FLORIPA/LISBOA VIA TAP
A nossa Bela e Santa Catarina está com ações promissoras que impactarão diretamente seu crescimento, como a captação de um voo para Lisboa com a TAP Air Portugal, ainda em fase de negociação, a participação no Rock In Rio Lisboa, com um estande imersivo na área de expositores do Brasil, e a realização de um concurso de surf em Jaguaruna, com R$ 1,5 milhão em prêmio oferecido pelo Governo. Segundo Catiane Seif, Secretária Adjunta de Turismo de Santa Catarina: “Nosso desafio é trabalhar para que cada vez mais a contribuição estadual venha do Turismo ao mesmo tempo em que consigamos diminuir a sazonalidade. Participamos da Bolsa de Turismo de Lisboa, onde iniciamos as negociações para o voo Florianópolis – Lisboa, conectando nosso estado com a porta de entrada para a Europa, que tem a grande vantagem da similaridade do idioma”.

Todavia, ainda segundo ela, o Estado não vai esperar a finalização das tratativas para fazer a divulgação. “Tanto que teremos uma experiência imersiva e totalmente impactante no nosso estande na área Brasil, no Rock In Rio Lisboa, e com isso, acreditamos que iremos chamar atenção e interesse do europeu”. Um dos pontos positivos, é que a localização geográfica faz com que estejamos no verão enquanto eles estão no inverno, e vice e versa, aumento a atratividade para nós, porque a temporada de surf acontece durante os dias mais quente e tal diferença nos permite oferecer mais opções no calendário anual de surf: “São ações que fazem parte de uma política de Governo para alavancar o Turismo no estado e estão inserida dentro de um plano de ação a médio-longo prazo, evidenciado cada vez mais o potencial de crescimento do turismo estadual”, conclui.

COPA AIRLINES EM FLORIPA

Falando nisso, a Copa Airlines chegará a 86 voos semanais entre Brasil e Panamá a partir de junho deste ano, alta temporada de inverno no Brasil e de verão na América do Norte. São partidas regulares de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus, Brasília, Porto Alegre e mais recentemente Florianópolis. Com estratégia de mercado garantida, o Country Manager da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, comentou sobre esse crescimento sustentável no país. “Temos hoje um trabalho de duas frentes. A primeira é consolidar o que já temos de operação, que vem com incremento de frequências, como, por exemplo, Belo Horizonte, que passamos de sete para 10 voos semanais, Rio de Janeiro, que pulamos de 14 para 17 voos semanais, e São Paulo, que passamos de 35 para 38 voos semanais em definitivo a partir de junho. Lembrando que todas as partidas de Rio de São Paulo ocorrem com aeronaves com a classe executiva Dreams”, afirma de Lucca. Já em Florianópolis, o mercado correspondeu muito acima do esperado, com a chegada da Copa: “Quando realizamos o business case de um voo novo, há uma curva de ocupação planejada. No entanto, essa curva está acima do esperado. O desafio é que 93% desse movimento é de brasileiros indo para o Panamá. Isso é legal, traz a garantia de que a operação está super bem, mas precisamos fazer o trabalho de promoção do Brasil, de Santa Catarina, no exterior”, disse ele.

AZUL & GOL

Como a GOL ainda não deu um passo a frente, muito pelo contrário, uma possível aquisição da Gol por parte da Azul voltou à tona nesta semana, com possíveis avanços nas negociações envolvendo um acionista controlador da GOL, de acordo com a Blomberg. Como diz o portal, o Grupo Abra contribuiria com suas ações da Gol para a Azul em troca de uma participação na companhia aérea combinada. Com isso, o Grupo Abra poderia manter a propriedade total de sua participação na Avianca. Ainda de acordo com a Bloomberg, a Azul contratou o Citigroup e a Guggenheim Partners para auxiliar neste possível acordo com a Gol, que está se reestruturando em meio ao processo de Chapter 11 nos Estados Unidos. Segundo fontes da Bloomberg, a possível transação com o Grupo Abra acabou ganhando força nas últimas semanas. Apesar disso, Azul e Abra não quiseram comentar. Os reguladores no Brasil e em outros países precisariam aprovar um eventual acordo. Embora a fusão da Azul e da Gol reduzisse o número de grandes operadoras locais de três para duas, a Azul está otimista de que poderá obter aprovação, disseram as fontes.

ROADSHOW 2024 VINHOS DE PORTUGAL

O fascinante universo dos vinhos portugueses, com imersão em seminário e degustações do produto, de rótulos variados, irá acontecer em Florianópolis durante o “Road show 2024 dos Vinhos de Portugal”, no dia 22 de abril. As inscrições já estão encerrada. O evento irá acontecer na Alameda Casa Rosa. Promovido pelos Vinhos de Portugal, o RoadShow tem como principal objetivo fortalecer a imagem dos vinhos portugueses no Brasil e ajudá-los a abrir novos mercados. No ano passado, o mercado brasileiro teve um crescimento exponencial no que diz respeito à exportação dos vinhos portugueses com 80 milhões de euros – mais 9 milhões de euros do que em 2022, tornando-se o maior destino dos vinhos portugueses, se não considerarmos o peso do Vinho do Porto, e o 4º maior destino do total das exportações de vinhos portugueses. Para dar prosseguimento a essa estratégia de expansão e conquista do público consumidor, em 2024 o RoadShow percorre duas cidades do Sul do país, escolhidas pelo seu potencial e onde tem sido desenvolvido relacionamento nos últimos anos: Florianópolis e Curitiba.

O Road Show realizado anualmente pelos Vinhos de Portugal, é um evento que coloca os profissionais da área e os consumidores em contato com os produtores portugueses. É uma oportunidade para conhecer um pouco mais os estilos de vinhos, trocar impressões e degustar os rótulos apresentados. Os participantes da masterclass vão poder degustar vinhos particulares e conhecer com mais profundidade o perfil do país e de algumas importantes regiões produtoras. Na programação, serão apresentadas as peculiaridades que Portugal oferece, com mais de 250 uvas autóctones (nativas ou originárias de uma certa região ou país). Os portugueses se destacam por elaborar rótulos singulares, são considerados mestres em fazer “blends”. As variedades mais utilizadas para a produção do vinho tinto são a Touriga Nacional, Touriga Franca, Trincadeira, Aragonez, Baga e Castelão. Já as castas brancas mais utilizadas são: Alvarinho, Arinto, Antão Vaz, Viosinho, Verdelho, Encruzado e Fernão Pires.

WINE GAMES

Ainda no Roadshow em Florianópolis, irá acontecer o Wine Games, enquanto ocorrem as degustações. Nessa dinâmica estão incluídas duas mesas de jogo, nas quais, de forma divertida, mas didática, os participantes terão que identificar os principais aromas do vinho e regiões presentes em cada rótulo apresentado. Os produtores de vinhos portugueses presentes no evento serão: Abegoaria Group, Adega da Vermelha, Arvad, Aveleda, Barcos Wines, Adega Ponte Barca, Cadeado, CARM, Carmim, Cartuxa-Fundação Eugênio de Almeida, Casa Ermelinda Freitas, Casa Relvas, Dona Maria – Julio Bastos, Enoport Wines, Falua, Herdade do Peso, Casa Ferreirinha, J. Portugal Ramos Family Estates, José Maria Da Fonseca, Manuel Costa & Filhos, Quinta Da Lapa, Quinta da Mariposa, Real Companhia Velha, Rocim Wines e Vercoope. Brasil é o destaque nas exportações de 2023. Sobre esse aumento na demanda, o Brasil está descobrindo e bebendo cada dia mais vinho português. Se Portugal é pequeno em território, ele é gigante na vitivinicultura. São mais de 250 castas vinificadas nas 14 regiões produtoras de vinhos. O país alia suas tradições vinícolas às mais modernas tecnologias de produção. O resultado são vinhos de qualidade, com excelente relação custo versus benefício e, finalmente, com preço justo, o que não acontece por aqui. A ViniPortugal Associação Interprofissional do Vinho tem como missão promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”, contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do preço médio dos vinhos portugueses. São associados-fundadores da ViniPortugal oito associações profissionais: ACIBEV, ANCEVE e AND (representação do comércio), CAP, FENADEGAS, FENAVI e FEVIPOR (em representação da produção) e ANDOVI (representação de regiões demarcadas).

CAFÉ DE HOTEL ABIH/SC

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) realizou, com sucesso, o 2º Café de Hotel em Joinville, marcando mais um passo importante na missão de fortalecer o setor hoteleiro no estado. O evento, que ocorreu nesta última quinta-feira, reuniu renomados hoteleiros e fornecedores parceiros para um encontro focado em networking, troca de experiências e discussão de temas vitais para a indústria. Beto Caputo, diretor regional da ABIH-SC e anfitrião do evento na região, desempenhou um papel fundamental no 2º Café de Hotel, realizado no Mercure Joinville Prinz Hotel, um dos empreendimentos da Atrio Hotéis, da qual ele é proprietário. Com grande entusiasmo, Caputo expressou a importância de tais encontros para o setor. “É uma alegria imensa poder reunir a comunidade hoteleira regional para discutir estratégias que impactam nossos negócios em níveis local, regional e estadual,” afirmou. Ele destacou que esses encontros não apenas fortalecem as relações entre os profissionais da área, mas também são cruciais para alinhar objetivos e compartilhar soluções inovadoras, reforçando a relevância de ações conjuntas para o desenvolvimento contínuo da hotelaria em Santa Catarina.

GESTÃO DE PESSOAS

O evento também contou com palestras enriquecedoras de Lara Perdigão e Cris Faria, que abordaram os desafios contemporâneos na gestão de pessoas no setor hoteleiro. Faria, participando virtualmente, e Perdigão, presente no local, exploraram estratégias eficazes para o desenvolvimento e motivação de equipes. Ambas as especialistas abordaram temas cruciais relacionados ao cenário atual e desafios do setor hoteleiro, proporcionando momentos fundamentais para o desenvolvimento profissional dos participantes. Lara Perdigão, Secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Urubici e especialista em Gestão de Pessoas, participou presencialmente e conduziu uma interação direta com o público. Com sua vasta experiência em consultoria de vendas e projetos de comunicação interna e externa, Lara explorou técnicas eficazes para transformar e desenvolver equipes no ambiente hoteleiro. Ela enfatizou a importância de entender as demandas das equipes e trabalhar com ferramentas que promovam o crescimento e a eficácia no atendimento ao cliente. Cris Faria, Head da Rocket Mentoring School e especialista em Desenvolvimento Humano Organizacional, juntou-se ao evento virtualmente, utilizando a plataforma Zoom para transmitir sua mensagem. Com mais de 20 anos de carreira dedicados ao desenvolvimento de pessoas dentro e fora do mundo corporativo.

ENCATHO & EXPROTEL 2024

Encatho & Exprotel 2024: Uma Vitrine de Inovação – Um dos destaques foi a apresentação de Juliana Bossi sobre o Encatho & Exprotel, evento gratuito, totalmente organizado pela ABIH-SC, que ocorrerá de 23 a 25 de julho, no CentroSul, em Florianópolis. Juliana descreveu o evento como uma plataforma essencial para destacar as últimas tendências e inovações do setor. “O Encatho & Exprotel serve como uma vitrine para as novas tecnologias e estratégias emergentes, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e o fortalecimento da nossa indústria”, explicou. Ela também salientou a importância do evento para a conexão entre os principais atores da indústria hoteleira, que inclui uma rica programação de palestras, painéis e exposições, oferecendo uma visão prática das mudanças trazidas pela Indústria 5.0 para o turismo e a hotelaria. Com entrada gratuita, o evento promete ser um ponto de encontro vital para profissionais do setor. Juliana encorajou todos os presentes a visitar o site do evento para mais detalhes e inscrições, destacando que as vagas para as palestras são limitadas.

Com essa ação, a ABIH-SC reafirma seu compromisso com o crescimento e a valorização da hotelaria em Santa Catarina, incentivando todos os profissionais do setor a participar do Encatho & Exprotel para se atualizarem e prepararem para os futuros desafios do mercado, além de se associarem a entidade para uma maior representatividade e apoio ao desenvolvimento de toda cadeia produtiva. O próximo Café de Hotel acontece na cidade de Penha, no mês de maio. Informações sobre como participar como fornecedor parceiro ou para participar como convidado, basta entrar em contato com Juliana Bossi Castro pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou WhatsApp (48) 98843-7659. Para mais informações sobre o Encatho & Exprotel, acesse www.encatho.com.br. Já para saber como se associar à ABIH-SC CLIQUE AQUI.

FESTITÁLIA
Vem aí a 29ª Festitália acontece de 13 a 23 de junho de 2024, em Blumenau (SC). O evento, que celebra a tradição dos imigrantes italianos e a presença da cultura do país na rotina dos moradores do Vale do Itajaí, figura há anos entre os destaques da agenda de Blumenau (SC) e terá mais novidades em 2024. Na primeira semana, o evento acontece de quinta-feira (13) a domingo (16) e na segunda semana a programação será de quarta-feira (19) a domingo (23). Os ingressos custam R$ 20,00 e serão cobrados a partir das 19h – aos sábados e domingos, para o almoço, não haverá cobrança de ingressos. Duas atrações nacionais estão confirmadas na Festitália deste ano. No dia 13, a abertura do evento terá o espetáculo Amazing Tenors apresentando os maiores sucessos de Andrea Bocelli. Já no segundo sábado, dia 22, a orquestra Felice Itália traz ao palco um inédito espetáculo para a região com os grandes sucessos da música italiana. Outro destaque é o fomento de novas agendas e espetáculos com bandas que já fazem parte da programação da cidade em eventos de celebração da tradição germânica. Em 2024, elas apresentaram as primeiras versões dos seus shows dedicados à cultura italiana e seguem este ano com mais novidades.

GASTRONOMIA

Mais de 50 pratos estão confirmados no evento. O formato implantado em 2023, com um festival gastronômico de pratos inspirados na gastronomia italiana, foi aprovado pelo público e segue para este ano. Além de massas, pizzas e pratos com base de polenta, estão confirmadas novidades como o churro de polenta, a massa preparada no queijo e novos itens no cardápio, como as focaccias, pão de fermentação natural recheados com molhos e parmegianas. A carta de vinhos, que já em 2023 destacou rótulos italianos, terá uma ampliação para rótulos também de outras nacionalidades e vinhos regionais. A carta de drinks também será ampliada e cervejarias de marcas do Vale da Cerveja que apresentam dezenas de estilos diferentes para harmonizar com a gastronomia. A expectativa para a festa fez com que os organizadores abrissem mão da já tradicional siesta no sábado à tarde, quando a festa era fechada às 16h e reabria às 19h. Na 29ª edição, a Festitália funcionará direto aos sábados, a partir das 11h até o fechamento dos pavilhões. Realizado pelo Lira Circolo Italiano di Blumenau. O objetivo é seguir o movimento de profissionalização do evento, aprovado pelos visitantes no último ano.

15ª MARATONA DAS CATARATAS

A 15ª Meia Maratona das Cataratas, será realizada no dia 5 de maio de 2024 (domingo), no Parque Nacional do Iguaçu e está no terceiro e último lote para os que ainda não realizaram a inscrição. O prazo é curto e encerra no dia 26 de abril – ou antes, caso todas as vagas sejam preenchidas. As inscrições para a Meia Maratona das Cataratas, prova de 21km, e para o Desafio de 8km das Cataratas devem ser realizadas AQUI. A 15.ª edição da Meia Maratona das Cataratas é uma realização da Urbia Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu. A prova contará novamente com o percurso único, integralmente dentro do Patrimônio Natural da Humanidade, atração internacional que encanta pessoas de todo o mundo. A corrida da Maravilha Mundial da Natureza passou por algumas atualizações com o objetivo de proporcionar uma experiência ainda mais satisfatória aos participantes. Primeiramente, o número de vagas para que foi reduzido a três mil corredores. Além disso, outra inovação é a alteração no horário de largada, que agora acontecerá meia hora mais cedo, às 8 horas. Dessa forma, todos os inscritos receberão um kit contendo camiseta, número de peito, chip de cronometragem e medalha de participante (entregue no final da prova). A entrega do kit será realizada no Centro de Visitantes do parque, na sexta-feira (3 de maio), das 9h às 16h, e no sábado (4 de maio), das 9h às 20h. Em seguida, será preciso apresentar comprovante de pagamento da inscrição e documento com foto.

MEIA DAS CATARATAS

A entrega do kit será realizada no Centro de Visitantes do parque, na sexta-feira (3 de maio), das 9h às 16h, e no sábado (4 de maio), das 9h às 20h. Em seguida, será preciso apresentar comprovante de pagamento da inscrição e documento com foto. Inscrições em grupo – Acima de dez atletas inscritos, o grupo recebe 10% de desconto. O representante do grupo deve entrar em contato por meio do e-mail eventos@ticketsports.com.br, solicitando dessa forma, a inscrição para o grupo. Grupos com menos de dez participantes não têm direito ao desconto. Moradores de Foz e das cidades vizinhas ao parque – Todas as 14 cidades integrantes do Passe Comunidade têm 20% de desconto. Primeiramente, os moradores precisarão comprovar presencialmente, na retirada do kit, no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, a residência em uma dessas localidades. Os 14 municípios vizinhos são: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Matelândia, Medianeira, Ramilândia, Santa Lúcia, Serranópolis do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Céu Azul, Lindoeste e Santa Tereza do Oeste.

BROCKER TURISMO

Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. “Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos principais destinos turísticos do país. Nossa presença em eventos estratégicos de turismo em todo o Brasil, assim como em parceria com os operadores de turismo e agentes de viagens, visa não apenas atrair visitantes, mas também estabelecer acordos sólidos e colocar nossos produtos na prateleira do turismo, impulsionado o setor turístico local,” destaca a CEO do Grupo Brocker, Adriane Brocker Boeira Guimarães. A empresa marcou presença de forma significativa na Aviesp, reconhecendo a importância estratégica desse evento como um grande polo emissor de turistas. Além disso, uma delegação da Brocker e do Bustour está participando ativamente da WTM, em São Paulo, consolidando parcerias e promovendo Gramado e Canela como destinos imperdíveis. Ainda no centro do país, desde o mês de março vem sendo desenvolvidas ativações do Bustour, em São Paulo e Santo André. Mais de 200 agentes de viagens CVC foram capacitados nas duas cidades, com visitas a 25 lojas da CVC para apresentação e treinamento do produto Bustour e seus parceiros. Além disso, mais de 60 agentes multimarcas de São Paulo foram capacitados no período. Destacando a relevância do mercado carioca para a Serra Gaúcha, a Brocker participou do 7º Encontro de Negócios do Rio de Janeiro, envolvendo mais de 400 agências de viagens do Estado, um dos principais polos emissores do Brasil. Além disso, a empresa realizou blitz e treinamentos no call center da Azul Viagens, o maior hub de vendas da empresa, consolidando parcerias estratégicas para aumentar o fluxo de turistas na região.

“Estamos promovendo uma enorme agenda positiva, que se estende também no setor Mice, buscando parcerias e captações na área de eventos”, explica Any. Exemplo disso foi a participação da Brocker no encontro de empresas de todo país, liderado pela EO no Wish Gramado, fortalecendo a conexão com empreendedores de todo o Brasil e impulsionando iniciativas colaborativas que promovem o turismo local. O intenso período de atividades comerciais vai proporcionar ainda a recepção de uma comitiva de imprensa da revista de bordo da companhia aérea Azul para destacar as belezas e atrativos da região, ampliando ainda mais sua visibilidade nacional e impactando milhões de potenciais turistas. A Brocker Turismo foi reconhecida na noite de ontem, dia 17, como o segundo Melhor Receptivo do Brasil pelo trade nacional de turismo e publicado na Panrotas, um dos principais veículos de comunicação do setor turístico. “Este prêmio é um testemunho do compromisso incansável de nossa equipe em oferecer serviços excepcionais e superar as expectativas dos nossos clientes. Seguimos comprometidos em proporcionar experiências inesquecíveis para nossos visitantes”, frisou Any Brocker. A Brocker Turismo também recebeu dois prêmios no Prêmio Arara Azul da Azul Viagens. O top 10 receptivos do Brasil e o destaque parceiro. Este prêmio reconhece as empresas parceiras que se destacam pela excelência em serviços, sustentabilidade e compromisso com a preservação ambiental. “Como uma empresa comprometida com a responsabilidade social e ambiental, estamos muito felizes em receber este reconhecimento e comprometidos em continuar a nossa jornada em prol do turismo sustentável e da preservação do meio ambiente”.

CASA DA VÓ IVONE

Falando nisso, a Casa da Vó Ivonne está reabriu suas portas nesta quinta-feira, dia 18 de abril, para receber moradores e turistas. A residência centenária, localizada no bairro Caracol entre Canela e Gramado, oferece aos visitantes experiências que unem história, cultura e gastronomia afetiva. O destaque fica por conta do brunch-almoço com especialidades da culinária local e o mobiliário que preserva a história da casa e a cultura dos primeiros moradores da região. Além do brunch-almoço, o visitante tem a opção de fazer pedidos à la carte, para comer no local ou levar para casa. Mas, o turista pode apenas conhecer o espaço e apreciar a decoração e a história que circundam o local. O cardápio conta com cucas, pães, bolos, quiche, frios e embutidos, arroz carreteiro, nhoque ao molho de queijo, carne de panela, salsicha bock com mostarda, geleias caseiras, doce de leite, nata, café, leite, suco natural com frutas da estação e chá de maçã. Tudo é produzido no local. Para quem quiser degustar somente alguns itens, a Casa da Vó Ivonne oferece cardápio à la carte com bolos, tortas, quiches, waffles caseiros, sucos, chás, cervejas, vinhos e espumantes. Cada detalhe na Casa da Vó Ivonne foi pensado para despertar boas memórias. O ambiente acolhedor, a decoração, os aromas, sons e, claro, a comida. O processo envolve desde a seleção dos ingredientes ao tempo dedicado na cozinha para levar a experiência com afeto. O local oferece ainda um pequeno Emporio com souvenires e produtos “queridos” para presentes e lembranças. A Casa da Vó Ivonne, residência centenária que fica na Estrada da Lageana, comunidade que une Gramado e Canela, no bairro Caracol, reúne história, cultura e experiência gastronômica para trazer de volta as memórias da infância.

CHOCOLATE & CONNECTION

Gramado, o principal destino turístico do Rio Grande do Sul, e o chocolate, produto com Indicação Geográfica, são os anfitriões do Connection – Terroirs do Brasil, que ocorre de 15 a 18 de maio, na Serra Gaúcha. Em 2020, o Senado Federal aprovou e o presidente da República sancionou a lei que concedeu à cidade o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal. E em junho de 2021 o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial concedeu o certificado de Indicação Geográfica (IG), da espécie Indicação de Procedência (IP), para o chocolate artesanal produzido nas limitações geopolíticas do município de Gramado. O pedido da IG foi feito pela Associação da Indústria e Comércio de Chocolates Caseiros – Achoco. Na concessão do IG, o INPI considerou que o processo produtivo está diretamente influenciado pelo conhecimento tradicional dos produtores e pelas características climáticas da cidade. Além disso, o produto é uma das representações de Gramado e está consolidado na memória das pessoas, o que se reflete na sua associação ao turismo da região.

CONNECTION TERROIRS BRASIL

Ainda sobre o tema, dentro de um mês, Gramado será palco de um encontro de ideias e negócios: o Connection Experience Terroir do Brasil 2024, de 15 a 18 de maio. Com foco em produtos de origem do Brasil, o evento irá proporcionar painéis com convidados nacionais e internacionais, a Alameda Terroir – feira de expositores com produtos de origem, Cozinhas Show – aulas de culinária abertas ao público e o Circuito Gastronômico e de Experiências. O foco desta edição será mais uma vez os Terroirs do Brasil, trazendo debates com painelistas experts na valorização dos produtos originais das terras brasileiras e como eles podem impulsionar novos negócios e destinos. Um dos destaques desta edição é a jornalista Giuliana Morrone, especialista em ESG e com uma carreira de 23 anos no Grupo Globo. Especialistas atuantes no mercado internacional como Bernardo Cardoso, Diretor do Turismo de Portugal no Brasil, e Gabriela Testa, Diretora do Instituto de Promoção Turística do Ministério do Interior da Argentina também estarão em Gramado. A programação da Cozinha Show recebe 15 chefs, incluindo nomes da região como Nícolas Heckel, chef do restaurante Catherine, e Marcos Livi, chef que comanda o tradicional evento “A Ferro e Fogo” em São Francisco de Paula e mais seis restaurantes em São Paulo.

Um dos objetivos do evento é abordar a importância da Indicação Geográfica (IG), uma ferramenta de valorização de produtos do agronegócio que são vinculados aos seus territórios de origem, visando proteger a região produtora e agregando valor às mercadorias. Ao todo, serão 102 IGs participantes de todas as cinco regiões do Brasil, dentre elas todas as 14 IGs do café nacional. O público estimado é de aproximadamente 1.200 pessoas, 15% a mais do que na edição de 2023. Conforme explica Eduardo Zorzanello, CEO do evento, o Connection Terroirs do Brasil é uma das maiores vitrines de promoção dos produtos brasileiros de origem: “O Connection estimula a inovação, une pessoas e possibilita o intercâmbio de ideias e experiências ampliando as possibilidades reais de negócio”. A programação do Connection Terroirs do Brasil acontece de 15 a 18 de maio em diferentes lugares do centro de Gramado. Para acessar a abertura oficial, os painéis e as palestras com convidados nacionais e internacionais, que acontecem no Palácio dos Festivais, é necessário adquirir ingresso. “Além do conteúdo, os participantes terão direito a diversas experiências e a todas as atividades paralelas. Este é um evento único, pois promove negócios e oportuniza ao consumidor final viver momentos exclusivos através de experiências sensoriais incríveis”, destaca a CEO Marta Rossi.

Os ingressos já estão no 2º lote no valor de R$ 499 por pessoa (estudantes e pessoas com mais de 60 anos têm 50% de desconto). Grupos acima de 10 pessoas, podem entrar em contato através do e-mail eventos@rossiezorzanello.com.br para verificar tarifas especiais. As demais atividades como Cozinha Show e Alameda Terroir são gratuitas e os pratos do Circuito Gastronômico e de Experiências podem ser adquiridos diretamente nos restaurantes participantes. Quem garantir ingresso terá acesso em atrações parceiras como o parque Olivas de Gramado e o Garden Park, além de tarifas especiais em hotéis credenciados. O Connection Experience 2024 acontece de 15 a 18 de maio em Gramado com o tema Terroirs do Brasil. Serão palestras, feira de expositores, circuito gastronômico e aulas show de culinária para fomentar novos negócios a partir dos produtos de origem do Brasil. O evento é realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do SEBRAE. Mais informações e ingressos AQUI.
