VIAGENS INTERNACIONAIS
Performance das viagens internacionais chega a R$ 1,027 bilhão em fevereiro. Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que acompanha mensalmente o desempenho do setor, a Latam e Azul cresceram em share, enquanto a Gol caiu. Os estudos demonstram que a Latam chegou a 36,4% no volume de bilhetes vendidos, um crescimento de quase 20% em relação ao mês de janeiro. A Gol, por outro lado, fechou fevereiro com 32,2%, recuo de 16% ante o mesmo período. A Azul também ganhou mercado e ficou com um share de 31,3%, crescimento de 6,2% em relação a mês anterior. “Entendemos que esse movimento no mercado é reflexo direto do momento da Gol. Ainda não temos como saber se esses números se repetirão ou foram somente uma exceção”, avalia Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp.
Conforme o levantamento da entidade, houve um crescimento global de 1,4% o número de bilhetes vendidos para trechos nacionais, leve crescimento quando comparado a fevereiro de 2023. A boa novidade é a performance das viagens internacionais, que tiveram lenta recuperação no ano passado e em fevereiro último ficou 17,2% acima em relação ao mesmo período do ano passado. Os números se referem sempre ao número de bilhetes vendidos. Nos deslocamentos aéreos apenas para eventos, a Abracorp registrou, no acumulado de janeiro e fevereiro de 2024, uma queda ainda significativa, de 65% em relação ao ano passado o período nos voos nacionais e de 78% nos internacionais. O mercado eventos corporativos fechou fevereiro com faturamento de R$ 67,371 milhões, 16% abaixo do registrado no mesmo mês de 2019 (antes da pandemia), com R$ 80,412 milhões, e inferior aos R$ 65,673 milhões do mesmo mês do ano passado, conforme dados Abracorp.
SETOR RODOVIÁRIO
Já o setor rodoviário tem demonstrado um crescimento permanente, em função dos altos preços das passagens aéreas e a substituição pela primeira modalidade de transporte. Em fevereiro, seu faturamento chegou a R$ 4,095 milhões, frente a R$ 2,9 milhões do mesmo mês do ano passado e muito acima de 2019, que ficou em apenas R$ 589 mil. “Estamos acompanhando bem de perto essa tendência. Parte desse crescimento se deve ao novo comportamento de deslocamento do viajante corporativo, que surgiu com a pandemia”, entende Machado. O faturamento total do setor em fevereiro ficou em R$ 1,027 bilhão, 13% acima de igual mês de 2023, que marcou R$ 908 milhões, e 25% acima de 2019, quando registrou R$ 819 milhões.
PASSAGENS RODOVIÁRIAS
Falando nisso, a plataforma de turismo Outlet de Passagens preparou um perfil das viagens mais escolhidas pelos usuários de seu site para o período da Páscoa. A análise mostra que a média dos deslocamentos gira em torno dos 450 km e os preços das passagens escolhidas ficam na faixa dos R$ 50,00 por trecho. Para esse levantamento, a plataforma considerou todas as passagens adquiridas a partir de São Paulo – onde a maioria de sua base está presente. Os principais destinos escolhidos pelos usuários foram, Florianópolis, Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Volta Redonda (RJ), Juiz de Fora (MG) e Londrina (PR). Além dessas cidades, se destacam as procuras para Maringá (PR), São José do Rio Preto (SP) e Franca (SP). O Outlet de Passagens também comparou a procura antecipada de passagens para esse período de Páscoa com o de 2023. Até então, houve um crescimento de 10% no volume de comercializações, mas a plataforma acredita que o incremento chegue a 15%, principalmente por conta das aquisições feitas em cima da hora.
Já a DeÔnibus, marketplace de passagens rodoviárias, anuncia que a venda de passagens rodoviárias tiveram um aumento considerável na Páscoa, chegando a um acréscimo de pelo menos 33% nas vendas durante as semanas anteriores ao feriado. Os 10 destinos do interior e litoral mais procurados para o feriado no estado de São Paulo: Campinas, Santos, Sorocaba, Guarulhos, Judiaí, Atibaia, Praia Grande, Ribeirão Preto, Guarujá e Indaiatuba. De acordo com Ricardo Levy, Head de Estratégia da DeÔnibus, é importante antecipar a compra das passagens em ao menos uma semana para evitar ficar sem passagens para o horário desejado e ter que pagar um valor maior. “Certos horários tem mais demanda de passagens e podem esgotar em períodos como a páscoa, por isso, é importante antecipar sua compra”, afirmou.
ARGENTINOS EM SANTA CATARINA
Santa Catarina tem dois dos cinco destinos mais procurados por turistas argentinos para passar o feriadão da Páscoa, segundo levantamento da empresa de viagens de e-commerce Booking. As cidades ficam no litoral do estado: Florianópolis (SC); Rio de Janeiro (RJ); Punta del Este (Uruguai); Foz do Iguaçu (PR); Bombinhas (SC). Já queridinha pelos argentinos durante o verão, a capital catarinense oferece muitas opções de praias e belezas naturais, assim como Bombinhas, no Litoral Norte de Santa Catarina. O feriadão da Páscoa para os argentinos é ainda maior. Muitos deles terão seis dias seguidos para aproveitar, já que também foi feriado nos dias 28 de março (quinta-feira) e 2 de abril (terça-feira). Para descobrir quais destinos os argentinos estão buscando pelo mundo para esse período, a plataforma digital realizou um levantamento de dados entre 15 e 25 de fevereiro, com datas de check-in entre 29 de março e 1º de abril. Entre as praias de Florianópolis, Canasvieiras é, historicamente, uma das mais queridas pelos argentinos. No local, que passou por uma obra de ampliação da faixa de areia em 2020, o mar é calmo e há muitas opções de restaurantes e comércio.
35º ENCATHO & EXPROTEL
Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina- ABIH-SC, o Encontro Catarinense de Hoteleiros – ENCATHO & EXPROTEL será realizado de 23 a 25 de julho, no CentroSul, em Florianópolis. Em sua 35ª edição, a Exprotel tem como principal objetivo aproximar fornecedores e compradores dos meios de hospedagem. No entanto, o volume de profissionais da imprensa especializada e a presença dos inúmeros empresários de diversos estados do Brasil, tornam o evento uma excelente vitrine de lançamentos nacionais e divulgação da marca para toda cadeia produtiva do turismo. Para a edição 2024 estão disponíveis para comercialização 86 estandes. O espaço é uma excelente oportunidade de bons negócios. A Exprotel é reduto de negócios, mas também de prospecção e relacionamento. Há expositores nacionais que participam para lançar produtos com foco em ampliar sua carteira de clientes na região sul do país, bem como, empresas tradicionais do meio que já participam desde as primeiras edições da feira, justamente para manter o relacionamento com o atual cliente e, é claro, sempre em busca de novos consumidores.
No espaço, o visitante poderá encontrar artigos de cama, mesa, banho, decoração, tecnologia, segurança, comunicação, higiene pessoal, softwares, e muito mais. Como a feira integra a programação do Encatho, é possível adquirir também novos conhecimentos no setor, trocar experiências com outros profissionais e empresários do setor, bem como, dialogar e buscar informações com entidades associativas do trade turístico. Interessados em participar da feira podem solicitar proposta através do whatsapp (48) 98843-7659 ou pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br. O acesso ao evento é gratuito e, em breve, será disponibilizado o link para credenciamento.
FREE CARBON
Na última quarta-feira, dia 27, o LIDE Tendências Santa Catarina reuniu líderes empresariais para discutir “Ambiente de Mercado, Transformação Digital e Crescimento Empresarial”. O evento ofereceu aos participantes uma oportunidade única de networking de peso. A temática central do evento foi inspirada na pesquisa anual conduzida pelo LIDE SC e Economia SC, com a curadoria da consultoria 8R Negócios, que revelou “crescimento empresarial” como a palavra-chave para 2024 entre os principais executivos do estado. O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, é o maior ecossistema de relacionamento e conteúdo de líderes empresariais de Santa Catarina. Fundado em 2003 no Brasil, o LIDE possui unidades presentes em todas as regiões do país, além de unidades internacionais nos cinco continentes. Reúne executivos de diversos setores, representando mais de 52% do PIB privado do país. É a vertical do LIDE Santa Catarina dedicada ao debate de tendências, modelos de negócios, transformação digital, economia criativa, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.
CAFÉ DE HOTEL & ABIH/SC
A ABIH/SC irá realizar o Café de Hotel no próximo dia 18/04 no Mercure Joinville Prinz Hotel. Este evento será uma oportunidade única de networking e aprendizado, reunindo profissionais e empresários do setor hoteleiro para compartilhar experiências e discutir as tendências do mercado. Na ocasião haverá palestra com Cris Faria e Lara Perdigão, duas renomadas especialistas em hospitalidade, que compartilharão suas experiências e visões sobre como elevar a qualidade dos serviços oferecidos pelos hotéis. CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO. Cris Faria é Head da Rocket Mentoring School, Especialista em Desenvolvimento Humano Organizacional, Administradora e Pós Graduada em Psicologia, Analista Comportamental DISC e Eneagrama, Master Coach e atual Presidente da ABRH Florianópolis. Já Lara Perdigão é Secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Urubici, Especialista em Gestão de Pessoas, experiência principal em consultoria de vendas, assessoria de comunicação, marketing estratégico, projetos de comunicação interna e externa, relações com a comunidade, comunicação corporativa, treinamentos de equipes, palestras, programas de fidelidade e implantação de programas de qualidade total e de Responsabilidade Social. Capacitada em Administração de Pousadas, Auditoria Interna em Meios de Hospedagem, Recepção Hoteleira e Hotelaria Hospitalar. MBA em andamento e Liderança estratégica em equipes de alta performance. Faça agora sua inscrição e garanta seu lugar neste evento imperdível! As vagas são limitadas.
IDENTIFICAÇÃO GEOGRÁFICA
Valorizar produtos regionais, proteger regiões, agregar valor e impulsionar economias. Estes são os principais benefícios de conquistar o selo de Indicação Geográfica, uma chancela oficial conferida a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem graças aos métodos de produção, recursos naturais, autenticidade e exclusividade. Atualmente, o Brasil possui 122 Indicações Geográficas, a última concedida esta semana a Codajás, no Amazonas, pela produção de açaí. Além de preservar a biodiversidade da região e difundir a cultura local, a conquista do selo também agrega valor ao produto impulsionando negócios. De acordo com o Sebrae, em 2023 as IGs nacionais tiveram potencial de envolver mais de 190 mil pequenos negócios em 2.200 municípios do país. O Sebrae tem forte atuação no desenvolvimento de regiões através do apoio ao processo de emissão do selo de Indicação Geográfica. Desde 2003, a entidade trabalha dando suporte técnico do início ao fim do processo junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável por conceder o selo de garantia de procedência de um produto ou serviço.
Segundo o INPI, o reconhecimento pode aumentar, em média, o dobro do valor de venda de um produto. Além do valor econômico direto, as indicações geográficas também estimulam o turismo, impulsionando indiretamente a economia local ao trazer investimentos em hotelaria, gastronomia, lojas de souvenirs, transporte, instituições financeiras e outros negócios. Para ampliar seus negócios, produtores brasileiros estarão em Gramado na próxima edição do Connection Terroirs do Brasil, que acontece de 15 a 18 de maio. Vindos de diferentes regiões do país, eles irão expor seus produtos com Indicação Geográfica e participar de rodadas de negócios para ampliar o alcance de sua produção. Em 2023, foram 27 participantes e, este ano, a expectativa é de ter 50 expositores na Alameda Terroir, feira que será montada na Rua Coberta de Gramado.
INDÚSTRIA TURÍSTICA
“A lógica de marketing de um produto com IG é valorizar a origem e a identidade, o que o torna inimitável – e isso pode representar até 270% a mais de valor, segundo pesquisa da European Comission”, explica o publicitário, professor universitário, consultor, editor e jornalista Rogério Ruschel em seu livro “O Valor Global do Produto Local – identidade territorial como estratégia de marketing”. Ele é presença confirmada entre os painelistas que irão participar da programação de palestras do Connection Terroirs do Brasil em maio no Palácio dos Festivais. Conforme explica Ruschel, “um produto global é padronizado e sua força está na marca (brand). Como os valores da marca são criados artificialmente pelo fabricante (para serem produzidos sempre da mesma maneira em diferentes países) podem ser copiados, trocados, modificados ou vendidos. Já um produto com IG é exclusivo e sua força está na sua identidade. Os valores da identidade são únicos, pertencem ao próprio produto e não podem ser copiados, trocados ou modificados: só em Carrara pode ser produzido mármore de Carrara”. O Connection Experience 2024 é realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do SEBRAE.
BONITAS POR NATUREZA
A concessionária Urbia Cataratas, o ICMBio e o Sebrae, com apoio da Adetur, uniram forças para homenagear, reunir e inspirar mulheres por meio do protagonismo feminino em projetos locais de empreendedorismo, sustentabilidade e turismo. O evento Bonitas por Natureza foi realizado na última terça-feira, dia 26 de março, no auditório do Centro de Visitantes do parque. Em celebração ao mês das mulheres, a iniciativa contou com a participação de mais de 180 mulheres, entre convidadas e organizadoras. Com uma recepção calorosa e um lindo painel de boas-vindas, o evento iniciou com uma breve apresentação das concessionárias e responsáveis pelo encontro, seguindo então para o talk show com as convidadas. O evento contou com sorteio de brindes das novas experiências de visitação das Cataratas do Iguaçu, incluindo Amanhecer, Pôr do Sol e Noite nas Cataratas, além de quatro horas de consultoria empresarial do Sebrae. Para finalizar, as mulheres curtiram um delicioso café da manhã no espaço Memória das Cataratas. Logo na recepção do evento, o painel encantou quem passou por ele, com a ideia de “deixe e retire seu recado aqui”. As participantes, na chegada ao evento, deixavam um recadinho no envelope e, na saída, retiravam algum bilhete de outro envelope, gerando uma corrente de mensagens positivas e motivadoras para o dia das mulheres.
Leia ainda: Despesas de empresas com viagens corporativas chegaram a R$ 118,7 bi
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Nem de longe é capaz o ser de prever o quanto lhe está destinado acontecer
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Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Palcos da mídia inspirando vidas vazias, e depois desaparecem
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental