Recorde para Viagens e Turismo em 2024 prevê WTTC. Enquanto no Brasil, tendo como base o atual desgoverno, preços das passagens aéreas nas alturas, total insegurança jurídica, falta de infraestrutura e, apesar de toda a garra e luta do setor privado, o turismo segue com o pé no freio e com um futuro tempestuoso. Clama-se por uma mudança e rebate com veemências as promessas e discursos vãs e eleitoreiros. Por outro lado, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), a previsão é de um ano recorde para Viagens e Turismo em 2024, com a contribuição econômica global do setor atingindo um máximo histórico de 11,1 trilhões de dólares. De acordo com o órgão, o segmento contribuirá com um adicional de 770 bilhões de dólares em relação ao seu recorde anterior, se consolidando como uma potência econômica global e gerando um em cada 10 dólares em todo o mundo. À medida que o setor deixa para trás o período da pandemia, o WTTC espera que 142 países dos 185 analisados superem os recordes nacionais anteriores. Em parceria com a Oxford Economic, a mais recente pesquisa revela ainda um setor repleto de oportunidades, responsável por quase 348 milhões de empregos em todo o mundo. Isto representa um aumento de mais de 13,6 milhões de empregos em comparação com o seu ponto mais alto em 2019. Cabe-se ressaltar que, com essa base, o WTTC prevê um futuro promissor para a próxima década, caracterizado por um crescimento robusto e oportunidades de carreira incomparáveis. Até 2034, o setor ira movimentar 16 trilhões de dólares, representando 11,4% de todo o panorama econômico global. A indústria em expansão chegará à vagas para 449 milhões de pessoas em todo o mundo, com quase 12,2% da força de trabalho impulsionando o segmento.
GASTOS INTERNACIONAIS
Enquanto isso, os turistas nacionais deverão gastar mais do que em qualquer outro ano, atingindo incríveis US$ 5,4 trilhões. Com uma injeção econômica de quase US$ 10 trilhões, o setor atingiu o seu apogeu pré-pandemia, flexibilizando a resiliência e provando o seu papel crítico na economia global. Representando 9,1% do PIB global, com pouco mais de 9,9 trilhões de dólares em 2023, o movimento financeiro do setor de Viagens e Turismo foi a maior desde 2019, ficando atrás do seu pico em apenas 4%. O setor também retomou a sua força de trabalho com mais 27,4 milhões de pessoas, impulsionando o total para quase 330 milhões de empregos em todo o mundo. Os gastos internacionais, por sua vez, aumentaram 33,1%, atingindo 1,63 trilhão de dólares. “Num cenário de incerteza, o setor de Viagens e Turismo continua sendo uma potência econômica global. Isto não se trata apenas de bater recordes, já não estamos falando mais de recuperação – esta é a história do setor que volta ao seu melhor depois de alguns anos difíceis, proporcionando um impulso econômico significativo a países de todo o mundo e apoiando milhões de empregos”, disse Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC.
AERPORTO DE GUARULHOS
Falando em falta de infraestrutura, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu, por unanimidade, multar a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. por irregularidades na prestação de serviço a passageiros. A empresa foi multada em R$ 765,7 mil por não cumprir a qualidade na prestação de serviço estabelecido no contrato de concessão do aeroporto, celebrado em 2012. A infração foi cometida no período de junho de 2018 a maio de 2019. “A multa corresponde ao não cumprimento da disponibilidade de atendimento mínimo de passageiros em horários de pico, elevando, assim, o tempo de espera dos usuários em filas de embarque e de inspeção. No mesmo processo, a concessionária também foi multada em R$ 836,7 mil por descumprir o nível mínimo de atendimento de passageiros em embarques internacionais. Essa multa, no entanto, já foi paga pela concessionária”, informou a agência.
Atualmente há sete processos sancionadores em tramitação contra infrações cometidas pela concessionária de Guarulhos por não cumprimento do contrato de concessão. Todas são referentes à má prestação de serviços aos usuários. Os processos foram abertos de 2018 a 2022 e estão relacionados ao não cumprimento dos Índices de Qualidade dos Serviços (IQS) avaliados pela Anac. Cinco deles são referentes à reincidência de baixo desempenho de indicadores de qualidade de serviço. Os outros dois referem-se a obrigações relacionadas às infraestruturas disponibilizadas no aeroporto. Entre eles, relação preço-qualidade dos estacionamentos, distância de caminhada no terminal, limpeza dos banheiros, relação preço-qualidade dos restaurantes, não atendimento de níveis mínimos de atendimento a passageiros em sala de embarque e em terminais de passageiros.
TRANSPORTE AÉREO
Já à Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) divulgou os dados sobre a demanda global de passageiros de fevereiro de 2024, com destaque para a demanda total que cresceu 21,5% em comparação com fevereiro de 2023. A capacidade total, por sua vez, aumentou 18,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a taxa de ocupação chegou a 80,6% (aumento de 1,9 pontos percentuais em relação a fevereiro de 2023). A demanda internacional no período aumentou 26,3% em comparação com fevereiro de 2023; a capacidade subiu 25,5% e a taxa de ocupação avançou para 79,3% (+0,5 p.p). A demanda doméstica, por sua vez, aumentou 15% em comparação com fevereiro de 2023; a capacidade cresceu 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado e a taxa de ocupação foi de 82,6% (aumento de 4,2 pontos percentuais em relação a fevereiro de 2023).
A demanda global de passageiros no setor aéreo avança 21,5% em fevereiro: “O forte início de 2024 continuou em fevereiro, com todos os mercados, exceto a América do Norte, relatando crescimento de dois dígitos no tráfego de passageiros. Há boas razões para estarmos otimistas quanto às perspectivas do setor em 2024, pois as companhias aéreas estão aumentando seus investimentos na descarbonização e a demanda de passageiros mostra resiliência face às incertezas geopolíticas e econômicas”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA. As companhias aéreas da América Latina registraram aumento de 21% na demanda de fevereiro de 2024 em comparação com fevereiro de 2023. A capacidade cresceu 18,6% e a taxa de ocupação atingiu 84,2% (aumento de 1,7 pontos percentuais em relação a fevereiro de 2023). No caso do mercado brasileiro, a demanda cresceu 3,2% e a oferta 5,5%, o que fez a taxa de ocupação cair 1,7 p.p e chegar a 77,5% no segundo mês de 2024.
MODELO DE TURISMO EM GRAMADO EM QUEDA?
Já tenho dito, afirmado, escrito a respeito disso. Gramado está que nem os shoppings de Floripa. Cheios de gente, inclusive gringos que ao serem perguntados o que desejam ouvem a resposta: “Gracias, estamos só mirando (olhando)”. Gramado, pelos preços abusivos, é a mesma coisa. A cidade não é para amadores e os preços altos estão matando a galinha dos ovos de ouro. A queda do movimento turístico de Gramado a partir dos eventos climáticos extremos de novembro de 2023, não estão vinculados somente ao alto preço das passagens aéreas, como quer fazer crer a Prefeitura de Gramado. Ela é muito mais ampla, e passa por uma frase que esta coluna ousa lançar: “O modelo turístico de Gramado está em cheque”. É o que afirmaMoron Neto em sua coluna. “Por muitos anos, e até décadas, Gramado surfou na onda de destino qualificado de inverno, de cidade limpa e acolhedora, e de empreendimentos surpreendentes. Tudo isso continua verdadeiro, mas o turista começou a ficar com um pé atrás. Há tempos, a comunicação do destino encontra-se defasada. Em vez de investimentos no digital, em mídia espontânea – que sempre alavancou Gramado, continuamos distribuindo folders e indo para eventos decadentes de agentes de turismo.” Não sei a que evento ele se refere, ao FESTURIS é que não é, pois graças a esse evento o Brasil e o mundo todo vem a Gramado, gastando uma verdadeira fortuna.
Segundo ele, os números são implacáveis. “No primeiro trimestre do ano, Gramado fechou 335 vagas de trabalho informal. Enquanto isso, o Brasil abriu 474,6 mil” (o que é uma miséria no âmbito nacional), e no Rio Grande do Sul nada menos do que 45,7 mil. Como se vê, o problema não está nos preços das passagens. (Aliás, sobre este último item, tudo é uma questão de poucos competidores na aviação civil brasileira).” De acordo com Moron, o problema está lá em Gramado. “Haverá público para tantos restaurantes, parques temáticos e hotéis? O que temos feito para inovar a divulgação do destino? A resposta é: O modelo turístico de Gramado está em cheque. E se não houver união em torno da busca de uma solução, a tendência é que novas carteiras de trabalho sejam cortadas nos próximos meses.”
O ENCANTO DE GRAMADO
De fato, os preços são abusivos em Gramado, desde que você permaneça na Borges e imediações. É caríssimo para quem aluga um espaço, cujo locatário tem que trabalhar muito, vender muito, para pagar o aluguel, funcionários e, para depois, se sobrar, sobreviver. A resposta é sair desse lugar comum e ir para outro. O lugar quando é bom e tem preços justos, o cliente corre atrás e a novidade se espalha que nem notícia ruim. Gramado é um espetáculo em qualquer temporada/estação, mas precisa urgentemente rever seus preços. Existem hotéis, verdadeiras pérolas, que valem cada centavo do seu preço. Exclusividade, segurança, gastronomia e charme tem seu preço. Por outro lado existem hotéis que estão se proliferando que são apenas mais do mesmo, cobrando caro e o turista não é bobo, sabe o quanto economizou para estar em Gramado. Existem atrações caríssimas que nada tem em comum com a cidade. Chegam a ser ridículas. Como qualquer local, as belezas de verdade estão escondidas, longe mas ali do lado, a exemplo de Canela, Bento, São Chico… É questão de sair, bater perna, perguntar. Tenho certeza absoluta que encontrará tudo isso. Eu, a cada ida a Gramado, que não são poucas, sempre encontro uma excelente novidade. Quanto a hotelaria, gastronomia, dificilmente troco e vou sempre nos mesmos locais garantidos, pelo sabor, atendimento, acolhimento… Nestes quesitos, prefiro não trocar o certo pelo duvidoso.
TURISMO DE ENVENTOS
Joinville vem conquistando cada vez mais notoriedade e se consolidando como destino de eventos de relevância nacional e internacional. Em 2023, a cidade sediou eventos dos mais diferentes tamanhos, formatos e segmentos, que não apenas impulsionaram a economia local, como contribuíram para fortalecer a imagem do destino. Esses impactos positivos estão demonstrados na pesquisa que avalia os impactos socioeconômicos e a imagem de Joinville como destino. Coordenada pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, em parceria com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, a pesquisa foi aplicada em 10 eventos do calendário da cidade e contou com a participação de 238 visitantes. Ente as informações levantadas, estão dados importantes sobre a relação da movimentação do segmento para a economia e o desenvolvimento turístico da cidade. De acordo com a professora doutora, Yoná da Silva Dalonso, pesquisadora e coordenadora geral da pesquisa, o estudo é estratégico para avaliar como os eventos contribuem para o desenvolvimento de Joinville e como a cidade pode se aprimorar continuamente.
“Os indicadores levam à identificação de cenários que possibilitam o desenvolvimento de estratégias que venham a trazer resultados com vistas ao desenvolvimento sustentável da atividade turística, especialmente o segmento de eventos, uma vez que se avaliam, além dos indicadores econômicos, a percepção do destino e a imagem da cidade. As informações possibilitam a melhoria contínua dos serviços turísticos da cidade”, avalia Yoná. Já o presidente do Joinville Convention Bureau, Giuliano Rodrigo de Mello, destaca que os dados reforçam a importância do segmento de eventos para o desenvolvimento econômico da cidade. “Os eventos movimentam 52 setores econômicos, ou seja, existe uma rede de serviços que é impactada pela realização dos eventos. Além de avaliar a cadeia de serviços e a estrutura que a cidade proporciona ao turista de eventos, a pesquisa nos dá suporte nas tomadas de decisões dentro do setor, pois os números refletem o quão estratégico é para Joinvillle fomentar a captação de eventos, bem como criar mecanismos de fomento e incentivo à atração e retenção desses eventos”, reforça Giuliano.
PERFIL DO PÚBLICO & IMPACTOS ECONÔMICOS
Entre os eventos em que a pesquisa foi realizada, durante o ano de 2023, destacam-se SUPER XP – Convenção de Cultura, o 17º Congresso Brasileiro de Polímeros, e as feiras Intermach, Metalurgia e Shot Fair Brasil. Esses eventos, juntamente com outros de médio e grande porte, atraíram público diversificado, composto por empresários, estudantes, funcionários públicos, entre outros. A pesquisa revelou que 56% dos participantes não estavam visitando Joinville pela primeira vez, o que demonstra a fidelidade do público em relação ao destino. Além disso, 76% dos participantes optaram por se hospedar em hotéis locais, contribuindo diretamente para o setor hoteleiro da cidade. O perfil dos participantes é outro dado que chama a atenção: 70,2% eram homens, a maioria com idade entre 18 e 45 anos. A renda média dos participantes foi considerável, com 49% apresentando faixa de renda entre R$ 3.961,00 e R$ 13.200,00, e 33% com renda ainda mais elevada. O impacto econômico desses eventos foi substancial. A média de gasto diário na cidade foi de aproximadamente R$ 1.617,11 por pessoa, incluindo despesas com hospedagem, alimentação, transporte, compras e outras atividades. O gasto médio total durante o período de permanência foi de R$ 5.821,56, ao longo de uma média de 3,6 dias.
DESTINO DE EXCELÊNCIA
Além do impacto financeiro, os eventos contribuíram para reforçar a imagem de Joinville como destino de excelência para a realização de eventos. Mais da metade dos participantes considerou o evento melhor em relação aos similares que já haviam participado, e 46% afirmaram que escolheram participar do evento especificamente por ele ser realizado em Joinville. Em relação à percepção e imagem do destino, a pesquisa revelou dados promissores. Os resultados obtidos em 2023 demonstram avaliação positiva por parte dos visitantes em relação aos atrativos e serviços de Joinville. Quanto aos atrativos naturais, 60% dos visitantes avaliaram como ótimo e bom, considerando que a riqueza natural da região foi apreciada pela maioria dos participantes. No quesito atrativos culturais, 55% dos visitantes consideraram ótimo e bom, sendo da mesma forma, a diversidade cultural e histórica da cidade recebendo um reconhecimento positivo. Já em relação aos ao serviço de alimentação, a expressiva maioria de 74% dos visitantes considerou os restaurantes da cidade ótimos e bons, destacando a qualidade da gastronomia local. O comércio conquistou 62% de avaliações positivas, entre ótimo e bom, considerando satisfatória a sua diversidade e qualidade. Da mesma forma, as informações turísticas, foram avaliadas como ótimas e boas por 53% dos visitantes, sendo que a eficiência no suporte ao turista foi item de destaque.
HOSPEDAGEM
Quanto à hospedagem, com 73% de avaliações positivas entre ótimo e bom, os estabelecimentos de hospedagem foram elogiados pela qualidade e conforto oferecidos. As atrações relativas à vida noturna, foram consideradas ótimas e boas por 54% dos visitantes, destacando-se a variedade de opções de entretenimento. Em relação à infraestrutura de Joinville, os dados coletados em 2023 também revelaram percepção positiva por parte dos visitantes. A segurança pública obteve 81% de avaliações positivas, destacando-se como um dos aspectos melhores avaliados durante a estadia na cidade. Quanto à receptividade, 79% dos visitantes avaliaram como ótimo e bom, sendo a hospitalidade dos moradores foi um ponto forte da experiência dos visitantes. A sinalização turística de Joinville obteve 71% de avaliações ótimas e boas, demonstrando a eficiência da sinalização urbana da cidade. “Esses resultados refletem não apenas a qualidade dos serviços e atrativos oferecidos por Joinville, mas também a constante preocupação da cidade em proporcionar uma experiência positiva e acolhedora aos seus visitantes. Com uma infraestrutura sólida e serviços de qualidade, Joinville continua a ser um destino atrativo para turistas e eventos no Sul do Brasil”, conclui a professora Yoná da Silva Dalonso.
ABAV NACIONAL
Falando em Joinville e em conversa com a Vice-Presidente da ABAV N acional, Conceição Junckes, que reside na Cidade dos Príncipes, fui informado que a instiruição realizará treinamento sobre temas jurídicos no agenciamento de viagens. Segundo ela, o Iccabav (Instituto de Capacitação e Certificação da Abav Nacional) realizará, no próximo dia 24 de abril, às 10h, um webinar sobre ‘Temas Jurídicos no Agenciamento de Viagens’. O responsável pelo treinamento será o assessor Jurídico da Abav Nacional, Marcelo Oliveira, que irá trazer os principais temas jurídicos que envolvem o agenciamento de viagens por todo o Brasil, incluindo a responsabilidade das agências de Turismo. Será um treinamento dinâmico e gratuito. Inscrições aqui no LINK.
GASTRONOMIA PAULISTA
Pra quem gosta de uma boa mesa e pagando o preço justo, vem aí a 32ª edição da São Paulo Restaurant Week, que acontecerá de 19 de abril a 19 de maio em mais de 150 restaurantes da capital paulista. A iniciativa abrange diversas especialidades gastronômicas, desde a tradicional comida brasileira, passando pela italiana, argentina, mexicana, mediterrânea e japonesa, até os pratos autorais. Confira os preços: Tradicional: R$54,90 no almoço e R$69,90 no jantar. Plus: R$68,80 no almoço e R$89,90 no jantar. Premium: R$89,00 no almoço e R$109,00 no jantar. Diamond: R$109,00 no almoço e R$149,00 no jantar. Com duas edições por ano na capital paulista, a última São Paulo Restaurant Week, realizada no segundo semestre de 2023, reuniu 210 restaurantes e impactou 272.160 pessoas. “Foram vendidos 209.790 menus durante um mês. Isso rendeu mais de R$24 milhões de faturamento”, explica Fernando Reis, idealizador do evento. Já a 30ª edição – há um ano – impactou 318.262 pessoas e gerou um faturamento de mais de R$ 28 milhões com a venda de 238.607 menus. Confira 20 dos mais de 200 restaurantes participantes: @tato.maregrelha@casadombernardo@cocobambuoficial@famigliamancini_oficial@verissimobar@brodoristoranti@ilpiattomassas@marialvaoficial@pandan_sp@mestrecervejeiro@camaroes.restaurante@radisson.pinheiros@calle_54@delapaixbistro@guinzasushi@kofiandco@lapergolettaristorante@paellaspepe@pecorinobr@macondo_raizes_colombianas
LE SOUZA
Essa ninfetinha vai virar deixar você cheio de sonhos e desejos. Lê Souza, a nova Bella da Semana tem apenas 18 aninhos – mas sabe bem o que quer… “Ser sexy pra mim é ser natural, simplesmente ser você. Ser provocante, viver o sexo plenamente e dando asas a imaginação deles.”, confessa Lê Souza, a modelo de 18 anos, nascida em Campos Altos no interior de Minas Gerais. Cheia de sonhos, ambiciosa e decidida, ela posou nua pela primeira vez – e tem tudo para se tornar a sua lolita favorita! Durante o ensaio, a ninfeta aproveitou e deixou um recado especial aos assinantes: “Eu sou intensa em tudo que faço! E o ensaio pro Bella da Semana não foi diferente. Fui muito eu em cada pose, em cada foto! Espero que gostem e apreciem sem moderação! Ah! E comentem à vontade, quem sabe eu volte em mais um ensaio, pois adorei a equipe todinha da revista! Um beijo”. Não perca! O ensaio exclusivo com a ninfeta já está no ar. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!