30ª EDIÇÃO DA BNT MERCOSUL
Terminou neste último sábado, 25, uma das maiores feiras de Turismo da Região Sul, que celebrou sua edição histórica de 30 anos, no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco. Profissionais de turismo de todo o Brasil se reuniram em Santa Catarina para a realização de negócios entre fornecedores e compradores do Brasil e da América do Sul. A organização da BNT Mercosul divulgou os números desta edição especial de 30 anos em coletiva de imprensa que contou com o diretor da BNT, Geninho Góes, com a presidente do Balneário Camboriú CVB, Andrezza Negrini, com o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, com o secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, e o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Thiago Veslasquez. Ao todo, mais de 6,3 mil profissionais participaram da feira, alta de 12% em relação a 2023. Mais de 360 marcas divulgaram seus produtos nos dois dias de evento, que contou com a participação de 150 operadoras, 251 cidades brasileiras e 50 cidades estrangeiras, de cinco países, sendo Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai. Com 24 treinamentos em dois dias, a BNT Mercosul 2024 fechou com quase 2,9 mil agentes devidamente capacitados e cerca de 1,5 mil contatos nas rodadas de negócio. CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO.
“No ano passado tivemos a primeira edição pós-pandemia. Neste ano, a BNT Mercosul foi melhor do que a edição passada e será pior do que ano que vem, que acontecerá nos dias 30 e 31 de maio, no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco. Nesta edição, tivemos mais agentes de viagens de Santa Catarina e trouxemos profissionais de todo o Brasil. A BNT não é um evento regional, mas nacional. E para nós, o termômetro do que foi a feira é a opinião do expositor”, disse Geninho. Segundo ele, o mais importante é manter o profissionalismo e falar em nome dos agentes de viagens. “O mercado mudou muito. A questão hoje é o relacionamento. Queremos valorizar ainda mais o profissional da área de Turismo, então nunca esperem uma feira de quantidade, mas sim de qualidade, respeitando a qualificação e o investimento que os destinos e empresas realizam aqui. As rodadas de negócios, por exemplo, estiveram totalmente lotadas”, complementou o diretor da BNT. CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Thiago Veslasquez, marcou presença na coletiva de imprensa afirmou que a feira faz parte do desenvolvimento do Turismo da cidade. “A cidade é inovação. Balneário Camboriú deixou de ser destino Sol & Mar e hoje é um destino de experiências com mais de 10 atrativos turísticos únicos. E a BNT mercosul é parte fundamental deste sucesso”, destacou o executivo. Os números da BNT 2024: Número de participantes: 6.363 (+12% em relação a 2023); Marcas expositoras: +360; Representantes de operadoras: 150; Cidades brasileiras: 251; Cidades estrangeiras: 50; Presença de profissionais de cinco países: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai; 24 capacitações nos dois dias; 2.895 agentes capacitados por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Costa Verde & Mar, Maranhão, Blumenau; Contatos comerciais na Rodada: 1.470. CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO.
TEMPORÁRIO & DEFINITIVO
O que era para ser apenas temporário, ao que tudo indica será definitivo. Sem qualquer data para retomar as operações e com prejuízos ainda incalculáveis, a Fraport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho, já se adiantou e pediu a renegociação do contrato de concessão à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O pedido será analisado e há uma certa consideração por conta dos estragos climáticos vistos no terminal. Pista de avião não foi feita para ficar embaixo d’água. Se o pedido de renegociação for aceito, o que seria justíssimos, há a possibilidade do governo ter que ressarcir recursos à Fraport Brasil. A Anac informou que serão avaliados alguns fatores durante esta análise, incluindo “a questão do seguro relacionado a catástrofe, prejuízos causados pelas enchentes e os custos de reconstrução do aeroporto”. Esse seguro seve ser pago diretamente a Fraport, jamais ao governo federal pois nesse caso, o RGS jamais terá seu aeroporto de volta.
A Fraport já divulgou um comunicado oficial informando que não tem noção do prejuízo causado pelas enchentes. A concessionária informa ainda que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. “No momento, não temos uma estimativa dos danos causados pela enchente. Após as águas baixarem, teremos condições de avaliar em detalhes os impactos na infraestrutura aeroportuária”. O terminal deveria retomar suas operações em setembro. Totalmente alagado e com todos os sistemas comprometidos, a previsão é que o aeroporto volte a sua normalidade apenas dentro de alguns meses. Em caso de reconstrução da pista, como já se cogita, isso vai longe, pois não se deve esperar nada do desgoverno federal. Já ficou mais do que claro, não através das mídias amestradas estatais, mas sim das mídias sociais as quais o desgoverno quer impor a LEI DA MORDAÇA nesta semana, É O BRASILEIRO AJUDANDO BRASILEIRO. Em breve, a Fraport Brasil deve renovar a suspensão de voos para o Salgado Filho através de um novo Notam (Notice to Airman – documento reconhecido internacionalmente para divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas).
AEROPORTO INTERNACIONAL DAS HORTÊNCIAS
Não é à toa que, em meio aos problemas da maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul, se discute e apresenta o projeto do Aeroporto Internacional das Hortênsias. O evento contou com a presença de prefeitos de toda a Região das Hortênsias, incluindo Constantino Orsolin (Canela), Nestor Tissot (Gramado), Marcos Aguzolli (São Francisco de Paula) e Neto Haggi (Cambará do Sul). Representantes do governo estadual também marcaram presença, bem como presidentes de entidades da região e empresários locais. A empresária Any Brocker abriu os trabalhos, falando sobre o atual momento do estado e a importância do Aeroporto Internacional das Hortênsias para o desenvolvimento regional. Alan Furlan, da Capsula, apresentou o projeto detalhado do aeroporto, destacando os benefícios que ele trará para a região.
A reunião recebeu um grande apoio, com cerca de 300 pessoas presentes, demonstrando o interesse e o engajamento da comunidade com o projeto. Durante a apresentação, Alan Furlan abordou diversos aspectos técnicos do projeto, incluindo sua viabilidade econômica e política. Ele destacou como o aeroporto facilitará o aumento do fluxo turístico, promoverá a geração de empregos e melhorará a infraestrutura local, consolidando a Região das Hortênsias como um polo de desenvolvimento sustentável. Os próximos passos incluem a assinatura de um Protocolo de Intenções entre os prefeitos da região e a instalação de um Comitê do Aeroporto. Este comitê será responsável por acompanhar o andamento do projeto, garantindo que todas as etapas sejam cumpridas conforme o planejado e promovendo um diálogo constante entre todas as partes interessadas.
CONNECTION TERROIR BRASIL
Realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do Sebrae, o Connection Terroirs do Brasil que aconteceria em junho, agora será de 28 a 31 de agosto em Gramado. Com a proposta de conectar o país por meio da valorização dos produtos de origem, o evento agora ganha um propósito ainda maior como importante agente da retomada do turismo no Rio Grande do Sul. A programação acontecerá no centro de Gramado com diferentes atividades. O Palácio dos Festivais será palco para a cerimônia oficial e para as palestras e painéis sobre os temas Indicação Geográfica (IG), turismo, ESG e gastronomia com nomes de reconhecimento nacional e internacional. A famosa Rua Coberta de Gramado se transforma na Alameda Terroir, onde expositores de diferentes partes do Brasil levarão seus produtos com selo de certificação para degustação e venda direta ao consumidor final. O Connection Terroirs do Brasil também tem como atração o Circuito Gastronômico e de Experiências, reunindo os principais restaurantes locais que irão oferecer pratos exclusivos com pelo menos um ingrediente que possua Indicação Geográfica. Para mais informações CLIQUE AQUI.
VOA BRASIL
Pra engrossar o caldo da incompetência generalizada, mais uma desculpa esfarrapada e vergonhosa que é a cara desse desgoverno. Como disse e repito, tenho pena dessa “ministro” dos portos e aeroportos Silvio Costa Filho que só paga mico, fala mentiras e é incapaz de marcar um gol. De novo ele informa que o plano mirabolante “Voa Brasil” não não decolar e coloca a culpa nas enchentes do Rio Grande do Sul. Cabe a pergunta: O que este desgoverno fez ou está fazendo pelos gaúchos. Ficou claríssimo, não pelas mídias amestradas estatais que são, mas sim pelas mídias sociais que eles querem fechar, que é e continua sendo o BRASILEIRO PELO BRASILEIRO. O programa, que planejava ofertar passagens aéreas a R$ 200 para aposentados, servidores públicos ou estudante do Fies, cuja conta seremos nós a pagar), embora aposentados e pensionistas sejam os primeiros beneficiados, deveria começar em janeiro, foi adiado para fevereiro e agora a expectativa é que deva ser lançado somente no segundo semestre. Olha a desculpa: “A gente tá construindo, junto com a Casa Civil, alguns detalhes que estão prontos para apresentar agora nesse período, mas por conta da situação no Sul todo o nosso esforço e de todas as outras pastas do Ministério nesse momento está em atender o Estado do Rio Grande do Sul. A gente espera que agora, no mês de junho, a gente retoma essa discussão possa finalizar esse programa”. Embora ainda não tenha uma data cravada para o lançamento oficial do programa, o plano será baseado em comprar a ociosidade dos espaços, com passagens a R$ 400 (ida e volta) de qualquer lugar do país.
A AZUL COMPROU A GOL?
Pode ser que não, mas tudo indica que sim. Quem perde somos nós consumidores ou você acha que teremos preços mais baratos com o domínio do mercado? Portanto, as companhias aéreas Azul e GOL anunciam um acordo de *cooperação comercial* que vai conectar as suas malhas aéreas no Brasil por meio de um codeshare. A parceria inclui as rotas domésticas exclusivas, ou seja, operadas por uma das duas empresas e não a outra. O acordo envolve também os programas de fidelidade, permitindo que membros do Azul Fidelidade e do Smiles acumulem pontos ou milhas no programa de sua escolha ao comprar os trechos inclusos no codeshare. Segundo Abhi Shah, Presidente da Azul, “Esse acordo vai trazer enormes benefícios para os nossos Clientes. Ambas as companhias têm uma história de desenvolvimento da aviação no Brasil, focadas na excelência no atendimento ao Cliente. Com a malha altamente conectada da Azul servindo a maioria das cidades no Brasil e a forte presença da GOL nos principais mercados brasileiros, nossas ofertas complementares vão oferecer aos Clientes a mais ampla gama de opções de viagem”.
SALÃO DO VINHO ARGENTINO
O público do 19º Festival das Cataratas – que acontece de 5 a 7 de junho em Foz do Iguaçu (PR) – poderá participar de mais uma edição do Salão do Vinho Argentino. O espaço está sob a responsabilidade da ODA Vinoteca, grupo com mais de 20 anos de experiência no mercado vitivinícola. O espaço permitirá aos participantes conhecer rótulos premiados internacionalmente e, neste ano, terá como diferencial degustações exclusivas para convidados. Além disso, o Salão contará com uma programação de palestras relacionadas aos vinhos argentinos, ministradas por sommeliers, com detalhes sobre o processo de fabricação, diferenciais de cada variedade de uva, entre outros temas. Para esta ação especial, o destaque ficará por conta das bebidas produzidas pelas bodegas Aristides, Goyenechea e Finca Iral. “São bodegas que já estão trabalhando conosco há um tempo e produzem vinhos excelentes, com características para um novo mundo, porque, conforme vão mudando as gerações, vão mudando os estilos de vinho consumidos”, explica Gisela Viana, proprietária da ODA Vinoteca.
A proprietária explica que o atendimento e o conhecimento são as principais características do grupo, que conta com lojas em Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, na Argentina. “Para transmitir a nossa marca é que estamos mudando o nosso conceito de estande baseado em nossa nova identidade, que tem como slogan: Mentores no mundo dos vinhos”, conta. O Salão do Vinho Argentino serve como preparativo para a tradicional Oda Al Vino, que terá a sua 8ª edição nos dias 6 e 7 de setembro em Puerto Iguazú (Argentina). O maior evento de vinhos da região trinacional terá a participação de mais de 100 vinícolas argentinas, azeiteiras e outras empresas ligadas ao universo enológico.
CATARATAS DO IGUAÇU
Falando nisso, às Cataratas do Iguaçu, consagradas como uma das Sete Maravilhas da Natureza, poderão ser visitadas gratuitamente pelos participantes do 19º Festival das Cataratas. O evento, considerado um dos principais do turismo nacional, acontece em Foz do Iguaçu (PR) nos dias 5, 6 e 7 de junho. O diretor-presidente da Urbia Cataratas, Munir José Calaça, destaca que: “O Festival das Cataratas é um evento de extrema importância para o setor do turismo, não somente nacional, como mundial” e que “para a Urbia Cataratas, ser parceiro e poder mostrar nossas belezas é uma honra”. O atrativo irá presentear com uma cortesia do Parque Nacional do Iguaçu as primeiras pessoas que visitarem o estande do PNI na Feira de Turismo e Negócios, que acontece no Rafain Palace Hotel & Convention nos dias 6 e 7 de junho, das 14h às 20h. “Também disponibilizaremos desconto de 20% nas novas experiências: Amanhecer nas Cataratas, Pôr do Sol nas Cataratas e Noite nas Cataratas. Esperamos por todos vocês”, convida Munir. Além de acompanhar as principais tendências do turismo e seus diversos segmentos, os agentes de viagens poderão realizar gratuitamente visitas técnicas aos principais atrativos de Foz do Iguaçu durante o Festival das Cataratas. Para realizar as visitas, basta o participante apresentar o seu crachá na entrada do atrativo. Ressaltando que a gratuidade é válida para o período do evento, desde que a visita ocorra fora do horário de programação da feira (que ocorre nos dias 6 e 7 de junho, das 14h às 20h). Todos os detalhes estão disponíveis AQUI. Confira a lista completa: Movie Cars; Show das Águas (Wonder Park Foz); Mesquita; Marco das Três Fronteiras; Itaipu Binacional; Parque das Aves; Dreamland Museu de Cera; Dreams Motor Show; Maravilhas do Mundo; Vale dos Dinossauros; Dreams Ice Bar; Eco Park by Dreams; Cataratas do Iguaçu.
CORPUS CHRISTI NAS CATARATAS