FESTURIS GRAMADO 2023
O período das inscrições gratuitas para os agentes de viagens e para os guias de turismo participarem da edição mais esperada do Festuris se encerra no dia 15 de outubro. A Feira Internacional de Turismo de Gramado ocorre de 9 a 12 de novembro no Serra Park e o credenciamento pode ser realizado AQUI. A edição deste ano conta com mais de 2.700 marcas em exposição, 40 destinos internacionais representados na feira e espera receber mais de 15.000 participantes. O grande evento de negócios turísticos das Américas, há mais de 30 anos, é reconhecido pelo trade como o evento mais visado para efetivar negócios e ampliar a rede de contatos.
Vale ressaltar que os agentes e guias terão preço especial no maior palco de conteúdo do turismo da América Latina. No Meeting Festuris, esses profissionais pagarão R$170,00 para terem acesso às palestras com renomados nomes do mercado, como Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig & Poloni, Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó, Dado Schneider, criador da marca Claro, Aldo Leone, presidente da Agaxtur Viagens, Tia Iara, fundadora da Tia Iara Turismo, entre outros grandes nomes. O Festuris – Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9.
Pela manhã dos dias 10 e 11, a programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. No período da tarde, ocorre a Feira de Negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia. O evento encerra, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19h. Ao longo do dia, muito networking, mentorias e experiências. No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região. O Festuris conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto. O Hospital Pompéia assina como assistência médica oficial do evento.
TURISMO PELO BRASIL
Falando nisso, graças as iniciativas privadas, o volume de receitas do turismo deverá encerrar 2023 com faturamento real de R$ 458 bilhões, um avanço de 8,8% em relação a 2022. A maior quantidade de feriados prolongados no ano deve contribuir para o aumento do nível de atividade do turismo. Cada feriado ou ponto facultativo prolongado tende a injetar 2,1% no volume anual de receitas. Nesse sentido, a receita real das atividades turísticas pode ser positivamente impactada em até R$ 48 bilhões – valor correspondente ao faturamento de 40 dias do setor. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O volume de receitas de julho chegou a R$ 41 bilhões, o maior da série histórica, iniciada em 2012, para o mês. Descontada a inflação, houve alta de 7,8% em relação a julho do ano passado, e foi a quinta variação positiva mensal em 2023. A CNC divulgará o Panorama do Turismo, contendo mais informações relevantes sobre as atividades do setor.
“Essa capacidade de regeneração é um dos motivos pelos quais o setor de serviços e, em particular, as atividades turísticas, foram muito importantes na retomada da atividade econômica do pós-pandemia”, aponta o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Ele lembra que há exatos três anos o turismo registrava perda de quase dois terços de suas receitas mensais. O que poderá fazer desandar tudo é o constante e significativo aumento das passagens aéreas. Não é à toa que o transporte rodoviário tem avançado também em ritmo acentuado, com aumento de 8,4% em junho, puxado pelo maior fluxo de automóveis particulares (alta de 9,8%), de acordo com acompanhamento mensal da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Momento mais do que ideal para que cresça exponencialmente o turismo dentro de cada estado e regiões próximas vizinhas, com distância entre 300 a 1000 km de distância, desde que os empreendimentos hoteleiros invistam em feiras de turismo e marketing. A hora é agora de faturar esse público ávido por viagens em feriadões e as próximas festas de final de ano, além, logicamente das próximas férias de janeiro e carnaval.
A projeção da CNC é que sejam criadas 165,2 mil vagas de emprego no setor em 2023. Nos 12 meses contados a partir de julho do ano passado, houve alta de 5,9%, com destaque para os segmentos de serviços culturais, que tiveram alta de 16,9%; de aluguel de veículos, que cresceu 13,2%; e de bares e restaurantes, com acréscimo de 7%. Já a inflação sobre as atividades turísticas nos 12 meses encerrados em julho foi de 5%, com as maiores altas nos preços de hospedagem (14,2%), dos pedágios (11%) e dos pacotes turísticos (8,2%). Houve queda de 4,4% nos valores pagos pelo transporte por aplicativo e de 2,5% nas casas noturnas.
CASTELO SAINT ANDREWS
O Castelo Saint Andrews, um dos hotéis mais luxuosos do país, localizado em Gramado, está constantemente em busca de inovação para atender as expectativas dos clientes mais exigentes. O hotel tem como política a garantia de exclusividade, sofisticação e requinte, reunidos em um empreendimento com arquitetura inspirada nos castelos escoceses, com qualidade de experiências e a satisfação dos clientes. O Castelo Saint Andrews também busca estimular o desenvolvimento sustentável local, através da satisfação da comunidade, colaboradores, fornecedores, acionistas e a sustentação dos meios de produção e serviços. Em concordância com essa metodologia, a partir de agora o hotel vai se adequar a um dos temas mais atuais a nível mundial, que é a Gestão de ESG, baseada no modelo de excelência internacional ISO. O modelo já é aplicado em alguns países de primeiro mundo e no Brasil o Saint Andrews será um dos primeiros hotéis a adotar suas práticas. A sigla ESG é a tradução do inglês “Environmental, Social and Governance” que significa Ambiental, Social e Governança, o que engloba todas as ações econômicas, sociais e ambientais das empresas com seus clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros, ou seja, como ela age em todos os âmbitos da comunidade que está inserida.
Quem conduz o projeto de ESG no Castelo Saint Andrews é a GESCAP (Gestão e Capacitação de Alta Performance), empresa especializada no assunto, sediada em Gramado. Com vasta experiência em excelência em gestão no ramo industrial, hoteleiro e de entretenimento, os sócios da empresa Rafael Chaves e Vicente Atz são membros da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e fazem parte da delegação brasileira da ISO de turismo sustentável. Inclusive participam da criação de normas ISO relacionadas a turismo sustentável que são discutidos com vários países anualmente. Neste ano, a conferência foi realizada na Espanha. Segundo os proprietários da GESCAP, a aplicação deste modelo de gestão traz muitos benefícios para a organização, como aumento do valor da marca, ganho de reputação, padronização de todos os processos de excelência com treinamento dos colaboradores (retenção de talentos), maior destaque nas plataformas de vendas, aumento considerável de satisfação de clientes, fornecedores e parceiros e melhoria no desempenho financeiro. Os resultados começam a surgir já nos primeiros meses, através da capacitação da equipe nos processos padronizados, interferindo diretamente na experiência do hóspede.
PASSAGENS AÉREAS MAIS CARAS
Por conta das passagens aéreas estarem caríssimas aqui no Brasil, o turista brasileiro tem gastado fortunas no exterior, cujos destinos são muito mais baratos de voar. Exemplo disso é que tivemos um primeiro semestre relativamente de grande crescimento a nível de receitas, com quase 100% a mais de gastos em relação aos anos anteriores em Portugal. Este é o reflexo do novo momento do Turismo de Portugal. Hoje existem 400 mil brasileiros vivendo em Portugal, além de existirem centenas de milhares de brasileiros com passaporte europeu. Então, os números, mesmo que em crescimento, não são bem esses. Está bem acima de 2022. “Como a aviação, os voos cresceram 13% no primeiro semestre em relação a 2019, além de uma ocupação de 92%. Ou seja, há mais aviões que estão com ocupação máxima e, para ajudar tem o grande sucesso do stopover da TAP, relançado em fevereiro deste ano. A TAP confirmou que o programa já superou o esperado.
TURISMO EM FOZ DO IGUAÇU & FESTIVAL DAS CATARATAS
A CCR Aeroportos, concessionária encarregada da gestão do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, recentemente anunciou um importante investimento de R$ 270 milhões. Com a previsão de conclusão até o final de 2024, o projeto visa expandir a capacidade do terminal. Segundo Paulo Angeli, criador do Festival das Cataratas e Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (Comtur): “Estas melhorias chegam em um momento oportuno, já que as adaptações na pista de pousos e decolagens podem acelerar o processo de homologação da extensão da pista – a maior do Sul do Brasil – realizada em 2021. Além disso, é importante destacar que esse projeto resultará na criação de aproximadamente 250 empregos diretos. Somado a isso, os investimentos em marketing realizados pelo destino no pós-pandemia nos dão a convicção de que o aumento de demanda será substancial e que a malha aérea, hoje deficitária, será fortalecida com mais voos.”
De fato, uma vez concluídas essas intervenções, a capacidade do aeroporto aumentará de 2 mil para 2,6 mil passageiros por hora, permitindo a operação simultânea de mais aeronaves. Isso representa um marco importante na direção do cumprimento das ambiciosas metas delineadas no Plano Diretor do aeroporto, aprovado em 2016 pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No documento, a previsão inicial era que até 2019 o terminal estaria preparado para atender até 5 milhões de passageiros por ano. Este número aumentaria para entre 7 e 10 milhões até 2029 e culminaria, na última fase do plano, em 19 milhões até 2039. O documento, contratado pelo Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), foi elogiado na época, mas as metas ainda estão longe de serem atingidas. Alcançou-se 2,4 milhões de passageiros em 2018 e aí permaneceu: “Porém, é importante ressaltar que ninguém poderia prever o surgimento de uma pandemia nesse meio-tempo, que causou perdas de vidas e impactos severos na economia global. O momento nos enche de esperança, uma vez que Foz do Iguaçu tem todas as características para se tornar um hub regional do Mercosul. Possuímos um aeroporto moderno, atrações internacionais e uma crescente demanda de turistas de todos os lugares. Que nosso lema vitorioso nos inspire, afinal, somos o Destino do Mundo”, conclui.
HOTÉIS DE JOINVILLE & JOGOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS
Equipes dos 22 hotéis de Joinville contratados para hospedar os participantes dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2023, que acontecem de 8 a 21 de outubro, participaram do “Workshop Bem Receber JUBS – Estratégias de hospitalidade para grandes eventos”. A capacitação aconteceu na segunda-feira (25/9), e foi realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), entidade organizadora do JUBs, com apoio do Ministério do Esporte, da Prefeitura de Joinville e do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB).De acordo com o gerente de Logística da CBDU, Paulo Souza, o programa Bem Receber JUBs foi bem apresentado aos hotéis de Joinville que se mostraram entusiasmados a colocar em prática todas as dicas de marketing de serviços sugeridas. Durante o campeonato, o Bristol Sabrina Hotel vai hospedar 220 atletas, o que representa 95% da sua ocupação. O programa Bem Receber JUBs tem o objetivo de capacitar os hotéis para atender aos atletas da competição, com práticas de hospitalidade e marketing de serviço, com base no perfil do aluno atleta e com foco em mostrar o melhor que a cidade sede o campeonato tem a oferecer. O programa conta com 10 passos de ações programadas para otimizar os serviços de hospedagem, contemplando desde o check-in do atleta no hotel, convivência em áreas comuns, café da manhã até o momento do check-out. Sempre com o objetivo de superar a expectativa desse visitante na cidade.
PLATAFORMA VIRTUAL
Falando nisso, O turismo de Joinville acaba de ganhar duas ferramentas de promoção dos atrativos da cidade. Uma delas é a plataforma Visite Joinville Virtual que possibilita às pessoas conhecerem virtualmente pontos turísticos da cidade. O plataforma pode ser acessada AQUI. Com o auxílio de uma assistente virtual, qualquer pessoa tem acesso às informações em quatro línguas diferentes, além do português. O serviço tem tradução para libras, inglês, espanhol e alemão. E inicia com o visitante sendo recepcionado no pórtico da cidade e podendo escolher entre temas como a história do município, atrativos culturais, rurais, áreas verdes, turismo náutico, rotas turísticas, gastronomia e cervejarias, hospedagem e eventos. plataforma virtual e o vídeo de promoção turística são resultados da ação desenvolvida pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, viabilizados por meio do convênio com a Prefeitura de Joinville.
Outra novidade é vídeo de promoção da cidade. Com imagens e trilhas que transmitem sensação de movimento, a ideia é mostrar esse novo momento que a cidade vive. Com o tema “Joinville é”, o telespectador conhece uma cidade de música, cultura, dança, diversão, gastronomia, beleza, tradição, história, paisagens naturais, hospitalidade, tecnologia, negócios, grandes eventos, esporte, e experiências. A plataforma virtual e o vídeo de promoção turística são resultados da ação desenvolvida pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, viabilizados por meio do convênio com a Prefeitura de Joinville. “Para nós é muito importante estar em parceria com a Prefeitura nessa caminhada, pois reflete diretamente no setor. A gente acredita que um destino turístico consolidado atrai mais eventos e consequentemente, movimenta a economia da cidade, contribuindo com o desenvolvimento econômico de Joinville”, ressalta o presidente do Joinville Convention Bureau, Giuliano Rodrigo de Mello.
ROCK’N CAMERATA & FLORIPA AIRPORT
Neste último domingo, 1º de outubro, a Camerata Florianópolis apresentou, gratuitamente, o espetáculo Rock’n Camerata, no Floripa Airport. O evento celebrou os quatro anos de inauguração do aeroporto com uma pegada solidária, no Boulevard 14/32, a partir das 18h30. O público contribuiu com 1 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Tapera. O espetáculo contou com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e foi concebido pela empresa Companhia de Produção. Além do show da orquestra, os viajantes que pousarem em Floripa nos próximos dias serão recepcionados com um bombom Kopenhagen. E no dia 7 de outubro, das 14h às 17h, os amantes da aviação poderão realizar o tour “Floripa Airport especial com Papo de Aeroporto”, guiado por Rafael Castro – um dos mais respeitados influenciadores do Brasil, quando o assunto é aviação, turismo e aeroportos.
ROCK’N CAMERATA
O projeto Rock’n Camerata, que completa 15 anos em 2023, é um dos maiores sucessos de público da orquestra, com centenas de apresentações bem-sucedidas em diversas cidades do Brasil, sempre atraindo multidões aos concertos ao ar livre, teatros e casas de shows. Além dos músicos da orquestra sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, estarão no palco a banda Brasil Papaya Instrumental e os vocalistas Rodrigo “Gnomo” Matos, Dudu Fileti e a soprano Carla Domingues. Os arranjos são de Alberto Heller, e a produção executiva do espetáculo é de Maria Elita Pereira. A Camerata Florianópolis já havia se apresentado uma vez no Floripa Airport, no evento de inauguração do novo terminal, ao lado do Dazaranha, num show que recebeu cerca de 2 mil pessoas, em setembro de 2019.
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