Em março, o setor viagens corporativas faturou R$ 1,197 bilhão, chegando a R$ 3,280 bilhões no primeiro trimestre, acima do mesmo período de 2023, com R$ 3,174 bilhões e de 2019 (antes da pandemia), com R$ 2,545 bilhões. A Localiza perdeu 3% de seu share no faturamento do mês de março, após a decisão unilateral da locadora de veículos, que alterou o modelo comercial com as agências. Segundo aponta o estudo da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que acompanha mensalmente o desempenho de 11 setores do mercado, esse espaço foi ocupado principalmente pela Movida, com crescimento quase na mesma proporção. “O outro número importante é que 3% para Movida representam um crescimento de quase 20% no número de diárias e 33% em faturamento”, diz Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp. Em março, a Latam manteve-se na primeira posição do ranking de bilhetes aéreos emitidos, com 36,2%, seguido pela Azul, com 33,4%. A Gol ficou na terceira posição, com 30,3%. “É o segundo mês de liderança da Latam e o primeiro da Azul na segunda posição. Vemos que o cenário onde Latam lidera o mercado corporativo tanto no nacional quanto no internacional se consolidou”, diz Machado.
SETOR RODOVIÁRIO
Evidente de que, diante das quedas avassaladoras do setor aéreos, qualquer venda significa aumento e saída do vermelho. Em fevereiro, os estudos já demonstram que a Latam chegou a 36,4% no volume de bilhetes vendidos, um crescimento de quase 20% em relação ao mês de janeiro. A Gol, por outro lado, fechou fevereiro com 32,2%, recuo de 16% ante o mesmo período. No mês passado, a Azul também ganhou mercado e ficou com um share de 31,3%, crescimento de 6,2% em relação a mês anterior. Na hotelaria, que registrou 928.611 room nights em março, a marca que lidera é a Accor, com 39,9% de share. O setor rodoviário é outro destaque e mantém o histórico de crescimento, chegando a um aumento de 14% de faturamento em março. O setor rodoviário tem demonstrado um crescimento constante, em função dos altos preços das passagens aéreas e da substituição pela primeira modalidade de transporte. Em março, o setor viagens corporativas faturou R$ 1,197 bilhão, chegando a R$ 3,280 bilhões no primeiro trimestre, acima do mesmo período de 2023, com R$ 3,174 bilhões e de 2019 (antes da pandemia), com R$ 2,545 bilhões.
STOPOVER
A propósito, para conter tanta carestia nas passagens aéreas, tornando impossível viajarmos em nosso próprio pais, nos fazendo optar viajar para o exterior, em viagens ponto a ponto e muito mais rápidas, parece que está saindo do papel o benefício do “stopover” que passará a cruzar as cidades de Fortaleza, Curitiba, Recife, Manaus e Belém, além de São Paulo e Brasília, cidades que estiveram no plano das companhias aéreas. A opção permite ao viajante fazer uma parada estendida em outra cidade, antes do destino final e sem custo adicional. Mais comum em voos internacionais de longa distância, o “stopover” dentro do Brasil é uma estratégia recente em parceria com companhias aéreas e com o objetivo de incentivar os viajantes a conhecerem novos destinos dentro do país. As companhias aéreas já estão oferecendo o serviço em voos nacionais. A ideia é que as pessoas que fariam uma viagem longa de avião, com uma escala ou conexão, aproveitem a parada estendida para conhecer um outro destino onde vão se hospedar em um hotel, contratar um guia de turismo, comer em um restaurante local e, assim, movimentar a economia da cadeia do turismo. Mas eu duvido que venha a sair mais barato. Jamais. Em primeiro lugar não é possível escolher a cidade para fazer o “stopover”.
Os locais são determinados pelo trajeto oficial de cada voo. Atualmente, a opção no Brasil está prevista na ida ou na volta de viagens que tenham paradas nas cidades de São Paulo, Brasília, Fortaleza, Recife, Manaus, Curitiba e Belém. Sabe-se lá por que Florianópolis não foi incluída. Em segundo lugar é que o desgoverno está “dialogando” com as companhias aéreas para que mais destinos estejam incluídos a essa opção de parada sem custo. Se nem o Voa Brasil eles conseguiram fazer decolar, imaginem isso. Em terceiro lugar; o destino da bagagem despachada depende da companhia aérea. Muitas despacham as malas diretamente para o destino final. No entanto, algumas podem permitir essa retirada no ponto de “stopover” e, após o período de parada, despachá-la de novo ao reembarcar. Por isso, é importante se atentar às regras de cada empresa. Também é necessário lembrar que, ao finalizar o período previsto do “stopover”, é necessário retornar ao aeroporto para finalizar a viagem e chegar ao destino final.
DIA NACIONAL DO TURISMO
O Dia Nacional do Turismo está sendo comemorado neste 08 de maio, uma data de extrema importância para celebrar não apenas as belezas naturais e culturais do Brasil, mas também para reconhecer o papel fundamental do turismo na economia do país. Este dia, comemorado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), não apenas destaca as conquistas alcançadas, mas também reforça o compromisso contínuo de promover e fortalecer esse setor vital. Segundo Alexandre Sampaio, Presidente da Federação de Hospedagem e Alimentação – FBHA, “Temos buscado desempenhar nosso papel na defesa e valorização do turismo brasileiro. Ao longo dos anos, temos trabalhado incansavelmente para criar um ambiente propício para o desenvolvimento do setor, mapeando políticas que incentivem investimentos e aprimorem a infraestrutura turística em todo o país. Nosso compromisso em impulsionar o turismo como um vetor de desenvolvimento econômico e social é evidente nas diversas iniciativas e parcerias que visamos promover.” Para ele, atualmente, o cenário do turismo no Brasil é promissor, com estimativas indicando um crescimento significativo nos próximos anos. Segundo dados da Contratuh (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade), está prevista a construção de 108 novos hotéis até 2027, representando um investimento total estimado em R$ 5,7 bilhões. Esse influxo de investimentos não apenas ampliará a capacidade de hospedagem, mas também impulsionará a criação de empregos no setor.
De acordo com projeções da Contratuh, espera-se que esse crescimento resulte na geração de aproximadamente 250 mil novas vagas de empregos formais até o final deste ano. Esse número impressionante representa um aumento significativo de 16% no número de empregos no setor, demonstrando o potencial do turismo como um motor de crescimento econômico e criação de empregos no Brasil. Segundo ele: É importante ressaltar que o turismo não beneficia apenas as grandes cidades e destinos turísticos tradicionais, mas também as comunidades locais em todo o país. O desenvolvimento do turismo sustentável e inclusivo é uma prioridade para a FBHA, que busca garantir que os benefícios econômicos e sociais do turismo sejam distribuídos de forma equitativa, beneficiando todas as regiões e segmentos da sociedade. Além disso, trabalhamos na promoção da excelência na prestação de serviços turísticos, incentivando a capacitação e formação profissional dos trabalhadores do setor. Através de programas de capacitação e certificação, a entidade visa elevar os padrões de qualidade e profissionalismo, garantindo uma experiência memorável e segura para os turistas que visitam o Brasil. Neste Dia Nacional do Turismo, é importante reconhecer e celebrar os avanços alcançados pelo setor, ao mesmo tempo em que renovamos nosso compromisso em promover um turismo sustentável, inclusivo e de qualidade. Com nosso apoio, do Governo Federal e de todos os brasileiros, o turismo nacional está preparado para enfrentar os desafios do futuro e continuar sendo uma fonte de orgulho e prosperidade para o nosso país.”
MEIA MARATONA – CONEXÃO COM A NATUREZA
Promovendo esporte e saúde em conexão com a natureza do Parque Nacional do Iguaçu, neste último domingo foi realizada a 15ª Meia Maratona das Cataratas e o Desafio 8K das Cataratas. A corrida, que já é tradicional do calendário esportivo, reuniu três mil atletas de oito países e 326 cidades em Foz do Iguaçu. Os corredores e acompanhantes chegaram antes de o Sol nascer para participar do evento. O clima mais ameno não afastou a animação dos participantes. Familiares e amigos puderam acompanhar e torcer pelos atletas em um espaço especial com arquibancada, ao lado da largada e chegada da prova. Dos participantes, a maioria foi de corredores brasileiros. Entre os oito países presentes, os vizinhos da fronteira, Paraguai e Argentina, foram os mais representativos. A corrida também contou com atletas que viajaram o mundo para correr nas Cataratas do Iguaçu, vindos da Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Colômbia e Austrália. A 16ª Meia Maratona das Cataratas já tem data definida para 2025: será no dia 18 de maio. Após a edição histórica da 15ª, a organização promete um evento ainda melhor, aliando natureza e esporte no Parque Nacional do Iguaçu. Inscrições e mais informações em breve. As fotografias dos atletas correndo com o cenário natural do Parque Nacional do Iguaçu estão disponíveis AQUI.
CARBONO NEUTRO
Registros encantadores de toda a experiência dos corredores, com muitos sorrisos e dedicação dos participantes. Para ajudar as vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o parque promove uma ação solidária com a doação de itens, como alimentos e roupas, pelos participantes da corrida e visitantes da unidade. O local de arrecadação é o Centro de Visitantes do parque até o dia 12 de maio. Colaborando com a preservação do planeta e a redução dos impactos do aquecimento global, a 15ª Meia das Cataratas é um Evento Carbono Neutro, por meio da aquisição de créditos de carbono validados pela ONU. Consiste na neutralização de toda a emissão de gases da prova pela compra desses créditos de carbono. A redução do impacto também aborda novas medidas a ser adotadas, com plano de ajustes operacionais para a realização do evento em Carbono Neutro. A 15ª edição da Meia Maratona das Cataratas é uma realização da Urbia Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio. O evento é patrocinado pelo Fundo Iguaçu, Nissei, com apoio do Shopping Catuaí Palladium, Hoahi, CCR, Polina, Sferriê, Ambev, Limber, Trilha D’água, Helisul, Mr. Coco, Itaipu Diesel e Arcor, juntamente com a promoção da RPC.
DIA DAS MÃES NAS CATARATAS
Falando nisso, celebrar momentos em família no Parque Nacional do Iguaçu é sempre uma ótima escolha, e no próximo domingo (12), no Dia das Mães, os visitantes terão ainda mais motivos. O parque terá experiências especiais para unir mães e filhos em contato com as majestosas Cataratas do Iguaçu, além de entregar uma foto de brinde para todas as mães que visitarem neste dia. Todas as mamães que visitarem o Parque Nacional do Iguaçu no domingo de Dia das Mães, 12 de maio, ganharão uma foto oficial de brinde da equipe de fotografia do parque. Além desse presente, o parque preparou um cardápio especial no Restaurante Porto Canoas e uma novidade para os visitantes, o Piquenique nas Cataratas. Aproveitar o Dia das Mães nas Cataratas do Iguaçu merece ser registrado para além da memória, e para isso cada mamãe ganhará uma foto digital. A equipe de fotógrafos profissionais do parque irá eternizar esse momento com o cenário único das Cataratas do Iguaçu. Para receber o brinde, bastará cada mãe apresentar uma comprovação do vínculo familiar. Outra forma de homenagear e celebrar o Dia das Mães é com um banquete digno de rainha. O Porto Canoas, restaurante das Cataratas do Iguaçu, terá um cardápio especial para esta data, além do cenário privilegiado, logo acima das quedas e em meio a natureza. A aquisição do almoço pode ser realizada antecipadamente, através do site, ou no dia da visita. Os visitantes do Parque Nacional do Iguaçu ganharão uma nova opção de experiência na unidade de conservação, A partir deste Dia das Mães, 12 de maio, o Piquenique nas Cataratas estará disponível para oferecer momentos únicos na Praça Santos Dumont, ao lado do rio Iguaçu, com uma refeição ao ar livre e o ambiente acolhedor que a natureza do parque proporciona. O piquenique pode ser adquirido no dia da visita, na Sala de Turismo, localizada no Centro de Visitantes do parque, ou diretamente no Restaurante Porto Canoas. Mais informações: 45 3521-4427.
ITAIPU E RIO GRANDE DO SUL
Mas nem tudo são flores! Todavia, enquanto de diverte/corre, arrecade toneladas de mantimentos e a Itaipu envia para nosso Estado irmão, Rio Grande do Sul, juntamente com duas equipes de bombeiros da Itaipu Binacional neste último sábado, rumo à cidade de Erechim, na região norte. Lá eles se encontraram com a coordenação da Defesa Civil para distribuição dos voluntários no apoio aos desabrigados pelas cheias no estado. Ao todo seis bombeiros brasileiros e dois paraguaios partiram em duas camionetes levando quatro embarcações infláveis, uma moto aquática e equipamentos de resgate para auxiliar no atendimento prestado pelas forças de segurança. O apoio de Itaipu será por tempo indeterminado, até que a situação se resolva, como parte dos esforços do governo federal para mitigar os impactos das chuvas no Rio Grande do Sul.
HACKATOUR
A 11ª edição do Hackatour Cataratas, uma maratona de inovação para o desenvolvimento de aplicações e soluções para o setor de viagens e turismo, encerrou na tarde da última sexta-feira (3). O evento, que integra a programação paralela do Festival das Cataratas, foi promovido no Parque Tecnológico Itaipu e reuniu um recorde de 190 inscritos. Durante pouco mais de dois dias, os participantes tiveram a missão de desenvolver projetos dentro da temática “Turismo 5.0: A Revolução Tecnológica no Turismo” e dos 12 desafios propostos pelos organizadores, relacionados a temas como sustentabilidade, acessibilidade, comunicação, capacitação e gestão. O grande vencedor desta edição foi o projeto Destiny, uma espécie de “Tinder do Turismo”, liderado pela estudante de Engenharia de Energia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Katherine Salazar. Ela explica que a ideia é que o aplicativo conecte viajantes solteiros em roteiros interessantes, fazendo um “match”. “Tivemos um grande desafio porque, faltando poucas horas, tivemos que desenvolver tudo do zero. Agora, a meta é apresentar o produto no Festival das Cataratas e participar do processo de incubação do PTI”, conta a estudante. O projeto contou também com a participação da estudante Alynne Ayumi Kuriyama, que cursa Engenharia de Software na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e de Matheus Rodrigues de Souza, acadêmico de Engenharia de Software na Uniamérica. O grupo recebeu como prêmio R$ 5 mil, além de uma viagem (ida e volta para duas pessoas), incluindo quatro diárias em hotel quatro estrelas.
FESTIVAL DAS CATARATAS
Em segundo lugar, a equipe Capihackers recebeu R$ 3 mil mais fones de ouvido, enquanto que em terceiro lugar, a Re-Event teve como premiação R$ 2 mil e jantares na Rafain Churrascaria Show. As três melhores equipes poderão apresentar seus projetos no Festival das Cataratas e contar com o apoio do PTI e do Sebrae para acelerarem suas ideias. Para Mayara Angeli, coordenadora do evento, o objetivo do evento foi alcançado, com o engajamento de participantes de toda a região. “A expectativa agora é que os melhores projetos sejam apresentados no Festival, já preparados para o mercado após a aceleração do Sebrae e do PTI”. O Hackatour contou com visitas técnicas e palestras sobre temas como turismo, ideação, prototipação, análise de problemas, entre outros. Para desenvolver um pitch de sucesso, por exemplo, houve uma conversa com Monnaliza Medeiros, que aos 24 anos foi premiada pelo Startup Awards e utiliza sua expertise para conectar empreendedores no mercado financeiro. Além disso, as equipes tinham à disposição um time de mentores.
Uma nova edição do Hackatour Cataratas deve ser realizada em outubro deste ano. O Hackatour Cataratas é realizado pelo Instituto Idestur, Parque Tecnológico Itaipu e Itaipu Binacional, em parceria com o Sebrae Startups, e com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento conta com o patrocínio do Fundo Iguaçu e a parceria estratégica com o Summit Tour 5.0, Festival das Cataratas, Grupo Cataratas, UniAmérica Descomplica e parceria institucional da Secretaria de Turismo do Paraná.
BNT MERCOSUL & CAPACITAÇÕES
A BNT Mercosul 2024 está se aproximando e promete oferecer mais uma edição de sucesso para os agentes de viagem. Com workshops, palestras e apresentações exclusivas, as Salas de Capacitação são um dos grandes atrativos do evento, proporcionando aos profissionais do setor a oportunidade de se atualizarem e se especializarem. O evento acontece nos dias 24 e 25 de maio no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco. Idealizada e criada pela BNT Mercosul, as Capacitações se tornaram referência no mercado, sendo um momento essencial para os agentes de viagem estreitarem o contato com os principais destinos turísticos do Brasil. Com a presença confirmada de nomes renomados, tanto de destinos já conhecidos como de novas opções que estão se destacando no mercado, os participantes terão acesso a informações exclusivas e relevantes para o seu trabalho. Os expositores que apresentam seu destino nas capacitações, preparam materiais exclusivos que só serão exibidos nestes dias de evento, trazendo informações valiosas que não estão disponíveis em nenhum outro lugar. A BNT Mercosul tem organização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Esta edição conta com as Participações Especiais: Balneário Camboriú; Blumenau; Costa Verde & Mar; Grupo Oceanic; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Ministério do Turismo; Rio Grande do Sul e Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catariana.
Além disso, a BNT Mercosul investe na qualificação do público presente, garantindo a presença apenas de agentes com Cadastur atualizado, que são agentes multiplicadores e impulsionadores do trade turístico. A presença desses profissionais nas capacitações certamente resultará em novas vendas e parcerias, contribuindo para o desenvolvimento do setor como um todo. As inscrições para a BNT Mercosul 2024 já estão abertas e podem ser realizadas AQUI. São quatro categorias que podem se inscrever: Agente de Viagens, Operadores, Trade e Imprensa. Agentes de viagens devem informar seu Cadastur válido e atualizado, que é uma pré-requisito para a participação. A avaliação da inscrição é realizada pela organização, e a confirmação enviada por e-mail
PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE
Inscreva-se no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024! Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024! Esta é a sua chance de destacar sua iniciativa como uma das principais práticas de sustentabilidade no turismo brasileiro. Com inscrições abertas até o dia 24 de junho, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade às iniciativas que se destacam nos aspectos social, ambiental e econômico, contribuindo com a Agenda 2030 para o desenvolvimento Sustentável no Brasil. Desde sua criação, em 2012, o Prêmio já contou com quase 1000 iniciativas inscritas e + de 100 premiadas, provenientes de todas as regiões do país. Agora, chegou a sua vez de fazer parte deste seleto grupo de vencedores! Não perca tempo e inscreva sua iniciativa para ter a chance de se tornar uma referência no mapa da sustentabilidade. Participe desta jornada rumo a um turismo mais sustentável e faça a diferença! Não fique de fora e inscreva-se aqui!
BELLA DA SEMANA – LUANA BONATTO
Olhos azuis hipnotizantes, lábios carnudos e rosados, cabelos escuros, pezinhos deliciosos e um corpo simplesmente monumental fazem dela muito mais do que uma mulher bonita. Impossível não se render à beleza deslumbrante de Luana Bonatto. Com uma mistura incomparável de elegância, sensualidade e inteligência, a modelo gaúcha que também é bacharela em Direito mostrou durante a live (relembre aqui) que veio para deixar a sua marca – e nós não víamos a hora de ver o resultado desse ensaio! Gostou do que você viu? Então confira o ensaio exclusivo com a modelo Luana Bonatto que já está no ar. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!