REFORMA TRIBUTÁRIA EM PROL DO TURISMO
G20 do Turismo lançam manifesto – Reforma Tributária em prol do Turismo. Abav, ABIH, Abear, Abeoc, Abracorp Braztoa, Clia Brasil, FBHA, Avirrp, Fohb, Resorts Brasil, e mais entidades lançaram um manifesto sobre a necessidade de Reforma Tributária em prol do Turismo. Isto porque, a reforma tributária pode deixar o setor de Turismo, Eventos e Viagens de fora da isenção ou da alíquota reduzida, o que iria afastar o Brasil de concorrer com outros grandes destinos internacionais. Do jeito que está, a proposta da Reforma Tributária aumentaria de 8% para 25% a alíquota das atividades turísticas.
Não é de hoje que a Reforma Tributária está pautada no G20 do Turismo. Neste momento, os esforços estão totalmente voltados para a inclusão do Turismo na lista das atividades com alíquota reduzida. É o que diz o presidente do Conselho da Braztoa, Fabiano Camargo. “A atual proposta apresentada na Câmara dos Deputados pretende a criação de imposto único e unificação de alíquotas, o que aumentará a carga tributária do setor, podendo chegar a mais de 100%. Este índice, ao nosso ver abusivo, afasta o Brasil de ser um destino competitivo para o turismo e dificultará ainda mais o avanço do nosso setor”, disse ele. Segundo o manifesto, “A Reforma Tributária carrega duas promessas essenciais ao Brasil: simplificação tributária e não aumento de impostos. A proposta é que o país adote um imposto sobre valor agregado (IVA), em linha com a média mundial, modernizando nossa economia. Porém, o setor de turismo e eventos, através das diversas associações que o representam e assinam esta carta, precisa trazer suas preocupações relacionadas à Reforma que está em andamento.”
PIB BRASILEIRO
O setor de turismo representa cerca de 8,1% do PIB brasileiro, com R$ 238,6 bilhões de receita bruta, é também um dos maiores empregadores, com 7,4 milhões de empregos diretos. Tudo isto com baixo impacto ambiental, promove nossa cultura e patrimônio e apoia a preservação do meio ambiente. Tudo isso de modo descentralizado, nos vários cantos do Brasil, levando desenvolvimento regional por meio da geração de emprego e renda. A proposta de Reforma Tributária apresentada pelo Grupo de Trabalho, pode aumentar drasticamente a carga tributária do setor de Turismo e Eventos e inviabilizar a competitividade internacional do Brasil no setor, destruindo emprego, renda e arrecadação de impostos, de forma que o turismo, como boa parte do setor de serviços, é intensivo em mão de obra. A essência do mesmo está nas pessoas e na hospitalidade que se oferece aos clientes. E, infelizmente, estes valores não são considerados “créditos” na reforma. Pelo contrário, pelo texto atual, quanto mais empregos gerados, mais impostos serão cobrados. É previsto um aumento de alíquota de 8,65% para 25%, mesmo considerando as demais alterações, o que representa um aumento de custo de 153%, segundo dados da CNC.
Sendo assim, este cenário, se concretizado, pode ter um impacto catastrófico, inviabilizando muitas operações no setor de Turismo e Eventos, fazendo com que o consumidor também seja onerado e ainda causando impactos negativos no desenvolvimento das atividades e das localidades que dependem do turismo. Para efeitos de comparação com o cenário mundial, observa-se que em diversos locais, especialmente nos países que enxergam o Turismo como atividade central para o desenvolvimento, tais como França, Espanha, Itália, Inglaterra, México, Tailândia, a alíquota do IVA é reduzida para as atividades turísticas. Nestes locais, o setor não paga mais de 10% de IVA e, em vários, os turistas estrangeiros são isentos. No Brasil, projeta-se uma alíquota de 25%. Diante disso, como seremos competitivos no cenário internacional, fortalecer o desenvolvimento do turismo nacional, atrair turistas internacionais e investidores com o triplo de carga tributária?
ATAQUES AO TURISMO
Como se não bastasse o socio desleal que é o próprio governo, aliás, desgoverno atual, um estudo intitulado de “State of the Internet: Análise de tendências de ameaças no setor de comércio” revelou que o setor de comércio na América Latina sofreu mais de 200 milhões de ataques. O relatório da empresa Akamai Technologies revelou ainda que o comércio no turismo e no varejo foram vítimas de mais de 14 bilhões de ataques a aplicações Web e APIs em todo o mundo, devido à natureza financeira de suas operações e as valiosas informações. Helder Ferrão, gerente de Marketing de Indústrias para a América Latina, analisa que esse cenário se deve em grande parte à digitalização contínua do setor e o grande número de vulnerabilidades existentes para serem exploradas pelos cibercriminosos. “O crescente processo de integração entre diferentes plataformas de fornecedores e parceiros, que visam otimizar e tornar mais eficiente as operações destas empresas, serve ainda como um fator de aumento de risco para as organizações”, disse.
De forma simplificada, APIs (Application Program Interface) funcionam como uma “via” que conecta sistemas de fornecedores, parceiros e outros terceiros, permitindo a integração e troca de informação entre eles. Um exemplo tangível de como funcionam as APIs é a possibilidade de utilização do login de uma rede social para acessar contas em outros sites, aplicativos ou sistemas. Dessa forma, o usuário não precisa preencher seus dados novamente quando quiser acessar sua conta em um local novo. No caso das aplicações Web, elas são executadas pelos clientes dentro dos sites do e-commerce, através de um navegador (por exemplo Google Chrome, Microsoft Edge e Firefox) que consegue proporcionar uma experiência ao usuário bem similar a dos aplicativos. Além disso, o armazenamento das aplicações Web geralmente é feito na nuvem. “As aplicações Web e APIs são bastante usadas no setor de comércio para impulsionar os negócios e, por isso, atraem diversos tipos de ataques. As interfaces das API’S estão sujeitas a vulnerabilidades como dificuldades de autenticação, negação de serviço e bots, além de ataques volumétricos; enquanto um ciberataque pode expor as aplicações Web à roubo de informações cadastrais ou financeiras de clientes e interrupção no funcionamento de um e-commerce, principalmente pelo fato de essas aplicações serem armazenadas em cloud”, complementa Ferrão.
Quando o assunto é ataques de phishing, os varejistas continuam sendo um dos principais alvos de fraudadores, que se fazem passar por sua marca e até usam seus logos oficiais para aplicar os golpes em clientes desavisados. De acordo com o relatório da Akamai, também no primeiro trimestre de 2023, o comércio foi o segundo setor mais atacado por campanhas de phishing, concentrando mais de 30% das investidas e ficando atrás somente do setor de serviços financeiros. “Nosso relatório detectou e explicou diversas ameaças cibernéticas, de forma a ajudar líderes e times de TI a entender as tendências de ataques. Algumas práticas básicas e recomendadas para se prevenir são integrar ganchos de segurança no pipeline do modelo DevSecOps, ativar o bloqueio e atualizações automáticas de regras e trabalhar com parceiros de negócios confiáveis para implementar as soluções de cibersegurança mais adequadas para cada organização”, finaliza Helder.
Não é à toa que às mídias sociais, principalmente Facebook e Instagram estão infestadas de páginas falsas, oferecendo passagens, hotéis, pousadas, sorteando refeições, diárias e tudo quanto é tipo de promoções fakes e, os desavisados caem mansamente. Para este jornalista, a principal dica é nunca usar essas mídias para autenticar qualquer tipo de compra. Em hipótese alguma. Crie a sua própria conta e senha no site oficial da empresa, após verificar se a mesma é de fato real. Além nisso, nas suas mídias sociais, atualiza para verificação em dois fatores, via SMS e WahtsApp, além do teu próprio e-mail.
TURISMO NO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
O Parque Nacional do Iguaçu recebeu, no primeiro semestre de 2023, o total de 855.382 visitantes. O número é 54% maior que o de 2022, na recuperação do turismo, e representa 94% do mesmo período de 2019, melhor ano de visitação da história e anterior à pandemia. A visitação do mês de junho em 2023 foi o melhor de todos os tempos, com 124.118 pessoas. Crescimento de 45% comparado com 2022, com 85.591 visitantes, e superou a visitação mensal de 2019, até então o melhor registro do mês e anterior à pandemia, com 123.533 turistas. No primeiro semestre do ano o número de brasileiros aumentou de 464.746 em 2019, para 486.103 em 2023, resultando em um crescimento de 4%. Já no mês de junho os brasileiros representam 54% da visitação do período, com 67.485 visitantes. Enquanto que entre os estrangeiros foi registrado o número de 56.633 pessoas neste mês, movimento menor do que o período de 2019, quando o parque recebeu 56.973 visitantes, de 112 países.
NACIONALIDADES
Nos seis primeiros meses de 2023, das 131 nacionalidades que mais visitaram as Cataratas do Iguaçu, a lista dos países é formada por Brasil, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, França, Alemanha, Chile, Espanha, Uruguai, Inglaterra, Peru, Israel, México, Itália, Canadá, entre outros. Foram visitantes do mundo que elegeram as Cataratas do Iguaçu uma das “Principais Atrações do Mundo” pelo Travelers’ Choice 2023 – Best of the Best, do TripAdvisor. A Maravilha Mundial da Natureza divide a lista com atrações como o Coliseu de Roma (Itália), a Torre Eiffel (França), entre outros. As avaliações também garantiram a primeira colocação na América do Sul. O maior conjunto de quedas-d’água do mundo, localizado no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira entre Brasil e Argentina, já figura há anos no TripAdvisor, na preferência dos viajantes. É o terceiro ano consecutivo que recebe o título entre os principais do mundo.
CATARATAS DO IGUAÇU
Quem planeja visitar as Cataratas do Iguaçu no mês de julho contará com atendimento reforçado. Do dia 8 a 23, a unidade de conservação abrirá mais cedo, às 8h, funcionando até às 16h diariamente. A visitação pública será ampliada para garantir mais comodidade a todos os visitantes nesta época do ano. Para viver essas experiências é preciso organizar-se e comprar o ingresso on-line para visitar o Parque Nacional do Iguaçu com antecedência. Os ingressos são com agendamento por horário e data, marcando a entrada para realização do passeio. A visita na Maravilha Mundial da Natureza é diferente neste período mais frio. A dica é preparar-se: separe o casaco para as temperaturas mais amenas dentro do parque. É recomendado o uso de tênis para caminhada e roupas de inverno confortáveis. Indispensável o uso de protetor solar, porque, apesar do clima gelado, o Sol está presente e é preciso prevenir-se. Em relação à paisagem do Parque Nacional do Iguaçu, nesta temporada algumas árvores ficam com menos folhagem, garantindo uma visão mais limpa das quedas. O arco-íris está sempre presente, com intensidade nas cores nos dias ensolarados. A vazão pode ficar acima da média, com a regularidade das chuvas no Rio Iguaçu. É uma vista encantadora para quem visita. Bem perto das quedas – Para viver o maior conjunto de quedas-d’água do mundo com mais intensidade, o passeio de barco do Macuco Safari chega bem próximo das Cataratas, até o visitante levar um banho. Prevenindo-se do frio na estação, a aventura pelas águas do Rio Iguaçu tem a opção seca, ainda assim garantindo um novo ângulo da experiência.
FÉRIAS NO CHILE
Graças aos voos da Sky, diretos e de baixo custo (Lows Costs), a procura por passagens aéreas para o Chile neste mês de julho teve aumento de 187%, em relação ao mesmo período do ano passado. É o que diz um levantamento da Maxmilhas. Vizinho ao Brasil, o Chile é uma ótima opção para quem deseja conhecer a neve, pertinho de casa, e com preços mais baixos, mesmo na alta temporada. As atividades têm se destacado tanto que, ainda de acordo com os dados da Maxmilhas, houve um aumento de 80% em hospedagens em cidades com foco no turismo de frio. São elas: Santiago e Puerto Varas (Chile). Apesar do primeiro lugar da lista ser ocupado por Santiago, destaca-se Bariloche como a cidade sul-americana mais conhecida para a prática de esqui, com a famosa estação de Cerro Catedral. Esses destinos oferecem estações de esqui bem equipadas, que são verdadeiros centros de entretenimento, com restaurantes, hotéis, vida noturna e até cinema. Além das estações, o turismo de inverno no Chile também reserva experiências em meio à natureza, como passeios guiados, visitas aos parques nacionais, teleféricos e ambientes temáticos.
FESTIVAL TRESCO GOURMET
Depois do sucesso da primeira edição, realizada em 2022, está confirmada a 2ª edição do Festival Tresco Gourmet. Será nos dias 18, 19 e 20 de agosto, na Praça Affonso Saul, no Centro de Três Coroas, com entrada gratuita e aberto ao público de todas as idades. A proposta é oferecer uma experiência incrível com o melhor da gastronomia de Três Coroas. Seguindo os moldes da primeira edição, o evento oportunizará ao público conhecer, experimentar e aprender sobre a culinária, cultura e sabores do mundo, com pratos especiais preparados por restaurantes, docerias e cervejarias locais. Com organização da Associação Desportiva e Cultural de Três Coroas (ADEC) e apoio da Prefeitura de Três Coroas, o evento busca valorizar a produção trescoroense e ainda fomentar o turismo na Cidade Verde. Além de provar diferentes pratos e atividades relacionadas à gastronomia, haverá programação cultural nos três dias de evento. A lista de estabelecimentos participantes e as atrações artísticas serão divulgadas em breve.
BELLA DA SEMANA – LUIZA TOMAZIO
Finalmente chegou a hora de apreciar o ensaio com a ninfeta ruiva Luísa Tomazio para a Bella da Semana! Aqui está a ruiva que vocês estavam ansiosamente esperando! A gauchinha Luísa Tomazio posou para o Bella da Semana estrelando uma live de tirar o fôlego (deixando os assinantes completamente hipnotizados). Com seus longos cabelos cor de fogo, corpo perfeitamente pintado com sardas, essa ninfeta tem tudo para fazer parte do nosso time de favoritas. A Live 4K também vai estar disponível. Aproveite para assistir takes exclusivos, captados em câmera profissional com muito mais closes e qualidade. Nosso ensaio inédito com a ruiva Luísa Tomazio já está no ar. Faça parte da maior revista masculina do Brasil e aprecie todas as musas do site! São centenas de vídeos, fotos, lives 4K e ensaios produzidos em cenários tentadores com muita sensualidade.
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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
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