VIAGENS CORPORATIVAS
A indústria do turismo, mesmo com todo o desgoverno, taxas, custo de vida elevado, passagens aéreas caríssimas, se supera graças ao próprio esforço do setor. De acordo com os dados do Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela Fecomercio/SP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), as despesas estimadas pelas empresas com viagens corporativas chegaram a R$ 118,7 bilhões em 2023, alta de 11,4% em relação a 2022. O resultado já descontada a inflação do período, marcando o terceiro ano de recuperação após os impactos da crise pandêmica, em 2020, e o terceiro maior faturamento anual desde o início do levantamento, ficando abaixo apenas dos números de 2013 (R$ 120,2 bilhões) e 2014 (R$ 121,6 bilhões). O relatório revela ainda que em dezembro de 2023, foram R$ 7,9 bilhões de movimentação em despesas corporativas, valor que demonstra um crescimento anual de 5% e que representa um incremento de R$ 400 milhões em faturamento para o setor.
Segundo a Alagev, o crescimento das receitas está diretamente relacionado com o avanço das demandas dos serviços corporativos, que constituem as compras de passagens aéreas, hospedagens, alimentação e locação de veículos. Um outro fator que contribuiu de forma veemente para o aumento desse faturamento foi a progressão exponencial nos preços desses serviços, que se mantêm em trajetória ascendente até os dias de hoje. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o preço médio das passagens aéreas subiu 47,2% no acumulado de um ano. Além disso, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o volume de passageiros em voos domésticos sofreu um aumento de 11,2% em relação a 2022, totalizando cerca de 91,4 milhões de pessoas. “É seguro dizer que o setor continua sendo impulsionado pelos serviços corporativos. Este crescimento, apesar de ser positivo, está ligado ao aumento dos custos de vários fatores, incluindo passagens aéreas, aluguel de carros e acomodações.
HOSPEDAGEM
Dessa forma, o mercado se mantém forte, graças a habilidade das empresas em se adaptarem, como a redução de eventos presenciais, é essencial para enfrentar os desafios financeiros e assegurar a sustentabilidade a longo prazo. Todavia, cabe ressaltar que essa demanda aquecida pelo setor corporativo também resultou em um aumento significativo no faturamento das redes hoteleiras dos grandes centros urbanos. De acordo com o levantamento de estatísticas realizado pelo Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), o valor médio de hospedagem sofreu uma alta de aproximadamente 22,5% ao de 2023, mantendo uma média de R$ 345,23 a diária.
AGUAS DE PALMAS RESORT NA UGART/RS
Não é à toa que restam apenas algumas unidades para o Dia das Mães, as demais datas somente em fila de espera. O Água de Palmas Resort, localizado na Praia de Palmas, nossa Costa Esmeralda em Governador Celso Ramos/SC, está sempre presente nas principais feiras de turismo do Brasil, divulgando o que nos temos de melhor. Desta vez na UGART na Capital Gaúcha, feira de negócios turísticos que faz parte de um calendário anual de ações da União Gaúcha dos Operadores de Turismo, visando impulsionar, capacitar e oferecer mais visibilidade e oportunidades às empresas associadas. A entidade sem fins lucrativos foi fundada em 03 de julho de 1990, em Porto Alegre/RS. Cerca de 2 mil visitantes circularam por essa 38ª edição. O público que lotou o Centro de Eventos do Barra Shopping Sul pôde conferir 90 estandes e se conectar com as mais de 100 marcas envolvidas, além de aproveitar as rodadas de negócios, painéis, palestras, experiências e networking. Ao todo, foram cerca de R$ 10 milhões em comercializações durante o evento.
Segundo Ivan Cardoso, Diretor Geral do Resort: “A feira é um importante espaço para networking, abertura e prospecção de oportunidades. Lá reforçamos o nosso compromisso de oferecer nosso produto as principais agências e operadoras para a promoção do nosso empreendimento. Nós valorizamos os agentes de viagem como peças fundamentais para conectar o nosso produto ao consumidor final, o turista. Nós acreditamos que essa sinergia entre fornecedores e agências é essencial para que as coisas aconteçam de forma clara e objetiva dentro do nosso mercado de turismo. É muito importante estarmos aqui, pois a gente consegue trocar ideias e falar sobre novidades do mercado”, concluiu.
BNT MERCOSUL – INSCRIÇÕES ABERTAS
Vem aí, entre os 24 e 25 de maio, no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco, a BNT Mercosul 2024, que já está com inscrições abertas para quem que deseja visitar a feira e para os agentes de viagens que querem participar do famtour especial. A ação já está confirmada para nove regiões, são elas: Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os participantes da BNT Mercosul terão acesso livre a atrativos parceiros do evento. As visitas deverão ser realizadas fora do horário da programação da feira e o acesso será permitido mediante apresentação da credencial com o cordão da BNT. A BNT Mercosul tem organização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Esta edição conta com as participações especiais de Balneário Camboriú, Blumenau, Costa Verde & Mar, Fortaleza, Grupo Oceanic, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ministério do Turismo, Pernambuco, Porto Seguro, Rio Grande do Sul e Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina.
LAGES FORA DO MAPA DE TURISMO NACIONAL
Um exemplo de desgoverno, neste caso, o municipal, comprova o quanto o poder público mais atrapalha do que ajuda, onde a máxima “criar dificuldades para vender facilidades” prevalece sempre. Inacreditavelmente, Lages, a Princesa da Serra, ícone no no turismo rural nacional, terra da Festa Nacional do Pinhão e principal município da serra catarinense, está fora do Mapa do Turismo Brasileiro. Se da a isso o nome de INCOMPETÊNCIA. Sem a inserção, a cidade deixa de receber recursos do governo federal para obras de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos. Para quem não sabe ainda, o Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento instituído pelo Ministério do Turismo, dentro do Programa de Regionalização do Turismo. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério. É um instrumento de ordenamento e auxilia tanto o Governo Federal, quanto os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo. “O Governo Federal considera esses municípios como prioritários para as políticas públicas, inclusive para repasses financeiros”, esclareceu Carla Lopes, coordenadora do Programa Senac Turismo do Senac SC.
Hoje Santa Catarina possui 181 municípios inseridos no mapa do Ministério do Turismo. Segundo Carla, o mapa está no período de recadastro, que pode modificar o número de municípios contemplados. “O Mapa tem uma periodicidade anual e os municípios precisam inserir as suas informações turísticas no sistema do Ministério do Turismo, para não correr o risco de ficar de fora e perder a possibilidade de algum investimento, algum repasse financeiro. É de responsabilidade do gestor municipal cadastrar e manter as informações do mapa do turismo atualizadas”, afirmou Carla. Cada município inserido no Mapa tem uma classificação de A até E, dependendo do número de atrativos, hospedagens, quantitativo de turistas nacionais e internacionais, sendo que A é o mais alto e “E” o mais baixo. “Para mim, é um instrumento de planejamento a nível nacional, pois classifica os destinos e consequentemente, numa análise de investimento, tem condições de priorizar, de direcionar a aplicação de recursos”, concluiu Lopes.
FLORIPA AIRPORT – LIDERANÇA
O terminal de cargas (TECA) do Aeroporto Internacional de Florianópolis registrou no início de 2024 os melhores números de sua história e se consolidou como o maior de Santa Catarina. Com quatro rotas cargueiras internacionais operando regularmente entre Miami e Florianópolis, o Floripa Airport Cargo movimentou nos dois primeiros meses do ano 720 toneladas, 89 % a mais do que no mesmo período do ano passado. No mês de fevereiro foram registrados dois recordes desde que a Zurich Airport Brasil assumiu a operação do terminal, há pouco mais de quatro anos: o movimento de mercadorias, que chegou a 390 toneladas; e a quantidade de voos cargueiros, foram dezesseis – 11 da Latam Cargo e cinco voos da Avianca Cargo. Essa evolução colocou pela primeira vez o TECA de Florianópolis no topo do ranking de movimentação de cargas áreas internacionais em Santa Catarina. O levantamento leva em conta dados extraídos do portal Siscomex, do Governo Federal, que reúne informações de exportações e importações de todo o país. Já em 2023, os números apontaram um crescimento do terminal de 23% em relação a 2022, o melhor desempenho do mercado brasileiro, que registrou queda de 22%.
Para atender à crescente demanda o terminal de cargas está sendo ampliado com a construção de duas novas áreas no local, uma de 1.800m³ onde serão instaladas novas câmaras frias para armazenamento de produtos que necessitam de temperatura controlada, como insumos farmacêuticos e hospitalares; e a outra área de 1.000 m2 para cargas diversas. O investimento de cerca de R$ 7 milhões, feito pela Zurich Airport Brasil, vai triplicar a capacidade total de armazenamento do terminal catarinense e transformá-lo também em um polo exportador. Atualmente os cargueiros que operam no Floripa Airport Cargo podem movimentar quase 10 mil toneladas por ano na rota dos Estados Unidos e em abril vai aumentar sua conectividade com a estreia da inédita rota ligando Europa e Florianópolis. O voo será operado pela Latam Cargo e terá frequência de duas vezes por semana e terá capacidade de atender até 5.400 toneladas por ano.
FLORIANÓPOLIS / LIMA / FLORIANÓPOLIS
A JetSMART Airlines anunciou duas novas conexões internacionais partindo do Brasil. desde a última segunda-feira (25), a companhia aérea ligará São Paulo e Florianópolis a Lima, no Peru. O voo que parte de Guarulhos para Lima tem escala em Santiago do Chile, enquanto os viajantes catarinenses têm viagem para o Peru com conexão em Buenos Aires/Ezeiza. “Este é mais um passo importante em nossos planos de expansão na América do Sul, oferecendo voos acessíveis e de baixo custo para cada vez mais passageiros. Estamos conectando duas cidades muito importantes do Brasil com a capital do Peru, Lima, ampliando as possibilidades de turismo e viagens corporativas”, afirma Verónica Marambio Álvarez, gerente Comercial de Mercados Internacionais da JetSMART. Atualmente, a JetSMART tem sete voos diretos do Brasil: três rotas do Rio de Janeiro para as cidades de Santiago do Chile, Buenos Aires e Montevidéu. Duas rotas da cidade de Florianópolis para as cidades de Santiago e Buenos Aires e, por fim, voos das cidades de São Paulo e Foz do Iguaçu para Santiago.
VOA BRASIL
Lá vem ele, o perdido no ninho, Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciar mais uma vez que o programa “Voa Brasil” com passagem a R$ 200,00 vai decolar nas “próximas semanas”. O programa, que planeja ofertar passagens aéreas a esse preço para aposentados, servidores públicos ou estudante do Fies, embora aposentados e pensionistas sejam os primeiros beneficiados. Primeiro era em janeiro, foi adiado para fevereiro e agora a expectativa é que deva ser lançado entre os meses de março e abril. Sinceramente, to morrendo de rir escrevendo essa nota. O público-alvo serão os cerca de 21 milhões de aposentados e os aproximados 700 mil alunos do Programa Universidade para Todos (Prouni). “A gente espera anunciar esse programa com 5 milhões de passagens, que serão disponibilizadas pelas companhias aéreas, sem nenhum real do Tesouro”, afirmou o ministro. Com ou sem a participação do desgoverno, que estará, de fato, pagando essas passagens somos nós, os consumidores. Embora ainda não tenha uma data cravada para o lançamento oficial do programa, Azul, Gol e Latam já concordaram em participar. O plano será baseado em comprar a ociosidade dos espaços, com passagens a R$ 400 (ida e volta) de qualquer lugar do país. E segundo o MPor, o programa não vai contar com subsídio federal. Pelo contrário, a iniciativa terá um formato de consignado, com desconto direto na folha de pagamento e um banco público para intermediar a compra.
FERIADÃO DE PÁSCOA EM ITAIPU
O Parque Nacional do Iguaçu, abrigo das Cataratas do Iguaçu, estará com atendimento reforçado para os visitantes aproveitarem as atrações no feriadão. A unidade de conservação abrirá uma hora mais cedo, das 8h às 16h, de terça-feira, 26 de março, até o Domingo de Páscoa (31). Especialmente na Sexta-Feira Santa (29 de março), o parque abrirá às 7h30 e fechará às 16h30. A expectativa é receber 25 mil visitantes nos três dias do feriadão. Melhores horários para visita – Para o visitante garantir uma visita mais tranquila e fugir do maior fluxo de visitantes, é recomendado optar pela visita no sábado ou no domingo, de preferência na primeira hora de funcionamento do parque, às 8 horas, ou após às 14 horas. São momentos em que o movimento fica menos intenso. Amanhecer nas Cataratas especial da Sexta-Feira Santa – O passeio para contemplar as Cataratas do Iguaçu com exclusividade no início do dia terá uma data extra na Sexta-Feira Santa (29 de março). O ingresso permite acessar o parque às 5h30 e conferir o amanhecer espetacular da Maravilha Mundial da Natureza, além de café da manhã incluso e da vantagem de ficar o dia todo no atrativo. Já o Pôr do Sol nas Cataratas é um novo passeio para os visitantes assistirem à despedida do sol no cenário inspirador do maior conjunto de quedas-d’água do mundo. O céu alaranjado no encontro com as quedas é algo mágico. O ingresso do Pôr do Sol nas Cataratas inclui música ao vivo e brinde de boas-vindas, realizado todas as terças, sextas e sábados, a partir das 17h30. Finalmente a a Noite nas Cataratas é para deixar o feriadão ainda mais especial, os turistas e moradores também poderão conhecer a Noite nas Cataratas, nova atração do Parque Nacional do Iguaçu, realizada todos os sábados, às 20h30. Uma experiência sensorial que permite aos visitantes descobrirem cenários que surgem apenas durante a noite. A compra dos ingressos é on line.
BELA DA SEMANA – JU SILVA
Ela arranca suspiros desfilando pelas passarelas do mundo fashion. Prepare-se para apreciar o primeiro ensaio nu da modelo Ju Silva nua. A modelo Ju Silva é do tipo que arranca suspiros desfilando nas passarelas de moda. Agora, você vai poder ver a paulista pela primeira vez para uma revista masculina. Dona de uma beleza padrão internacional, toda magrinha, com 1,76 de altura. Veja TUDO e delicie-se! Nossa live 4K também vai estar disponível. Aproveite para assistir takes exclusivos, captados em câmera profissional com muito mais closes e qualidade. O ensaio inédito com Ju Silva já está no ar. Faça parte da maior revista masculina do Brasil e aprecie todas as modelos do site! São centenas de vídeos, fotos, lives 4K e ensaios produzidos em cenários tentadores com muita sensualidade.
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Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Palcos da mídia inspirando vidas vazias, e depois desaparecem
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental