VIAJAR PELO BRASIL
A toda hora recebemos em nossas caixas postais de e-mails, propagandas verdadeiramente enganosas de grandes operadoras oferecendo preços de passagens que nem de longe são baratas. Mas mesmo assim a gente vai conferir. Recebi agora pouco, desta vez da Decolar.com, “passagens promocionais” para Maceió. Quase R$ 8.000,00 apenas com mala de mão e hotéis duvidosos. Fui conferir o horário dos voos. O de ida levaria quase 10 horas e o de volta acima de 17 horas com três conexões. Das duas, uma: Ou eles acreditam que nesse universo tais passagens e tempo de viagem são espetaculares ou então, acreditam que já estamos completamente desmiolados.

O que é fato e, para isso basta dar uma olhada nos buscadores de voos e empresas aéreas internacionais, é que viajar para o exterior continua sendo mais rápido, facil e pelo menos a metado do valor do que viajar pelo Brasil. Não é à toa que o Chile aguarda uma invasão de brasileiros já a partir do carnaval, feriadões e a próxuma temporada de inverno/neve que promete ser intensa. Como a Argentina, um país fantástico para as férias invernos, mas que tem o monopólio da Aerolineas, cobra um absurdo pelas passagens e o tempo de voo também não é fácil e, além disso, não temos nunca a certeza que iremos viajar na hora e no dia aprazado. Mas mesmo assim, é mais barato do que viajar pelo Brasil em nossas férias, lamentavelmente.

É por essas e outras que, apesar das propagandas positivas das cias aéreas, a realidade é bem outra. Com os atuais preços, saem ganhando as empresas de ônibus que estão batendo recordes de vendas de passagens e destinos regionais, isto é, os turistas que estão viajando, descobrindo e redescobrindo seu próprio estado e estados vizinhos em viagens onde estão valendo ir mais de carro e ônibus do que de avião. Der um lado os preços abusivos das viagens aéreas que desistimulam levantar voo e do outro o gigantesco estimo e crescimento do turismo regional/rodoviário. Portanto, investir em viagens rodoviárias torna-se a opção mais rentavel e prazerosa. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são destinos muitíssimos procurados por turistas desses mesmos estados e por turistas nacionais e internacionais, no caso a região litorânea de Santa Catarina é servida de praias tranquilas e paraísos naturais em meio a cidades que mais parecem grandes centros urbanos. Fácil constatar isso nas estradas olhando aplaca dos veículos. Em resumo, passagens aéreas caras demais é o ingrediente perfeito para o turista se sentir tranquilo e seguro para viajar dentro do seu próprio estado e estados vizinhos com toda a família, o que de avião está sendo impossível.

TURISMO DOMÉSTICO

Tanto é verdade que, dentre os destinos mais buscados no metabuscador de viagens do Kayak, os brasileiros estão mais interessados em viagens domésticas ao longo de 2023. São Paulo continua sendo destaque dentre os mais buscados, ficando na primeira posição do ranking para o ano de 2023, seguido por Rio de Janeiro. Dos dez top destinos nacionais, oito estão no litoral brasileiro. Claramente indica que a elevação dos custos de viagens pelo aumento do preço do combustível das aeronaves, tenha pesado na escolha das viagens dos brasileiros. Quanto à variação do preço médio da passagem aérea, Salvador obteve a maior variação, 34% de aumento, na comparação entre 2023 e 2022, seguido por Maceió (24% de aumento na comparação 2023 vs 2022) e Fortaleza (23% de aumento na comparação 2023 vs 2022). Sendo assim, viajar por perto, de carro ou de ônibus está muito mais barato.
VIAGENS SUSTENTÁVEIS

Somando-se a tudo isso, um novo e importante relatório do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e do Grupo Trip.com, juntamente com a Deloitte, revela um aumento do apetite pelo turismo sustentável entre os consumidores, com 69% dos viajantes buscando ativamente opções de viagens sustentáveis. Neste relatório de monitoramento, o WTTC mais uma vez uniu forças com o líder mundial em serviços de viagens, Trip.com Group e suas principais marcas de consumo Trip.com, Ctrip e Skyscanner, com dados adicionais da Deloitte, para analisar tendências. & Turismo no ano passado e continuará a fazê-lo ao longo de 2023. O relatório, “Um mundo em movimento: mudando as tendências de viagem do consumidor em 2022 e além”, mostra que a sustentabilidade é um elemento-chave da agenda de viagens, com viajantes interessados em reduzir sua pegada de carbono e apoiar o turismo sustentável.

De acordo com uma pesquisa incluída no relatório, três quartos dos viajantes estão considerando viajar de forma mais sustentável no futuro e quase 60% escolheram opções de viagem mais sustentáveis nos últimos dois anos. Outra pesquisa também descobriu que cerca de três quartos dos viajantes de luxo estão dispostos a pagar mais para tornar suas viagens mais sustentáveis. No ano passado, após mais de dois anos de interrupções nas viagens, os viajantes deixaram claro que seu desejo de viajar está muito vivo. De acordo com o relatório, no ano passado, os consumidores estavam dispostos a esticar seu orçamento para seus planos de férias, com 86% dos viajantes planejando gastar a mesma quantia ou mais em viagens internacionais do que em 20193, com os turistas americanos liderando a lista como grandes gastadores.

Além disso, de acordo com o ‘Global State of the Consumer Tracker’ da Deloitte, no ano passado, mais da metade (53%) dos consumidores globais entrevistados durante o verão disseram que planejam ficar em um hotel nos próximos três meses. Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, disse: “A demanda por viagens está mais forte do que nunca e nosso relatório mostra que este ano veremos uma recuperação significativa. 2023 está definido para ser um ano muito forte para viagens e turismo. A sustentabilidade está no topo da agenda do viajante, e os consumidores destacam o valor que atribuem à proteção da natureza e ao viajar com responsabilidade”. Jane Sun, CEO do Trip.com Group, disse: “As viagens e o turismo são uma força poderosa que impulsiona a economia global, criando empregos, estimulando o crescimento econômico e tirando as comunidades da pobreza.”

CARNAVAL – R$ 8,1 BILHÕES

Cabe ressaltar que, o setor do Turismo deve movimentar mais de R$ 8,1 bilhões no país durante o Carnaval. Esta é a projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em levantamento divulgado nesta última quarta-feira (25.01). Se concretizado, o montante deverá ser o segundo maior já arrecadado dos últimos 11 anos, perdendo apenas para 2020, quando o volume das atividades chegou a R$ 8,47 bilhões. A cifra é 26,9% maior que o contabilizado no ano passado. Os segmentos de alimentação fora do domicílio, como bares e restaurantes (R$ 3,63 bilhões), transporte de passageiros (R$ 2,35 bilhões) e serviços de alojamento em hotéis e pousadas (R$ 0,89 bilhão) responderão por quase 84% de toda a receita gerada com o maior feriado do calendário nacional. Além destes, os empreendimentos de lazer, cultura e demais segmentos da cadeia turística representarão mais de R$ 1,3 bilhão para a economia brasileira.

EMPREGOS TEMPORÁRIOS

A festividade também criará empregos temporários para os brasileiros. A estimativa é de que sejam ofertados cerca de 24,6 mil vagas no período da folia. A maior parte delas deverão ser para o segmento de bares e restaurantes, com 4,4 mil oportunidades para cozinheiros e 3,45 mil para auxiliares de cozinha. Os profissionais da limpeza também serão requisitados, com a perspectiva de 2,21 mil vagas. De acordo com a CNC, “a maior quantidade de vagas temporárias durante o carnaval ocorreu em 2014, quando a proximidade do evento (em março daquele ano) com o Mundial de Futebol (em junho) estimulou a contratação de um contingente significativamente elevado de vagas”.

DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE

Com objetivo de fortalecer negócios da área do turismo, o Sebrae realiza, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa Turismo Futuro Brasil. A iniciativa vai aplicar a metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) em dez cidades do país. Já em andamento, o projeto selecionou 79 cidades inscritas para filtrar as finalistas que serão as dez a receberem a novidade. A partir da primeira quinzena de março, dois municípios de cada uma das cinco regiões do país serão selecionados para iniciar o projeto. Essa iniciativa reforça a importância de mobilizar políticas públicas para fomentar os negócios ligados ao turismo, composto por mais de 50 atividades e, historicamente, um dos maiores geradores de emprego em todo o mundo.

Um destino turístico inteligente, conceitualmente, é o local que gerencia processos de visitação de forma sustentável, se comprometendo a gerar experiências positivas tanto aos visitantes, quanto aos moradores da região. Entre as principais iniciativas que podem ser aplicadas estão a implantação de acessibilidade, acesso à internet em pontos estratégicos, facilitação no acesso de informações turísticas, criação de aplicativos de suporte aos visitantes, entre outras. Um destino turístico inteligente, conceitualmente, é o local que gerencia processos de visitação de forma sustentável, se comprometendo a gerar experiências positivas tanto aos visitantes, quanto aos moradores da região.

O processo dos Destinos Turísticos Inteligentes é muito inclusivo. Está sendo feito de forma integrada aos parceiros, respeitando a extensa região geográfica do nosso país e sua diversidade. Pretende-se unir as estratégias disponíveis, aumentar a competitividade dos destinos turísticos, melhorar a estadia dos visitantes, gerar emprego, renda e novos produtos para quem vive do turismo. É uma proposta totalmente centrada na sustentabilidade e no respeito às boas práticas de gestão. A iniciativa se destaca por ofertar suporte técnico e especializado para a cadeia econômica dos negócios turísticos. O conceito de destinos turísticos inteligentes traz um olhar inovador para a competitividade desses territórios, essencial para que superem os efeitos negativos da pandemia de forma sustentável. A parceria entre BID e Sebrae nasce justamente da necessidade de apoiar essa recuperação sustentável e resiliente dos destinos brasileiros, mas incorporando a ela a inovação.

O conceito de DIT foi criado pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas (SEGGITUR) da Espanha, baseado em alguns eixos norteadores tais como: governança, inovação, sustentabilidade, comunicação e marketing, segurança, mobilidade, acessibilidade e criatividade. Trabalha-se com as especificidades de cada região, fazendo estudos, diagnósticos e estabelecendo estratégias de atuação para cada município. Essas ações serão acompanhadas de perto, para potencializar os resultados. O edital completo com as informações do programa está disponível AQUI.

INTERCÂMBIO NA EUROPA

Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.

BELLA DA SEMANA – BIANCA KARINA

Ela é sapeca, meiga e safada. Não se engane por seu rostinho meigo, a ninfeta Bianca Karina é capaz de levar qualquer um ao delírio… “Sou fofa, simpática, safada”, afirmou Bianca Karina, a morena que levou os assinantes ao delírio durante a nossa live em dupla. Com um jeito de moleca, no melhor estilo lolita, durante o ensaio ela sensualiza, brinca, faz várias peripécias e entra no mar peladinha, como veio ao mundo! O ensaio inédito com Bianca Karina nua vai ao ar nesta quarta-feira (01), prepare-se! Faça parte do Bella da Semana e desfrute de momentos intensos com muito prazer! Assine agora clicando aqui.
Leia ainda: O Carnaval de Veneza no Castelo Saint Andrews encanta Gramado

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Enoturismo, segmento turístico que vem crescendo nos últimos anos
Chile se prepara para invasão de brasileiros para temporada de inverno 2023
Quase R$ 80 bilhões poderão ser gerados pela indústria do turismo nos feriadões
De passo em passo, avançamos penosamente para a grande sublimação que nos aguarda
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Com preços mais convidativos milhões de estrangeiros visitam os EUA
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023
O tempo, componente básico e fundamental da vida, eixo central da evolução