TEMPORADA DE VERÃO EM SC
Uma convergência de fatores colaborou para que o turismo do verão 2023-2024 gerasse resultados acima do esperado para Santa Catarina, segundo o balanço da Estação Verão desenvolvida pelo governo do Estado. Clima, cenário econômico e melhoria dos serviços colaboraram para que SC recebesse mais visitantes e tivesse melhores resultados econômicos no período. Na divulgação do balanço, em evento na última segunda-feira, o governador Jorginho Mello destacou que o desempenho econômico do turismo superou expectativas, com a vinda de mais visitantes e geração de impostos. A projeção era de 2,8 milhões de turistas, mas vieram 2,9 milhões. Com mais público, SC teve arrecadação recorde em janeiro. A receita estadual teve crescimento real de 17% frente ao mesmo mês de 2023, e de 12,6% em fevereiro na mesma comparação. As altas foram puxadas principalmente por maior consumo de combustíveis e alimentos no Estado.
O secretário de Estado de Turismo, Evando Neiva destacou que mais turistas vieram ao Estado utilizando todos os meios de transporte: rodoviário, aéreo e marítimo. Segundo ele, os dados apurados, em especial da Fecomércio-SC, mostraram que os visitantes gastaram mais durante a viagem. Uma das razões é a melhoria de atrações turísticas privadas. Entre os fatores externos que ajudaram estão o clima, que foi favorável no começo do ano após muitas chuvas nos últimos meses de 2023. E a conjuntura econômica internacional também favoreceu: o dólar mais caro, falta de aviões e guerras fizeram com que menos brasileiros tivessem disposição de viajar para o exterior. Assim, preferiram fazer turismo pelo Brasil. Um fato novo importante foi a ação conjunta do governo estadual para atender bem os turistas, depois de tantos casos de viroses que atraíram inclusive críticas internacionais no verão anterior. A secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, destacou que o número de viroses agudas recuou 70% neste verão frente ao anterior.
A secretaria desenvolveu uma série de ações para melhor atender os turistas e também a população catarinense. Ampliou os serviços do SAMU, que atenderam 67.864 ocorrências na temporada. Enquanto desenvolvia campanha de prevenção à dengue, fazia prevenção também das viroses. Nesse caso, as ações envolveram mais orientações da vigilância sanitária para restaurantes e cuidados para o uso de água tratada no preparo dos alimentos. E para garantir balneabilidade segura, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) ampliou as análises de águas nas principais praias de SC, alcançando a maior média nacional. Também para preservar a qualidade das águas, a Casan, companhia de água e saneamento do Estado fez ações preventivas, destacou o presidente Edson Moritz. Entre as medidas, foi realizada manutenção preventiva em elevatórias no norte e no sul da Ilha de SC, maior controle de esgoto pluvial. A Celesc, por exemplo, ampliou a oferta de equipes para recuperação de emergência e também ampliou a oferta de energia. Segundo o presidente da empresa, Tarcísio Rosa, foram instalados cinco geradores para atender a demanda no município de Governador Celso Ramos.
Para o próximo verão, o desafio será oferecer serviços ainda melhores. Um dos gargalos difíceis de resolver é a baixa mobilidade. Para melhorar o trânsito na Ilha de SC, o prefeito Topázio Neto disse que conversou com o governador e ficou acertada a realização de três obras: duplicação da Rodovia Ademar Gonzaga até a Epagri, melhoria do tráfego na subida da madeireira na SC-401 e sentido único para entrar em Jurerê. Apesar de SC contar com economia diversificada, o turismo está presente em todo o Estado e é um setor com impacto transversal, movimentando mais de 50 setores econômicos. Então, seguirá relevante e exigindo atenção e investimentos, tanto públicos quanto privados.
SUMMIT URUBICI
Vem aí o Urubici Summit edição 2024, um Evento que visa atualizar empresas, os meios de hospedagens, atrativos, restaurantes e prestadores de serviço da Serra Catarinense sobre novidades e processos na área de gestão comercial, marketing e vendas, governança, enxoval, limpeza, gestão de pessoas, guias de turismo, A&B e atrativos turísticos ligados a aventura e a natureza, networking, valores agregados aos empreendimentos, formato de empreendimento e tendências do mercado de turismo e hotelaria. Destina-se a proprietários de empresas na área de prestação de serviços turísticos e afins, meios de hospedagens, restaurantes, gerentes, supervisores, governantas, comerciais e Rhs, agentes de viagens, realizadores de eventos, entidades ligadas ao turismo, empresas e gestores públicos. CLIQUE AQUI e garanta a sua inscrição.
SEGURO VIAGEM
O ano mal começou e a agenda de viagens já está lotada ao longo dos próximos meses? Se você é desse tipo de passageiro, que viaja com frequência a trabalho ou a lazer, a contratação de um seguro multiviagens é a opção ideal, unindo comodidade e custo-benefício. Mas você sabe no que consiste esse tipo de seguro? Trata-se de uma proteção versátil, que se adapta a diferentes perfis e ainda assegura cobertura para várias viagens ao Exterior realizadas no decorrer de um ano. Outra vantagem é que o valor do seguro multiviagens é pago uma única vez. Mas a cada viagem o contratante da apólice conta com todos os benefícios e coberturas oferecidas pelo plano, tais como despesas médicas e hospitalares, despesas farmacêuticas, traslado médico, atraso de bagagem e de voo. A GTA conta com nove modalidades de seguro multiviagens – Full 90, Global 90, Planet 90, Full 60, Full 30, Global 60, Global 30, Planet 60 e Planet 30 – com coberturas de despesas médico-hospitalares, inclusive de Covid-19, que variam de US$ 100 mil a US$ 330 mil. Vale lembrar que a aquisição está condicionada à permanência máxima no destino por até 30, 60 ou 90 dias. A contratação dos planos custa a partir de US$ 518. Então, o que você está esperando? Bora contratar um plano multiviagens e garantir passeios sem perrengues por um valor bem mais acessível.
CHIP INTERNACIONAL
A tão sonhada viagem de férias finalmente vai se concretizar. E você não quer deixar de registrar os melhores momentos em vídeos e posts, correto? Para isso, é fundamental garantir uma boa conexão de internet para o smartphone. A opção mais indicada é aquela que caiba no treu bolso. Sempre achei caríssimo comprar um chip internacional. Portanto eu nunca comprei um desses. O que eu sempre fiz foi, ao chegar neste ou naquele país eu simplesmente comprava um chip pré-pago em qualquer quiosque e pronto. Afinal, era só pra postar mesmo e, onde tinha web, eu me conectava ao wifi do local e o whats sempre funcionou normal com o numero do meu whats. Trata-se de uma alternativa muito mais acessível do que ativar o roaming internacional da operadora de celular que é um verdadeiro roubo. Além de onerosa, essa escolha pode se tornar uma bola de neve ao fim da viagem, uma vez que algumas empresas de telefonia cobram taxas diárias de uso no exterior e o valor pode ter variações de acordo com o país de destino. Se você tem um Iphone, nem precisa se preocupar com os wi-fis gratuitos nos estabelecimentos fora do país. Só pega vírus mesmo quem abre arquivo executável. Meu Iphone tem antivírus. Só não seu como vou fazer agora que o meu não usa mais chip. Vou ver como isso funciona. Recém troquei o meu.
O acesso à internet em qualquer momento do dia também permite o uso ilimitado aos diversos aplicativos de viagem – de tradução, de leitura de rótulos de embalagens, mapas e organizadores de roteiros –, que podem otimizar o tempo e o aproveitamento dos passeios. Agora, se você não souber fazer isso, a recomendação é fazer uma pesquisa das diversas opções de planos de chips internacionais existentes no mercado e adquirir aquele que for o mais adequado para o tipo de viagem e o país a ser visitado. Considere, sobretudo, fatores como conexão de alta velocidade à internet e boa cobertura. Na hora da compra, é preciso prestar atenção no pacote correto para o destino ou o continente. O chip pode ser reservado enquanto o viajante ainda estiver no Brasil, como também quando chegar ao destino, no próprio aeroporto. Segundo a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a vantagem desse recurso é que pode ser mais barato do que o chip comprado no Brasil. Já a desvantagem é que todo o serviço será feito no idioma local. Outra opção é recorrer ao e-SIM. Trata-se de uma espécie de chip virtual na qual o usuário não precisa substituir o seu chip do Brasil pelo internacional. Basta configurar no seu aparelho. (preciso aprender a fazer isso).
ZURICH AIRPORT BRASIL
O Aeroporto Internacional de Florianópolis e o Aeroporto Internacional de Vitória foram reconhecidos como os mais acessíveis do Brasil em premiação inédita entregue ontem, em Brasília, durante o lançamento do Programa Asas para Todos, na sede da Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC. Os dois aeroportos, administrados pela Zurich Airport Brasil, receberam a mesma pontuação e ficaram empatados em primeiro lugar no Prêmio ANAC SAC Acessibilidade 2023. Os aeroportos de Florianópolis e Vitória foram os únicos do país a alcançar o patamar mais alto – pleno – em uma escala que classifica os aeroportos de acordo com a fase em que cada um está em relação as ações de acessibilidade: mínima, básica, satisfatória e plena. O levantamento foi realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e encomendado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Os pesquisadores avaliaram 39 aeroportos em todo país utilizando uma metodologia que leva em conta quatro aspectos: Gestão, que se refere a abrangência e frequência dos treinamentos para a comunidade aeroportuária; Comunicação, onde é observada a acessibilidade nos canais virtuais e no terminal; Deslocamento, sobre as facilidades de locomoção proporcionadas aos passageiros; e Uso, onde são levadas em conta soluções para as diferentes inabilidades, como assentos reservados e balcões de checkin preparados para receber pessoas de baixa estatura e cadeirantes.
“Esse reconhecimento é o resultado de ações práticas implantadas de forma pioneira nos aeroportos de Florianópolis e Vitória e mostram nosso comprometimento com o tema. É um privilégio receber esse prêmio e poder compartilhar nossas iniciativas que servem de estímulo para todos construímos uma indústria mais acessível”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, que esteve em Brasília nesta quarta para receber o troféu da premiação. Um dos destaques entre as iniciativas da Zurich Airport Brasil na temática acessibilidade é o Aeroporto para Todos, um programa de inclusão pioneiro nos aeroportos do Brasil. Implantando em fevereiro de 2023 ele consiste em um conjunto de ações que une práticas, tecnologias e construção de novos espaços nos aeroportos de Florianópolis e Vitória, inspirada nos melhores padrões mundiais. Os passageiros encontram nos dois aeroportos salas multissensoriais – onde uma iluminação suave, estímulos variados em um ambiente silencioso proporcionam conforto a autistas e pessoas sensíveis ao fluxo mais movimentado das salas de embarque. As equipes passaram por treinamento e capacitação para comunicação em Libras. Além disso, um banheiro para pets foi criado, pensando em quem viaja com seus animais de suporte emocional. Ainda durante a entrega do prêmio, criado para reconhecer e estimular o desenvolvimento de projetos relacionados a acessibilidade no setor, as companhias aéreas Azul, Latam e Gol apresentaram as principais iniciativas desta temática implantadas nas empresas.
NOVO AEROPORTO EM SÃO PAULO?
Tudo o que esse ministro estranho no ninho e que nada sabe da sua pasta, o que é extremamente comum nesse atual desgoverno, além de prometer o Voa Brasil que não decola nem com vela acessa, acabou de confirmar, durante entrevista ao programa Roda Viva da Rede Cultura, que a cidade de Cajamar, na região metropolitana de São Paulo, “provavelmente” será a escolhida para abrigar o novo aeroporto voltado para aviação executiva e de cargas em São Paulo. Localizada aproximadamente 30 quilômetros da capital, tem fácil acesso pelas rodovias Bandeirantes e Anhanguera, sendo ainda polo logístico de diversas empresas de comércio eletrônico. O local vem sendo estudado há vários anos para a construção de um aeroporto, tendo no passado sido cogitado um novo aeroporto internacional. Outro fator favorável na região é o clima estável e a existência de poucos obstáculos naturais, item importante para construção de um aeroporto. Durante a entrevista, perguntado por uma jornalista sobre a questão do futuro local poder tirar demanda dos outros aeroportos com vocação similares e dentro de um raio de aproximadamente 100 quilômetros, incluindo Jundiaí, Viracopos, e Sorocaba, que estão sob gestão privada, o Ministro dos Portos e Aeroportos respondeu que o crescimento da aviação civil brasileira deverá exigir um aeroporto adicional.
A previsão do desgoverno é que até meados de 2026, final da atual gestão, a aviação brasileira transporte entre 130 e 140 milhões de passageiros ao ano. Costa Filho acrescentou que o novo aeroporto deverá ficar entre Cajamar e Caieiras, podendo ser até mesmo uma opção para Congonhas. “Esperamos que entre cinco ou seis anos Congonhas já esteja operando no limite de sua capacidade”, disse o Ministro. Os estudos sobre a viabilidade técnica da construção do novo campo estão em andamento desde o ano passado, como previsão de conclusão ainda neste primeiro semestre. Todavia, o Ministério dos Portos e Aeroportos não deu uma previsão de quando as obras do novo terminal paulista irão começar e como será sua gestão, isto é, NUNCA, para bom entendedor.
VISIT USA
O principal evento de capacitação dos Estados Unidos, produzido e organizado pelo próprio Turismo da Embaixada e do Consulado dos EUA, O Visit USA 2024 está confirmado e acontecerá no dia 27 de agosto, em São Paulo, e no dia 29 de agosto, em Belo Horizonte. A grande novidade deste ano é justamente a realização do evento na capital mineira por conta justamente da alta demanda de agências e consumidor final pelos destinos norte-americanos. O anúncio foi feito por Emanuelle DeNadal, especialista comercial do Consulado dos EUA, que participou da primeira reunião do Comitê do Visit USA no Brasil de 2024 na última terça-feira (2), no próprio Consulado dos Estados Unidos. Ela estava ao lado da diretora do Comitê do Visit USA no Brasil, Jussara Haddad, e do novo Commercial Officer do Departamento de Comércio dos EUA, Nathan Traurig, que substituiu EJ Richardson no Brasil. Emanuelle também afirmou que o Visit USA 2024 terá foco em novos destinos e nichos de mercado, uma estratégia dos Estados Unidos justamente para ampliar os horizontes dos turistas brasileiros. “Continuamos ao lado de nossos grandes parceiros ao longo de todos estes anos e também investir na questão da viagem de nicho. Queremos um EUA mais diverso e inclusivo. Temos a grande responsabilidade de promover um evento de valor e peso para o Turismo”, finalizou.
VISTOS AMERICANOS
Falando nisso, quantos turistas internacionais o Brasil recebeu no ano passado? Pois então, muito menos do que os 6 milhões de brasileiros que tem hoje vistos válidos para entrar nos Estados Unidos. Esse número tem tudo para aumentar cada vez mais ao longo de 2024. Em 2023, mais de 1 milhão de vistos foram emitidos pelos Consulados e pela Embaixada dos EUA no Brasil, um verdadeiro recorde. E em 2024, este número deve ser ainda maior. Tanto é que apenas neste primeiro trimestre de 2024, o crescimento no número de documentos emitidos foi de 20%. Os números mais recentes foram compartilhados por David Hodge, Cônsul Geral dos Estados Unidos em São Paulo. Ele ainda fez um panorama do momento do Consulado. “De 30 a 35 colaboradores do Consulado de São Paulo trabalham hoje com vistos. A cada semana, São Paulo figura na posição de líder ou na segunda colocação em número de vistos emitidos, alternando com a Cidade do México”, destacou David. O Cônsul Geral disse ainda que as entrevistas acontecem todos os dias (exceto domingo) de manhã e de tarde, mas mesmo assim ainda há um tempo de espera considerável (que vem decrescendo). “Emitimos mais de um milhão de vistos em 2023. Nos primeiros três meses deste ano, já estamos com 20% a mais de emissões em relação ao ano passado, que já foi um recorde. Ainda temos um backlog que está caindo, graças a um desempenho melhor do que outros grandes países como México, Índia e China. Estamos fazendo de tudo para diminuir ainda mais este tempo de espera”, declarou Hodge.
FESTIVAL DAS CATARATAS
A pouco mais de dois meses da realização do evento, o 19º Festival das Cataratas – que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de junho em Foz do Iguaçu (PR) – já tem 90% dos estandes comercializados da sua tradicional Feira de Turismo e Negócios. De acordo com os organizadores, ainda há alguns espaços e opções disponíveis para empresas e instituições apresentarem suas marcas, produtos e serviços no evento, que é considerado um dos maiores do turismo nacional. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3029 6603, WhatsApp (45) 9 9958 0025 ou e-mail comercial@festivaldascataratas.com. Além de acompanhar as principais tendências do turismo e seus diversos segmentos, os agentes de viagens poderão realizar gratuitamente visitas técnicas aos principais atrativos de Foz do Iguaçu. A ação tem como objetivo apresentar as potencialidades do destino para o público estratégico do evento, formado por agentes de viagens, operadores, guias, empresas de transporte, meios de hospedagem, companhias aéreas, destinos, atrativos, instituições governamentais, entre outros.
O idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, reforça que o evento é uma vitrine importante. “O nosso público é muito estratégico e pode ter certeza que suas impressões são multiplicadas por todo o Brasil. Por isso, o Festival também é uma oportunidade para diversos setores mostrarem suas novidades”. Alguns dos atrativos parceiros do evento poderão ser visitados no período estendido do Festival das Cataratas. Consulte a lista e as regras AQUI. Confira as opções confirmadas até esta terça-feira (2): Dreams Park Show; Itaipu Binacional; Marco das Três Fronteiras; Mesquita; Movie Cars; Parque das Aves; Yup Star Roda Gigante; Wonder Water Show.
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