público e autoridades.Mais informações AQUI.
BETO CARRERO WORLD & BIB’S
Se você é daqueles apaixonados por diversão e chocolate, precisa conhecer a loja exclusiva da marca Bib’s inaugurada no BCW. Na loja, além de ficar com muita água na boca, a gurizada aproveita para deixar a visita mais saborosa com as bolinhas crocantes que são sinônimo de diversão! São 15 sabores de Bib’s, sendo sete deles exclusivos: menta, banana, cereja, tutti-frutti, abacaxi, morango e 70% cacau. E tem tamanho pra todo tipo de fome já que são servidos em copos pequeno, médio e grande. Ideais pra bater perna no parque! A loja fica localizada na Estação João Alves de Queiroz, na área temática Terra da Fantasia. E pra facilitar ainda mais a localização, basta olhar pra cima e achar a Big Tower com seus 100m de altura, fica logo ao lado!!! A inauguração da loja Bib´s é uma parceria entre Beto Carrero World e a empresa gaúcha Neugebauer, a primeira fábrica de chocolates do Brasil, com mais de 130 anos de história. Mas bah, tchê, que baita novidade essa, hein?!! E pra completar essa doçura toda, tem também o mix de produtos Neugebauer, como Bib’s Sticks, Mu-Mu Kids, as barras 1891, chocolate Refeição, Stikadinho e Amor Carioca.
AEROPORTO DE REGIONAL DE CAÇADOR
Em reunião com o governador Jorginho Mello, o presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, e o 1° vice-presidente da entidade, Gilberto Seleme, pediram o apoio do governo do estado para melhorias no aeroporto de Caçador, cuja execução contará com a participação da prefeitura e do setor privado. A prioridade é a qualidade da pista de 1.875 mil metros, que é a terceira maior do estado. O encontro foi realizado na sede da FIESC, em Florianópolis, nesta última quarta-feira. No curto prazo, a entidade defende a execução de obras que darão maior segurança às operações, como recapeamento e sinalização da pista, considerando a extensão total de 1.875 metros x 30 metros de largura. O atual convênio entre o governo de SC e o município de Caçador prevê apenas ações para 1,2 mil metros de pista, mas para homologar toda a extensão dela é necessário fazer o recapeamento completo. O governo precisa entender que e são vetores de desenvolvimento. Somente em Caçador, 49% do PIB vem da indústria, que é uma atividade que exporta muito, especialmente o segmento madeireiro, que é forte na região.
Caçador precisa de investimentos. E o foco hoje é o aeroporto, que já teve diversas linhas áreas e, de repente, sumiram. Evidentemente basta ver os preços dos bilhetes aéreos cobrados pela GOL e Azul entre Florianópolis e Chapecó para se entender o porquê eles sumuram do mapa. As indústrias investiram em aeronaves particulares (hoje são 15), bem expressivo. Já para o turismo absolutamente nada. Além disso, o aeroporto também atende um polo regional ligado à saúde e aos transplantes. No encontro, a FIESC mostrou que o aeroporto de Caçador tem importante influência regional. Num raio de 120 quilômetros, ele abrange uma população de 1,2 milhão de pessoas, tem um PIB de R$ 48,8 bilhões (dados de 2020), a corrente de comércio totaliza US$ 2,1 bilhões (em 2021), tem 35,8 mil estabelecimentos que empregam 321,8 mil trabalhadores. Em 2020, a arrecadação de tributos federais somou R$ 3,8 bilhões e em 2021 a arrecadação de ICMS foi de R$ 1,3 bilhão. Além disso, Caçador possui posição estratégica nos acessos para as principais rodovias federais que cortam SC, como as BRs 470, 280 e 153.
VERTEDOURO ABERTO
A Itaipu recebeu no mês janeiro 65.925 turistas, visitação superior à de janeiro de 2022. Só no passeio Itaipu Panorâmica, o carro-chefe dos atrativos turísticos da binacional, o aumento foi de 39% em relação ao mesmo período do ano passado. O motivo: a abertura das comportas do vertedouro que, desde o dia 14 de janeiro, vem encantando os turistas. Na manhã desta quarta-feira (1º), as comportas vertiam 2.442 m³ de água por segundo. A previsão é que o vertedouro fique aberto por mais dez dias. A maior visitação foi justamente a do dia 14, quando o Complexo Turístico Itaipu chegou a fazer um esquema especial de ônibus, levando os turistas diretamente do Centro de Recepção de Visitantes até o Mirante do Vertedouro. Naquele sábado, passaram por Itaipu 3.438 visitantes. A segunda maior visitação diária foi no sábado posterior, no dia 21, com 3.198 turistas.
Entre os atrativos, a visita Itaipu Panorâmica continua sendo a grande escolha dos turistas. O tour que passa pelo Mirante do Vertedouro recebeu 52.434 turistas no primeiro mês do ano. Itaipu Especial, que inclui uma visita ao interior da usina, teve 7.205 turistas, seguido por Refúgio Biológico, com 4.089 e Itaipu Iluminada, com 2.197. A grande maioria dos turistas é de brasileiros, com mais de 62 mil visitantes. Entre eles, os moradores dos municípios lindeiros, ou seja, da região do reservatório da Itaipu, que somaram 9.754 visitantes, um aumento em 209% em relação a janeiro passado. Por estados, os paranaenses correspondem a mais de 26 mil visitantes, seguidos por paulistas, catarinenses, gaúchos, mineiros, entre outros. Também passaram por Itaipu 502 turistas.
INTERCÂMBIO NA EUROPA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
Leia ainda: Impossibilidade de viajar de avião aumentam demanda no turismo regional
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