Depois da pandemia aprendeu-se que é melhor ser do que ter. Que é melhor viver bem e ter recordações do guardar. O ser humano aprendeu que ter vida significa ter vivência e que viajar não significa gasto, mas investimento em sí próprio. Dessa forma, em 2024, as viagens estão fazendo a cabeça dos brasileiros. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pelo Guia dos Melhores, plataforma de avaliações de produtos, revelando que 54% dos entrevistados pretendem investir em viagens neste ano. O estudo entrevistou brasileiros de todas as idades, classes sociais e regiões do do país e buscou revelar quais as intenções de investimentos financeiros da população em 2024.
Entre os demais desejos citados, aparecem os itens pessoais e itens para casa, com 42% das escolhas; investimento em saúde, esporte e bem-estar também estão entre as prioridades, e foram indicados por 36% dos entrevistados; aplicações em educação foram indicadas por 33% dos respondentes, e o pagamento de dívidas por 32%. Sendo assim, tudo indica que o brasileiro vai se esforçar para viajar em 2024. A tendência é muito interessante, pois movimenta diversos setores que fazem a economia girar. O fato de as viagens serem investimentos não essenciais, também demonstra um movimento positivo do consumidor, além de uma tendência á priorização de experiências, e não necessariamente de bens físicos.
TURISMO DE FERIADÃO E FINAL DE SEMANA
Nós aqui em santa Catarina sabemos muito bem o que é isso. Qualquer final de semana ou feriadão, em qualquer época do ano, nossos principais destinos ficam lotados. Do litoral a serra catarinense, sem esquecer as águas termais, Vale dos Imigrantes e Vale do Contestado. Sem dúvidas calor e férias escolares são a combinação perfeita para uma viagem. Sem dúvidas, a alta temporada no Brasil faz aumentar a procura de visitantes por grandes destinos turísticos brasileiros, como, por exemplo, as capitais e regiões metropolitanas. Mas, além de aproveitar os badalados atrativos dos centros urbanos, o turista tem a chance de esticar a viagem e usufruir de ótimas opções muito próximas, unindo natureza, cultura e história, entre outras alternativas. A Agência de Notícias do Turismo reuniu excelentes sugestões nas cinco macrorregiões que fazem a diferenças em qualquer roteiro de viagem.
Quem vem para as principais regiões turistas de Santa Catarina, pode chegar de avião, carro, e até bike, muito comum por conta dos roteiros de cicloturismo do estado. O turismo de fim de semana encontra igualmente espaço em todas as regiões. Após se deliciar com as riquezas gastronômicas e culturais da Grande Florianópolis o visitante experimenta a oportunidade de conhecer, num raio de 200 km, serras, montanhas, vales ,e até muito frio em Bom Jardim da Serra, cujas temperaturas chegam a zero grau com muita facilidade. No Oeste, Região Serrana, Vale dos Imigrantes, Vale do do Contestado, Vale Europeu, as alternativas podem incluir os traços únicos e fantásticos por conta das diversas colonizações. Em Fraiburgo, no Vale dos Imigrantes, começa a a temporada da colheita da maçã, uma festa para os turistas que podem ir até os pomares e colherem o fruto a vontade.
Em Lages SC, na cinematografia Região Serrana está o fenomenal ecoturismo e o pujante turismo rural, uma vez que em Lages está o Boqueirão Hotel Fazenda, o melhor do Brasil em sua categoria, ícone do Turismo Rural do Brasil, que mostra e o turista vivencia a vida na fazenda, a lida no campo, cavalgadas, pescarias, caminhadas… Para ajudar ainda mais o turista, durante a semana, nesta alta temporada, pode pagar duas diárias e ainda ganha a terceira. Sem dúvidas para que tem vontade de conhecer esse espetacular empreendimento, a hora é agora.
A cereja do bolo continua sendo Florianópolis, que ocupa um dos postos de destaque no Brasil. Com uma sucessão de 42 lindas praias, na Ilha da Magia – o turista vivencia a chance de percorrer cenários cinematográfico à beira-mar; e praias a exemplo de Imbituba (95 km) e Garopaba (77 km), Praia do Rosa, Guarda do Embau, mecas do surfe nacional. Por conta de tudo isso e mais um pouco, o Ministério do Turismo, na contramão de tudo isso, lançou recentemente programas para estimular o brasileiro a fazer as malas e ver de perto todo o potencial do país. Um deles é conhecer o Brasil voando, o que não vai acontecer mesmo. Sabendo que os preços das passagens aéreas estão literalmente nas alturas, levantar voo é uma tarefa quase impossível. Pra piorar os voos são longos, demorados, conexões demoradas e horários completamente inconvenientes. Diante disso, a melhor opção é o turismo rodoviário, dentro do seu próprio estado e estados vizinhos próximos. Com certeza, ao redor da nossa casa temos destinos fantásticos que a maioria de nós ainda não conhece e esse é justamente o momento certo de conhecer, pois tudo conspira a favor.
GASTRONOMIA BRASILEIRA EM ALTA
Nos já sabemos que a melhor culinária do mundo é a nossa, que mescla o que existe de melhor no mundo. Para mim, em seguida vem a italiana e argentina. Esqueço qualquer possibilidade de comida lá na China, Tailândia e região, pois tudo o que se mexe eles comem. Já a indiana, nem mesmo com muita fome. Mas falando sério, a culinária brasileira figurou na 12ª posição no ranking internacional da Taste Atlas, divulgando as 100 melhores cozinhas e pratos do mundo. Com base em 271.819 classificações de pratos e 80.863 avaliações de produtos alimentícios, a lista reuniu comidas do mundo inteiro. No ranking, a plataforma apresenta os lugares mais tradicionais para comer, recomendados por profissionais da alimentação, os pratos mais populares e os mais bem avaliados. A plataforma TasteAtlas divulgou um ranking com as 100 cidades mais gastronômicas do mundo em relação a comidas locais. E o Brasil figura neste ranking logo com cinco municícios, sendo São Paulo o mais bem posicionado na 31º colocação, com nota 4,55 num grade que vai de 1 a 5. Também estão contemplados na lista das melhores culinárias locais os seguintes destinos: Rio de Janeiro (43°), Recife (55º0), Salvador (66º) e Belo Horizonte (84º).
O TasteAtlas Awards 2023/2024 ficou com Roma, na Itália. A cidade ficou em primeiro lugar, com um pontuação de 4,93, seguida de perto por outros dois destinos também italianos: Bolonha e Nápoles, com suas notas 4,86 e 4,84, respectivamente. Completam o top 10 do 100 Best Food Cities in the World as cidades de Viena (4,83), na Áustria, Tóquio e Osaka (4,81 e 4,71), no Japão, Hong Kong (4,70), Turin (4,68), na Itália, Gaziantep (4,68), na Turquia, e Bandung (4,66), na Indonésia. Em outro ranking da Taste Atlas, a picanha brasileira ocupou o topo, sendo considerada o melhor prato. Em 2022, ela conquistou o 2º lugar da lista de 100 melhores comidas tradicionais do mundo. De acordo com o ranking, no Brasil, todo churrasco tem picanha, e todas as melhores churrascarias trazem picanha em seu cardápio. Vatapá e escondidinho, tradicionais iguarias nacionais, também se destacaram, ocupando respectivamente as posições 16ª e 58ª. Logo em seguida, pratos como a feijoada, tapioca, pudim de leite condensado compõem a lista. Os rankings da Taste Atlas são feitos por meio de uma análise minuciosa, utilizando críticos como 395.205 classificações de pratos e 115.660 classificações de produtos alimentícios.
GRAMADO – UM DESTIDO ESPETACULAR
Gramado é cinematográfico! Não é à toa que acabou de bater o recorde de visitas em 2023, com mais de 8 milhões de turistas. Muito mais do que o próprio Brasil. Gramado tem de tudo, desde conectividade, receptivos, hospitalidade, diversão, gastronomia… embora não seja uma uma cidade barata, muito pelo contrário. Todavia, o volume de visitantes representa um crescimento de 6% em relação a 2022 e é o maior da história da cidade gaúcha e, com isso, toda a Serra Gaúcha se beneficia, desde Canela, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Francisco, onde de fato estão as belezas e diversões de Gramado. Só em dezembro o volume de turistas na cidade atingiu 757 mil visitantes, segundo dados da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que monitorou o tráfego de veículos em direção ao município. A cidade é um dos destinos brasileiros mais emblemáticos na época do natal, com atrativos temmáticos que reúnem milhares de turistas, como o famoso Natal Luz. O Castelo Saint Andrews, de altíssimo padrão, do Grupo GJP, o melhor do Brasil e que faz parte da Relaix de Chateaus, informou que a ocupação hoteleira entre dezembro e janeiro do ano passado oscilou entre 80% e 100%.
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU – 85 ANOS
O Parque Nacional do Iguaçu comemora 85 anos de criação nesta quarta-feira, dia 10 de janeiro de 2024, proporcionando entrada gratuita para os moradores das cidades vizinhas. Além do ingresso cortesia, o aniversário será celebrado com diversas atrações especiais para turistas e residentes que visitarem as Cataratas do Iguaçu, nesse dia, das 8h à s 16h. Entre as novidades para o aniversário do parque, no dia 10 de janeiro, os visitantes poderão desfrutar de uma feirinha regional no Centro de Visitantes, música ao vivo em vários pontos de visitação, apresentações de artistas circenses, personagens da unidade de conservação, além de pipoca e algodão doce. Toda a comunidade está convidada a participar, o parque preparou-se um dia especial de festividades. Moradores de Foz do Iguaçu e de todas as cidades vizinhas ao Parque Nacional do Iguaçu terão entrada gratuita nesse dia, mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis e a apresentação de um comprovante de residência nominal.
As cidades vizinhas ao parque incluem: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema. 85 Anos de História – O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 10 de janeiro de 1939, por meio do Decreto-Lei Nº 1.035, do então Presidente da República Getúlio Vargas. Em 1986, recebeu o título de Patrimônio Mundial Natural concedido pela Unesco. Abriga as Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza reconhecida desde 2011 por votação mundial.
SUSTENTAR 2024
Sustentabilidade é a palavra de ordem e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou o lançamento da 3ª edição do Programa Sustentar, prêmio criado para incentivar o desenvolvimento de melhores práticas sustentáveis adotadas pelos operadores aéreos brasileiros. A participação no programa é voluntária e os participantes pontuam de acordo com o atendimento a critérios estabelecidos em edital, que avaliam iniciativas voltadas à redução dos impactos ambientais. Dentre os temas ambientais abordados pelo programa estão: inventário de emissões, qualidade do ar, mudanças climáticas e ruído. Os operadores aéreos que aderem a cada edição do programa são classificados em empresa aérea e táxi-aéreo, de acordo com o perfil de operações, e elencados de acordo com o desempenho. Os melhores aeroportos de cada categoria serão reconhecidos publicamente pela ANAC.
AEROPORTOS SUSTENTÁVEIS
Para participar do programa, os operadores aéreos devem enviar um e-mail até 2 de fevereiro de 2024 para meioambiente@anac.gov.br, manifestando interesse em participar. Em seguida, os participantes receberão o formulário eletrônico de avaliação das medidas adotadas pelo operador, que deverá ser preenchido até 1º de março de 2024. O edital com todas as informações pode ser consultado no portal da ANAC. Os resultados das últimas edições do programa e as medidas sustentáveis adotadas pelos operadores aéreos podem ser consultadas no portal da Agência. Conheça também o Programa Aeroportos Sustentáveis, voltado a práticas de sustentabilidade por operadores aeroportuários.
BOING & SUSTENTABILIDADE
Fsalando nisso, a Boeing deu início a uma nova etapa da extensa modificação em uma aeronave que se tornará o X-66 Sustainable Flight Demonstrator (SFD, na sigla em inglês, ou Demonstrador de Voo Sustentável X-66 em português). Segundo eles, as atualizações consistem na remoção dos motores e a realização de varreduras de metrologia 3D para informar o design e o plano de construção da aeronave. As asas originais do jato MD-90 em breve serão removidas para testar o design de um conceito avançado de asa, conhecido como Transonic Truss-Braced Wing (TTBW), composto por asas ultrafinas, sustentadas por suportes, com maior envergadura e alongamento. A maior envergadura e eficiência aerodinâmica do TTBW podem acelerar significativamente as oportunidades de redução do consumo de combustível e emissões. O X-66 é o primeiro projeto de avião experimental da NASA focado em ajudar os Estados Unidos a alcançar seu objetivo de zero emissão líquida de gases de efeito estufa na aviação. Os testes em solo e em voo devem começar em 2028.
BELLA DA SEMANA – NICOLE MULLER
Já estavam com saudades da baiana Nicole Muller? A morena arretada de corpo escultural está de volta ao Bella da Semana com a última parte do ensaio. Resiliente, determinada e alto astral. Assim se define Nicole Muller, a personal trainer que fez a gente suar. Ela nunca havia posado nua antes para uma revista masculina e confessou que se sentiu super à vontade: “Foi emocionante! Rs uma experiência diferente, curiosamente me senti muito confortável”. Não perca! O ensaio inédito com Nicole Muller já está no ar. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!