Dia a dia cresce nas nações super desenvolvidas da Terra a busca por aditivos químicos que libertem o ser das agonias que o torturam.
Esmagado por exigências gritantes, que o torturam na ânsia de galgar o pináculo da fama ou da prosperidade material, fez-se artificial nas atitudes e insensível nos sentimentos.
A insônia consome milhões de indivíduos a cada noite.
A ansiedade asfixiante devasta a saúde de outros milhões.
Sobrecarregados de serviço, incapazes de administrar ou manter a própria paz interior, se veem atingidos por ferinos espinhos de inquietação e impaciência, tentando administrar uma agenda ingovernável.
Drogas variadas, desde muitas décadas, passaram a ser consumidas por homens e mulheres, sedentos em localizar um oásis de calmaria em meio ao turbilhão da agitada vida moderna.
Certamente que não se restringiu o acesso das criaturas a outros métodos alternativos para se obter a calmaria das agitadas águas do Espírito imortal. Meditações, práticas esportivas, caminhadas relaxantes, hidroginástica e sessões de psicoterapia vem sendo cada vez mais comuns, sempre na busca de diminuir esse estado de tensão que parece insaciável, produzindo estatísticas assombrosas de pessoas atormentadas.
O fantasma da solidão. O espectro da angústia. O ginete do abandono. Os relacionamentos interpessoais líquidos, produzindo pessoas temerosas de novos relacionamentos superficiais.
O desafio de constituir e manter uma família saudável.
A educação dos filhos, cada vez mais desafiadora, face ao predomínio esmagador das redes sociais.
A confiança no outro em profundo declínio.
Os religiosos que não conseguem fazer leitura dos tempos modernos, permanecendo na estagnação teológica.
Entretanto, nem tudo são espinhos ou se fazem acompanhar de prognósticos sombrios. Em meio ao caos moral que ora se abate sobre os povos, nota-se o esforço de missionários e abnegados, fornecendo exemplos de altruísmo e abnegação.
Gente cuidando de gente. Ecologistas dedicados a fechar as feridas produzidas na mãe natureza, organizações humanitárias investindo em rincões miseráveis, reabilitando criaturas humanas que perderam tudo.
Gestos simples de solidariedade. Vaquinhas virtuais manejadas por influenciadores honrados, buscando socorrer vítimas de crimes hediondos.
Tudo isso significa que temos uma Terra que delira e outra que sonha.
Uma parcela da sociedade adoeceu no ufanismo das glórias passageiras e outra tem os pés plantados no chão da realidade, laborando na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.
E enquanto homens e mulheres se digladiam no materialismo que sufoca, o Cristo segue inspirando a todos, apontando rumos libertadores.
Quem O busca, tem sede de paz, localizando a fonte da água viva.
Faminto por serenidade, reencontra em Jesus a paz violada.
Solitário, é acolhido pelo Divino Amigo.
Perdido nas escolhas, com Ele reencontra sua essência e prossegue otimista e cheio de bom ânimo.
Ainda persiste quem o negue. Alguns, o ignoram. Outros, buscam fugir de Sua influência salutar no campo do espírito.
E tu, que tens feito para moldar tua passagem no mundo pelo diapasão do Mestre?
Tua prioridade é vencer o mundo ou triunfar no mundo?
Reserva alguns minutos diários para tuas mais caras reflexões.
Desse colóquio silencioso entre tu e o Mestre brotará a árvore farta de teu progresso.