FLORIPA RECEBE O PAN-AMERICANO DE TAEKONDO
Após poito anos, a Capital dos Catarinenses, será mais uma vez o palco do segundo maior evento de taekwondo do mundo: o Pan-Americano. A partir desta sexta-feira (29) até domingo (01/10), mais de mil atletas de 12 países das Américas estarão em Florianópolis, a Ilha da Magia e do Taekwondo. A disputa do campeonato segue o estilo Songahm, que é mais amplo que o modelo de taekwondo olímpico. No Pan, o atleta pode participar de modalidades além da luta, como os poomae-se (apresentação individual de movimentos pré-determinados), manuseio de técnicas com armas milenares, combate com armas e modalidades criativas e performáticas. Dessa forma, o Pan-Americano fica aberto tanto para atletas de alto rendimento, quanto competidores amadores.
A capital catarinense já foi casa do Pan-Americano de Taekwondo em 2014, quando o Brasil consagrou-se campeão contra a Argentina. Um dos dez títulos do país na competição. Neste ano, Florianópolis terá quatro representantes entre as três equipes da Seleção Brasileira. Henrique Barth e Luana Pinheiro fazem parte do time adulto principal, Rebeca Lemos do juvenil, e Gustavo Souza do time de combate com armas. Após a conquista o título brasileiro na final do Torneio dos Campeões — Campeonato Brasileiro de Taekwondo Songahm, em São Paulo, os catarinenses Arthur Faraco e Henrique Barth, ambos com 19 anos e de Florianópolis, são dois dos nomes já confirmados entre os atletas locais que estarão no Campeonato Panamericano de Taekwondo, que volta a ser realizado no estado após oito anos. Além de Faraco (campeão brasileiro pela sexta vez, agora na categoria de Fórmula) e Barth (campeão brasileiro em duas categorias: Sparring e Combat), outros sete competidores de Florianópolis já foram convocados para o Panamericano, que será de 23 a 25 de setembro no Centrosul. São eles: Davi Müller, Gabriel Müller, Gustavo Souza, Arnaldo Recchia, Matheus Leal, Iara Mozas e Isabella Brincas.
Na sexta-feira há o Torneio dos Campeões, onde os quatro atletas melhores ranqueados de cada país lutam pelo título continental e por quatro vagas para o Mundial de 2023. No sábado, seguem as competições para faixas pretas juvenis e faixas coloridas. E no domingo, é a vez dos faixas pretas adultos e mestres disputarem o Open, torneio regular que abre a temporada 2023. Todos os três dias iniciam às 9hs.
Para a campeã mundial de Taekwondo Nicole Librizzi, professora e diretora de uma das unidades da academia ATA Premium Florianópolis: “A realização do Panamericano na cidade além de ser uma honra é um reconhecimento do trabalho dos instrutores e das escolas, que têm se dedicado muito, e também um reconhecimento dos competidores, tanto os profissionais como os amadores, desde os 3 anos de idade”. Nicole Librizzi, campeã mundial na categoria Sparring, 16 vezes campeã Panamericana e 24 vezes campeã brasileira de Taekwondo, comemora o retorno deste importante torneio latino-americano à capital catarinense. “Como professora estou muito ansiosa para ver meus alunos no pódio, mas o que me deixa mais feliz não é o pódio em si, mas tudo que eles aprendem durante o processo de treinamento para uma competição, como a disciplina, a autoconfiança e a determinação”, ressalta.
Em setembro, durante o Panamericano no centro de convenções CentroSul, Florianópolis irá receber atletas de toda a América Latina, mestres do Taekwondo, autoridades da ATA — federação com mais de 950 operações pelo mundo e que desde 1969 já treinou mais de 1 milhão de alunos — e inclusive o atual presidente da ATA, o Grand Master M. K. Lee, sul-coreano que reside nos EUA. “Será um enorme prazer poder mostrar a beleza de Floripa e o alto nível dos nossos competidores para o mundo”, destaca Nicole.
Leia ainda: Principais tendências nas viagens aéreas globais neste verão
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Panorama da Hotelaria Brasileira apresenta dados positivos para o setor
Feriadões impulsionam indústria do turismo injetando milhões no setor
As pessoas estão com mais vontade e disponibilidade para viajar
Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil realiza encontro corporativo de compras
Reforma tributária aos moldes do atual desgoverno será catastrófica
Santa Catarina destaca sinergia entre turismo e preservação ambiental
Sofrimento uma via de purificação, e a aflição um meio libertador
FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação
Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o Ecoturismo
Tantraterapia, abordagem terapêutica baseada nos princípios do Tantra
Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.