DEPOIS DO VALE PICANHA, VEM AÍ PASSAGENS AÉREAS A R$ 200,00
Após os consecutivos e gritantes fracassos do “pai dos pobres” com a sua picanha, preço dos combustíveis e tantas outras mentiras, agora o mesmo e nefasto desgoverno federal planeja um programa para disponibilizar passagens aéreas com preço reduzido. Pelo menos é o que prometeu o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Segundo ele, haverá bilhetes aéreos por R$ 200 dentro de um projeto que será focado nos aposentados, funcionários públicos e estudantes. Ainda segundo os portais, França afirmou que esta será uma “revolução na aviação brasileira” e que o “plano já está montado”. O que falta é o governo concordar.
De fato, deve ter gente que ainda acredita nesses discursos. Na real, a verdade é outra. Apenas pense! É papo furado de que o plano seria baseado em comprar a ociosidade dos espaços, com passagens de R$ 400 ida e volta de qualquer lugar do país. Para o dito ministro, que não entende nada do assunto, a taxa de ocupação média das companhias brasileiras chega perto dos 80%, ou seja, há outros 20% de assentos que não são ocupados. O plano seria baseado em comprar a ociosidade dos espaços, com passagens de R$ 400 ida e volta de qualquer lugar do país. Portanto, a bem da verdade, os petralhas adoram fazer festa com o dinheiro dos outros. Vai vender passagens para maior parte da população (aposentados, funcionários públicos, estudantes, ou melhor, para quem tem salário até R$ 6.800,00).
Enfim, estará transferindo dinheiro da população para as companhias aéreas. Preste atenção e entenda! As companhias aéreas possuem equipes especializadas para fazer baixar ou subir as passagens aéreas. Baixar é prejuízo. Lucro é objetivo. Então prepare-se você que votou nessa imundice, que já perdeu o emprego ou perderá, que está pagando para trabalhar por conta dos preços dos combustíveis…. enfim, você pagará mais está conta pois os bilhetes aéreos irão ficar bem mais caros. Só te resta fazer o L. Segundo Márcio, pessoas que integram estas fatias terão direito a duas passagens por ano (duas idas e voltas), ou seja, podendo ir acompanhado, que, ao ser somado, daria R$ 800, que ainda poderiam ser pagos em 12x de R$ 72. A estimativa é emitir 12 milhões de passagens aéreas anualmente. O desgoverno, que não consegue organizar a si próprio não entrará com nenhum tipo de subsídio, mas sim com a organização e os bancos, Caixa ou Banco do Brasil, que vão intermediar essa possibilidade. Provavelmente a nova medida será voar em pé, pagando apenas 50% desse valor.
PREÇOS DAS PASSAGENS
Ainda sobre a proposta/promessa costumeira do desgoverno, cabe ressaltar que no Fórum PANROTAS 2023, Abhi Shah, presidente da Azul, e Jerome Cadier, CEO da Latam, foram questionados: “Quando vamos pagar menos nas passagens aéreas?”. Ambos executivos não puderam dar uma data. Para eles: “Temos uma dificuldade tremenda de antecipar para onde vão os principais fatores de custo no próximo ano. O custo de operar no Brasil é muito alto. Precisamos ter crescimento econômico, gerar empregos e, consequentemente, poder de compra para que mais pessoas façam viagens aéreas”, afirmou Cadier. Na sua vez, Abhi Shah citou alguns motivos, para além da economia brasileira, que impactam atualmente no valor das passagens. Alguns são conhecidos, como o alto valor do combustível e a dolarização da indústria no Brasil, mas o presidente da Azul foi além e falou sobre custos de operação em certos destinos.”
De fato, o preço do combustível está 119% maior do que em 2019. A American ganha em dólar, teve ajuda do governo e paga combustível 20% mais barato do que nossas aéreas. E essas empresas são concorrentes diretas. Por isso é muito mais barato, rápido, fácil e rápido viajar para o exterior. Um grande desafio que as aéreas brasileiras têm que enfrentar. Todas as etapas e cadeias do combustível tem contribuição para o alto valor das passagens. “Combustível é produzido aqui e empresas estrangeiras pagam 20% a menos do que nós”, afirmou. Por último, um fator que Cadier e Shah demonstraram descontentamento com a quantidade (pequena) de brasileiros que viajam de avião (é muito caro voar no Brasil para qualquer destino). Somando-se a isso, o número e tempo das conexões. O consumidor de imediato percebe o quão inviável é. “O mercado dobrou. O mercado doméstico brasileiro vai ser maior em 2023 do que em 2019. Venderemos mais passagens aéreas. Mas se você olha o número de viagens por habitante brasileiro, temos uma média de 0,4 viagens anuais por pessoa. É muito pouco. Temos destinos. Brincamos que os brasileiros visitam mais Foz do Iguaçu do que Miami”, disse.
AGENCIAMENTO DE VIAGENS
Participe do primeiro ICCABAV de 2023, uma capacitação ON-LINE e GRATUITA, fundamental para os negócios de todas agências de viagens. O setor de Turismo possui constantemente atualizações e mudanças, por isso, é fundamental estar sempre atualizado. O Assessor Jurídico da ABAV Nacional, Dr. Marcelo Oliveira, irá responder às principais dúvidas dos agentes e apresentar atualizações do setor e dicas, em um treinamento dinâmico e muito importante para a saúde da sua empresa. O evento acontece no próximo dia 16 às 10hs. Inscreva-se gratuitamente e participe! As inscrições são abertas para todos os interessados. As vagas são limitadas, reserve a sua AQUI.
Falando nisso, o tema Agenciamento esteve presente nos dois dias do Fórum Panrotas, sendo a primeira palestra do evento conduzida por Valter Patriani, ex-presidente da CVC, onde contribuiu por 40 anos. Patriani falou da importância de sua trajetória como agente de viagens para a construção da sua empresa – que atualmente conta com mais de 2 mil funcionários e em 2021 faturou seu primeiro bilhão – e trouxe dicas que foram essenciais para o crescimento da construtora e são lições também para o setor do agenciamento, como: a necessidade de definir o seu produto (qual o seu consumidor? o perfil e poder aquisitivo do seu público?); o conhecimento da sua comunidade, ele explica dizendo que a venda é feita sobretudo com aqueles que estão ao seu redor, no seu bairro; e pôr fim a emoção que a compra do produto desperta, dizendo que são os detalhes que encantam e vendem.
“O agente de viagens é uma profissão que nunca vai acabar, ela é a mola propulsora que permite o crescimento do Turismo”, afirmou Patriani a todos os presentes. Ainda, a explosão que é a plataforma TikTok também foi tema de uma das palestras do Fórum Panrotas 2023, Claudia Figueiredo, líder de Indústria de Travel no time de negócios do TikTok, falou sobre a importância do setor do Turismo estar presente na rede social e trouxe os termos mais procurados pela comunidade de viagens. Sem dúvidas, a comunidade de Turismo é muito positiva e valoriza experiências alegres, por meio de vídeos de viagens divertidos, mas autênticos, que mostrem a realidade. No ano passado, a visualização de conteúdos de viagem no TikTok cresceu 73%. Foram mais de 6 bilhões de visualizações todas as semanas em vídeos relacionados ao tema.
O painel ainda apresentou as # mais buscadas pelos viajantes, vídeos com as #cruzeiros e #parquesdediversão contabilizam mais de 1 bilhão de visualizações; #aventura 2,5bi de views, #viajarbarato 650M, #viagememfamília 35M, #viagememcasal 12M de views e #viagemsozinha 19M. Além disso, termos como lua de mel, formatura e despedida de solteiro também são as principais comemorações pesquisadas para viagens. Dessa forma, inúmeras dicas de como as marcas podem produzir conteúdos relevantes na plataforma, destacando: conexão, mensagem e autenticidade como pilares essenciais. Confira todos os detalhes e números do painel em: Veja os termos mais buscados pela comunidade de viagens no TikTok. Mais informações com Linete Martins – 48 9 9129 5347 e Luiza Coan 48 9 8816 4376.
FESTIVAL INFLAMÁVEL DE CURTAS SUPER 8
Vem aí o Festival Inflamável Super 8, uma produção que cria a oportunidade de cineastas, artistas visuais e fotógrafos catarinenses serem selecionados mediante inscrição para uma oficina de realização de aproximadamente 20 curtas-metragens experimentais em Tomada Única de Super 8 que, depois da revelação e digitalização dos filmes, integram as sessões competitivas durante o evento de exibição. As sessões de exibições dos filmes experimentais em Super 8 e as premiações serão realizadas na sala de Cinema Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura. O Festival Inflamável chega à sua segunda edição com o patrocínio do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura e apoio do Museu Histórico de Santa Catarina e da Secretaria de Cultura do Município de Porto, Portugal. Durante o festival será oferecida uma oficina gratuita de “Manipulação Direta em Suporte Analógico – Reabilitando Imagens do passado”. O objetivo é trazer para o Festival Inflamável exemplos de realizações experimentais contemporâneas em Super 8. Para isso, também foi incluída uma seleção de curtas experimentais em Super 8 com chamada pública e seleção curatorial do Duo Strangloscope.
FLORIPA MOTO WEEK
Com previsão de 60 mil participantes, o Floripa Moto Week (FMW) vai movimentar a capital catarinense de 6 a 9 de abril. Entre as atrações, shows das bandas Raimundos, Ira!, Alta Voltagem e Firewall. Estão ainda na programação oficial Mauro Mamute, o DJ Victor Einstein e a banda gospel Salvah. Lendas do motociclismo, como Dauzelei Benetton, também confirmaram presença. Conhecido como o maior “harleyro do mundo”, Benetton traduz numa frase o que une cada um dos participantes: “Eu gosto tanto de motocicleta que quando vou fazer exame de sangue, já sei o resultado: 40% de gasolina, 40% de óleo e 20% de sangue. Isso é o que representa a motocicleta para mim”. Outra atração confirmada no FMW, a banda gospel Salvah. O evento terá espaços para MC (moto clubes) e MG (moto grupos) e duas praças de alimentação, sendo uma dos food trucks. A estrutura logística do Floripa Moto Week, foi planejada por especialistas, detalhadamente, para garantir a segurança e o conforto de todos. Os ingressos estão à venda no site Blueticket. Mais informações pelo fone (48) 98832-6521 ou no e-mail: floripamotoweek@gmail.com.
HACKATOUR – JORNADA DE INOVAÇÕES
A equipe “Airport Coders”, formada por estudantes de Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), conquistou a 10ª edição do Hackatour Cataratas. A maratona – que integra a programação paralela do Festival das Cataratas – foi realizada entre quinta-feira (9) e sábado (11). O time vencedor garantiu um prêmio de R$ 5 mil e fones JBL, além de terem apoio dos organizadores e parceiros para transformarem a solução em negócio. Além disso, as três melhores equipes poderão apresentar as soluções para o mercado durante a tradicional Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas, que acontece de 31 de maio a 2 de junho, em Foz do Iguaçu (PR). Em formato híbrido, o Hackatour Cataratas contou com a participação de times na modalidade presencial – na sede da Descomplica UniAmérica, em Foz do Iguaçu (PR) – e on-line, reunindo um número recorde de participantes: 170, provenientes de 9 estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pernambuco).
No projeto vencedor (Go Explore), os estudantes apresentaram um aplicativo mobile que visa a inserção de pequenas e médias empresas/negócios no mundo de turismo a partir da Inteligência Artificial. O grupo é formado por bolsistas do Instituto de Tecnologia e Liderança (INTELI) que cursam Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. “Estamos muito pensativos em colocar o projeto em prática, já que somos jovens ainda e temos um longo caminho pela frente. Ainda não processamos que conseguimos elaborar, documentar e apresentar tudo isso em apenas três dias”, conta os integrantes da equipe. “Ao longo da competição, desde a etapa da análise de negócios até o design e arquitetura, a ideia foi crescendo em nós. Então, saímos de lá apaixonados pelo projeto. Com certeza pensamos em aprimorar o conceito da solução, e se tudo der certo, colocar em prática”, complementam.
O Hackatour Cataratas foi marcado por uma frenética corrida contra o tempo para que os participantes pudessem apresentar as suas soluções e inovações para o mercado do turismo. Antes de entregarem os seus projetos, eles participaram de uma imersão de atividades – como visitas técnicas, palestras e workshops – para desenvolver os projetos com base em demandas previamente pesquisadas e validadas com empreendedores e investidores de todo o Brasil. Os inscritos também contaram com o fundamental apoio de mentorias de profissionais qualificados de diversas especialidades. O Hackatour Cataratas é uma realização do Instituto IDESTUR, com patrocínio master da Itaipu Binacional, patrocínio da Descomplica UniAmérica e apoio do Festival das Cataratas. O evento contou com a parceria estratégica do Grupo Cataratas, Visit Iguassu, Secretaria de Turismo do Paraná. Parque Tecnológico Itaipu, Sebrae e Turismo Itaipu, além do apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).
FESTITÁLIA
A 28ª Festitália apresentará ao público uma experiência completamente nova. “A Cultura está na Mesa”, cuja programação vai se voltar para a gastronomia, com as opções clássicas que remetem à Itália, com pratos contemporâneos inspirados numa das mais difundidas linhas gastronômicas do mundo. O evento acontecerá entre os dias 21 de junho a 2 de julho, de quarta-feira a domingo, em Blumenau (SC). Essa evolução no olhar do evento para a gastronomia é uma mudança de paradigma do evento, com o propósito é celebrar a Itália, valorizando a história e também olhando para o presente, para o estilo de vida que faz com que o país siga sendo referência em vários âmbitos. Na comida, isso será refletido com clássicos que o público do evento já espera, mas também com novidades: releituras de pratos, criações inspiradas nos pilares da gastronomia italiana atual e assim por diante.
O calendário de apresentações também foi ampliado para a 28ª edição. Serão 35 atrações culturais, que vão de grupos tradicionais de canto e dança a novas atrações. Nas sexta-feira e sábados, a partir das 23h, DJs e bandas conhecidas do público por animarem outros eventos apresentarão shows inéditos, voltados para a cultura italiana. No primeiro sábado (24), a partir das 20h30min, acontece a Noite de Máscaras, quando acessórios inspirados nos carnavais venezianos serão distribuídos para que o público entre na brincadeira. Esta será a segunda edição da programação temática. Já no domingo (25), uma atração inédita acontece no evento: um desfile temático, pela Rua Alberto Stein, em homenagem à imigração italiana no Vale do Itajaí. Ao mesmo tempo em que o evento passará por um movimento de modernização no formato e nas atrações, a intenção do Lira Circolo Italiano di Blumenau em manter a memória dos imigrantes será ampliada. Um memorial que celebra a história dos primeiros italianos que ajudaram a colonizar a região poderá ser visitado. Mais informações estão disponíveis AQUI.
TROFÉU NFINITO – BROCKER TURISMO
Tendências em turismo e tradições regionais movimentam Troféu Infinito da Brocker. Neste segundo dia de programação do Troféu Infinito da Brocker foi uma junção de passado, presente e futuro em uma experiência de imersão. O evento, que celebra os maiores vendedores da Serra Gaúcha junto ao Grupo Brocker, destacou as tendências em turismo e as tradições regionais. O dia começou com uma visita à Estagem La Hacienda, no interior de Gramado, onde o grupo de convidados foi recebido em um cenário rural, com pães caseiros assados em forno a lenha. Depois, houve um bate-papo com Carolina Sass de Haro, da Mapie, sobre as principais transformações no comportamento dos viajantes e as tendências para o setor de turismo. O almoço teve churrasco de fogo de chão e muita música tradicional, trazendo a identidade gaúcha para as experiências dos visitantes na região. De tarde, o grupo participou de um tour na Estagem La Hacienda, conhecendo a adega, os chalés e a casa da árvore do empreendimento. O evento proporcionou aos convidados uma pausa para relaxar saboreando drinks, interagindo com os animais e apreciando a paisagem do campo.
Desde a sua primeira edição, em 2006, o Troféu Infinito celebra os maiores vendedores da Serra Gaúcha junto a Brocker Turismo, colocando-os no ranking dos TOP 10 do Troféu para receber a homenagem. A premiação adquiriu reconhecimento em todo o trade nacional, como celebração e fortalecimento de laços com os maiores players do Brasil, entre operadoras, OTA’s e o mercado MICE (organizadores de eventos).
Leia ainda: Desgoverno institui o retorno da exigência de vistos para turistas
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Em alta e com grandes opções o turismo de negócios e eventos
Ante a excessiva materialidade do ser humano, a nova era é um paraíso teológico impossível
Conselho Mundial de Viagens e Turismo – Perspectivas positivas para 2023
2022 teve um faturamento de R$ 93,6 bilhões em viagens corporativas
Massoterapia Tântrica, sistema completo de tratamento para expansão da sensibilidade
BNT Mercosul receberá trade de turismo em novo centro de eventos
Estado de Santa Catarina volta a ter Secretaria de Turismo
Trade de turismo supera ganhos e criará mais 84 mil empregos
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.