BNT MERCOSUL
Balneário de Camboriú receberá a 30ª Edição da BNT Mercosul entre os próximos dias 24 e 25 de maio. A BNT Mercosul é um evento que reúne profissionais de turismo para a realização de negócios entre FORNECEDORES e COMPRADORES do BRASIL e da AMÉRICA DO SUL, criando um cenário ideal para quem pretende divulgar destinos, fechar negócios e fazer contatos comerciais. Em 2024 a BNT Mercosul completará 30 anos e acontecerá novamente no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú. Considerado o maior e mais moderno do sul do país. As capacitações serão em salas confortáveis, mais dinâmicas e perfeitas para receber os agentes de viagens que anualmente prestigiam o evento. As Capacitações da BNT MERCOSUL é a oportunidade ideal para apresentar e capacitar profissionais sobre seus produtos, marcas, equipamentos, serviços e região turística. A BNT MERCOSUL possui presença garantida de profissionais qualificados (agentes de viagens com Cadastur) devido a um minucioso processo seletivo pré-evento de cadastro e organização. Além disso, o APP BNT MERCOSUL registra e coleta os dados (nome, contatos, e-mail e cidade de origem) de todos os participantes que visitaram o seu estande por meio da leitura de QR Code. Assim que a feira encerra, o expositor já tem acesso a lista de contatos.
Uma BNT MERCOSUL com mais ações promocionais, visibilidade e exposição da sua marca! A edição 2024 é inovadora trazendo mais possibilidades de interação com agentes de viagens. Os estandes seguem padronizados, destacando assim ainda mais as marcas, destinos e empresas participantes. Há 29 anos promovendo o turismo e realizando negócios, a BNT Mercosul é ponto de encontro dos principais representantes do turismo do Brasil e da América do Sul. Com presença garantida de agentes de viagens com Cadastur atualizado e Operadores convidados, que ficam à disposição para contato privativo com expositores. Anualmente, as edições presenciais contam com a presença de 5000 profissionais ao longo dos dois dias de evento. A BNT Mercosul é o evento que mais promove o Brasil. Criada em 1995, reúne profissionais de turismo para a realização de negócios entre FORNECEDORES e COMPRADORES do BRASIL e da AMÉRICA DO SUL e, mais recentemente, do MUNDO por meio das atividades on-line. Ao longo de quase três décadas a BNT se transformou e rompeu barreiras, realizou edições no Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai, e chegou a reunir 5000 profissionais em uma única edição. Idealizada e organizada por Geninho Goes ao longo de 28 edições, em 2020 a BNT firma parceria com o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau como organizador oficial do evento. O BC Convention é uma entidade com 22 anos de atuação e referência na execução de ações promocionais no mercado nacional e internacional.
A TEMPERATURA CAIU NAS CATARATAS DO IGUAÇU
A frente fria chegou, e a Maravilha Mundial da Natureza continua incrível para todos os visitantes prestigiarem suas encantadoras quedas-d’água. A cidade de Foz do Iguaçu registrou 9°C na manhã desta quarta-feira, alertando para o uso dos casacos e roupas mais quentinhas. Para visitar as Cataratas do Iguaçu, o recomendado é calçado fechado e confortável, para fazer a trilha de forma adequada. Calça é essencial por conta do frio, e blusas de manga comprida, casaco e toca podem ajudar também. O ideal é o visitante estar o mais à vontade possível para poder aproveitar o passeio tranquilamente. O Parque Nacional do Iguaçu abre todos os dias, com o passeio regular das 9h às 16h de segunda a sexta e das 8h30 às 16h aos sábados e domingos, além das novas experiências Amanhecer nas Cataratas, Pôr do Sol nas Cataratas e Noite nas Cataratas. Consulte nosso site para mais informações. Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, é necessário adquirir o ingresso ANTECIPADOS AQUI com escolha do dia e horário. Em caso de necessidade, é possível reagendar o horário por meio do cadastro feito no momento da compra.
FESTIVAL DAS CATARATAS & FÓRUM DE TURISMO
Falando nisso e com a chancela do CNPq, estudantes, professores e pesquisadores da área de turismo de todo o Brasil irão se reunir em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 5 e 7 de junho, no Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. O evento é considerado o maior técnico-científico do setor no país e integra a programação complementar do Festival das Cataratas. O evento já está em sua 18ª edição e ao longo de sua trajetória teve mais de três mil trabalhos apresentados, entre artigos científicos, resumos expandidos e relatos de experiências, submetidos por estudantes de mais de 50 universidades e faculdades do Brasil e do exterior. Neste ano, o fórum, que terá como tema principal “Turismo na Natureza e Biodiversidade”, tem como novidade a chancela do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A presidente do Instituto IDESTUR, Mayara Angeli, enfatiza a importância da aproximação entre academia e mercado, sobretudo diante das atuais calamidades. “O momento atual mostra o quanto a pesquisa em todos os âmbitos é fundamental para a manutenção e sustentabilidade do mercado turístico”, destaca Angeli. O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é organizado e realizado pelo Instituto IDESTUR em conjunto com a Univali e Unipampa, tendo a parceria estratégica com a Unioeste e apoio de diversas instituições de ensino do Brasil. Mais informações estão disponíveis AQUI.
GRASTRONOMIA TOP EM FOZ DO IGUAÇU – GRUPO CAPITÃO
Maior grupo gastronômico de Foz do Iguaçu completou 25 anos com 13 restaurantes e nova marcas. Jamais deixo de visitar, quando estou em Foz do Iguaçu, o Grupo Capitão, que celebrou um quarto de século de trajetória. Começando pelo Bona Trattoria. Não tem igual. Uma história notável, protagonizada por Isabel Salvatti e Iti Raffagnin, provenientes de famílias com histórico na hotelaria local. Juntos, eles construíram nove marcas e 13 restaurantes, gerando mais de 400 empregos não só em Foz do Iguaçu, mas também expandindo suas operações para Ciudad del Este e Assunção. Em 1999, com o apoio financeiro do pai de Isabel, o Sr. Santos Salvatti, que acreditava no potencial turístico de Foz do Iguaçu, abriram o primeiro restaurante, O Capitão. Com uma visão audaciosa para a época, eles buscavam unir a comunidade local e os turistas em um único espaço, oferecendo boa gastronomia, apresentações musicais e uma atmosfera acolhedora.
Atualmente, dois filhos do casal trabalham no grupo. Giovanna Salvatti Rafagnin, a primogênita, trouxe sua experiência em Hospitalidade após morar em Paris, e desempenha um papel fundamental na inovação e na criação de experiências gastronômicas memoráveis. O Bona Trattoria, primeiro restaurante do Paraná a trazer a assinatura do Chef Salvatore Loi em seu menu. Com massas frescas e carnes nobres o restaurante é destaque em alta gastronomia da Cidade. Não esqueça o Hokkai, culinária japonesa tradicional, um espaço para toda família inclusive com brinquedoteca. E não deixe de ir ao Santo Cupim, o mais novo empreendimento do grupo, boteco tipicamente brasileiro, o primeiro da região. Por lá você encontra vários pratos de cupim como o cupim casquerado, escondidinho e bolinho de cupim, além do churrasco três fronteiras onde você pode escolher três opções entre elas o cupim, picanha, assado de tiras, fraldinha, bananinha, linguiça artesanal e galeto. Comentei apenas três; não se esqueça que são 13, todos premiados.
EXPO GOIÁS NO CIRCUITO DE TURISMO NACIONAL
O belíssimo estado de Goiás não fica para trás e é a bola da vez. Vem aí a maior feira de turismo da região Centro-Oeste do Brasil. Em sua 4 ª edição, a exposição conta com marcas renomadas do Turismo que trazem novidades, tendências e fortalecem o relacionamento com o agente de viagens. A principal feira de turismo do Estado de Goiás, será realizada nos dias 04 e 05 de julho de 2024, no Centro de Convenções de Goiânia (GO), em Goiânia (GO), e já estão em contagem regressiva contabilizando resultados bastante positivos, com a presença de grandes nomes do setor de turismo. A Expo Turismo Goiás é uma feira de negócios turísticos no coração do Brasil. Nossa missão é gerar negócios e conectar profissionais de turismo a marcas, destinos e pessoas a fim de contribuir para o desenvolvimento do Turismo do estado de Goiás e de toda região centro oeste. O objetivo principal é atuar junto aos agentes de viagens, agregando ética e valores profissionais, para a proteção de suas atividades, fortalecendo o segmento, diante do mercado, a sociedade e o Poder Público. Em cada edição da Expo Turismo Goiás, continua investindo forte nos espaços segmentados voltados para nichos específicos do turismo bem como na qualidade de toda exposição. O trabalho é focado em conteúdos diferenciados, networking altamente qualificado e atualidades do turismo. O evento tem ainda o apoio institucional do Ministério do Turismo, Goiás Turismo, ABAV GO, ABIH GO, Goiânia Convention Visitors Bureau, Comissão de Turismo, SEBRAE GO, SENAC GO, AGETUL, CETUR GO, Fecomercio GO, ACEG. Em 2024 esperam 4 mil profissionais e + de 140 estandes nesta edição, que contará com rodadas de negócios e capacitações em doi dias de exposição e consolidada a maior feira de turismo da região centro oeste do Brasil com grandes players do turismo nacional.
AEROPORTO SALGADO FILHO – PORTO ALEGRE
O Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho só deve retomar suas operações em setembro. Totalmente alagado e com todos os sistemas comprometidos, a previsão é que o aeroporto volte a sua normalidade apenas dentro de alguns meses. No entanto, de maneira oficial, a Fraport Brasil em breve vai renovar a suspensão de voos para o Salgado Filho pelo menos até o fim de agosto por conta dos profundos danos causados pelas enchentes. O comunicado, chamado de Notam (Notice to Airman – documento reconhecido internacionalmente para divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas), vai ampliar em mais 90 dias o prazo para que o aeroporto tente voltar à sua normalidade. A concessionária vai comunicar, em breve, que devido às enchentes, o aeroporto não pode ser utilizado para pousos e decolagens. O Notam será publicado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Na última terça-feira (14), por conta da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou a imediata suspensão da comercialização de passagens aéreas para voos com origem e/ou destino no Aeroporto Salgado Filho.
A suspensão abrange todos os canais de comercialização, inclusive sistemas que disponibilizem vendas por terceiros, como agências de viagem e outros intermediários que possam comercializar os bilhetes. Embora as companhias aéreas tenham criado uma malha aérea emergencial, que abrange 116 voos semanais, a importância do Salgado Filho para o transporte de cargas é muito grande. Azul, Gol e Latam já ampliaram a oferta de voos e assentos para cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A malha emergencial compreende, neste primeiro momento, sete aeroportos no Rio Grande do Sul e outros três em Santa Catarina, como podemos ver abaixo. Ao todo, a população conta com 88 voos para o Rio Grande do Sul e outros 28 em Santa Catarina. Dos 12 aeroportos existentes hoje no Estado, seis farão parte do plano, além da Base Aérea de Canoas. Neste primeiro momento, serão 53 voos semanais operando nos aeroportos de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana. Florianópolis, Chapecó e Jaguaruna também farão parte do plano.
TURISMO EM GRAMADO
A infraestrutura de Turismo em Gramado, na Serra Gaúcha, segue ativa mesmo após o desmoronamento da rua Henrique Bertoluci no último domingo (12). A via que sofreu o deslizamento fica na Piratini, um bairro residencial de Gramado, afastado da parte turística e dos hotéis da cidade. A via já estava sendo monitorada e os moradores já haviam deixado o perímetro. De acordo com a CEO da Brocker Turismo, Adriane Brocker Boeira Guimarães, uma das principais empresas de transporte, passeios e atrativos turísticos da Serra Gaúcha, um encontro na tarde de ontem, segunda-feira, 13, com o trade local e autoridades debateu a criação de ações de retomada. “Já estamos comunicando e pedindo a compreensão para que os turistas não cancelem suas viagens e sim remarquem para datas futuras, mas também estamos trabalhando em roteiros diferenciados, pacotes e ações para o segundo semestre”. Ainda segundo Any, embora algumas vias estejam comprometidas, há rotas de acesso para Serra Gaúcha e outros aeroportos em funcionamento até a normalização do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. “Reforço que o fluxo turístico de Gramado e Canela está acontecendo, apesar das imensas e tristes dificuldades sofridas pelo Estado, mas com poucos turistas. Foram atingidos locais do interior e regiões mais periféricas de Gramado e Canela, mas a região central e a grande maioria dos atrativos turísticos das cidades estão em funcionamento.”
“A comunidade toda está mobilizada em auxiliar os impactados, inclusive, prestando socorro nas cidades vizinhas que foram mais atingidas, como Três Coroas e Igrejinha” completa Any. No momento, alguns parques e atrativos estão funcionando normalmente, enquanto outros programaram sua reabertura ao longo do mês de maio e junho. Atualmente, as melhores maneiras de chegar aos destinos da Serra Gaúcha via aérea são pelo Aeroporto de Caxias do Sul e pelo Aeroporto de Florianópolis. A Brocker segue realizando os transfers para essas cidades, de forma privativa neste momento. O receptivo criou um site com as informações atualizadas em tempo real, que você vê a seguir. Acesse o site da Brocker para acompanhar a situação da Serra Gaúcha em tempo real. Nesse site, a Brocker esclarece a situação dos principais atrativos da região.
ROMARIA NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO
Levando em conta a atual situação que assola todo o Estado, a organização da 64ª Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio entende que o momento é de oração e renovação da fé, abrindo mão de festejos em respeito a tantos atingidos pelas cheias. O evento terá início com a Procissão Luminosa das Famílias, no sábado, dia 18. A Romaria Motorizada e de Ciclista, que estava prevista para dia 19, foi transferida para o sábado, 25, e Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude foi cancelada. A Procissão Luminosa das Famílias terá lugar no dia 18, com saída programada da Igreja Matriz às 18h, correndo risco de ser cancelada em função do clima. Os organizadores esperam reunir famílias de Canela e da região, que receberão uma bênção especial antes de seguir caminho até o Santuário, iluminando o trajeto com velas e lanternas, acompanhando a imagem peregrina da Mãe de Caravaggio. A Missa campal, ao término da Procissão, ocorrerá no Monumento da Prece, oferecendo momentos de reflexão voltados às famílias. Logo depois, os presentes serão convidados para adoração ao Santíssimo e uma apresentação da banda da Igreja, com participação do Padre Eric Possobom. Para encerrar a noite, será possível degustar os tradicionais pasteis de massa caseira e outros lanches.
No dia 25, ocorrerá a Romaria Motorizada e de Ciclistas, com saída às 9h da Catedral de Pedra. A imagem peregrina de Nossa Senhora será transportada em um caminhão até o Santuário. Tradicionalmente, neste evento, desde antes de amanhecer o dia, motocicletas, carros particulares, caminhões e frotas de empresas tomam conta das ruas do centro da cidade, participando da peregrinação. Na chegada, haverá uma bênção para todos os veículos motorizados e bicicletas. A organização pede aos ciclistas que estejam atentos ao tráfego durante o cortejo, evitando possíveis acidentes. Uma grande Missa Campal será celebrada no Monumento da Prece após a chegada. Para o almoço, haverá variedade gastronômica, desde lanches até um buffet de comida caseira. A grande Romaria a Pé, no dia de Nossa Senhora de Caravaggio, 26 de maio, será mais um dia de peregrinação e muita oração, saindo da Catedral de Pedra às 8h. A programação será a mesma da Romaria Motorizada: Missa campal na chegada e almoço na sequência.
AZUL EM QUEDA
A companhia aérea Azul registrou um prejuízo líquido de R$ 1,05 bilhão no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 43% em comparação ao prejuízo de R$ 736,6 milhões do mesmo período do ano anterior. Descontando os efeitos cambiais, o prejuízo ajustado foi de R$ 324,2 milhões, uma redução de 55,4% em relação ao ano anterior. O resultado operacional, medido pelo Ebitda, atingiu R$ 1,4 bilhão, um aumento de 37,4% na comparação anual. A receita líquida somou R$ 4,68 bilhões, crescendo 4,5% em relação ao primeiro trimestre de 2023. A demanda por transporte aéreo beneficiou a Azul, que transportou 7,2 milhões de passageiros no primeiro trimestre, uma alta de 2,1% em relação ao ano anterior. O yield, que mede o preço médio pago pelo passageiro para voar um quilômetro, foi de R$ 0,498, um recorde para um primeiro trimestre, com um aumento de 2,8% em relação ao ano anterior. A Azul está monitorando a crise no Rio Grande do Sul, estado que representa cerca de 10% do mercado da companhia. O CEO John Rodgerson afirmou que a crise pode impactar o crescimento da oferta de voos da empresa para 2024, embora a previsão de aumento de 11% na oferta ainda seja mantida. A Azul tem trabalhado para fornecer logística aérea de mantimentos para o estado, inclusive buscando apoio para abrir a Base Aérea de Canoas para voos comerciais, facilitando o transporte de suprimentos às vítimas das chuvas. Os resultados financeiros da Azul foram afetados por despesas líquidas de R$ 1,92 bilhão, um aumento de 145,5% em relação ao ano anterior. As despesas financeiras líquidas foram de R$ 1,1 bilhão no trimestre, com R$ 540,3 milhões em arrendamentos e R$ 292,4 milhões em juros sobre empréstimos e financiamentos. A Azul realizou 33 voos humanitários para o Rio Grande do Sul e está em negociações com o governo para abrir o aeroporto de Canoas para voos comerciais, o que permitiria aumentar a capacidade de transporte de doações. A empresa tem buscado parcerias com empresas como Raízen e Itaú para dividir os custos do transporte de mantimentos.
ÍNDICE DE ATIVIDADES TURÍSTICAS
Apesar dos pesares da da total igovernabilidade do Brasil, graças ao empreendedorismo do próprio setor (privado), o índice de atividades turísticas apontou variação positiva de 0,2% em março, de acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (14), configurando três anos consecutivos de crescimento. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por sua vez, projeta que, em 2024, deve haver aumento de 2,4% no turismo. A PMS apontou que o volume de receitas do turismo aumentou 0,2% em março, marcando o quarto mês consecutivo sem taxas negativas. Conforme o economista da CNC responsável pelo estudo, Fabio Bentes, a redução dos preços das passagens aéreas durante a alta temporada contribuiu significativamente para esse crescimento, com uma retração de 32% no preço médio das passagens aéreas entre janeiro e março deste ano. Segundo Bentes, esse cenário positivo é influenciado pelo turismo internacional. Entre os 10 maiores emissores de visitantes ao Brasil, responsáveis por 82% do total de estrangeiros, apenas os turistas argentinos visitaram o Brasil em menor quantidade que na temporada anterior, com uma queda de 13,6%. No total, quase 2,5 milhões de turistas estrangeiros desembarcaram no Brasil durante a última alta temporada (de novembro a fevereiro).
FLORIPA AIRPORT
Enquanto isso, os principais atletas brasileiros do Basquete 3×3 vão aterrissar no Aeroporto Internacional de Florianópolis, para a disputa da primeira etapa do VII Challenge Internacional, entre os dias 15 e 19 de maio. Pela primeira vez no Brasil, duas quadras oficiais FIBA 3×3 serão montadas em um aeroporto. Além dos brasileiros, atletas da Argentina e Uruguai também vão participar do desafio que deve reunir cerca de 80 equipes e 320 atletas. Um dos destaques da programação será a participação de cerca de 800 crianças de escolas da rede pública de ensino de Florianópolis e região. De quarta a sexta-feira (15 a 17/05), elas terão a oportunidade de participar de oficinas de basquete e ainda fazer um pocket tour pelas áreas operacionais do aeroporto. Nesta sexta-feira (17/05) acontecem os jogos e desafios em nove categorias dos 13 aos 40 anos (masculino e feminino), além do Desafio do Influencers. Passageiros e visitantes poderão se divertir com as minitabelas de basquete e ativações instaladas no Boulevard 14/33. Nos intervalos da programação as quadras ficarão aberta ao público que poderá visitar o espaço gratuitamente. Já amanhã, sábado, (18/05), acontecem os jogos oficiais para atletas locais. E n o domingo, a partir das 9h, a elite entre em quadra, com algumas das melhores equipes da modalidade do Brasil, Argentina e Uruguai. Entre os atletas três jogadores da Seleção Brasileira, que disputaram o pré-olímpico do Japão são os destaques, André Ferros e Matheus Parcial, da equipe DC 3×3, de São Paulo e Leonardo Branquinho, do Praia Clube, de Uberlândia, Minas Gerais. A equipe vencedora garante vaga para participar do Challenger em Quebec, no Canadá e os cinco primeiros vão participar da grande final que será em setembro, em Capivari de Baixo (SC). Depois do sucesso nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, 2014 e 2018, o Comitê Olímpico Internacional (COI), anunciou em 2017 a decisão de incluir o esporte nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Mais uma vez o Basquete 3×3 conquistou os torcedores e estará presente no programa de Paris 2024.
Leia ainda: Novas e mais conexões aéreas conectam Brasil ao mundo
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
51ª Abav Expo acontece em Brasília em nova data e local – Confira!
Passagens aéreas caras, setor rodoviário deslancha!
Floripa Airport inaugura rotas entre Florianópolis, Amsterdam e Bruxelas
Eles estão machucados demais para perceberem tuas feridas
Balneário Camboriú terá túnel de vento a 300km/h de queda livre
Santa Catarina busca TAP para conectar-se diretamente a Lisboa
Volume de receitas de atividades turísticas continuam em queda
Recorde para Viagens e Turismo em 2024 prevê WTTC
Temporada de verão em Santa Catarina supera expectativas
Estou cansado da religião dos chefs: restaurantes não são santuários…
Performance das viagens internacionais chega a R$ 1,027 bilhão em fevereiro
O mundo das estatísticas parece assombroso aos olhos de quem as examina
Despesas de empresas com viagens corporativas chegaram a R$ 118,7 bi
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental