SC TURISMO RESPONSAVEL & SUSTENTÁVEL
SC lidera ranking de cidades brasileiras com certificado internacional de turismo responsável. O Estado tem cinco dos oito destinos brasileiros na lista do “TOP 100 Good Practice Stories”. O ranking internacional é promovido pela entidade holandesa Green Destinations, que destaca boas práticas sobre o turismo responsável no mundo. No ranking Urubici, Bom Jardim da Serra, Bombinhas e Navegantes, no Litoral Norte, e Itá, no leste, aparecem como os destaques catarinenses. Ainda representam o Brasil as cidades de Apodi, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. A divulgação da lista das 100 melhores histórias foi transmitida pelo YouTube, em cerimônia ocorrida em Tallin, na Estônia. Além dos destinos brasileiros a lista conta com locais do Japão, Índia, Estados Unidos e Peru, Portugal, por exemplo.
Urubici é um município da Serra Catarinense que se destaca pelo avanço do turismo nos últimos anos. A cidade tem aproximadamente 5000 camas, em mais de 1000 instalações de alojamento, das quais 40 são acomodações de gerência familiar. Cercada por uma natureza fascinante, 90% dos atrativos locais são voltados para a vivência da natureza, através do turismo contemplativo, cenográfico, ecoturismo e de aventura. O turismo chega com força não só como provedor de demanda por esses atrativos e meios de hospedagem, mas também como promotor de desenvolvimento para a cidade. Com o advento da pandemia, o turismo de natureza na região da Serra surgiu muito rapidamente e essa demanda, apesar de positiva, fez com que a movimentação de turistas e o desenvolvimento fossem desordenados e exigiu a criação de novas diretrizes para o desenvolvimento da atividade turística de forma sustentável. Organizado em conformidade com a legislação e adoção de práticas sustentáveis para contribuir com uma cidade desenvolvida e sustentável.
Localizada na Serra Catarinense, no Vale do Rio Canoas, Urubici em seu território abriga a maior nascente do aquífero Guarani, dezenas de cachoeiras, grutas e diversos atrativos naturais como a Cascata do Avencal, inscrições rupestres, Cascata do Véu da Noiva , em vários parques. A Pedra Furada é uma escultura natural em formato de janela, localizada no Morro da Igreja a 1.822 metros de altitude. As baixas temperaturas registradas durante o inverno são um atrativo e faz muito frio, já tendo atingido a marca de quase 20 graus negativos. O destino também possui a segunda maior parte do seu território dentro do Parque Nacional de São Joaquim. Destaca-se também a Serra do Corvo Branco, onde no início da descida está o maior corte rochoso do Brasil, com 90 metros de altura. Urubici tem vocação para o turismo ecológico e de aventura, por isso sua natureza exuberante, com destaque para a fauna e a flora, rios, cânions, cachoeiras, cascatas fortalecem o destino como propulsor do desenvolvimento local e regional. Sua economia, ainda baseada na agricultura, vem integrando o turismo como diferencial para a criação de uma nova fonte de renda e promoção do desenvolvimento. A baixa oferta de atrativos estruturados no início do desenvolvimento do turismo na região da Serra fez com que empresários e proprietários rurais observassem as oportunidades de integração dessas duas atividades, aproveitando inclusive locais onde não eram propícios às práticas agrícolas para o desenvolvimento das atividades turísticas.
A permanência dos turistas na cidade passou também a ser impulsionada pela especialização da atividade turística, com a ampliação da oferta de atrativos e serviços, nomeadamente com a variedade de alojamentos oferecidos, e estes apresentam-se como um dos principais pilares para o crescimento do turismo local. Com a pandemia, o destino passou a ser ainda mais procurado devido às mudanças nos hábitos da população. Esse movimento provocou um “boom” imobiliário e um crescimento relativo no volume de turistas, tornando necessário acelerar o processo de readequação da infraestrutura local e também uma ampla discussão sobre o modelo de turismo que seria oferecido pelo destino. A ampliação dessa demanda, bem como o aumento dos atrativos, exigiu maior especialização da população local, aumento da qualidade do ensino e busca por novas competências, e a oferta de empregos locais também foi ampliada, atraindo novas famílias e pessoas morarem e trabalharem em Urubici.
O rumo da atividade turística passou a ser impulsionado por ações da própria iniciativa privada, já que o poder público municipal e estadual deixam a desejar. O grande, o principal e melhor exemplo é o empresário Wirto Schaeffer, que quando chegou na cidade no final de 2002, quando existiam apenas um hotel velho e seis pousadas. O hotel se tornou-se símbolo, o Urubici Park Hotel e as pousadas se multiplicaram em projeção geométrica, tendo na atualidade mais de 600 pousadas, de todos os estilos, inclusive a mais luxuosa, o Jardim Secreto Ville de France, que trouxe os jardins da França, isto é, um pedacinho da França para a cidade, através das mãos do empresário, visionário e andarilho do mundo, Aldo Duarte, com 73 anos, que chegou a cidade em 2004. Some-se a tudo isso às casas paradisíacas para aluguel e casas de veraneio.
Em 2003 Wirto levou para a cidade o Susano, naquela época campeão nacional de vôlei, (que jogou com a seleção brusquense – pagando tudo do seu próprio bolso) Articulou “Os Caminhos da Neve”, “Serra do Corvo Branco”, “Rota dos Jesuítas”, além da criação da Rota 438 que no ano passado passou pelo Senado e hoje ela é real, ligando Serra Gaúcha a Serra Catarinense. A iniciativa privada, formada por empresários voluntários a exemplo do Wirto, com seus 83 anos, percebeu a necessidade de discutir o futuro de Urubici, da oferta turística e buscar adequação à legislação, seja ela municipal, estadual ou federal, bem como as normas que regularizam as atividades. Ao fortalecer os espaços coletivos de discussão, incluindo o Conselho Municipal de Turismo, foram estruturadas diretrizes voltadas às necessidades de infraestrutura local como habitação, estradas, sinalização, redes de tratamento de esgoto, ampliação de redes de água, implantação e melhorias na coleta seletiva e outros. O pavimento asfáltico até Serra do Corvo Branco até hoje não foi completado e é um dos atrativos mais visitados da região, um descaso gigantesco. A regularização dos empreendimentos e a adaptação à atividade turística tem sido fomentada através de projetos e até mesmo com a orientação para que as empresas comerciais sejam cadastradas no sistema nacional de registro de atividades turísticas.
POUSERRA
A comunicação do destino também tem sido impulsionada por essas parcerias, com participação em feiras, reuniões com secretários estaduais e outros espaços de promoção. Vários treinamentos e eventos já foram realizados neste ano para qualificar e estruturar os meios de hospedagem, comércio, restaurantes no que diz respeito principalmente à legislação baseada no CADASTUR. O objetivo desses espaços é atrair empreendedores para aprimorar suas atividades, legalizá-las e até adotar práticas mais sustentáveis e equilibradas. Sendo: Treinamento de atendimento e vendas para comércio de cidade turística, 43 pessoas. Primeira Rodada de Negócios CDL/ACIUR – 49 pessoas e Primeiro Workshop de Operação Hoteleira, 120 pessoas. Uma formação especial para atendentes da SETUR realizada pelos Guias Turísticos. O próximo passo centra-se na promoção da sensibilização para a adesão às ações e o desenvolvimento destas boas práticas, melhorando assim não só a oferta turística, mas a organização coletiva do setor e o seu posicionamento para o cuidado com a natureza que está entre os pilares do desenvolvimento e manutenção do destino. Vários empreendimentos locais aderiram recentemente ao programa Serra Sustentável, que premia boas práticas em empreendimentos turísticos com foco na sustentabilidade.
FLORIPA MAIS TEC SUMMIT
Mais de 2,2 mil pessoas acompanharam neste último sábado, (21) o Floripa Mais Tec Summit, evento que marca o início do programa Floripa Mais Tec. O encontro, realizado no Floripa AirPort, trouxe oficinas e workshops sobre carreira na área da tecnologia da informação. Mais de 12,5 mil pessoas já se inscreveram no programa que oferece formação gratuita para o setor. No Summit, os participantes puderam acompanhar palestras e mesas redondas em três palcos simultâneos. Entre os temas abordados estavam oportunidades no setor de tecnologia, com o vice-presidente de Talentos da ACATE, Moacir Marafon, e empreendedorismo para profissionais de TI, com Thaynan Costa, do Floripa Conecta. O ecossistema de inovação foi tema de mesa redonda com participação do cofundador da AltoQI Tecnologia, Rui Gonçalves, e do professor da UFSC Luiz Salomão Ribas, também fundador da TXM Methods. O evento se encerrou com um bate-papo com alunos que participaram da primeira edição do Floripa Mais Tec. Topázio Neto, prefeito da Capital, destaca que o programa vai formar profissionais para vagas que já existem, ou seja, a empregabilidade é certa. Pela manhã, estudantes da rede municipal de edição participaram do aulão do futuro, que teve como objetivo despertar o interesse desse público para carreiras na área de TI. Sete escolas receberam o evento na Capital. A iniciação destes estudantes no mundo da tecnologia se deu por meio do aplicativo Hellow, uma aplicação gameficada desenvolvida pelo SENAI. Os estudantes que alcançarem as melhores posições no ranking avançam para as etapas seguintes de formação e podem ser premiados com headset, mesa de estudo, notebooks, smartphones, cadeira gamer, drones, além de visita ao Sapiens Park, que integra o hub de tecnologia e inovação da Capital. Docentes também serão premiados.
MARKETING & VENDAS NA HOTELARIA
Você que acha que marketing é despesa e não investimento, já parou para pensar o que fazer para atrair atenção no meio de uma multidão de anunciantes, inúmeros conteúdos sendo produzidos diariamente e informações que não acabam mais? Construir uma marca forte, ter estratégias que atraiam hóspedes e maximizam o retorno são preocupações constantes para os hoteleiros. Para fechar 2023 comemorando os resultados e se preparando para vender ainda mais nas festas de fim de ano, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC confirma como parte da programação do Dia do Hoteleiro, a palestra do empresário Beto Caputo. Com o tema “Marketing & Vendas na hotelaria: o que fazer em um cenário cada vez mais competitivo“, o hoteleiro, que administra a Atrio, uma companhia com mais de 35 anos de história, 2700 colaboradores, 75 empreendimentos no país e 11.000 Unidades Habitacionais, compartilha sua visão e experiências de como enfrentar os desafios da hotelaria em um mercado altamente competitivo. Nesta palestra, Beto Caputo abordará tópicos essenciais que são cruciais para o sucesso na indústria hoteleira em constante evolução.
Podemos dividir a palestra em momentos de entender sobre posicionamento e comunicação, estratégias de marketing bem-sucedidas, relacionamento com canais de vendas, análise de dados e tomada de decisões e identificação do cliente ideal. Se você possui um meio de hospedagem, essa palestra é imperdível e vai te ajudar a responder inúmeras dúvidas. Segundo Beto Caputo, esta é uma oportunidade única para hoteleiros, gerentes de marketing e proprietários de pousadas obterem insights valiosos que podem transformar suas operações. “Quero desafiar as perspectivas e estimular a reflexão. Como o hoteleiro se posiciona e comunica no novo mundo? Qual essas estratégias de marketing mais utilizadas e que estão dando certo? É como é que a gente se relaciona com os canais de vendas? Força de venda própria, investir nisso ou não? É como é que eu pego dados? Porque hoje é um mundo muito baseado em dados. Como é que o hoteleiro consegue dados para poder saber o que está acontecendo com o negócio dele em termos de vendas e marketing? É como é que a gente sabe quem é o nosso cliente, como é que a gentes atinge o cliente que a gente quer?
ARGENTINA – RECORDE HISTÓRICOS NO TURISMO
Com a crise avassaladora na Argentina, aquele país, com a desvalorização do peso, tornou-se um verdadeiro paraíso para se “turistiar”, tanto que o Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR) divulgou um relatório no qual revela dados estatísticos que marcam recordes históricos de crescimento das chegadas de turistas estrangeiros nos primeiros nove meses de 2023 face aos mesmos períodos dos últimos 13 anos. O INPROTUR, através de sua marca turística Visit Argentina, é a entidade encarregada de promover o turismo do país no exterior e este ano realizou mais de 200 ações promocionais em 28 países. O relatório destaca que nos primeiros nove meses de 2023, a Argentina recebeu mais de 5,3 milhões de turistas estrangeiros, tornando-se o segundo melhor recorde histórico – para os mesmos períodos – dos últimos treze anos, superando a receita de 2010., 2011, 2012, 2013 , 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018. O Secretário Executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa, explicou também que no caso dos mercados do Chile, Estados Unidos, Uruguai, México, Canadá, Equador e Costa Rica, o período janeiro-setembro de 2023 é o mais importante dos mesmos períodos dos últimos 13 anos com recordes históricos de receitas turísticas desses países em todos os canais de renda e o melhor histórico de receitas por terra para o mercado brasileiro.
Da mesma forma, destacou o caso do Uruguai: “Nestes nove meses entraram 1.119.701 turistas uruguaios, superando facilmente todos os recordes históricos deste mesmo período, o maior foi em 2014 com 895.817, por outro lado, nestes 9 meses já Todos o rendimento dos 12 meses de 2019, que foi de 799.510, foi superado.” Sosa especificou que os melhores registos históricos de chegadas de turistas estrangeiros chegam também ao México e ao Canadá: “No caso do México, entraram 70.443 mexicanos, superando o melhor registo de 2019 que tinha marcado 69.960. No que diz respeito ao Canadá, entraram 51.363 turistas daquele país, quebrando o recorde de 2019 de 49.842.” Por outro lado, explicou que essas marcas históricas “alcançam também a entrada de turistas brasileiros por via terrestre com o melhor registro dos últimos 13 anos, uma vez desagregados os 1.025.854 de brasileiros que chegaram à Argentina por todos os meios”.
MAIS DO QUE NA PRÉ-PANDEMIA
Por outro lado, Sosa informou que 12 países já emitem mais turistas do que na pré-pandemia: “Se medirmos estes nove meses de 2023 com o mesmo período de 2019, último ano da pré-pandemia, há 100 % de recuperação no movimento turístico e crescimento superior a 2019 para os seguintes mercados: Uruguai 180%, Estados Unidos 114%, Chile 112%, Equador 109%, México 101%, Canadá 101%, Costa Rica 128%, Panamá 261%, Guatemala 145%, Turquia 113%, El Salvador 124% e Emirados Árabes Unidos 954%.” “É preciso ressaltar que esse crescimento do movimento turístico acima do pré-pandemia não se deve apenas ao câmbio favorável. Durante este último ano, a Argentina teve uma presença massiva em mais de 28 países onde realizamos mais de 200 ações de promoção turística. Isto levou recentemente o diretor dos Membros Afiliados da Organização Mundial do Turismo (OMT), Ion Vilcu, a destacar: “O notável progresso e dedicação que a Argentina tem demonstrado no campo do turismo com a chegada de mais de 5 milhões de turistas estrangeiros ao país. O compromisso constante de organizações como o Inprotur tem desempenhado um papel crucial no avanço destas conquistas, e é por isso que reitero o compromisso da OMT em continuar a apoiar tais esforços em benefício do desenvolvimento do turismo global.”
FESTURIS 2023
A 15 dias para o melhor evento B2B de negócios turísticos das Américas, o FESTURIS está com uma intensa programação. Além da Feira de Negócios, que contará com 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais, serão sete palcos de conteúdo, neste ano, com o mote “Capital humano: a Chave da Transformação”. O Meeting Festuris terá uma ampla diversidade de assuntos relevantes com os melhores palestrantes de cada segmento, incluindo certificado de participação da 35ª edição – a mais esperada de todas – e-book exclusivo e intenso networking. Para conferir as palestras do maior palco de conteúdo do turismo da América Latina o Passaporte Meeting custa R$ 499,00. O ingresso dá acesso à feira de negócios, que conta com mentorias e experiências exclusivas, como aulas-shows com chefs de cozinha renomados no Brasil e exterior. Serão dois dias de intenso conteúdo de qualidade com especialistas de renome no mercado. Para inscrições e mais informações, CLIQUE AQUI.
BROCKER TURISMO & CASTELO SAINT ANDREWS
A Brocker Turismo formalizou uma parceria para oferecer experiências enograstronômicas no Castelo Saint Andrews, um dos hotéis mais luxuosos do Brasil, localizado em Gramado (RS). Referência em receptivo na Serra Gaúcha, a Brocker lançará a novidade para o mercado B2B. Inicialmente, serão comercializados pelos canais de venda da Brocker dois produtos do Saint Andrews: jantares harmonizados no renomado restaurante Primrose e degustações de vinhos na premiada adega gourmet do Castelo. “Essa parceria oportunizará aos nossos clientes experiências exclusivas, pensadas especialmente para quem aprecia vinhos e alta culinária. A ideia é abrir as portas do Castelo para quem não está hospedado no Saint Andrews e deseja vivenciar o que empreendimento tem a oferecer, desde os requintados pratos do Primrose até a elegante decoração ambiente”, revela Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker. Os jantares, com menu harmonizado, acontecem todas as noites no restaurante do Castelo Saint Andrews. Já as degustações na adega gourmet, que integram o projeto Terroir Wine Experience, ocorrem toda sexta-feira com rótulos selecionados por enólogos e acompanhamentos com frios e queijos.
Primeiro e único hotel Exclusive House do Brasil, o Castelo Saint Andrews é membro do seleto grupo Relais & Châteaux, que reúne os melhores hotéis e restaurantes do mundo. Em uma localização privilegiada, com vista para o deslumbrante Vale do Quilombo, o complexo conta com arquitetura inspirada nos castelos escoceses. O restaurante Primrose, coração do Castelo, traz em sua decoração um clima intimista e requintado, com mesas iluminadas individualmente por um lindo lustre de cristal tcheco. A gastronomia tem inspiração na culinária franco italiana, adaptado ao terroir da Serra Gaúcha. O Castelo dispõe de uma adega ampla e climatizada. Sede do Terroir Wine Experience, dedicado aos apreciadores do vinho, o espaço já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Wine Spectator, pela sua diversidade e qualidade.
BELLA DA SEMANA – ÉVELYN FERNANDA
Agora em uma versão muito mais intimista, Évelyn Fernanda te convida para dar uma voltinha com ela no quadriciclo… Um verdadeiro mulherão de seios fartos, bumbum empinadinho, sorriso safado e olhar penetrante. Évelyn Fernanda está de volta nesta quarta-feira com a última parte do ensaio para o Bella da Semana. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
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