FIT ARGENTINA
A campanha foi pensada especialmente para os mercados regionais, que são os que enviam mais de 60% do total de viajantes que visitam o Brasil a cada ano. A Argentina é o principal mercado internacional de turistas para destinos brasileiros e a expectativa é que este ano cerca de dois milhões de argentinos visitem o Brasil. “Aproveite, viva e sinta um Brasil espetacular”, é a frase distintiva da nova campanha que a Agência Brasileira de Promoção do Turismo Internacional, Embratur, lançou para promover o Brasil nos mercados latino-americanos. A campanha foi apresentada durante a Feira Internacional de Turismo da América Latina, FIT, que aconteceu em Palermo, na Capital Portenha.
Nos vídeos e peças publicitárias da campanha, o espectador poderá mergulhar na diversidade de experiências que o Brasil oferece aos seus visitantes, com detalhes de seus destinos de sol, praia, natureza, ecoturismo e cultura. Além da Argentina, a divulgação acontecerá no Chile, Paraguai, Colômbia, Peru e México. A campanha tem como foco a diversidade e a hospitalidade que caracterizam o Brasil e a facilidade de acesso e conectividade para os turistas da região. “Nossas ações são baseadas em princípios importantes como sustentabilidade e diversidade de destinos, e obviamente o mercado argentino faz parte de nossa estratégia abrangente, sob a premissa de que nossos visitantes possam explorar a riqueza da biodiversidade brasileira e oferecê-la aos seus clientes a curto ou curto prazo. longo prazo, em qualquer mês do ano”, explica a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil.
Sem dúvidas à Argentina tem sido historicamente o principal mercado emissor de turistas para o Brasil e é o país que constitui nossa principal associação econômica no continente. Na FIT, a Embratur anunciou novas rotas aéreas entre os dois países, que se somarão às 208 frequências semanais atualmente em vigor. A participação do Brasil na FIT é realizada em colaboração com o Sebrae, instituição que tem como objetivo capacitar e promover o desenvolvimento econômico, o espírito empreendedor e a competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras. O evento também será palco de uma reunião estratégica do Comitê Visit Brazil, criado em colaboração entre a Embaixada do Brasil na Argentina e a Embratur. Com quase 1,4 milhão de viajantes no período de janeiro a agosto de 2023, a Argentina continua sendo o maior gerador de turistas internacionais para o Brasil, e a expectativa é que até o final do ano o número seja de dois milhões de argentinos. De janeiro a julho de 2023, os principais países que enviaram turistas ao Brasil foram Argentina (1.381.991), Estados Unidos (382.843), Paraguai (264.564), Chile (260.027) e Uruguai (223.788), segundo dados oficiais.
Falando nisso, a FIT 2023 fechou com recorde de mais de 125 mil participantes. Depois de quatro dias intensos reunindo todo o turismo em um só lugar, na noite de terça-feira a Feira Internacional de Turismo da América Latina encerrou sua 27ª edição, batendo novo recorde de público. Com 127.492 visitantes (87.986 público em geral e 39.506 profissionais) a edição de 2023 do FIT superou todas as expectativas. Em 34.625 M2 com a presença de 1.819 expositores (nacionais e estrangeiros) e co-expositores, a participação de províncias argentinas e de mais de 45 países de diversas partes do mundo, a FIT – uma das três feiras de turismo mais relevantes do mundo – surpreendeu novamente numa edição que mostrou a força e atração da indústria turística. Entre os destaques dos últimos dois dias, exclusivos para profissionais do setor, foram realizadas as Rodadas de Negócios Visit Argentina Connect com formato renovado em um espaço exclusivo que reuniu um total de 410 participantes (108 compradores e 302 vendedores), com 4.396 agendamentos realizados O espaço FIT TECH, por sua vez, ficou lotado nos dois dias com o Travel Forum Latam que contou com palestrantes nacionais e internacionais discutindo o presente e o futuro do setor. A FIT já começa a se preparar para a próxima edição, que acontecerá de 28 de setembro a 1º de outubro de 2024.
TURISMO NA ARGENTINA
O secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur), Ricardo Sosa, revelou que a República Argentina já recebeu 5 milhões de turistas estrangeiros de janeiro a 20 de setembro de 2023 e produziu um impacto econômico de mais de 3,7 bilhões de dólares, destacando alguns mercados que já emitem mais turistas do que na pré-pandemia e outros até com recordes históricos. Sosa presidiu uma nova reunião da diretoria do Inprotur, com a participação de representantes da Câmara Argentina de Turismo, do Conselho Federal de Turismo e do Ministério do Turismo e Esportes, onde anunciou detalhes estatísticos do comportamento dos mercados emissores de turistas estrangeiros. Argentina como consequência do trabalho de promoção turística internacional realizado por esse Instituto. Neste contexto, pode-se citar que o Uruguai lidera o ranking como principal mercado emissor de turistas com 1.018.624, seguido pelo Brasil com 955.000, Chile com 934.233, Paraguai com 387.396 e os Estados Unidos completam o top 5 com 375.251 turistas chegando à Argentina.
No caso do Brasil, os meses de julho, agosto e primeira quinzena de setembro de 2023 em comparação com o mesmo período de 2019, mostram que não só o movimento turístico se recuperou totalmente, como cresceu acima do pré-pandemia, com 105% , 104% e 126% respectivamente. Além disso, o Brasil é o principal emissor de turistas por via aérea e estima-se que ultrapassará um milhão em receitas em todas as rotas de entrada até o final de setembro. No Brasil, o Inprotur realizou mais de 40 ações promocionais presenciais, a última delas foi na semana passada com uma missão comercial com a presença de mais de 170 operadoras de turismo e agências de viagens brasileiras que fizeram acordos comerciais com mais de 25 empresários argentinos. E na próxima semana, a Argentina estará presente na Feira Abav, no Rio de Janeiro, onde pretende marcar presença com mais de 50 empresários, destinos, entidades e representantes de câmaras regionais de turismo.
FESTURIS & CAPITAL HUMANO
Outubro Rosa marca um mês de conscientização à prevenção da saúde da mulher. O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado por ter em um de seus pilares a preocupação com o Capital Humano reforça essa ação tendo como assistência médica oficial do evento o Hospital Pompéia, com sede em Caxias do Sul. “Batemos na tecla que o capital humano é nosso bem mais valioso e o Festuris vai ressaltar, cada vez mais, a importância do autocuidado. Essa parceria com o Pompéia é valiosa demais”, ressalta a fundadora e CEO do evento, Marta Rossi. Em recente visita à Rossi & Zorzanello, a CEO do hospital, Lara Sales Vieira, o diretor administrativo, Fábio Camargo Etges e a gestora da marca Pompéia Ecossistema de Saúde, Elizete de Azevedo Kreutz alinharam a participação da instituição no Festuris. Com a finalidade de alertar, não somente as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer e demais enfermidades, o instituto terá um stand próprio na grande feira. No espaço será possível auferir a pressão, realizar exame de glicose e PSA (teste para o câncer de próstata e com resultado na hora).
FESTIVAL DE TRUFAS BRANCAS DA TOSCANA
O restaurante Primrose do Castelo Saint Andrews, na encantadora Gramado (RS), receberá o festival Trufas Brancas da Toscana. O evento gastronômico, que traz o sabor sublime da Trufa Branca Suprema de Alba em um jantar harmonizado, acontece aos sábados, nos dias 28/10 e 04/11, às 20h. O menu especial terá prato preparados com a autêntica trufa branca italiana, acompanhados por uma taça de vinho de rótulos selecionados da premiada adega do Castelo. O Chef do Restaurante Primrose, Fernando Becker, criou para a ocasião um menu de 6 tempos, harmonizado verticalmente com vinhos Sassicaia das safras 2014 e 2018. Complementando a harmonização, no início da experiência, será servido o espumante Ferrari Perlé Tretodoc 2016, e a sobremesa encerrará o jantar em um brinde com o requintado Vin Santo italiano.
O festival Trufas Brancas da Toscana é um convite para apreciar aromas e sabores únicos, com uma das iguarias gastronômicas mais raras do mundo. As trufas são raridades naturais e selvagens, impossíveis de serem cultivadas ou controladas. Entre as diferentes variedades, a mais nobre, famosa e inigualável em termos de aroma e sabor é a Trufa Branca Suprema de Alba, localizada na região de Piemonte, na Itália. A temporada de colheita é efêmera, entre os meses de outubro e dezembro, depende da simbiose perfeita entre o fungo e tipos específicos de árvores e de condições climáticas adequadas.
A FORÇA DO TURISMO
As micro e pequenas empresas (MPE) representam hoje mais de 90% dos serviços turísticos no Brasil. Cerca de 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é gerado pelo trabalho das MPEs. No turismo, mais de 151 mil estão credenciadas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), o registro oficial de prestadores de serviços turísticos. As agências de turismo representam um total de 39.881 empresas, seguidas dos guias de Turismo, com 32.547 credenciados e a área de restaurante, cafeteria, bar e similares com 25.488 micro e pequenas empresas cadastradas. Os pequenos negócios são a maioria dos empreendimentos nesta atividade nos milhares de municípios turísticos espalhados pelo Brasil. Valorizar o trabalho que as Micro e Pequenas Empresas fazem é reconhecer a força do turismo nacional. É um setor que envolve toda a população, principalmente para o desenvolvimento local, gerando renda, empregos e inclusão social.
Para ajudar na qualificação da infraestrutura turística no país, o MTur disponibiliza uma linha de crédito destinado ao financiamento do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que pode ser usado pelas MPE para a realização de obras, aquisição de equipamentos ou ainda para obtenção de capital de giro. Desde o início do Fungetur (2018), até julho deste ano, R$ 2,7 bilhões já foram contratados. Desse total, R$ 1,7 bilhão foram destinados a micro e pequenas empresas. De fato, a profissionalização das micro e pequenas empresas no setor de turismo desempenha um papel crucial no desenvolvimento sustentável e na competitividade dessa indústria. Ao investir em treinamento, qualificação e adoção das melhores práticas de gestão, essas empresas podem elevar significativamente a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas, promovendo experiências mais satisfatórias e, consequentemente, atraindo mais visitantes.
BOQUEIRÃO HOTEL FAZENDA & RESORT DE CAMPO
A grande novidade do resort é que, ao ficar por dois dias durante a semana, o terceiro sai por conta da casa! O Resort sabe o quanto nós valorizamos cada momento de tranquilidade e lazer, e é por isso que querem tornar a nossa estadia ainda mais especial durante este restinho de ano! Nesse período, estão oferecendo uma terceira diária por conta da casa, para estadias de domingo à quinta-feira. Isso mesmo: ao reservar duas diárias, você recebemos a terceira diária inteiramente gratuita, com as quatro refeições inclusas, permitindo-nos prolongar a nossa experiência! Com paisagens deslumbrantes, atividades divertidas e opções culinárias deliciosas, sem dúvidas que essa promoção é a oportunidade perfeita para que possamos recarregar as energias e nos reconectarmos com a natureza! Descubra a tranquilidade em uma fazenda de verdade, com toda a estrutura em pleno funcionamento e opções de lazer para curtir com toda a família! Não perca esta chance única de vivenciar momentos inesquecíveis no Boqueirão Hotel Fazenda! Clique no baner e confira
FLORIPA AIRPORT
Reduzir as emissões de gás carbônico e a utilização de querosene e diesel são grandes desafios da aviação para tornar o setor mais sustentável. Atenta a necessidade de implantar ações que contribuam para a preservação do meio ambiente, a Zurich Airport Brasil passa a oferecer nos Aeroportos de Florianópolis e Vitória, energia renovável para aeronaves em solo. Entre setembro e início de outubro, Azul, Gol e Latam firmaram contrato com a administradora aeroportuária para usar o serviço. O grupo suíço investiu R$ 17 milhões em equipamentos e sistemas para o programa. Os equipamentos garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado das aeronaves em solo funcionem apenas com a energia renovável gerada pelo aeroporto, adquirida no Mercado Livre de Energia e certificada com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável). A solução fornece os 400Hz de energia elétrica necessários e ainda o ar pré-condicionado (PCA) para os aviões. Atualmente, é necessário usar geradores externos a diesel (GPU) ou acionar a turbina a querosene do próprio avião (APU), para manter o funcionamento. Ao eliminar o uso das GPUs e APUs, estima-se reduzir a emissão de cerca de 1.300 toneladas de CO2 por ano no terminal de Florianópolis e 1.200 toneladas anuais, no Aeroporto de Vitória.
Os sistemas estão sendo instalados nas dez pontes de embarque e desembarque do terminal de Florianópolis, e nas seis pontes do Aeroporto de Vitória e passarão a ser utilizados em dezembro. “Este projeto reforça nosso compromisso genuíno com o meio ambiente. É um importante investimento da Zurich Airport Brasil para tornar a nossa indústria mais sustentável. A adesão das companhias aéreas mostra que estamos no caminho certo para alcançar patamares cada vez mais relevantes no compromisso com a agenda climática,” destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil. A Área de Sustentabilidade da Zurich Airport Brasil atua com foco em quatro temas centrais: gestão de energia, hídrica, de resíduos e da qualidade do ar. Os aeroportos administrados pela concessionária – Florianópolis, Vitória e Macaé – são certificados pela ACA (Airport Carbon Accreditation), pelo trabalho no mapeamento das emissões de carbono. Além disso, os três aeroportos usam drones para inspeção na pista e software próprio e certificado para mapeamento da pegada de carbono. 100% da energia utilizada nos três aeroportos vem de fonte limpa e certificada. Recentemente o Aeroporto Internacional de Florianópolis conquistou o primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis, um reconhecimento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que avalia e classifica os aeroportos por suas iniciativas proativas ligadas à sustentabilidade na aviação. O terminal de Florianópolis foi o mais bem avaliado na categoria até 5 milhões de passageiros. Já o Aeroporto de Macaé, também administrado pela Zurich Airport Brasil, ficou com o primeiro lugar na categoria até 200 mil passageiros.
MELHOR EXPERIÊNCIA AO PASSAGEIRO
Falando no super Floripa Airport, o Aeroporto Internacional de Florianópolis foi o vencedor, na categoria de aeroportos, do Experience Awards 2023. Participaram da pesquisa 30 aeroportos de todo Brasil e foram coletadas mais de 20 mil opiniões de passageiros, que avaliaram itens como informação e suporte ao cliente, qualidade dos serviços e infraestrutura e variedade de destinos. Entre os inscritos, treze aeroportos obtiveram nota acima da média e receberam a Certificação Experience, entre eles o Aeroporto de Vitória no Espírito Santo, também administrado pela Zurich Airport Brasil. O aeroporto de Florianópolis foi o único a conquistar o Troféu Experience Awards 2023, como marca líder em seu segmento. O Experience Awards, idealizado pela SoluCX, é uma iniciativa que reconhece empresas que se destacam por oferecer as melhores experiências aos seus clientes e por isso obtém um alto poder de recomendação. As marcas são submetidas à avaliação de um painel com milhares de consumidores, o que torna a premiação 100% voz do cliente. “Gerar experiências incríveis para nossos passageiros e visitantes, além de construir os melhores e mais admirados aeroportos do Brasil, faz parte da missão da Zurich Airport Brasil. Por isso, ser reconhecido como referência por quem utiliza o aeroporto é muito significativo e comprova a qualidade da nossa infraestrutura e da nossa operação”, destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil. Desde 2018, o Aeroporto Internacional de Florianópolis é administrado pela Zurich Airport Brasil, que opera também os aeroportos de Vitória e Macaé. Nos últimos três anos, o terminal da capital de Santa Catarina foi eleito o melhor do Brasil, entre os aeroportos de todas as categorias.
POLÍTICA AÉREA DECADENTE
A variação de preços nas passagens da Ponte Aérea Rio de Janeiro – São Paulo, uma das rotas mais movimentadas e vitais do Brasil, tem sido um obstáculo significativo para o desenvolvimento econômico e o avanço dos negócios. Segundo levantamento feito pela Associação Rio Vamos Vencer (RVV), o preço ida e volta do Aeroporto Santos Dumont (SDU) ao Aeroporto de Congonhas (CGH), para viajar no dia seguinte, custava até R$ 8 mil, mais do que uma passagem internacional. “Isso afasta passageiros, prejudica os negócios e cria obstáculos para o crescimento econômico do Rio de Janeiro”, enfatizou o presidente da RVV, Marcelo Conde, acrescentando que a entidade está muito preocupada com o desestímulo da vinda ao Rio, em função da variação dos preços. O empresário e membro da RVV, Marco Adnet, destaca que é imperativo cobrar medidas imediatas dos governos Federal e Estadual para eliminar esse custo inviável da Ponte Aérea. Marcelo Conde reforça que, além do problema dos preços altos e voláteis, existem outras questões que fizeram com que a Ponte Aérea perdesse todas as características e vantagens de quando foi instituída. O dirigente ressalta ainda que, na regulamentação atual, não existe nenhum tratamento diferenciado para os voos de grande volume e frequência, como os operados na rota SDU-CGH. “A Ponte Aérea foi criada com o objetivo de oferecer passagens com o mesmo preço, horários predeterminados, facilidades para o embarque e nenhuma dificuldade para alteração de horários. E todas essas características se perderam ao longo dos anos”, salientou o dirigente.
PAINEL DE DADOS DO TURISMO
Há poucos dias, a Embratur e o Ministério do Turismo, em parceria com a Polícia Federal, Banco Central e ANAC, lançaram uma nova ferramenta de inteligência de dados para dar mais transparência às informações de estrangeiros que chegam ao país. O “Painel de Dados do Turismo”, que conta hoje com três categorias, reúne dados atualizados de entrada de turistas, movimentação financeira e malha aérea internacional. A novidade passa a ser uma grande aliada para o turismo de Foz do Iguaçu. Como uma das cidades brasileiras que mais recebem visitantes estrangeiros do país (somente de janeiro a agosto de 2023, mais de 510 mil pessoas de 143 nacionalidades passaram pelo Parque Nacional do Iguaçu), estes dados serão fundamentais para realizar ações estratégicas e ainda mais assertivas para o Destino Iguaçu. Quando se é planejado o futuro de um destino e de uma região, além de uma análise do cenário, busca-se dados que embasam e norteiam decisões estratégicas. “Foz do Iguaçu é um destino que atrai turistas do mundo todo e atua no mercado com precisão, por isso entender a constante mudança no perfil do turista e na forma de compra, nos permite atuar com assertividade e atrair resultados a curto e médio prazos”, afirma a diretora executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello.
Nos próximos meses, a plataforma será atualizada com detalhes sobre perfis de consumo e de viagem por via aérea. O painel contará com dados, como: a antecedência na compra de passagem, a motivação da viagem e o meio de compra dos bilhetes, a permanência e duração da viagem de estrangeiros no Brasil, além das conexões utilizadas por estes turistas internacionais antes de chegar ao destino final. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o perfil do consumidor de turismo tem se transformado após a pandemia. Todas as mudanças no estilo de vida da sociedade em geral trouxeram novas formas de vivenciar atividades turísticas e de lazer, abrindo oportunidades para novos negócios no setor. Assim, cidades que entenderem rapidamente essas novas tendências, terão mais chances de ‘sair à frente’ das demais para alavancar o turismo local e regional. Segundo Tenerello, a nova plataforma de dados lançada pela Embratur é uma ferramenta de apoio a todos os profissionais e empresas que se relacionam com o turismo como setor econômico.
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
A primavera, estação mais colorida do ano, chegou ao Parque Nacional do Iguaçu. Na recém-chegada estação, a natureza do Patrimônio Mundial Natural ganha novas nuances, a mais bonita para visitar, segundo quem já viveu essa experiência. A primavera teve início no sábado, 23 de setembro, e vai até 22 de dezembro. Quem visita a unidade de conservação contempla a biodiversidade da fauna e flora, intensificada pelas características da estação. A flora fica com cores mais fortes, o mar verde das árvores se torna vívido, e as flores coloridas dão um charme ao cenário da Maravilha Mundial da Natureza. Ficar atento aos brotos florescendo é a dica para os amantes da natureza. Em meio ao verde, pontos coloridos das flores se destacam, complementando a vista. Quanto à fauna do Parque Nacional do Iguaçu, é uma atração à parte. Por todos os lados, o visitante pode encontrar uma surpresa. Lagartos caminhando próximo à trilha, tucanos escondidos em meio às árvores, macacos que parecem brincar de galho em galho, quatis atentos com o focinho, borboletas com voo leve aproximando-se, aves fazendo rasantes perto das quedas… Onde olhar terá um detalhe para admirar.
Para aproveitar melhor o passeio e todas as surpresas da estação, melhor vir preparado. A visita no parque é ao ar livre, por isso, com a temperatura mais alta, é indispensável o uso de protetor solar e repelente, roupas confortáveis e leves para caminhada, também proteção para a cabeça, como boné ou chapéu, e óculos de sol. Importante manter-se hidratado durante o trajeto. Os ingressos para visitar o parque são vendidos exclusivamente on-line, antecipadamente, com agendamento de dia e horário. Caso precise, é possível reagendar pelo site. A compra oficial é feita em: cataratasdoiguacu.com.br. O novo passeio do parque, Amanhecer nas Cataratas, é para quem quer uma visita mais exclusiva, antes da abertura regular, para contemplar as primeiras horas do dia na Maravilha Mundial da Natureza. Os cenários, encantadores, ficam ainda mais belos na primavera. A experiência contempla café da manhã no coração das Cataratas, o Restaurante Porto Canoas. Mais informações pela Central de Atendimento ao Visitante no WhatsApp: +55 45 3521-4438. Ingressos para visitação turística exclusivamente on-line. CLIQUE AQUI E ADQUIRA.
Leia ainda: É histórico o número de emissões de vistos americanos para brasileiros
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Festas de outubro abrem as portas de Santa Catarina para o turismo
FESTURIS – Inscrições free para a 35ª edição encerram em outubro
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Feriadões impulsionam indústria do turismo injetando milhões no setor
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
Sofrimento uma via de purificação, e a aflição um meio libertador
FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação
Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o Ecoturismo
Tantraterapia, abordagem terapêutica baseada nos princípios do Tantra
Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.